sábado, 14 de junho de 2014

Autoritarismo da FIFA - chuvas



A Arena das Dunas, em Natal. Os bombeiros não puderam fazer uma última vistoria no estádio, que recebe nesta sexta-feira a partida entre México e Camarões - Dylan Martinez / Reuters
NATAL - A Arena das Dunas, palco de México x Camarões, às 13h desta sexta-feira, não foi liberada pelo Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Norte. O tenente Christiano Couceiro, responsável pela vistoria, disse que a Fifa proibiu a corporação de fazer uma última inspeção no estádio pela manhã, horas antes da partida. Segundo Couceiro, a alegação da Fifa é de que após a inspeção antibombas realizada pela Polícia Federal, na véspera, não é mais permitida a entrada de pessoas na arena antes da circulação do público e dos torcedores. O tenente responsabilizou a Fifa em caso de acidente na arena e disse que deve realizar a inspeção quando os portões abrirem, mesmo com público já no estádio.

- Nós nos prontificamos a voltar nesta sexta às 9h, mas fomos informados que depois da varredura antibombas da Polícia Federal, feita ontem (nesta quinta-feira), ninguém mais poderia entrar na arena até o horário do jogo. Nós solicitamos mais segurança em alguns pontos. Vimos que operários estavam trabalhando ontem, então, acho que podem ter consigo fazer tudo. Ontem, 99% dos assentos estavam fixados. No geral, achamos que 95% do estádio estavam de acordo com as normas de segurança - disse, por telefone, Couceiro, responsável pela vistoria.
Segundo Couceiro, todas as informações serão repassadas à Secretaria de Segurança do Rio Grande do Norte para que seja encaminhada à Secretaria Nacional. Sem acesso à Arena, o tenente avisa que os Bombeiros se isentam de qualquer responsabilidade:
- A vistoria foi cancelada, não liberamos a Arena, então, se por acaso acontecer alguma fatalidade, a responsabilidade é da Fifa. É uma situação delicada, mas não poderíamos nos omitir. Houve um secretário (Demétrio Torres, da Secopa) que chegou a dizer que eu estava querendo aparecer, mas não vou entrar nessa discussão. Temos que fazer nosso trabalho.
Apesar de não haver o laudo dos bombeiros liberando a Arena das Dunas, a Secretaria Extraordinária para Assuntos Relativos à Copa (Secopa) garanta que o estádio está totalmente pronto. Demétrio Torres, responsável pelo órgão, chegou a afirmar que o estádio poderia inclusive já receber jogos desde quarta-feira.
Nos últimos três dias, o órgão vistoriou o estádio e, nesta quinta-feira, ainda faltavam guarda corpos (estrutura de proteção como a que cobre o vão entre o corrimão e o chão, por exemplo) e a fixação de algumas cadeiras.
A Arena das Dunas, uma das obras mais atrasadas para a Copa, ainda estava correndo contra o tempo no início da semana para instalar os 11 mil assentos novos, o que adiou a vistoria dos Bombeiros. No entorno do estádio, um grande canteiro de obras é a prova de que ainda há o que fazer. Uma passarela e um viaduto inacabados são o exemplo disso.

CHUVA EM NATAL
Conhecida como "cidade do sol", Natal raramente apresenta dias chuvosos. Mas na manhã desta sexta-feira um temporal caiu sobre a cidade, provocando engarrafamentos. Os torcedores de México x Camarões tiveram dificuldade de chegar ao estádio por conta dos bolsões d'água nas ruas, que dificultavam o trânsito.


Fonte: http://oglobo.globo.com/esportes/copa-2014/fifa-proibe-bombeiros-de-fazer-ultima-vistoria-arena-das-dunas-nao-tem-laudo-de-liberacao-12840639#ixzz34f54j3bn







Fontes das fotos: Tribuna do Norte, globo, jacananoticias, walterbatista, canindesoares.

COPA DO MUNDO 2014 - DIA 14 DE JUNHO]


COLÔMBIA  3  X 0  GRÉCIA




 


URUGUAI  1  X  3  COSTA RICA


INGLATERRA 1  X  2  ITÁLIA

 COSTA DO MARFIM  2  X 1  JAPÃO



 





            

MUITO BARULHO POR UMA PEQUENA CAUSA

Geniberto Paiva Campos - Comissão Brasileira de Justiça e Paz -    DF  - junho/2014

“Vamos fazer as mudanças para que as coisas continuem as mesmas” - ( Lampedusa )

E de repente surge um novo debate o qual deverá posicionar as torcidas nas arquibancadas. Trata-se do decreto sobre Política Nacional de Participação Social/PNPS, um novo edito do Governo Federal, elaborado no elevado propósito de incentivar e regulamentar a participação social nas políticas de governo.
Após três anos de cuidadosa elaboração, segundo as autoridades governamentais, o decreto foi lançado às vésperas das eleições gerais e, como esperado, vem causando impacto e estranheza nos diversos setores do que se convencionou chamar Opinião Pública.
Considerando as explicações dos dirigentes dos diversos escalões do poder executivo, trata-se tão somente de regular o que já existe há vários anos, aperfeiçoando o funcionamento dos Conselhos locais, as Conferências regionais e de âmbito nacional e reorganizar as Audiências Públicas. Assumidas como formas de participação democrática.
No entendimento da chamada Grande Imprensa, de  importantes segmentos do Congresso Nacional e de representantes do pensamento conservador do país, o Decreto não só reduz poderes do Legislativo como cria instâncias decisórias paralelas. Ao contrário da alegada intenção de aperfeiçoamento democrático, poderá ocorrer conflito de atribuições e poderes na esfera do Governo Federal.
Trata-se de um evidente exagero. De ambas as partes em conflito. Ou dos dois lados da arquibancada.
Desde a promulgação da nossa Lei Maior em 1988, consolidando a reconstitucionalização do país, para a qual contribuíram diversas organizações sociais, no chamado processo da Constituinte, vem se buscando formas de participação popular no campo decisório. A questão que se coloca é: como colher e  fazer prevalecer a opinião majoritária da sociedade brasileira no âmago da  Democracia Representativa? Ou, dito de outro modo, como fazer a Democracia Representativa cada vez mais democrática, considerando as novas e interativas formas de comunicação social disponíveis? São perguntas que têm obtido respostas tímidas e gerado decisões equivocadas, na medida em se investe em políticas “conselhistas”, que até agora, se revelaram incapazes de trazer ao processo de tomada de decisão, as expectativas, sequer o pensamento, dos brasileiros e brasileiras. Estes não conseguem colocar as suas decisões no âmbito dos colegiados – conselhos e conferências - formados a partir de uma representação social que se mostra sem organicidade e, portanto, inócua e corporativista.
As elites brasileiras – política, financeira, intelectual, acadêmica – ao longo da história contemporânea, têm revelado a sua incapacidade de ouvir o Povo brasileiro. Mesmo através do Voto, a forma mais simples, direta e eficiente de se colher a opinião popular. Direito que lhe permitido apenas nos “soluços” da Democracia. E que lhe é negado, a cada intervenção autoritária no processo político.
 Após a redemocratização do país, foram criados mecanismos participativos com o nobre propósito de promover a contribuição de toda a sociedade, sobretudo na formulação e execução das políticas sociais dos três níveis de governo. Estes mecanismos, parece, ainda não foram avaliados criticamente. E os possíveis impactos desses colegiados no desenvolvimento  e no controle das ações governamentais permanecem ainda obscuros. O surgimento, na atual conjuntura política, de um decreto de “aperfeiçoamento” desses modelos de participação, teria de soar estranho. Mesmo descontados todos os exageros das reações que provocou.
Caberia, enfim, uma outra questão, talvez mais pertinente, sobre esse tema tão relevante para o aperfeiçoamento do processo democrático: como deveria, então, se dar a participação popular?
Experiências recentes poderiam apontar caminhos possíveis de se obter o efetivo  desempenho da representação popular no controle da gestão dos governos. São ações focais, desenvolvidas a nível municipal, a necessitar de avaliações com bases metodológicas sólidas, que tragam evidências incontestáveis da eficácia do modelo de  participação. Podem ser lembradas as experiências com o Orçamento Participativo. E outras, ainda incipientes, de Planejamento e Gestão Participativa. São formatos que, entretanto, têm um grande mérito: convoca-se o Povo para tomar decisões que afetam o seu cotidiano. E não apenas para ser coadjuvante de uma espécie de teatro popular que, na maioria das vezes, dá sua chancela às decisões dos governos.

 


Marcos Dionisio Medeiros Caldas

 
  

 
O GOL MAIS BELO ESCONDIDO MAS NÃO OLVIDADO
De fato foi o Gol mais belo de todas as Copas.
Não embarco em teorias de conspirações de maneira fácil. Mas que as Conspirações existem e estão em curso não tenho dúvidas.
Qual a mente iluminada não via relevo jornalístico e histórico ao que aconteceu? Se a geração de imagem oficial era assim obscura, não há geração de imagens alternativas para compartilhar com o mundo o fato histórico que será lembrado daqui a 100 anos?
Começar a Copa sem enaltecer nossas qualidades e potencializando nossos defeitos deve ter sido a pauta geral distribuída pelas empresas das famílias que "zelam por nossa liberdade de expressão".
Culpar a FIFA é cômodo demais para a falta de faro jornalistico e até de perspectiva histórica.
Daqui a 100 anos seremos lembrados por termos feito uma Copa que antes do primeiro jogo já se verificara a realização, quem sabe, do Gol mais belo de toda a história da humanidade.
Seremos lembrados também por sermos o país do Coordenador da Pesquisa que gerou esse gol e também por um esquizofrênico auto boicote que quis esconder a humanidade sonhando ao vivo e em cores, mesmo em tamanho minúsculo, dando esperança para uma imensidão de pessoas com paralisias severas e provocando aos demais humanos de que cada um de nós podemos fazer mais e melhor pela e para a humanidade.
Se procurarmos não ser violentos, nem preconceituosos e nem deselegantes, não precisamos ser nenhum gênio para darmos nossa contribuição efetiva para esse mundo melhor.
E o caminho é longo e com muitos lobos maus. Ainda existe muita gente seduzida e querendo seduzir pela violência, preconceito e deselegância.
Os episódios minoritários, extemporâneos e manipulados de protestos que vimos ontem e em outros momentos mostram que está sendo mais fácil fazer alguém com paralisia severa andar do que realizar o sonho de Stefan Zweig, do Brasil, país do futuro , agora.
Mas é emocionante saber que tanta gente se indignou também com a manipulação de tentarem esconder o Exoesqueleto, a emoção de quem o utilizou, a felicidade da equipe vitoriosa e a beleza do ser humano se reinventando com ousadia, ponderação, firmeza e civismo.
E reinventando o sonho!
Essa atual geração precisa voltar a sonhar e depurar-se do muito do nazismo que ainda está entranhado, principalmente nas nossas elites que se autodenominam “homem de bem”..bem preconceituosos, violentos, egoístas, machistas, manipuladores, intolerantes tanto quanto os senhores de engenho e capitães do mato o eram.
WE DID IT!!!!!!
Sorry, Tea Party beradeiros e planetários!
Marcos Dionisio Medeiros Caldas

 

Urbanidade já!




ATITUDES INADEQUADAS

Uma boa parcela dos nossos compatriotas não vem se conduzindo adequadamente durante a realização dos jogos da Copa do Mundo, edição 2014.

As vaias contra a Presidente Dilma, até são toleráveis, mas os impropérios de baixo calão não se justificam, sobretudo na presença de pessoas de outras nações, que certamente deverão levar uma impressão pouco lisonjeira dos brasileiros.

Os movimentos paralelos, de protestos contra a Copa, também merecem respeito, desde que realizados sem violência, depredações e vandalismo.

A paralisação dos ônibus em Natal é oportunista e afrontosa e tem o meu repúdio.

Conclamo a todos para recuperar essa imagem negativa que estamos apresentando, pois há tempo suficiente para isso.

O Brasil é uma potência emergente entre as nações do chamado primeiro mundo e devemos tudo fazer para que isso seja permanente e possamos conviver com uma melhor qualidade existencial no caminho de dias pacíficos e abundantes.

O Brasil espera que cada um cumpra a sua parte e a história julgará a todos.


Receita para governar

“Só não existe o que não pode ser imaginado”. (Murilo Mendes, poeta mineiro: 1901 – 1975)

(*) Rinaldo Barros

            Se fosse possível governar da mesma forma como se preparam pratos numa cozinha, eu arriscaria ensinar a seguinte receita para servir no banquete do desenvolvimento.

            Pegue um povo ainda jovem, essencialmente honesto e criativo, coloque-o num sistema escolar eficaz desde muito cedo. Deixe-o ficar imerso na escola o maior tempo possível. Este é o ingrediente principal e indispensável.

            Transforme a escola num lugar agradável e divertido, aberta a comunidade, em permanente mobilização e debates sobre todas as questões, convocando os artistas de todos os matizes para uma atuação conjunta com os educadores e esportistas. Acrescente disciplina e autocontrole como consequência da transmissão de valores éticos e universais.

            Paralelamente, em separado, limpe muito bem o ambiente, principalmente a água, utilize e dissemine os novos conhecimentos técnicos sobre os equipamentos de transporte e energia renovável. Isto vai facilitar a distribuição dos produtos e garantir o aumento do seu desempenho em todos os serviços.

Não esqueça de disseminar massivamente o uso do computador e da Internet, nas cidades e nos campos. Estimule também a impressão e distribuição de livros a preços populares: acrescente livros a mancheias, e mande o povo pensar e criar.

Aumente bastante a participação do salário na economia. Salários dignos: esta deve ser a peça de resistência prioritária, para inverter a tendência atual excludente.

Para incentivar o empreendedorismo, democratize ao máximo o micro crédito e reduza o controle burocrático. Cuidado: burocracia demais é veneno paralisador!

Para aumentar sua receita, reduza a carga tributária e fiscalize com firmeza, aperte o cinto do gasto com custeio visando obter saldos no fim de cada mês para investir mais em infraestrutura, educação e saúde preventiva.

Como complemento indispensável, para que o bolo do desenvolvimento cresça geometricamente, capacite permanentemente os gestores, cobre resultados de todos e estimule a presença dos educadores em sala de aula, premiando o aumento da produtividade e a redução do desperdício, punindo a ineficácia.

Livre-se dos incompetentes e dos bajuladores.

Não basta reduzir custos com a manutenção da máquina do governo, isto seria apenas aumentar a eficiência. É indispensável obter melhores resultados em todos os quadrantes, isto sim, será eficácia. O corte dos custos deve ser feito de forma inteligente, de forma a não paralisar o crescimento e a modernização.

Use o pregão eletrônico como tempero a ser adotado por todos os gestores.

Nesta receita, leve em consideração que a maior parte de nossa solução depende mais de resultados eficazes nas capitais e nas regiões metropolitanas: a cidade grande deve ser o epicentro das políticas públicas.

Considere que, no Brasil, é possível combater o foco da miséria em duas dúzias de regiões metropolitanas, desde que haja decisão política suficientemente forte, capaz de mobilizar e convergir os esforços de ministérios, governos estaduais e prefeituras das capitais brasileiras na mesma direção: assegurar à população água, saúde (preventiva), educação (lato sensu), alimentação, moradia, trabalho, renda, segurança e cidadania.

No Rio Grande do Norte, por estes e por outros motivos mais provincianos, crie a Secretaria de Estado da Região Metropolitana do Natal, com o objetivo de articular a formulação e execução de políticas públicas, planos, programas, ações e recursos de todas as secretarias estaduais e prefeituras da Região, emprestando-lhes mais eficácia, organizando as prioridades e obtendo melhor resultado em menor tempo.

Arrume tudo numa grande bandeja, evite todos os preconceitos e discriminações, e coloque em destaque o papel da mulher em todas as fases do processo. Acompanhe tudo com suco de brasilidade.

Sirva, então, um prato cheio para o desenvolvimento às futuras gerações.

Esta crônica, publicada em 2004, vem novamente à luz com a esperança de que possa ser inspiração para construir o futuro com dignidade.

 

(*) Rinaldo Barros é professor – rb@opiniaopolitica.com

 

sexta-feira, 13 de junho de 2014

COPA DO MUNDO 2014 - DIA 13 DE JUNHO]

                           MÉXICO  1   X   0 CAMARÕES
              ESPANHA 1 X 5 HOLANDA


           
     C H I L E   3  X  1 AUSTRÁLIA

quinta-feira, 12 de junho de 2014


COPA DO MUNDO DE FUTEBOL
COMEÇA HOJE - DIA 12 DE JUNHO DE 2014


3

x
1



GOLS:
1º tempo: CROÁCIA: Marcelo (contra);
                 BRASIL: Neymar Jr.
2º tempo: BRASIL: Neymar Jr,
                BRASIL: Oscar..