quinta-feira, 12 de setembro de 2013

PAULO FREIRE - 50 ANOS DEPOIS


SALTO PARA O FUTURO CELEBRA OS 50 ANOS DE ANGICOS: 
UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA DE ALFABETIZAÇÃO IDEALIZADA POR PAULO FREIRE
Edição especial ao vivo comemora o cinquentenário das "40 horas de Angicos", que alfabetizou 300 adultos no interior do Rio Grande do Norte
Dia dois de abril 1963. O então presidente João Goulart presidiu em Angicos, município do sertão do Rio Grande do Norte, a cerimônia de entrega de certificados a 300 alunos que foram alfabetizados em apenas 40 horas/aula. Idealizado por Paulo Freire, o projeto contou com a participação de educadores locais que pesquisaram as chamadas "palavras geradoras", selecionadas a partir do universo dos moradores da região. E é esta experiência pioneira de alfabetização de adultos que o Salto para o Futuro apresenta no Especial "Paulo Freire: 50 Anos de Angicos", na próxima sexta-feira, dia 13 de setembro, às 17 horas.
Professor da Universidade de Brasília e consultor do especial, Genuíno Bordignon, acredita que "Angicos foi um marco de uma pedagogia de educação para a cidadania ativa, pensada para uma mudança radical da sociedade brasileira, transformando massa amorfa em povo participante. Para Paulo Freire, alfabetizar era muito mais do que um processo de codificação e decodificação de palavras. Acima de tudo, era promover a conscientização, a compreensão do mundo e o conhecimento da realidade social com base na discussão sobre os diversos temas surgidos a partir das palavras geradoras e das novas palavras formadas pelos alunos".
Debate será transmitido ao vivo e contará com a participação do público
O debate ao vivo vai apresentar três vídeos sobre a vida, a obra e o legado de Paulo Freire para a educação, além de contar como aconteceu a experiência de Angicos. O programa terá ainda a presença dos convidados: Francisco das Chagas Fernandes, secretário executivo adjunto do Ministério da Educação; o professor e advogado Marcos Guerra, um dos coordenadores do círculo de cultura nas 40 Horas de Angicos; e Maria Eliete Santiago, professora da Universidade Federal de Pernambuco.
O Salto para o Futuro edição especial "Paulo Freire: 50 Anos de Angicos" será transmitido ao vivo e terá a participação do público, que pode interagir por meio de diversos canais. Por telefone, basta ligar durante o programa para 0800-282-6757. No Twitter e no facebook é só enviar a pergunta ou comentário usando a hashtag #saltoparaofuturo. Também no facebook, o internauta pode deixar sua mensagem no endereçofacebook.com/tvescola. Os participantes também têm a opção de gravar um vídeo com perguntas ou comentários, postá-lo no Youtube e enviar o link para o e-mail salto@mec.gov.br.
No site do Salto para o Futuro tvbrasil.org.br/salto, o internauta encontra a publicação eletrônica sobre o tema. Os professores e gestores também podem visitar o fórum de discussão e trocar ideias com outros educadores.
Serviço:
Programa Salto para o Futuro – TV Escola
Edição Especial: Paulo Freire: 50 Anos de Angicos
Debate ao Vivo: sexta-feira, 13 de setembro de 2013, às 17 horas (Reprise às 21h).
Internet: tvbrasil.org.br/salto

Nenhum comentário:

Postar um comentário