sábado, 2 de janeiro de 2016

OAB/RN EMPOSSA NOVOS DIRIGENTES

 
NO PRIMEIRO DIA DE 2016 A ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL, SEÇÃO DO RIO GRANDE DO NORTE REALIZOU SOLENIDADE NO AUDITÓRIO DA VELHA SEDE DA AV. CÂMARA CASCUDO, PARA EMPOSSAR OS NOVOS DIRIGENTES SECCIONAIS, CAIXA DE ASSISTÊNCIA DOS ADVOGADOS DO RIO GRANDE DO NORTE E DA SUBSECCIONAL DE GOIANINHA
 MESA DOS TRABALHOS SOB O COMANDO DE SÉRGIO FREIRE

PAULO COUTINHO - O COMANDANTE NO TRIÊNIO 2016-2018
 FLAGRANTES DOS CONSELHEIROS EMPOSSADOS

AINDA FLAGRANTES DA SOLENIDADE
 

A TODOS, OS

NOSSOS VOTOS DE POFÍCUAS GESTÕES


 

sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

FIM DE ANO


Resultado de imagem para adeus ano velho partindo
Sem deixar saudades, chegamos ao final de 2015, caracterizado como o ano da mentira, do engodo, da corrupção e da retirada da máscara.
Os confrontos e conflitos entre governo e oposição não levaram a nada, senão a uma crise institucional sem precedentes e com poucas perspectivas de um breve fim. As sequelas continuarão no ano de 2016 que de bom só a ilusão das festas indevidas, pois diante da situação o mais prudente era a busca dos templos, a proximidade de Deus.
O povo continua em sua letargia, sem atentar para a verdade que ronda o novo ano.
De qualquer forma, meus queridos leitores, não percam a esperança de que podemos dar a volta por cima, desde que assumamos a responsabilidade pelo futuro deste País e possamos crescer na direção do civismo e saibamos, afinal, dar uma lição de politização no próximo pleito.
O Brasil tem jeito sim, bastando que TODOS concentrem suas forças no caminho da recuperação, buscando a superação financeira das atividades produtivas; fiscalizando com extremo vigor a atuação das Casas Legislativas; cortando as gorduras que envolvem certa casta de servidores públicos com auxílios/ gratificações esdrúxulas e liberalidades inexplicáveis.
A palavra de ordem para 2016 deve ser HONESTIDADE E TRABALHO.
Até o ano que vem. Um abraço de Carlos Roberto de Miranda Gomes

OI, PESSOAL,
O artigo acima, que Diá nos enviou, mas  se esqueceu de identificar, é uma matéria de opinião da Folha de São Paulo de hoje, do jornalista Bernardo Mello Franco (Pág. A 2).
Também na mesma página, há um editorial sobre a Carta de Reconciliação, da Santa Sé, sobre o Padre Cícero Romão Batista, de Juazeiro do Norte. Muito interessante e que vale a pena ser lido.  A Revista Isto É, desta semana, trouxe matéria semelhante, sob o título "A Igreja faz as pazes com Padre Cícero" (páginas 78/79).
Abs. Raimundo.  

 
O BISPO DOS POBRES
 
BRASÍLIA - A ausência de brasileiros na lista de vencedores do Prêmio Nobel costuma ser apontada como um dos sintomas do nosso atraso. Muitos governos colaboraram para isso ao deixar de investir em pesquisa e educação pública.
Outros preferiram sabotar diretamente os candidatos daqui. Foi o que aconteceu com dom Helder Câmara, indicado ao Nobel da Paz nos anos 70, durante a ditadura militar.
Na semana passada, um relatório divulgado pela Comissão da Verdade de Pernambuco mostrou como o regime se mobilizou para impedir que o bispo fosse premiado. Os generais não perdoavam sua luta pelos direitos humanos, contra a tortura e a favor dos mais pobres.
A comissão localizou documentos secretos do Itamaraty sobre a campanha contra dom Helder no exterior. Telegrama de 1971 do embaixador Jayme de Souza Gomes, representante do Brasil em Oslo, comprova a existência de um "programa de ação contra a candidatura do arcebispo de Recife e Olinda".
Uma das táticas da ditadura foi ameaçar empresários escandinavos, avisando que a premiação de dom Helder poderia "por em risco os capitais estrangeiros" no país.
No front doméstico, a perseguição era mais bruta. Em 1969, a repressão torturou e matou o padre Antônio Henrique Pereira Neto, auxiliar próximo do bispo. A imprensa foi proibida de noticiar o crime, que comoveu milhares de fiéis.
A censura impedia publicações sobre dom Helder, a não ser para criticá-lo. O escritor Nelson Rodrigues, defensor do regime, costumava chamá-lo de "ex-católico" e "arcebispo vermelho". "Quando dou comida aos pobres, me chamam de santo. Quando pergunto por que eles são pobres, chamam-me de comunista", reclamava o sacerdote.
Há oito meses, o Vaticano autorizou a abertura do processo de beatificação e canonização de dom Helder. O bispo não ganhou o Nobel, mas pode virar santo. Feliz Natal.

____________________
Colaboração de Odúlio Botelho
 

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

ORDEM DOS ADVOGADOS DO RN ESTÁ EM NOVA CASA


Nesta segunda-feira 28 de dezembro, quando o dia se entregava aos braços da noite, foi inaugurada uma nova casa da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Rio Grande do Norte.



O evento foi muito concorrido, contando com a presença do Presidente do Conselho Federal, Advogado Marcos Vinícius, do Senador Garibaldi Alves Filho e representantes de todos os segmentos da área jurídica,Poder Judiciário, Ministério Público e principalmente da Classe dos Advogados, inclusive de outros Estados brasileiros..



Gostaria de registrar um fato que muito me marcou, quando já iniciada a solenidade do ex-Presidente Paulo Eduardo Teixeira, eleito para o Conselho Federal e que compunha a Mesa dos Trabalhos, solicitou ao Cerimonial que me convidasse para a Mesa em seu lugar, oportunidade em que recebi uma calorosa recepção do auditório e das autoridades. O gesto foi a um só tempo de humildade daquele valoroso colega e de grandeza em ceder a honra de ser membro da Mesa para este velho Membro Honorário Vitalício. 



O comando seguro do Presidente Sérgio da Costa Freire garantiu o brilho da solenidade


Presente, também, o Presidente eleito Paulo Coutinho, atual Presidente da CAARN



Creio que a festa da nossa Seccional não poderia ser mais bela ao mesmo tempo em que parcimoniosa. Durante o desenrolar da sessão pude recordar as velhas sedes que abrigaram a nossa OAB/RN, na seguinte ordem: Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, 


Em determinado momento de crise política (1935 a 1937) funcionou na Associação Comercial, ainda existente, também no bairro da Ribeira - Av. Duque de Caxias, vizinho ao Grande Hotel..

No início dos anos 40 funcionou no majestoso Teatro Carlos Gomes, no tradicional bairro da Ribeira, hoje Alberto Maranhão



Em 1945. na gestão do Presidente Silvino Bezerra Neto foi feito o pleito ao Interventor Miguel Seabra Fagundes para a cessão de um prédio para servir de sede da OAB/RN, tendo sido atendido no mês de dezembro daquele ano, na Rua da Conceição nº577, no Corredor Histórico de Natal



Considerando o interesse da Assembleia Legislativa do Estado em construir a sua sede própria, foi realizada uma permuta em 1974, gestão do Presidente Eider Furtado de Mendonça e Menezes, com o prédio do Tribunal de Justiça, construção concebida pelo arquiteto Herculano Ramos em 1906 para abrigar o Congresso Legislativo Estadual. A mudança somente ocorreu em 1978, na gestão de Valdir Freire. Eu assisti toda a transação, na condição de Conselheiro.

Agora o colosso da nova sede, inaugurada em 28 de dezembro de 2015, num esforço que teve início na gestão de Paulo Eduardo Teixeira, com a doação do terreno pela Governadora Vilma de Faria, gesto que mereceu justa homenagem na sessão solene, através de sua filha Deputada Márcia Maia.

Momento do descerramento da Placa alusiva à inauguração, com a presenta de ex-Presidentes, entre os quais o administrador deste Blog.







terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Uma grande lição de uma criança autista. Vale a pena ler até o


Assunto:
Na web, Marcos Mion revela presente inusitado que filho autista pediu no
Natal. Além de Romeo, 9 anos, Marcos Mion é pai de Donatella, 5, e Stefano,
3.

Marcos Mion, Na publicação no seu facebook, o apresentador do "Legendários",
da record, disse: "Me sinto abençoado e extremamente feliz por ter sido
escolhido por Deus para ser pai de uma criança autista, ou como eu prefiro
dizer, o guardião de um anjo. O meu Romeo".

LIÇÕES QUE APRENDI COM MEU FILHO AUTISTA
Este texto é uma reflexão natalina. Um aprendizado.

Quanto mais leio para meus filhos sobre o "menino" Jesus e toda sua
sabedoria, mais a identifico dentro da minha própria casa.

Não apenas os discípulos, mas todos que o conheciam, chamavam o menino Jesus
de mestre.

Mestre não é um titulo que alguém pode atribuir a si mesmo. O mestre nasce
da capacidade do interlocutor de reconhecer a sabedoria quando entra em
contato com ela.

O mestre, para existir, por mais sábio que seja, depende da humildade
daqueles ao seu redor de se reconhecerem numa posição de inferioridade, de
aprendiz.

(E é assim que me sinto. Humilde e extremamente feliz de dividir meu dia a
dia com uma criança que ilumina e engrandece todos ao seu redor)

Todos ja me viram falar publicamente que me sinto abençoado e extremamente
feliz por ter sido escolhido por Deus para ser pai de uma criança autista,
ou como eu prefiro dizer, o guardião de um anjo. O meu Romeo.

Sempre que faço algum post, aparecem centenas de pais comentando e dividindo
o mesmo sentimento de gratidão. Como se fosse um clube que, quem não faz
parte, secretamente agradece e não consegue nem começar a entender pq
aquelas pessoas são tão gratas por fazerem parte dele.

Afinal, como que, na pratica, meu filho me faz tanto bem? Como uma criança
que, aparentemente, tem dificuldades consegue me ensinar?

Como falei acima, parte da minha capacidade de identificar a sabedoria e
transformá-la num aprendizado.

Vou contar o que aconteceu este Natal e qual foi a lição que Romeo nos deu.

Como de costume, pelo fim de Novembro, minha esposa, Suzana, e eu juntamos
os tres para fazer a carta do Papai Noel.

- "Eu quero infinitos Legos!", disse o Stefano.

- "Calma que ja tenho minha lista separada em imagens no ipad", disse
Doninha, lembrando da quantidade razoavelmente grande de presentes que ja
tinha separado entre borrachas da Hello Kitty e um tenis da Nike, alem de
varias coisas de menina de marcas que ela gosta.

Resumindo? Duas listas extensas e extremamente comuns para crianças que
convivem num mundo tecnológico, repleto de marcas, com demandas que eu
considero ridículas de consumismo. Propagandas em todo lugar, aquela maldita
sensação, que eu odeio, causada na escola que é necessário ter pra existir.
Sensação que lutamos muito contra em casa enchendo as crianças de auto
confiança, dando "centro" pra elas saberem que o que interessa na vida não
são as coisas que o dinheiro compra, mas que, por motivos óbvios, sempre
cerca qualquer criança hoje em dia. Ainda mais na época do Natal!!

Até que chegamos no Romeo e indagamos o que ele gostaria de ganhar do Papai
Noel.

"Uma escova de dentes azul".

E agora chegamos no ponto crucial desse texto.

Se você der risada com essa resposta e pensa que o menino autista realmente
esta fechado no seu mundo e não conecta com a realidade, que é filho de um
artista de tv, que poderia pedir qualquer coisa no mundo que ganharia e,
burro, pediu só uma escova de dentes azul, esse texto não vai fazer sentido
algum pra você. Pode parar por aqui. Você não consegue identificar um
ensinamento quando se depara com um.

Suzana e eu, instantaneamente ficamos emocionados com aquela resposta.
No meio de tanto consumismo, numa época que virou símbolo de consumismo,
nosso mestre, sem saber, sem ter a consciência externa do que estava
fazendo, afinal sua sabedoria é nata, é orgânica e instintiva, colocou
nossos pés no chão, nos remontando com os verdadeiros valores do Natal.

O que realmente vale nessa vida? Essas coisas materiais vão com o tempo,
quebram, ficam velhas e obsoletas tornando-se um lembrete vivo e constante
de dinheiro que jogamos pela janela adquirindo valores que não interessam.

Não serei hipócrita e dizer que não é saudável comprar brinquedos e
presentes. Não é isso. Sou totalmente a favor de usar o ato da compra
material como recompensa e até como educação, inclusive de valores morais,
mas fato é que existe um grande exagero nas proporções que o consumismo
tomou hoje em dia, como mencionei explicando os pedidos dos meus outros
filhos.

Ainda perguntamos pra ele se não queria mais nada, um bichinho de pelúcia
que ele adora, um ipad novo que, para quem não sabe, é uma das ferramentas
mais poderosas de comunicação dos autistas com o mundo exterior, mas ele foi
categórico: "uma escova de dentes azul. É isso que eu quero ganhar do Papai
Noel".

Até que finalmente chegou o dia do Natal. Fizemos a comemoração da véspera,
deixamos os cookies feitos em família na varanda para o bom velhinho e todos
foram dormir muito ansiosos com a visita do Papai Noel na madrugada.

Não preciso dizer que 5:00 am ja ouvi Tefo rasgando papel de presente!
rs.

Levantamos para acompanhar e viver com eles todo esse momento magico que tem
data de validade, pois a crença real no Papai Noel não é eterna e, hoje em
dia, acaba cada vez mais cedo. E enquanto Tefo e Doninha pareciam dois
demônios da tasmânia envoltos em presentes e embrulhos, abrindo mais um e
mais um e mais um, Romeo assistia de longe com um certo grau de tensão no
ar.

"O Papai Noel trouxe minha escova de dentes azul?" ele perguntava sentindo o
que eu identifiquei como medo de frustração! Uma real incerteza se ganharia
aquele único e tão valioso presente. Lembrem que isso foi na manhã do dia
25, quase 2 meses depois do dia que escreveram as cartas e essa ainda era
sua única vontade, seu único desejo de Natal.

Conduzi Romeo até arvore e o deixei identificar o presente com seu nome!

Fico emocionado ao lembrar, ele abriu o embrulho com uma expectativa tão
grande, uma ingenuidade e um doutorado em desapego que, quando o ultimo
pedaço de papel revelou sua escova de dentes azul, ele foi tomado de
emoção!! Abaixou a cabeça num alivio e se atrapalhou de tão forte que essa
emoção veio.

Sim, ele chorou.

Chorou de alegria, inundado pela mais pura e bela emoção! Eu e Suzana
choramos juntos.

Tão pouco.um presente tão simples.e aí me deu o estalo. Mestre! Entendi que
era algo muito maior do que uma simples escova de dentes. Ali, naquela
emoção, naquela pureza, naquela humildade e, acima de tudo, naquele
desapego, tive a maior lição de Natal da minha vida.

Obrigado Mestre, por mais uma. Te amo.
____________________
Colaboração de Ciro Tavares

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

SAUDADE DE BERILO WANDERLEY


BERILO! BERILO!
(poema)
(Sextilhas em pentassílabos)

Em noite de lua,
Poetas à rua,
A musa falou:
- Num sopro divino,
Nasceu um menino;
Berilo chegou.

De olhos tão claros,
Sentimentos raros,
Sorrindo... vivendo!
Cabelos revoltos,
Pensamentos soltos,
Berilo crescendo.

Das letras amante,
Em terras distante,
Saudade sentia.
Amigos, parentes,
Ternuras ausentes,
Berilo sofria.

Sentindo saudade,
Sonhou liberdade,
À terra voltou.
Em mesas de bar,
De novo a cantar,
Berilo chorou.

Chorou de alegria,
Pois tempo fazia
Que assim não chorava.
Amigos à volta,
Su´alma se solta...
Berilo sonhava...

Em meio à seresta,
À musa em festa,
Sorria... sorria...
Dos filhos, a vida;
Esposa querida;
Berilo... alegria.

Mas eis que o destino
Nos rouba o menino
Na flor da idade.
... em noite de lua,
Poetas à rua,
Berilo... saudade.

Wellington Leiros

domingo, 27 de dezembro de 2015

AINDA NO CLIMA NATALINO




Belém, Berço da Profecia


Ah! Belém! Belém! Belém!
Branco manto sobre as pedras
o teu ventre foi escolhido
para berço da salvação da terra.

Ouça em ti o dobrado dos sinos
teu solo, de todos, o mais abençoado
quando pariste o Sagrado Menino.

És a mais venturosa das cidades
templo de bênção em misericórdia
da graça e bondade Divinas.

Berço foste do Santo Cordeiro
Menino sábio, robusto e terno
nascido em teu úmido ventre
dádiva à nação terrestre.

Ó, Belém!... Belém!... Belém!...
Cantam os anjos aos pastores
no campo seco coberto por ovelhas
oliveiras, homens e pedras.

No mais alto de teus montes
entre os braços da terra sofrida
a Verdade fez-se homem
em resposta às promessas
misericórdia e compaixão
do Deus Onipotente Eterno.

Louvores subam da tua e das demais terras
ao Santo Varão que se fez homem.
Hosana nas alturas! Aleluia! Aleluia!
Anjos e homens unam suas vozes em coro
em saudação eterna a Jesus Cristo, o Rei!
Aleluia! Aleluia! Aleluia! Salve nosso Rei!


Jania Souza 
 

2016
ESTOU ME PREPARANDO PARA VIVER SUA DELÍCIA E SUA PAZ, BREVE, TCHAUUUUUU!