sábado, 17 de fevereiro de 2018

Academia Norte Riograndense de Letras <academianrl@gmail.com>


EDITAL Nº 02, DE 08/02/2018.
 
Assembleia Geral Extraordinária
 
O Presidente da Academia Norte-rio-grandense de Letras, de conformidade com seu Estatuto Social e  Regimento Interno, convoca os Srs. Acadêmicos, para a Assembleia Geral Extraordinária,
no dia 22 de fevereiro (quinta-feira) do corrente ano às 16 horas,  para deliberarem sobre a seguinte pauta:
 
 
                     
1-   Apreciação dos itens do Estatuto objeto de Diligência  do Cartório 2º Ofício de Notas;
2-   Apreciação e aprovação do texto final do Estatuto
3-   Designação de  Comissão Revisora para apreciação do Regimento Interno;
4-   Definição do Calendário de Eventos de 2018;
5-   Outros Assuntos correlatos ou de interesse da Instituição.
 
 
 
 
 
Diogenes da Cunha Lima
Presidente

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

QUINTA-FEIRA DE CINZAS




Sem querer ser criativo, aproveito o término do carnaval e início da Quaresma para enfatizar o lançamento da campanha da Igreja Católica, que recebeu a denominação “Fraternidade e superação da violência”.
Ao mesmo tempo me volto para a atual situação do Brasil, inundado por notícias lamentáveis que o expõe ao mundo indicando sua extrema fragilidade política e moral.
No primeiro caso temos um governo capenga, angariando [negociando] apoio para a aprovação de projetos ainda pouco esclarecidos para o povo, mas que certamente lhe ameaça a capacidade financeira e profecia dias difíceis pela frente.
Ademais disso, o candidatos à curul presidencial apresentados, não nos deixam alento para a certeza de um reequilíbrio democrático, senão um verdadeiro caldeirão do Huck, cooptado para entrar no lamaçal da política.
                Pelo campo da moral os exemplos são sobejos, alcançando todos os Poderes – parlamentares sem herança ética apregoando “honra”; a combinação Executivo-Legislativo querendo empurrar a indicação de pretensa Ministra Cristiane Brasil para a Pasta do Trabalho, cuja trajetória não preenche os requisitos legais, haja vista sua condição de praticando de delitos contra os direitos trabalhistas.
                E o Poder Judiciário perdendo tempo para montar em sua pauta a questão da posse dessa nova protegida. Vamos aguardar o que virá!
                Doravante tudo poderá terminar em cinzas.

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

TEMPO DE QUARESMA


O QUE É A QUARESMA?

A quaresma é o tempo litúrgico de conversão, que a Igreja marca para nos preparar para a grande festa da Páscoa. É tempo para nos arrepender de nossos pecados e de mudar algo de nós para sermos melhores e poder viver mais próximos de Cristo.

A Quaresma dura 40 dias; começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos. Ao longo deste tempo, sobretudo na liturgia do domingo, fazemos um esfoço para recuperar o ritmo e estilo de verdadeiros fiéis que devemos viver como filhos de Deus.

A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência. É um tempo de reflexão, de penitência, de conversão espiritual; tempo e preparação para o mistério pascal.

Na Quaresma, Cristo nos convida a mudar de vida. A Igreja nos convida a viver a Quaresma como um caminho a Jesus Cristo, escutando a Palavra de Deus, orando, compartilhando com o próximo e praticando boas obras. Nos convida a viver uma série de atitudes cristãs que nos ajudam a parecer mais com Jesus Cristo, já que por ação do pecado, nos afastamos mais de Deus.

Por isso, a Quaresma é o tempo do perdão e da reconciliação fraterna. Cada dia, durante a vida, devemos retirar de nossos corações o ódio, o rancor, a inveja, os zelos que se opõem a nosso amor a Deus e aos irmãos. Na Quaresma, aprendemos a conhecer e apreciar a Cruz de Jesus. Com isto aprendemos também a tomar nossa cruz com alegria para alcançar a glória da ressurreição.

40 dias

A duração da Quaresma está baseada no símbolo do número quarenta na Bíblia. Nesta, é falada dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias e Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou o exílio dos judeus no Egito.

Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material, seguido de zeros significa o tempo de nossa vida na terra, seguido de provações e dificuldades.

A prática da Quaresma data desde o século IV, quando se dá a tendência a constituí-la em tempo de penitência e de renovação para toda a Igreja, com a prática do jejum e da abstinência. Conservada com bastante vigor, ao menos em um princípio, nas Igrejas do oriente, a prática penitencial da Quaresma tem sido cada vez mais abrandada no ocidente, mas deve-se observar um espírito penitencial e de conversão.
__________
Fonte: Catequese Católica


REMINISCÊNCIAS DE VELHOS TEMPOS







Bloco das Cinzas
Geraldo Duarte*

O bloco de sujos “Ai da Base!” não mais desfilava pelas ruas do bairro Demócrito Rocha desde 1961. Mas Ubirajara, conhecido por Bira ou Birinha, filho de dona Luzia Barroso e porta-estandarte daquele grupo de brincantes, jamais desistiu da bagunça carnavalesca. E da “cachaceirada” diária, no dito da conceituada genitora.
Diferentemente dos irmãos Juarez e José, não possuía profissão ou trabalho certo. Vivia de biscatear, intermediar negócios duvidosos e jogar baralho em lugares escondidos, devido à proibição legal dos jogos de azar.
No Carnaval, muito se esbaldava, provocava arruaças, desacatava moradores, tornava-se “o cão em figura de cristão”, como o definiam os perturbados vizinhos.
Na sexta-feira gorda, providenciava sua fantasia de sempre. Duas quengas de coco enchiam o sutiã, geralmente, de grande proporção. Blusa e saia subtraídas das vestimentas da genitora. Lenço com chamativas estampas e pontas amarradas na testa por destacado nó. Colar, de muitas voltas, formado por miçangas várias. Uma bolsa volumosa, além de completar o marmotoso tipo, servia para guardar a garrafa de cachaça e objetos pessoais utilizados durante o período da folia.
O sofrimento da mãe com as informações dos desatinos praticados crescia com o passar dos dias. Em especial, tratando-se de pertencente à tradicional família fortalezense e os malfeitos repercutirem por toda a Capital.
Acontecia à segunda-feira da pagodeira. Triste notícia chegou à casa da respeitosa e benquista senhora. Birinha havia sido detido, acusado de desrespeito aos bons costumes e atentado à moralidade pública. Ocorrida na entrada principal da Capela do Asilo de Alienados, na Avenida João Pessoa, esquina da Avenida Carneiro de Mendonça e defronte ao Bar Avião.
“Este desavergonhado – disse o delegado – trajando vestes femininas, sem peças íntimas, levantava a roupa e mostrava as vergonhas aos saintes da primeira missa diária. Será escoltado e remetido agora à Central de Polícia.”.
Ao mesmo tempo da fala da autoridade, com a língua enrolada e um bafo de aguardente chegando a quase meio metro, balbuciava: “Mãezinha, sou inocente! Eu só ia entrar na igreja e rezar!”.
O tio, importante comerciante local, ao saber do acontecimento e solicitado a contratar um advogado, teria afirmado que o faria satisfeito, se ele continuasse mofando na cadeia...
À época, nas quartas-feiras de final do Carnaval, às 14 horas, na Praça dos Voluntários, defronte ao prédio da Secretaria de Segurança Pública, formava-se multidão, vaiando os apreendidos no decurso os festejos e soltos na ocasião, ainda fantasiados. Era o denominado “Bloco das Cinzas”. E, à frente dos desordeiros, na data, o famigerado Birinha!
                                  
                                       *Geraldo Duarte é advogado, administrador e dicionarista.

terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

ROTEIRO DA 2ª COTOVELADA



A ASSOCIAÇÃO DOS PROPRIETÁRIOS, MORADORES E VERANISTAS DA PRAIA DE COTOVELO - PROMOVEC realizou ontem a sua 2ª Cotovelada, movimento carnavalesco promovido pelos associados para preencher um pouco de lazer durante o carnaval


Essa "brincança" foi criada espontaneamente e de última hora no ano de 2017, com o apoio da Banda de Pium, que alcançou inusitado sucesso.
Neste ano o movimento foi renovado, com os mesmos protagonistas, mas com maior número de participantes, guardando os mesmos objetivos do ano que passou - alegria e paz, participação e comedimento.
Com pontualidade britânica (15,30h) a concentração partiu da casa de Cornélio, anfitrião de primeira ordem, na qual a folia teve início:

 

Após alguns números da bandinha, o grupo saiu em passeata pela Avenida Praia Grande, com contagiante animação:
  

 
   
No contorno pela casa do nosso grande associado Dr. Carlos Dutra e o Condomínio "Inn Mare", subindo a ladeira até a Avenida principal: 
   
  
Enfim a nossa sede da Avenida  Edgardo de Medeiros, nº 2345,

onde a folia teve o seu apogeu e após algumas músicas do repertório carnavalesco, todos, felizes, retornam aos seus lares:

  
É um Carnaval entre amigos que deve continuar nos anos seguintes.

Parabéns aos seus promotores, sob a batuta eficiente do Presidente Esam Elali.



segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018





A  "PROMOVEC" completou 31 ANOS ontem

A ASSOCIAÇÃO DOS PROPRIETÁRIOS, MORADORES E VERANISTAS DA PRAIA DE COTOVELO, associação civil, sem fins econômicos, atuando no âmbito da Praia de Cotovelo e adjacências, com sede à Avenida  Edgardo de Medeiros, nº 2345  –Distrito do Litoral - Cotovelo, Município de Parnamirim – RN, CEP 59.161-050, foi fundada em 11 de fevereiro de 1987, inscrita no CNPJ com o nº 11.982.683/0001-46, reconhecida como de utilidade pública estadual (Lei nº 5.597, de 23/7/87).
O evento será comemorado HOJE, com a realização da festa carnavalesca denominada 
 
II COTOVELADA, com programação aprazada para concentração na casa do associado Cornélio pelas 15,30h, posteriormente saí em passeata pela Avenida Praia Grande, subindo pelo Condomínio "In Mari" até chegar retornar à sua sede onde continuará a festa, sob o comando do Presidente  ESAM ELALI e animação por conta da Banda de Pium.

HOJE A PALAVRA DE ORDEM É ALEGRIA NA PAZ