sábado, 22 de setembro de 2012


AFORISMO PESSOANO - VIII - PESQUISA DE EDUARDO GOSSON.


FERNANDO PESSOA

AFORISMO PESSOANO - VIII

 “Um poema é a projeção de uma idéia em palavras através da emoção. A emoção não é a base da poesia: é tão-somente o meio de que a idéia se serve para se reduzir a palavras.”

Pesquisa: Eduardo Gosson


A V I S O

A COMISSÃO ELEITORAL DESIGNADA PARA REALIZAR O PLEITO PARA O QUINTO CONSTITUCIONAL PARA O TJ/RN, NA CONFORMIDADE DO QUE DISPÕE O ART. 3º DO ATO NORMATIVO Nº  02/2012-CE-QUINTO,
COMUNICA AOS INTERESSADOS A REALIZAÇÃO DO SORTEIO DO NÚMERO DOS CANDIDATOS PARA O REFERIDO PLEITO, NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA, DIA 24, PELA 16 HORAS, NO PLENÁRIO "VARELLA BARCA", DA OAB/RN.
Natal, 21 de setembro de 2012
CARLOS ROBERTO DE MIRANDA GOMES
PRESIDENTE



Art. 3º. O sorteio da numeração dos candidatos, a que se refere o item 11, do art. 3º do Ato Normativo nº 01/2012-CE-QUINTO, de 03 de setembro de 2012 ocorrerá em audiência pública aprazada para 48 (quarenta e oito) horas após a comunicação oficial à Comissão Eleitoral, dos candidatos considerados inscritos, no Plenário Varella Barca, desta Seccional, pelas 16 (dezesseis) horas.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012




ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL
COMISSÃO ELEITORAL
(Portaria nº 034/2012, alterada pela Portaria nº 044/2012)
ATO NORMATIVO Nº  01/2012-CE-QUINTO
Dispõe sobre o pleito eleitoral para a escolha do Quinto Constitucional para o TJ/RN e dá outras providências.
Art. 1º. O regramento do processo eleitoral para a eleição da lista sêxtupla do Quinto Constitucional para o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte é o que está explicitado no EDITAL 001/2012-OAB-RN/QUINTO CONSTITUCIONAL e na RESOLUÇÃO nº 23.370 do Tribunal Superior Eleitoral.
Art. 2º. Ficam adotados neste Ato Normativo os procedimentos que nortearão a conduta dos candidatos para o dia da eleição e do processo de votação e apuração, observados os princípios que norteiam a dignidade da Advocacia e da Magistratura, conforme explicitados no item 8.2 do referido EDITAL.
Art. 3º. A Comissão Eleitoral é única, cabendo-lhe o encaminhamento ou a solução de todas as questões a ela apresentadas.
DAS MESAS RECEPTORAS E APURADORAS
01. Para cada 320 (trezentos e vinte) eleitores funcionará uma Mesa receptora e apuradora de votos, organizada pela ordem alfabética dos advogados, inscritos na OAB/RN e aptos a votar.
02. Cada Mesa receptora e apuradora será composta por 03 (três) membros inscritos na OAB/RN, advogados e/ou estagiários, que exercerão as funções de Presidente, Mesário e Secretário, atuando em regime de revezamento.
03. Em cada Mesa receptora e apuradora atuará um Técnico em Informática, para dar assistência permanente ao equipamento utilizado na eleição.
04. O pleito ocorrerá após a extração da “zerésima” de cada urna, no horário das 09 (nove) às 17 (dezessete) horas, ininterruptamente.
05. A apuração dos votos ocorrerá automaticamente após o encerramento da votação em cada seção, mas a divulgação somente 10 (dez) minutos após o encerramento da votação em todo o Estado.
06. Concluída a apuração e preenchida a ata dos trabalhos, todo o material eleitoral será entregue à Comissão Eleitoral, instalada na sede da OAB/RN.
07. Os resultados do interior serão comunicados por e-mail, com anexação da ata “escaneada” e providenciada a remessa do material eleitoral original para a Comissão Eleitoral.
08. Os candidatos podem fiscalizar as Mesas Receptoras e Apuradoras de votos, diretamente ou através de procurador devidamente habilitado.
DA VOTAÇÃO
09. A votação ocorrerá pelo meio eletrônico em máquinas aferidas por Auditoria credenciada, com a ordem dos candidatos relacionados por sorteio em audiência pública, conforme ato normativo específico e, em caso de pane insanável, através de cédula eleitoral.
DA CÉDULA ELEITORAL
10. Na hipótese de não utilização da urna eletrônica, por qualquer motivo, a eleição ocorrerá através de cédula eleitoral, confeccionada em papel branco, com a impressão do nome e número de todos os candidatos em cujas quadrículas, serão assinalados os nome dos 06 (seis) candidatos preferidos;
11. A numeração dos candidatos corresponde à ordem definida por sorteio em audiência pública, conforme ato normativo específico.
12. As cédulas serão autenticadas, no mínimo, por 02 (dois) membros da Mesa.
DA APURAÇÃO DOS VOTOS
13. A apuração dos votos será feita automaticamente pelo sistema eletrônico da urna.
14. Em caso de utilização de cédula eleitoral, cada candidato só poderá ter um voto computado por cada cédula.
15. Na hipótese de ser assinalado um número superior a 06 (seis) candidatos, o voto será considerado nulo.
16.Em caso de empate, será escolhido o candidato de inscrição    mais antiga e, persistindo, o mais idoso.

Art. 4º. Este ato normativo entra em vigor na data de sua publicação.
Natal, 19 de setembro de 2012
A COMISSÃO ELEITORAL
Carlos Roberto de Miranda Gomes – Presidente
MEMBROS
Elke Mendes Cunha
Francisco Ivo Cavalcanti Netto
Elisangela Fernandes da Silva
Emmanoel Antas Filho
_______________________________________________________________



 

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL
COMISSÃO ELEITORAL
(Portaria nº 034/2012, alterada pela Portaria nº 044/2012)
ATO NORMATIVO Nº  02/2012-CE-QUINTO
Regulamenta a realização da audiência pública, atos de propaganda dos candidatos ao Quinto Constitucional para o TJ/RN, sorteio da numeração na máquina e cédula eleitoral e dá outras providências.
Art. 1º. A audiência pública a que se refere o item 9 do Edital 001/2012-OAB/RN/QUINTO CONSTITUCIONAL será realizada em sessão extraordinária do Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil, após a comunicação oficial dos candidatos considerados inscritos e aprazada para o 5º (quinto) dia subsequente à publicação do informativo eletrônico referido no item 10.1, I, do Edital, no Plenário Varella Barca, com início às 9 (nove) horas, obedecendo-se a ordem do sorteio de que trata o art. 3º deste Ato Normativo.
Parágrafo único. A arguição de cada candidato durará 10 (dez) minutos, com exposição livre, pelo prazo de 4 (quatro) minutos, para justificar a sua intenção de concorrer ao pleito, seu compromisso com o regime democrático, defesa e valorização da advocacia, seguindo-se de duas perguntas da Comissão de forma a avaliar o seu saber jurídico e o seu conhecimento acerca do papel do advogado como ocupante da vaga do Quinto Constitucional e o norteamento nas relações com juízes, membros do Ministério Público e serventuários da Justiça, pelo prazo de 3 (três) minutos para cada resposta.
Art. 2º. Os candidatos ficarão em sala reservada enquanto durar a arguição, sem nenhuma comunicação com o recinto onde esta estiver ocorrendo, salvo após ter sido arguido.
Parágrafo único. Na sala reservada, os candidatos não poderão portar aparelhos que permitam comunicação com o espaço exterior.
Art. 3º. O sorteio da numeração dos candidatos, a que se refere o item 11, do art. 3º do Ato Normativo nº 01/2012-CE-QUINTO, de 03 de setembro de 2012, ocorrerá 48 (quarenta e oito) horas após a comunicação oficial à Comissão Eleitoral, dos candidatos considerados inscritos e em audiência pública, no Plenário Varella Barca, desta Seccional, pelas 16 (dezesseis) horas.
Art. 4º. A correspondência impressa a que se refere o item 10.4 do Edital, a cargo da Seccional da OAB/RN, decorrerá do recebimento do material disponibilizado pelo candidato no prazo de 05 (cinco) dias a contar da data do sorteio de que trata o art. 3º deste Ato Normativo, que o utilizará, também, para a divulgação por meio eletrônico, no formato indicado no anexo único deste Ato.
Parágrafo Único. A omissão da remessa do material no prazo concedido implicará na perda desse direito.
Art. 5º. O candidato poderá solicitar à Seccional o fornecimento da gravação da audiência pública de arguição dos candidatos.
Art. 6º. Os encontros oficiais a que se referem os itens 10.1,II e 10.9 do Edital, com livre acesso público, poderão ocorrer em auditórios disponíveis na cidade ou nas sedes da Seccional e Subseccionais da OAB/RN, observadas as vedações enumeradas na parte inicial do item 10.9 do Edital, mediante os seguintes procedimentos:
c)    Nos locais externos, através de solicitação de autorização à Comissão Eleitoral, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas antes do evento;
d)   Nos auditórios da OAB/RN, através de solicitação à Diretoria respectiva, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas antes do evento, observada a ordem de agendamento.
Art. 7º. Este ato normativo entra em vigor na data de sua publicação.
Natal, 19 de setembro de 2012
A COMISSÃO ELEITORAL
Carlos Roberto de Miranda Gomes – Presidente
Elke Mendes Cunha, Membro
Francisco Ivo Cavalcanti Netto, Membro
Elisangela Fernandes da Silva, Membro
Emmanoel Antas Filho, Membro

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL
COMISSÃO ELEITORAL
(ATO NORMATIVO 02/2012-CE-QUINTO)
ANEXO ÚNICO
_________________________________________________________
TIRAGEM:  15.000 exemplares - edição especial de informativo impresso da Seccional Potiguar, divulgando as propostas dos candidatos a Desembargador do Tribunal de Justiça do RN pelo Quinto Constitucional, como também informações importantes para o processo eleitoral.
FORMATO:  O jornal terá 16 páginas assim distribuídas: 01 – capa; 02- editorial da Comissão Eleitoral e expediente; 02 a 13 material dos candidatos; 14, 15 e 16 – informações da Comissão Eleitoral. Cada página terá o seguinte tamanho 21,3cm x 27,8cm. O jornal eletrônico acompanhará o mesmo formato.

CONTEÚDO: O conteúdo será de inteira responsabilidade dos candidatos, tendo como foco principal as propostas. Além de texto, pode ser encaminhada foto relacionada ao conteúdo.

ESPAÇO: Cada candidato terá direito à metade de uma folha, ou seja, 21,3 cm X 13,9cm para divulgar propostas.

PRAZO DE ENTREGA PARA DIAGRAMAÇÃO: A Comissão Eleitoral da OAB/RN receberá o material, gravado em CD, até às 17h do 5º dia subsequente à data do sorteio a que se refere o art. 3º do Ato Normativo nº 03/2012-CE-QUINTO, no formato: arquivo fechado em PDF ou arquivo em WORD, sendo as fotos em arquivo JPEG.

DISTRIBUIÇÃO: Cada candidato terá direito a 250 exemplares. Serão enviados 8.870 jornais para os advogados ativos pelos Correios. Para as Salas da OAB e Subseccionais serão encaminhadas 880 unidades.
_________________________________________________________


quarta-feira, 19 de setembro de 2012



GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA EXTRAORDINÁRIA DE CULTURA – FUNDAÇÃO JOSÉ AUGUSTO
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO



RELEASE
Natal (RN), 19 de setembro de 2012

TCP recebe amanhã a oficina de qualificação para o edital Bolsa Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura 2012.
Evento aberto ao público esmiuçará o edital e estimulará a participação dos artistas locais no projeto
O Teatro de Cultura Popular Chico Daniel, receberá amanhã, 20 de setembro, a partir das 10h, a oficina de qualificação para o edital da “Bolsa Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura 2012”. Organizado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), em parceria com a Secretaria Extraordinária de Cultura / Fundação José Augusto (Secultrn/FJA), o evento abordará questões conceituais e práticas sobre o concurso que vai destinar 50 premiações no valor de R$ 50 mil para projetos de residência artística em Pontos de Cultura, com investimento total de R$ 2,8 milhões, sendo R$ 2,5 milhões para pagamento em bolsas. A oficina, aberta ao público, tem como objetivos ampliar o acesso ao programa e divulgar o edital.
Bolsa Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura 2012 é realizada em parceria com a Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (MinC) e premiará projetos de residências artísticas em todo o território nacional. O programa, aberto somente a pessoas físicas, visa apoiar projetos por meio do intercâmbio cultural e estético em rede, através da realização de iniciativas de residências que promovam a mobilidade, a experimentação artística e a reflexão crítica.
O evento foi criado para abordar a importância dos artistas dialogarem com os Pontos de Cultura, por meio de intercâmbios culturais proporcionados pelo formato da “Bolsa Interações Estéticas”. E, oficinas como esta também têm por objetivo transformar cada participante em um agente multiplicador, fazendo com que o número de inscritos aumente significativamente.
Criado em 2008, até hoje o programa já atendeu, direta e indiretamente, 1,4 milhão de pessoas. Nas três edições realizadas, recebeu mais de 500 inscritos, tendo contemplado 347 projetos de todas as regiões do país, nas mais variadas linguagens artísticas: dança, circo, teatro, artes visuais, música, arte digital e literatura. Ao todo, 308 Pontos de Cultura receberam residências artísticas.
Importante ressaltar que, entre os temas abordados, os representantes do MinC explicarão que os Pontos de Cultura podem receber mais de um projeto, mas um mesmo artista não pode propor residência em mais de um Ponto de Cultura. A seleção é aberta somente a pessoas físicas e a residência deve ser proposta para região geográfica diferente da residência do artista, não sendo necessário seu vínculo com nenhum Ponto de Cultura.
As inscrições estão abertas até 3 de outubro para todo o Brasil. Para se inscrever, o interessado deve informar nome, telefone, profissão e instituição a qual pertence. O edital e demais anexos estão disponíveis na página da Funarte (http://www.funarte.gov.br).
Informações e entrevistas com Teotônio Roque (84 9906-8193).

-- 
 
Denise Barcelos  
Assessoria de Imprensa: 84 3232 5321 /  8137 2047
www.cultura.rn.gov.br
Siga-nos no twitter: @secultrn

H O J E

Caros confrades, 

HOJE, dia 19 de setembro (quarta feira) teremos mais uma reunião do INRG no anexo do IHGRN, a partir das 16 horas. Gostaria de contar com a participação de todos, pois, será uma reunião onde trataremos da possibilidade de adiamento da nossa confraternização em virtude do nosso terceiro aniversário.
Como é de conhecimento de todos o nosso confrade José Helio de Medeiros há mais de uma semana, encontra-se hospitalizado na UTI do Hospital São Lucas. Em virtude dessa situação inesperada e em respeito a nosso confrade, assíduo frequentador de nossas reuniões, e compromissos culturais, é provável que optemos pelo adiamento da comemoração de nosso aniversário.
Entretanto, tal decisão deverá ser tomada em conjunto por todos os presentes.
Aproveitaremos a ocasião para apresentarmos a REVISTA já impressa, que terá seu lançamento no dia da confraternização.
 
Ormuz Barbalho Simonetti
Presidente  

terça-feira, 18 de setembro de 2012


AOS AMIGOS...
UM BELO TEXTO DA PROFª TÂNIA LIMA


Amigos são pra essas coisas: Salve ! Como é que vai !?

Sempre soube que um bom amigo é para o resto da vida. Às vezes basta um perfume, uma música, um livro, um lugar, um gesto apenas para nos recordar a presença desse nosso anjo da guarda [concreto], o AMIGO.
            Quem nunca teve um amigo, um amigo irmão, desses que estão com a gente desde o princípio da primavera até o final da nossa estação? Quem nunca teve amigo amante, desses que a gente vê pouco e ama sempre. Quem nunca teve amigo distante, de notícias longínquas em caixa-postal, e-mail, orkut etc e tal. Quem nunca teve um amigo do peito, desses que a gente guarda como travesseiro e que nos conhece até o dedão do pé. Quem nunca teve amigos exagerados, desses que fazem uma feita e conta ter feito mil só para se mostrarem interessante perante nosso afeto? Quem nunca teve um amigo da onça, que nos faz passar vexame, dá calote em nosso nome, nos leva à falência, mesmo assim a gente nunca esquece, fica carimbado como cheque sem fundo no inconsciente. Quem nunca teve um amigo de aventura errante, que só acertam à porta de nossa casa para chorar as dores, o cotovelo.
 Quem nunca teve amigo confidente que guarda nosso segredo e não abre nem pro trem. Quem nunca teve um amigo vizinho, do tipo que nos empresta a sala, os discos, os livros, o filme, o açúcar, o cafezinho e o afeto doce-predileto. Quem nunca foi funcionário da amizade, bateu ponto em conselhos, fez horas extras de escuta e até representou Freud, Lacan, Jung? Quem nunca bateu com um sorriso de amigo no meio do trânsito - é aquela gritaria infernal - ninguém se entende. Hi! Hi! Hi! Há! Há! Há! Um abraço e nunca mais. Quem nunca ficou plantado frente à tv assistindo estórias de Tom e Jerry, Fred e Barney, Batman e Robim, Gordo e Magro. Ser amigo a valer não é fácil. Conservar uma boa amizade, então? Há amigos que ficam na construção diária. Rubem Braga pedia que, a cada final de ano, passássemos a limpo nossa caderneta de endereços. A cada ano há pessoas que entram e saem de nosso círculo de amizade. Outros se tornam colegas que os acontecimentos levam para o tempo. Esses passam como tudo na vida. Também passarinham para uns aqui; para outros acolá. Não acertamos sempre na amizade. O humano acampa 'ser e tempo'.
Há cuidados e descuidos que levamos a enfrentar a vida.  Amigo é presente doado de generosidade. Não se compra. Não se camufla. Se se falsifica, o nome é outra coisa diferente.  Na hora H, na hora da bomba explodir, BUMM!! Pronto explodiu! Mas lá está ele, o amigo fiel feito um cão, um gato, a proteger, a socorrer o protegido, das garras do leão. Pronto engoliu o leão e salvou o amigão!
Há muitos tipos de amigos, há uma diversidade de amizades que não cabem em conceitos. Alguns bichinhos são amigos leais. Guimarães Rosa acreditava no fascínio da amizade e mistérios que os gatos continham.  Hilda Hilst tinha uma predileção por cachorros. Clarice Lispector uma vez ao ser indagada sobre o que era morte, respondeu: "- Meu cachorrinho Ulisses a me procurar pela casa inteira e não me encontrando".   Quem não lembra da cachorrinha Baleia do mestre Graciliano. Na ficção machadiana, o cão é amigo crucial nas cenas de Quincas Borba. Em sintonia com a geração do pós- guerra, a escritora  Lígia Fagundes Teles fez uma historinha curiosa envolvendo a amizade de um cachorro e um combatente, assim como um filme de segunda guerra,  o conto ligiano traz um final infeliz para desagrado do leitor amigo.
 Se a modernidade é ou não inviável para a amizade, não temos certeza; há um niilismo profundo que perpassa a ótica de valores."É arriscada e exige atenção e aprendizagem contínuas: tentar saber, reconhecer quem e o que, no meio do inferno, não é inferno, e preservá-lo e abrir espaço", observa Ítalo Calvino em As cidades Invisíveis.
Uma boa dose de cuidado mútuo comunga a proteção do gesto. A manutenção de uma amizade faz crescer o afeto favorito: o "Invisível aos olhos". O repartir o pão sem nada em troca. Ser COM lembra Leonardo Boff.  Uma empatia disponível para ver o outro crescer junto. No budismo, não há amigos nem inimigos. O que há é um sentimento em construção.  
Não há regras para Ter ou não ser amigo. Ser bom e justo Sem medo do ridículo à moda do rei Salomão. Tudo que no outro toca de calor humano tem alma, tem ser. As almas se comunicam antes de se conhecerem. Amizade, às vezes, não precisa da fala. Alguns silêncios exigem um aprendizado de desaprender. Saber ouvir-se a si mesmo. Há silêncios brancos que são grandiosos. Outros são incomunicáveis entre si. Alguns estão "caminhados para o nada". O que há de bonito no "mundo é fazer as asas crescerem", lembrando Saramago.  
É saudável agradecer o amigo. É único. São seres tão apaixonantes que lhe devemos não apenas um gesto, um favor, uma gratidão, mas a própria vida.  Para Mário Quintana que, inventou a amizade de um peixinho com um pescador: "uma amizade sabe-se ouvir a distâncias".
Quem nunca repetiu aquelas frases surradas pelo vento: "Calma", "tudo vai dar certo", " a vida continua", "pra tudo há saídas", nada como um dia atrás do outro", você vai ver,  meu amigo". Quem não ouviu falar das histórias de Dom Quixote e seu fiel escudeiro Sancho Pança. Quem não leu a conversa de dois amigos em Dublin no livrinho Ulisses, de Joyce. Como não lembrar da amizade de Jorge Amado e o pintor Caribé...
Quem não assistiu ao filme Carlitos e seus amigos sem deixar escorrer uma lágrima, um aperto: -"Há Hannah, está me ouvindo? Onde te encontres, levante os olhos...!"

 Tânia Lima - Jornal Almanac Cultural - Ceará, em 2000.
________________________________
Colaboração do leitor DIDI AVELINO, RJ

segunda-feira, 17 de setembro de 2012



TERCEIRO ANO DO INSTITUTO DE GENEALOGIA

É com satisfação que registramos na data de hoje, o TERCEIRO ANIVERSÁRIO de fundação do INSTITUTO NORTE-RIOGRANDENSE DE GENEALOGIA, nascida da ideia de vários genealogistas e concretizada pelo esforço de ORMUZ BARBALHO SIMONETTI.
Justifica ele, em um dos seus dos seus artigos, que ao longo dos anos "foi constatado o grande o interesse da população pela pesquisa genealógica. A genealogia ou Ciência da História da Família é uma ciência de grande valor para o estudo da História. Registra, sob forma de texto ou árvore genealógica, a história de nossos ancestrais, com nomes, datas, e lugares por onde eles passaram, mantendo-os vivos na memória de seus descendentes, ou de quem interessar possa. O historiador vê a massa como um verde ondear de selva; já o genealogista exuma-lhe a raiz em busca do seu mistério.
            O filósofo italiano Norberto Bobbio refere-se à genealogia com a seguinte citação: “Se o mundo do futuro se abre para a imaginação, mas não nos pertence mais, o mundo do passado é aquele no qual, recorrendo a nossas lembranças, podemos buscar refúgio dentro de nós mesmo. Cada um olha o passado à sua maneira. Uns com nostalgia, outros, com a certeza de que nele se encontra fonte de conhecimento e de meio de passagem de testemunho, da herança cultural de um povo e, na generalidade, de toda a Humanidade”.
Então na noite do dia 17 de setembro de 2009, na sede da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, em Assembléia aberta pelo seu presidente - acadêmico Diógenes da Cunha Lima, que em seguida nos passou o comando dos trabalhos, foi criado o Instituto Norte-Riograndense de Genealogia. Naquela ocasião estavam presentes 40 personalidades do meio literário e cultural do nosso Estado, que em apoio à nossa causa passaram a fazer parte como sócios fundadores da novel instituição.
            O Instituto tem por finalidade, segundo o nosso Estatuto, promover e estimular estudos sobre genealogia, especialmente, a norte-rio-grandense, e sua interação com a história do país, estudos esses que poderão estender-se a disciplinas afins, tais como, história, heráldica, paleografia, informática e arquivística, aplicadas à genealogia.
            Logo em seguida, participamos do Primeiro Encontro Norte-rio-grandense de Genealogia na cidade de Caicó-RN, promovido pelo prefeito Rivaldo Costa, um apaixonado pela genealogia, e também sócio fundador de nossa Instituição.
            Esses eventos se sucederam nos anos seguintes de 2010 e 2011, com grande participação de vários genealogistas do nosso Estado, inclusive alguns procedentes de outros estados da federação como Paraíba, Pernambuco e Ceará. A população também teve participação bastante expressiva e com notório interesse aos temas abordados, principalmente nas mesas de debates, onde eram frequentes os apartes da plateia." 
                  É relevante registrar que conseguimos editar a nossa PRIMEIRA REVISTA, cuja distribuição se pretendia fazer nas comemorações do 3º aniversário, no próximo dia 21, no salão do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, grande parceiro e que nos permitiu utilizar uma sala do seu anexo. Contudo, enfermidade ocorrida com nosso sócio fundador JOSÉ HÉLIO DE MEDEIROS, colaborador dos mais assíduos, resolvemos adiar o evento para melhor oportunidade, rogando a DEUS que lhe conceda a graça de uma breve recuperação. 
                PARABÉNS COMPANHEIROS. Lembrem-se das nossas reuniões informais das quartas-feiras, a partir das 16 horas.





domingo, 16 de setembro de 2012

POETAR   .......   SEMPRE

Água excedente de aves

DESAFIO
Francisco de Assis Câmara

Desafiou-me o Poeta: - O que é mais belo?
O instante em que o pássaro alça voo
Ou aquele em que, suavemente, pousa?

Indiferente ao voo e ao sobrevoo,
A razão não sabe apelo tão singelo;
Mesmo tentada, responder não ousa.

Inverte-se, então, a forma do soneto
E a emoção se reserva acrescentar:
Será mais belo dançando um minueto
Ou na folha da palmeira, ao repousar?

Mas, descansado, ligeiro vai embora,
Pois o destino do pássaro é voar!
Meu espírito, absorto, reza e chora:
Em que céu, ou em que ninho, vai pousar?




GENEALOGIA
                         A Ormuz Simonetti

 Herdei dos Oliveiras
o sangue judaico
dos sefarditas ibéricos
mas sou cristão
- nem novo nem velho –
por convicção.

 Das margens do São Francisco
vejo as terras mais próximas
que lhes deu o sonho:
o planalto da Borborema
e o rio Espinharas
que bebe a seca dos sertões.

 Dos Paivas
que já foram Baião
vem-me o sopro da poesia
de João Soares de Paiva
o trovador primevo
que herdou do rio o seu nome.

 Portanto posso dizer
que a dialética das águas
sempre me acompanhou
e que nem sempre sou o mesmo
embora meu destino 
seja o mar.

                                   (Horácio Paiva)
                                               (Ribeira do Pium, manhã, 14/09/2012)      




O NASCIMENTO DE CRISTO
(do livro 'Na estrada de Emaús', do Padre João Medeiros Filho)

Vem, Senhor Jesus, Esperança dos Povos!
Sê para nós a alegria de Tua Divina Presença. São Bernardo de Claraval.


Hoje, Deus vem para nós, no Natal da liturgia e da vida, para nos transformar de escravos em filhos, mudar a nossa noite em dia, proteger-nos dos perigos, iluminar nossa cegueira, fortalecer nossa fraqueza e conduzir-nos à cidade que Ele mesmo construiu para nós. 

Deus disse sim ao homem, que lhe disse não. 

Ele que o criou, o assumiu, não obstante a sua infidelidade. 

Uma criança nasceu para nós, um Filho nos foi dado.

Para nós, criaturas humanas, Ele se tornou nosso irmão porque quis ser misericórdia, amor e perdão.

Cristo é o Primogênito que procura os seus irmãos. 

Portanto, Alegremo-nos todos no Senhor, porque nasceu para nós o Salvador. Hoje, desceu do céu a verdadeira paz! (Antífona do Natal).