sábado, 27 de outubro de 2012


Ficheiro:Bandeira de Macaíba (RN).png


História de Macaíba (OFICIAL)
No início do século XVII, precisamente em 1614, o Capitão Francisco Rodrigues Coelho, recebeu algumas datas de terra, que deram origem ao Ferreiro Torto, e ergueu o Segundo Engenho da Capitania do Rio Grande: o Engenho Potengí.
Em meados do século XVII, Macaíba ainda não existia como unidade político-administrativa. Somente os sítios do Ferreiro Torto, Uruaçú e Jundiaí eram habitados por portugueses, mestiços e índios que trabalhavam na agricultura rudimentar, exploração de engenho e pecuária.
No século XVIII, entre 1780 e 1795, surgiu o primeiro nome da vila emergente: Coité. Este nome foi dado pelo Coronel Manoel Teixeira Casado.
Árvore de grande fruto não comestível, que servia para fazer vasilhas, era muito vista em toda a vila. O proprietário do povoado era o português Francisco Pedro Bandeira, que se instalou no fluorescente Engenho.
Por volta de 1855, Fabrício Gomes Pedroza, paraibano de Areia, comerciante de alto prestígio, mudou o nome de Coité para Macaíba, uma palmeira com frutos pequenos, buchuda no meio, apreciada por muitos, inclusive por ele. Existiam muitos exemplares da palmeira na propriedade do comerciante “Seu Fabrício”.
No final do século XIX, precisamente no dia 27 de outubro de 1877, através da Lei 801, a Vila foi elevada à categoria de Município, denominando-se Município de Macaíba, ganhando, portanto autonomia político-administrativa. Somente em 1882 foi conhecido seu primeiro administrador, o senhor Vicente de Andrade Lima.
Macaíba, cidade localizada às margens do Rio Jundiaí, é berço de muitos filhos ilustres, dentre eles Auta de Souza, poetisa; seu irmão Henrique Castriciano de Souza (ex-vice-Governador do Estado, Fundador da Escola Doméstica de Natal e da Academia Norte-riograndense de Letras); Dr. Octacílio Alecrim, escritor e um dos mais respeitados juristas do seu tempo; Augusto Severo de Albuquerque Maranhão, professor, político, aeronauta inventor do dirigível balão PAX; Alberto Frederico de Albuquerque Maranhão, ex-Governador do Estado por dois mandatos; Augusto Tavares de Lyra, ex-Governador, ex-Ministro de Estado do governo Afonso Pena e um dos maiores oradores do Brasil.
Como pontos históricos destacam-se o Solar do Ferreiro Torto, a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, a Capela de São José (mais antiga da cidade), o Solar da Madalena, Capela da Soledade, casa onde nasceu Henrique Castriciano, Obelisco Augusto Severo, Casarão dos Guarapes e Solar Caxangá.

A fundação e o aniversário de Macaíba 

(pesquisa do Historiador FRANCISCO ANDERSON TAVARES)

Quando teve início a ocupação territorial de Macaíba? Quando foi fundada? Por que comemorar o dia 27 de outubro como a maior data municipal? Esses e outros elementos da história de Macaíba serão analisados no presente artigo, no qual apresentaremos subsídios demonstrando que comemoramos erroneamente a data municipal.
O espaço territorial ocupado atualmente pela cidade de Macaíba é antiguíssimo quanto à ocupação, remontando ao ano de 1614, data das distribuições das primeiras sesmarias que englobavam o espaço geográfico da cidade. Contudo, por essa época, toda a terra fazia parte da cidade do Natal e não se possuía uma perspectiva, mesmo diminuta, de formação de um povoado.
Com a construção do antigo engenho Potengi, hoje Ferreiro Torto, não houve alteração dos planos relativos a uma cidade, ou seja, os fundadores do engenho ergueram tão somente um espaço de exploração da terra, sem perspectivas evolutivas para um povoado.
Tempos mais tarde, precisamente após a decadência econômica do engenho Potengi e o local já transformado em quartel do Terço dos Paulistas, cujos milicianos vinham combater na chamada Guerra do Gentio Tapuia. Com o término da guerra alguns não retornaram aos seus locais de origem, espalhando-se pela ribeira do Jundiaí e do Potengi, erguendo fazendas de criação e engenhos, como foi o caso do sargento-mor José de Morais Navarro, que reestruturou o antigo engenho Potengi.
Outro miliciano que não retornou as suas terras foi o coronel Manoel Teixeira Casado, que juntamente com o alferes Roque da Costa, receberam uma sesmaria margeando o Rio Jundiaí a qual deram o nome de Sítio Coité. Os sesmeiros nada fizeram para iniciar um povoado, limitando-se somente a criação e ao cultivo da terra com poucos escravos.
O sítio Coité foi sendo herdado pelos descendentes do coronel Manoel Teixeira Casado até sua neta Maria Angélica da Conceição, casada com o coronel Joaquim José do Rego Barros, senhor do engenho Ferreiro Torto e que depois de participar da junta governativa provincial de 1821, juntamente com o capitão Francisco Pedro Bandeira de Melo, vendeu a este a propriedade Coité com todas as benfeitorias então existentes, recolhendo-se ao Ferreiro Torto.
O capitão Francisco Pedro Bandeira de Melo prossegue criando e plantando no sítio Coité. Eis que surge o comerciante Fabrício Gomes Pedroza, senhor do engenho Jundiaí e após o casamento com Damiana Maria Bandeira de Melo, filha do capitão, herda a propriedade e imbuído de uma visão econômica mais ampla, teve o pioneirismo de pensar e fazer um povoado.
Fabrício Pedroza não pensou pequeno como seus antecessores quanto espaço de terra que herdou. Rapidamente construiu armazéns para receber as mercadorias vindas do sertão com destino a capital e atraiu para o lugarejo várias pessoas de suas relações comerciais para se fixarem no sítio, fundando uma feira com esses comerciantes.
Conforme o diário de notas familiar intitulado Aos Meus, de autoria de Maria Terceira da Silva Pedroza, naquele dia 26 de outubro de 1855, aniversário de papai, ele reuniu representantes do clero, amigos e familiares, não para sua comemoração natalícia, mas sim, para a fundação de um povoado pelo qual bateu-se com todas as forças para ver prosperar. Assim nasceu o povoado da Macaíba, margeando o Jundiaí.
O texto de D. Maria Terceira Pedroza, até então desconhecido, nos fornece elementos suficientes para determinarmos a data precisa de fundação de Macaíba. O que acontece atualmente é uma aberração histórica. Todo ano comemora-se o dia 27 de outubro de 1877, quando o povoado foi elevado à categoria de vila e teve a sede administrativa transferida de São Gonçalo do Amarante para Macaíba.
Macaíba não tem somente 134 anos de história! É preciso rever essa data, sob pena de continuarmos em um erro histórico, repassado de geração a geração. Comemorar o 27 de outubro de 1877, como a data municipal, é esquecer o legado histórico da fundação da cidade em 26 de outubro de 1855. É negar a existência da história macaibense quando ela se apresenta mais rica e mais cheia de elementos, práticas e representações formadores de sua comunidade.
_____________________________________________
___________
DE QUALQUER FORMA, PARABÉNS MACAÍBA!
AGRADECIMENTO

Estimados amigos,

Comparo o lançamento de um livro ao nascimento de um filho. Digo isso por ter tido a graça da emoção do nascimento de três lindos filhos e o lançamento do meu segundo livro. Quatro longos anos se passaram para a chegada do segundo livro, intervalo muito menor com relação ao nascimento dos meus filhos. Dos filhos tive pressa, quanto aos livros, não.

O esmero, a paciência, a dedicação que resultaram em horas indormidas para a produção de uma obra literária, são fatores primordiais para o resultado final dessa obra, que culmina com a festa do lançamento, onde partilhamos nossa emoção no abraço aos amigos.

Portanto, gostaria de agradecer a todos os que compareceram a Academia Norte-riograndense de Letras na noite do dia 25 de outubro e partilhar comigo de um dos dias mais felizes de minha vida.

O dia 25 de outubro também é dedicado ao Frei Antônio de Sant’Anna Galvão, primeiro santo brasileiro.  

Abraço carinhoso a todos,

Ormuz Barbalho Simonetti



REALEASE DO V EPE + PROGRAMA

Começa nesta segunda-feira, 29  de Outubro  (ver Programação em anexo) o V ENCONTRO POTIGUAR DE ESCRITORES -V EPE, promovido pela UNIÃO  BRASILEIRA DE ESCRITORES/RN, sob a presidência do escritor Eduardo Gosson. Antecedendo a Abertura, às 18h, será lançada a antologia Presença da Mulher na Literatura Potiguar, organizada pelas  escritores Zelma Furtado e Kacianni Ferreira.
Este ano, a UBE está homenageando três escritores  já falecidos: Otto de Brito Guerra (Centenário) Nati Cortez (se viva fosse faria 98 anos,   Bartolomeu Correia de Melo e o grupo teatral Clowns de Shaskespeare. Os   escritores receberão o diploma de Sócio Honorário (in memoriam) e grupo teatral receberá uma Placa com os seguintes dizeres: “Ao grupo teatral Clowns de Shaskpeare pelos relevantes serviços prestados à Cultura Potiguar” . A família de Nati Cortez além do diploma receberá a Resolução 02/2012 que cria a Coleção Infanto-juvenil Nati Cortez na UBE.

Encontro voltado  para o Rio Grande do Norte, também se preocupa com as questões universais: abre com uma palestra sobre o grande escritor Gabriel Garcia Marques, pela  professora Selma Calazans da UFRJ, passa por outro  também grande escritor da língua  espanhola o argentino Júlio Cortazar,  pela professora Valdenides Dias(UFRN-Campus de Currais Novos)  e termina  com um grande poeta da língua portuguesa  Fernando Pessoa, pelo professor e poeta português Carlos Morais dos Santos. No plano local discute a obra de Cascudo e a sua universalidade, discute  a literatura infantil (uma das debatedoras foi a finalista do Prêmio Jabuti – Salizete Freire), as leis de incentivos fiscais, a literatura de Bartolomeu Correia de Melo e os planos das leituras literárias nas redes estadual e municipal (participam três secretárias de educação RN, Natal e Parnamirim) encerrando com chave de ouro com o violonista clássico Alexandre Atmarama que executará um repertório de alto  nível).

 DATA: 29,30 e 31 de Outubro de 2012  
LOCAL: Academia Norte-Rio-Grandense de Letras – ANL
Rua Mibipu, 443 –Petrópolis – Natal/RN
HORA: segunda (Abertura) às 18h com lançamento do livro Presença da Mulher na Literatura Potiguar-  19h Sessão Solene
Terça-feira: 09h às 20h
Quarta-feira:09h às 20h
INSCRIÇÕES: Professores e alunos no Serviço de Supervisão Pedagógica da escola; escritores e público em geral na sede da Academia, no turno vespertino (terça, quinta e sexta-feira) com o senhor Francisco Martins, até 16 de outubro de 2012.

Outras informações: através do e-mail: eagosson@gmail.com

Organização: União Brasileira de Escritores – UBE/RN


V ENCONTRO POTIGUAR DE ESCRITORES – V EPE
         29 a 31.10.2012
PROGRAMAÇÃO OFICIAL
Segunda-feira, 29.10.2012:
18h – Lançamento da Antologia Presença da Mulher na Literatura do Rio Grande do Norte
Organizada por Zelma Furtado e Kacianni Ferreira.
19h – Abertura Solene
(Eduardo Gosson- Presidente da UBE/RN)
.homenagem ao Escritor Otto de Brito Guerra - Centenário com a entrega do Diploma de Sócio Honorário da UBE/RN (in memoriam).
. homenagem à Escritora de livros infantis Nati Cortez - 98 anos com a entrega do Diploma de Sócio Honorário da UBE/RN ( in memoriam) e da Resolução nº 02/2012.
.homenagem ao Escritor José Bartolomeu Correia de Melo com a entrega entrega do Diploma de Sócio Honorário (in memoriam)
. homenagem ao grupo de teatro Clowns de Shakspeare pelos relevantes serviços prestados à cultura com a entrega de uma Placa.
20h30 – Mestiçagem étnica e cultural da América Latina em Cem Anos de Solidão de Gabriel Garcia Márquez. Tributo de homenagem
(Profª Selma Calasans Rodrigues – UFRJ)

Terça-feira, 30.10.2012:
09h – A obra de Cascudo e sua Dimensão Universal
(Procuradora Anna Maria Cascudo Barreto, Prof. Diógenes da Cunha Lima e o Escritor André Salles)
Moderadora: Daliana Cascudo (LUDOVICUS)
10h30- Literatura Infantil Potiguar: Realidade e Perspectivas
(Flauzineide Moura Machado, Juliano Freire de Souza e Salizete Freire Soares)
Moderador: Prof.José de Castro (UBE/RN)
15h- A Escritura de Bartolomeu Correia de Melo no Contexto Potiguar
(Prof. Tarcísio Gurgel, Escritor Nelson Patriota e Escritor Manoel Onofre Jr)
Moderador: Escritor Lívio Alves de Oliveira
16h30 – A Literatura de Julio Cortázar
(Profª Valdenides Dias)
18h – lançamentos e relançamentos:
– livros do Plano Editorial da UBE/RN 2012 (relançamentos)
– lançamentos de autores potiguares
– lançamento do livroCarta ao Presidente do escritor e jornalista Carlos Souza (UBE-BA)
-Sarau com o grupo Poesia Potiguar & Cia (Currais Novos-RN)

Quarta-feira, 31.10.2012
9h – Leis de incentivos fiscais Djalma Maranhão (municipal) x Câmara Cascudo (estadual): recentes alterações
Advogada Camila Cascudo Barreto Maurício (Presidente da FUNCARTE) e Profª Isaura Rosado Maia (Sec.de Cultura/FJA)
Moderador: Francisco Alves Sobrinho (UBE/RN)
10h30 – 1º Fórum Potiguar do Livro e da Leitura:
(Os Planos Estadual e Municipal de Promoção da Leitura Literária nas Escolas Públicas)
(Profª Vandilma Oliveira (SEMEC), Profª Betania Ramalho(SEEC) e Prof. Walter Fonseca(SME)
Moderador: Prof ª Claudia Santa Rosa (IDE)
15h – Centenário do Escritor Otto de Brito Guerra
(Prof. Marcos Guerra)
16h30 – Misticismo e Esoterismo em Fernando Pessoa
(Prof. Carlos Morais dos Santos – Portugal)
18h – Concerto para violão
(Prof. Alexandre Atmarama – EMUFRN)
.Bachianas (Heitor Vila Lobos)
Brasileirinho – Hino Nacional

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE DO NORTE TEM SUA PRIMEIRA CHAPA PARA AS PRÓXIMAS ELEIÇÕES:


DIRETORIA
1.       Presidente: VALÉRIO ALFREDO MESQUITA
2.       Vice-Presidente: ORMUZ BARBALHO SIMONETTI
3.       Secretário-Geral: CARLOS ROBERTO DE MIRANDA GOMES
4.       Secretário-Adjunto: ODÚLIO BOTELHO MEDEIROS
5.       Diretor Financeiro: GEORGE ANTÔNIO DE OLIVEIRA VERAS
6.       Diretor Financeiro Adjunto: EDUARDO GOSSON
7.       Orador: JOSÉ ADALBERTO TARGINO ARAÚJO
8.       Diretor da Biblioteca, Arquivo e Museu: EDGAR DANTAS RAMALHO DANTAS
 
CONSELHO FISCAL
 
1.       EIDER FURTADO DE MENDONÇA E MENEZES, Membro titular
2.       PAULO PEREIRA DOS SANTOS, Membro titular
3.       TOMISLAV R. FEMENICK, Membro titular
4.       LÚCIA HELENA PEREIRA, Membro suplente.

O LANÇAMENTO "A PRAIA DE PIPA DO TEMPO DOS MEUS AVÓS", ONTEM OCORRIDO NA ACADEMIA DE LETRAS, FOI UM SUCESSO TOTAL

PRESENÇA MACIÇA DE AMIGOS E
INTELECTUAIS, CONSAGROU O 
]TRABALHO 
DE ORMUZ BARBALHO SIMONETTI
O AUTÓGRAVO E O AUTOR 
ORMUZ, EDUARDO GOSSON E SUELY
OS IRMÃOS: ORMUZ E DANTE 
TEREZA, A PRIMEIRA PROFESSORA
DE ORMUZ SIMONETTI
(ORMUZ) E UBE/RN - EDUARDO GOSSON
ORMUZ, CARLOS GOMES E THEREZINHA!
LALINHA BARROS, ORMUZ E ZÉLIA 
ORMUZ E ASSIS CÂMARA
ORMUZ, JECI E SUZANA
ORMUZ E JOANILSON
AS MENINAS DA UBE/RN: SUZANA, 
LÚCIA HELENA E JANIA SOUZA.
ORMUZ E PAULO DE TARSO 
(COM LIVRO PARA NOVEMBRO)
ORMUZ LADEADO PELAS QUERIDAS 
AMIGAS: 
CLÉA E MARIA AMÁLIA BEZERRA
DANTE SIMONETTI, O FILHO TELIS 
E A NORA ANA BEATRIZ
NIDIA MESQUITA E 
GEISA SIMONETTI 
ORMUZ, JANIA SOUZA E EDGARD 
RAMALHO DANTAS
ORMUZ E SUA LEGIÃO DE AMIGOS: 
ANTONIO LUÍS DE MEDEIROS, 
JURANDYR NAVARRO E 
JOANILSON DE PAULA REGO.
ESCRITORES: ORMUZ SIMONETTI 
E CLAUDIONOR BARBALHO.
LUCIA HELENA, INCANSÁVEL NO 
REGISTRO DO EVENTO ATRAVÉS 
DOS SEUS BLOGUES, A QUEM 
ATRIBUO TODOS OS CRÉDITOS 
DESTA MINHA RESENHA, 
AO LADO DE ORMUZ SIMONETTI, 
GEORGE VERAS E ÉRICA

quinta-feira, 25 de outubro de 2012


NO ÚLTIMO DIA 23-10-2012, O PRESIDENTE 

DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO, 

VALÉRIO MESQUITA, RFECEBEU, NA 

BASE AÉREA DE RECIFE/PE, A MEDALHA 

DO MÉRITO AERONÁUTICO.

VALÉRIO MESQUITA
RECEBENDO A MEDALHA DA  
ORDEM DO MÉRITO  AERONÁUTICO


O Presidente do Tribunal de Contas do 
Rio Grande do Norte, Conselheiro Valério 
Alfredo Mesquita, recebeu dia 23 próximo 
passado, em solenidade realizada na
 Base Aérea 
do Recife/PE, a medalha da 
“Ordem do Mérito Aeronáutico”, 
criada pelo 
 É a mais alta distinção honorífica do 
Comando da Aeronáutica. A
“Ordem do 
Mérito Aeronáutico” 
leva a chancela do Comandante 
da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro 
do Ar Juniti Saito.

Quinto: Comissão Eleitoral entrega documentação do pleito à diretoria da OAB/RN

por Maiara Cruz
Imagem Interna
A Comissão Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio Grande do Norte entregou na tarde desta quarta-feira (24) à Diretoria da Seccional Potiguar, toda a documentação referente ao pleito, cuja proclamação foi realizada ontem (23), em reunião feita no Plenário Francisco Ivo Cavalcanti, desta seccional, concluindo assim sua missão.
(do site da OAB/RN)
NÃO ESQUEÇA: É HOJE

NATAL LOGO DOMINARÁ O MUNDO...




Só quem tem pé em Natal vai entender por completo...muita
criatividade..adorei..rss

Todo mundo sabe que os natalenses estão por toda parte. Em geral, um sujeito
simpático, simples e até humilde...

... um guardador de carros em São Paulo, um chefe de restaurante na Madison de
Nova York, o designer que bolou o logo da Eurocopa, um borracheiro no interior
da China...

Não importa. O que pouca gente sabe é que, na verdade, isso é uma bem
arquitetada jogada que visa plantar gente nossa em postos-chave da administração
mundial.

Quando estivermos prontos, será deflagrada a grande tomada de poder. Aos berros
de "Vambora cambada!", uma tuia de matutos invadirão os parlamentos e palácios,
além de todos os jornais e redes sociais e de TV do mundo inteiro.

A Radio Poti voltará a transmitir ! "NATAL FALANDO PARA O MUNDO"

Ninguém desconfia que Severino, vulgo Biu, humilde faxineiro da CNN (futura
afiliada da Inter TV  Cabugi), é um professor do ITA que rapidamente conectará a
rede de Atlanta aos nossos propósitos.

Invadiremos e tomaremos Fernando de Noronha, que os Pernambucanos nos roubaram
há alguns anos. E já estamos construindo outra em Suape, em parceria com Hugo
Chávez(leia-se: PDVSA). Por decreto, extinguiremos os times do Esporte e
Náutico.

Elegeremos um papa nordestino Dom Nivaldo Monte  I, que canonizará Frei Damião e
Padim Ciço (Cearenses). Sua primeira bula determinará que doravante as hóstias
sejam feitas com macaxeira, farinha de mandioca e rapadura, alternadamente ou os
três ingredientes juntos.

O vinho será substituído por uma cachacinha de primeira cabeçada com suco de
mangaba, lá da Lagoa de Boágua.

Os quadros de Levi Bulhões e as esculturas de Mancha, ocuparão alas e mais
importantes alas do Museu do Louvre em Paris.

O novo Secretário-Geral da ONU será Seu Lunga (um cearense porreta!). Logo
resolverá o conflito Israel-Palestina. Suas palavras: "Fios d'uma égua, bando de
mulambeiros, a terra é seca do mesmo jeito, e o mar é da mesma cor. Deixem de
botar banca que vocês nem vão notar a diferença. Venham pra Natal que é muito
maior que aquela tripinha de Gaza". Eles poderão ficar perto de Ponta Negra , lá
na via Costeira.

As aberturas das novelas globais terão como trilha sonora os seguintes temas:
novela das seis, Pedrinho Mendes; das sete, Babal e Galvão Filho; das oito, Leno
Azevedo, ex-Leno e Lílian, grande compositor!).

Nossos cientistas já desenvolveram uma poderosíssima arma, mais perigosa que a
atômica, a Bomba do Manoel do Côco. O Mestre das Emboladas, é mesmo um estouro.

Aperfeiçoaremos o Oscar. Novas categorias premiarão o melhor filme de Cangaço, a
melhor cena de amor numa jangada, o melhor dançarino de forró, o mamulengo mais
bonito, o Pastorial mais charmoso Leia-se Dona Joaquina), o percussionista mais
cabra-da-peste, o Natalense Mingo Araújo, hoje dando uma força ao Paul Simon. É
o fraco!

O cruzamento mais famoso do Brasil será Av. Deodoro com a Princesa Isabel. Pense
num casal de gabarito!
Em muito pouco tempo, ninguém mais se lembrará da "Ipiranga com Avenida São
João".

O NE TV será transmitido em cadeia mundial.

OUTRAS MUDANÇAS:

- o Rodeio será substituído pela Vaquejada;

- Garota de Ipanema será Garota de Ponta Negra

- O mundo inteiro cantará a Praieira dos Meus Amores e ninguém mais lembrará de
Copacabana;

- Fla x Flu  será um ABC x América;

- O Real Madrid será nosso Alecrim Futebol Clube  (peraí !!!);

- A Disneylânndia será a Cidade da Criança;

- O Central Park será o Parque Das Dunas.

- As escolas de samba serão substituídas por Congos de Calçola;

- O novo centro financeiro mundial ficará no Bairro do Alecrim;

- A praia de Tambaú  que é paraibana será anexada ao Estado do Rio Grande do
Norte.

Colocaremos alguns natalenses nas presidências de alguns países:

- na França, Diógenes da Cunha Lima;

- em Cuba, Fernando Mineiro;

- no Afeganistão, Micarla (que fique bem longe daqui !)

- na Argentina: Rosalba Ciarlini pois eu quero mais é que a Argentina afunde);

- nos EE.UU., Ariano Suassuna (o mais natalense dos paraibanos).

A capital do Brasil será Natal. A capital do mundo ainda será Nova York, mas
rebatizada de Nova Descoberta; e vamos substituir aquela estátua cafona por uma
ainda maior, do escritor Câmara Cascudo.

O plano é perfeito. Não há como falhar. Cada vez mais nossos agentes se espalham
pelo Brasil e pelo mundo inteiro. Só nos resta esperar, enquanto as engrenagens
giram por si; de preferência, deitados numa rede, tomando água de coco lá em
Jacumã.

Até a vitória!

Saudações Potiguares!

SEJA AMIGO DE UM NATALENSE ENQUANTO É TEMPO...

SENÃO VOCÊ TÁ É LASCADO E VAI SOBRAR!!!

Ass.: Um Potiguar infiltrado.
_______________
Colaboração do leitor DIDI AVELINO, RJ

UM BREVE REGISTRO DA REUNIÃO DA DIRETORIA DA UBE-RN, EM 24-1O-2012, NA ACADEMIA NORTE-RIO-GRANDENSE DE LETRAS.

O PRESIDENTE DA UBE/RN E PRESIDENTE DA 
MESA - EDUARDO GOSSON - PROTEGIDO PELO 
BANNER DAS HOMENAGENS AO SEU ANJO 
FAUSTO, HÁ CINCO MESES EM SUA NOVA 
MORADA. O REFERIDO BANNER CONTÉM
TODAS AS MENSAGENS DEDICADAS A 
FAUSTO GOSSON.
UMA REUNIÃO BREVE, PAUTA TAMBÉM 
BREVE, EDUARDO GOSSON ENTUSIASMADO 
COM AS PARCERIAS E O MATERIAL DO 
V EPE TODO PRONTO:
BANNER´S, AS PASTAS DO ENCONTRO, 
A CONFIRMAÇÃO DOS PARTICIPANTES, 
OS AGRADECIMENTOS À SECRETARIA DE 
EDUCAÇÃO DO ESTADO, À ÁGUA MINERAL 
CRISTALINA, AO PRAIAMAR NATAL HOTEL 
& CONVENTION, ÁGUA DE CHEIRO, 
AS PLACAS DAS HOMENAGENS, 
DIPLOMAS, LANÇAMENTOS DE LIVROS.
MANOEL MARQUES FILHO - SECRETÁRIO 
DA UBE/RN - FAZENDO LEITURA DA ATA DA
REUNIÃO ANTERIOR (SETEMBRO/2012)
INDICAÇÃO DO PRESIDENTE E 
APROVAÇÃO 
DO PLENÁRIO, DE MAIS QUATRO 
NOVOS SÓCIOS
 DA UBE/RN: SUZANA JÁCOME 
GALVÃO, KACIANNI FERREIRA, IAPERI 
ARAÚJO E
 BETÂNIA RAMALHO.
ORMUZ BARBALHO SIMONETTI, O AUTOR 
DE "A PRAIA DE PIPA DO TEMPO DOS 
MEUS AVÓS" DISTRIBUINDO MAIS CONVITES
PARA A NOITE 
DE AMANHÃ, 25-10, NA ACADEMIA NORTE-
RIO-GRANDENSE DE LETRAS.

COMO ACIMA REFERIDO, FOI UMA REUNIÃO 
BREVE ONDE ESTIVERAM AUSENTES 
(INTEGRANTES
DA DIRETORIA DA UBE/RN): DR. JURANDYR 
NAVARRO, DR. CARLOS GOMES (QUE ESTAVA
 NA REUNIÃO DA OAB), FRANCISCO ALVES 
E OUTROS. VALENDO, AFINAL REPETIR 
ORTEGA:

"A cultura é uma necessidade 
imprescindível de 
toda uma vida, é uma dimensão
constitutiva da
 existência humana, como as mãos 
são um 
atributo do homem." 
(José Ortega y Gasset)

__________________
Créditos> LÚCIA HELENA

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

A G E N D E - S E   P A R A    A M A N H Ã   -   DIA  25

CONVITE DE ORMUZ BARBALHO SIMONETTI 

PARA OS AUTÓGRAFOS DO SEU LIVRO: 

"A PRAIA DE PIPA DO TEMPO DOS MEUS AVÓS".



O Instituto Norte-Rio-Grandense de Genealogia, 
na pessoa do seu Presidente - 
Dr. Ormuz Barbalho Simonetti -, convida para 
o lançamento do seu livro - "A Praia de Pipa do 
Tempo dos Meus Avós" - na próxima quinta,
 25-10-2012, às 19 horas, no salão térreo da 
Academia Norte-Rio-Grandense de Letras,
 à rua Mipibu, 443, Petrópolis.
 





O LIVRO DE 
ORMUZ BARBALHO 
SIMONETTI


 
"A PRAIA DE PIPA 
DO TEMPO DOS MEUS AVÓS"
ORMUZ BARBALHO SIMONETTI