sábado, 10 de novembro de 2012

CIDADE PERDENDO  A MEMÓRIA
Carlos Roberto de Miranda Gomes, advogado e escritor.

Têm sido constantes os atos comissivos ou omissivos das autoridades constituídas, no caminho da destruição da nossa memória histórica.
Partimos da demolição do "Poema de Concreto Armado" para dar lugar a uma "Arena das Dunas", que se ergue preguiçosamente e sem o legado (mobilidade urbana) que foi o carro chefe do convencimento para o mega investimento. Estamos no risco de perder tudo.
Agora estamos ameaçados em perder outros equipamentos históricos, como o Colégio da Imaculada Conceição (CIC), estabelecimento de grande tradição no ensino do Estado, que informa o fechamento das suas portas já agora em dezembro.
O tradicional ATHENEU está em estado precário, com seus arquivos destruídos e longe das providências para a sua recuperação, tal qual ocorre com a Biblioteca Câmara Cascudo.
A Rampa, atualmente em estado precário de conservação, será desfigurada com construções novas, segundo o noticiário da mídia potiguar.
A Ribeira histórica (ver Rua Dr. Barata), onde transitaram figuras de invulgar importância para a política, arte e cultura tem mais de 80% dos seus prédios já destruídos, pouco restando daquela agitação que marcou aquele bairro, berço do início do comércio de Natal.
O Teatro Alberto Maranhão mais parece um mendigo, com suas cortinas rasgadas, suas portas sem trinco - uma caricatura da glória do passado. Que não tenha o mesmo destino do seu vizinho, o velho prédio da Faculdade de Direito, que a cada dia perde um pedaço do seu corpo e abala a sua alma.
O complexo de obras construídas por Alberto Maranhão, quando governador, está totalmente desfigurado.
Sei não! o que podemos esperar dos próximos anos se alguma coisa eficaz e sustentável não se efetivar?
Natal é uma cidade turística, que quase nada tem a mostrar aos visitantes, no campo da história.
Apesar de tudo, a nova Diretoria do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, tem um enorme desafio para os seus três anos de gestão - um deles, dotar a Casa da Memória de instrumentos que permitam aos turistas que virão para a Copa de 2014, arquivos digitalizados para as suas investigações e pesquisas, costume muito comum entre os cidadãos dos povos com maior cultura.
Temos muito pouco tempo, mas é possível salvar alguma coisa! Vamos à luta.
_____________________
COMENTÁRIO:

Caros amigos,
li sensibilizado o excelente artigo de Carlos Gomes sobre o descuido com o nosso patrimônio histórico e a dramática situação do Colégio Imaculada Conceição. Tomei conhecimento do fechamento do CIC no começo de outrubro, através de fotos e comentários do Jornal de Hoje. Na ocasião, fiz o poema que segue em anexo.
Com um abraço fraterno,
Horácio Paiva. 



C.I.C. TRANSIT

Soube com tristeza
do fim do Colégio
Imaculada Conceição.

E soube das gerações
agora órfãs da casa
que lhes ditava o saber
e a oração.

Onde estarão esses jovens
e os seus sonhos
cujas sombras ainda perambulam
no silêncio das paredes centenárias
e conventuais?

Em busca do conhecimento,
do trabalho,
de Deus?

Do fim repentino
já não importa conhecer
os motivos circunstanciais.

Portas, grades e janelas
estão cerradas.

Muros, mudos. De lamentações
talvez.

Não há sequer uma voz
na tarde em declínio.

Nascer, viver, morrer: é o destino.

E é o que agora vejo
nessa foto de jornal que me diz tudo.

                                   (Horácio Paiva) – Natal, 7/10/2012 -



OAB/RN realiza mais uma edição do Meio Ambiente e Urbanismo em Debate nesta terça-feira
Com intuito de debater assuntos relativos à proteção e defesa do meio-ambiente natural e urbano, a Comissão de Direito Ambiental da OAB/RN, realiza no dia 13 de novembro, às 19h, na sede da Seccional Potiguar, mais uma edição do ciclo de palestras intitulado Meio Ambiente e Urbanismo em Debate. O tema abordado será "A Competência administrativa ambiental em face da Lei Complementar 140/2011", a ser proferido pelo advogado paraibano e consultor jurídico, Talden Farias.

O objetivo do Meio Ambiente e Urbanismo em Debate é ampliar e estimular o debate de temas da atualidade, possibilitando o desenvolvimento constante do pensamento crítico e a mudança de paradigmas.

O evento é voltado para advogados, procuradores, defensores públicos, assessores jurídicos, promotores, juízes, arquitetos, engenheiros, biólogos, geógrafos, profissionais das ciências ambientais, estudantes e demais interessados.

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail comissoes@oab-rn.org.br, encaminhando nome e telefone, e mediante a entrega de 2kg de alimentos na abertura do evento. A comissão de Direito Ambiental deverá fazer a doação a instituições de caridade.

Meio Ambiente e Urbanismo em Debate
A Competência administrativa ambiental em face da Lei Complementar 140/2011
Data: 13 de novembro de 2012
Horário: 19h
Local: Auditório da OAB/RN - Av. Câmara Cascudo, 478 - Cidade Alta – Natal/RN
Informações: 4008-9400

sexta-feira, 9 de novembro de 2012


Caicó sediará em novembro o IV Encontro Norte-Rio-Grandense de Genealogia


Caicó sediará nos dias 23, 24 e 25 de novembro o IV Encontro Norte-Rio-Grandense de Genealogia. O evento promete reunir historiadores do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Ceará e Alagoas no plenário da Câmara Municipal. Na programação estão previstas palestras, mesa-redonda, intercâmbios e confraternizações.

ATT; ARYSSON 84-9624-0627

VARIAÇÕES DE BACH









quinta-feira, 8 de novembro de 2012



Presença ainda viva

07 de Novembro de 2012     TN Colunas
http://www.tribunadonorte.com.br/coluna.php?id=2004&art=236025
Ticiano Duarte - jornalista

O Rio Grande do Norte comemorou este ano o centenário de nascimento do advogado, professor, jornalista, escritor, líder católico, Otto de Brito Guerra. Não pude comparecer às homenagens que lhe foram prestadas, mas, não poderia deixar de externar minha palavra de solidariedade à família e de admiração e respeito à vida de um homem que dignificou sua terra e seu povo.

A cidade de Natal sempre lhe reconheceu o idealismo, a lisura, a fé, o empreendedorismo, uma vida dedicada às obra sociais, católicas e leigas, ao seu trabalho de ajuda e fundação a inúmeras entidades tradicionais, elaborando seus estatutos e auxiliando nas suas primeiras administrações. Participante do movimento mariano, sob a chefia da grande figura de Ulisses de Góes; da Ação Católica, da qual foi presidente; do movimento Familiar Cristão; do Cursilho de Cristandade.

Como jornalista escreveu para muitos jornais e revistas e foi um baluarte na sustentação do jornal católico, “A Ordem”. Como advogado era realmente um defensor dos remediados, pobres e desassistidos, como confessou certa feita, em discurso que pronunciou na Câmara Municipal, quando lhe foi outorgado o título de cidadão natalense.

Em 1954, quando os poderosos partidos PSD e UDN selaram um acordo para eleger em chapa única, Georgino Avelino e Dinarte Mariz, senadores da República, um movimento de protesto lançou seu nome para disputar uma das vagas. Enfrentando o poder econômico e a base forte eleitoral e tradição política, Otto Guerra, embora derrotado, obteve maioria expressiva em Natal e em alguns municípios importantes do Rio Grande do Norte. Aqui em Natal, derrotou a chapa única por uma maioria de votos que o consagrou, pelo fato de ter somente o apoio partidário da família Rosado e do pequeno PTB, liderado pelo industrial João Francisco da Mota. Uma vez confessou-me de ter um sentimento grandioso de gratidão ao povo de Natal, por esse fato histórico das disputas eleitorais em nossa terra.

Foi testemunha dos fatos mais importantes da nossa história política nesses últimos setenta anos, como a revolução de 1930, a intentona de 1935, que chegou a instalar em Natal um governo comunista, as vicissitudes, como dizia, “os sobressaltos da segunda guerra mundial, quando vivemos largo tempo em black out, e o movimento de 1964, quando defendi estudantes e professores”.

Esse último período a que Otto Guerra se referiu, o de 1964, sou testemunha de sua postura, de ferrenho oposicionista ao regime militar que se instalou no país durante vinte anos. De sua indignação contra os atos de restrições à liberdade, de prisões arbitrárias, de censura aos meios de comunicação, de perseguições aos que divergiam dos seus rumos.

Otto Guerra também participou da fundação da emissora de Educação Rural, pioneira, no Brasil, e alfabetização e politização pelo rádio, integrando com o então bispo, Eugênio Sales e o então monsenhor Nivaldo Monte, a direção da emissora. Foi pioneiro, também, na batalha pela sindicalização rural, fundando o Círculo Operário, cujas sementes foram lançadas no Rio Grande do Sul, pelo padre Leopoldo Brentano. Professor fundador da Faculdade de Direito, da Universidade do Rio Grande do Norte, da Academia Norte-rio-grandense de Letras, do Conselho Estadual de Cultura.

Foi um homem acima do seu tempo. Tinha inteligência e saber, mas possuía uma coisa rara, como costumo dizer nestes tempos de desencantos e desencontros, uma bondade, uma ternura, um amor pelos homens e pela família, pelas causas que abraçou com coragem e desassombro.

Otto viveu uma vida de santidade. O Rio Grande do Norte não pode esquecê-lo, pois ele continua presente pela força da decência, do idealismo, da sensatez, do pioneirismo, da probidade. Parece que o estou vendo, aos domingos, como fazia sempre, na companhia de sua esposa, em direção a banca dos jornais no centro da cidade, dando-nos a certeza de que sua luta continua e aos que ficaram, como disse Edgar Barbosa sobre o padre Monte, que as suas armas não foram esquecidas.

07 de novembro de 2012

Curso de Iniciação à Advocacia aborda desafios, honorários e sustentação oral no 2º dia

por Anne Medeiros
Imagem Interna

Hoje (07) foi realizada a segunda noite de palestras do Curso de Iniciação à Advocacia,  no auditório do Centro de Operações da Justiça Eleitoral (COJE).  A abertura foi feita pela secretária geral adjunta da OAB/RN, Ângela Monteiro, que fez a apresentação do primeiro palestrante, o conselheiro seccional Kaleb Freire, que abordou, entre outros pontos, os critérios para estabelecer os honorários advocatícios. “É muito importante o momento de elaborar um contrato com o cliente. Deve-se levar em consideração as despesas do processo, a complexidade, o valor da causa e a condição econômica do cliente”, disse Kaleb.

O segundo tema do evento foi desafios da advocacia no mundo contemporâneo, ministrado pelo presidente da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante, Deywsson Gurgel. Ao destacar fatos históricos, ressaltou que os advogados não são apenas operadores do Direito, mas sim propagadores da justiça.  Já o último tema da noite foi noções imprescindíveis para sala de audiência e sustentação oral, proferido pelo procurador Luis Marcelo Cavalcanti.

O curso de Iniciação à Advocacia, voltado para advogados iniciantes e estudantes, teve 250 inscrições e segue até esta quinta-feira (08), discutindo prerrogativas e ética, tema a ser ministrado pelo ex-presidente da OAB Nacional Cezar Britto, bem como mediação, conciliação e arbitragem, pelo advogado Ronaldo Cramer (RJ).  Para a estudante Thaníse Costa, o evento esclarece muito os jovens que estão ingressando na advocacia. “Gostei bastante. A prática não é tão presente na minha vida, pois sou estudante. Mas aqui temos advogados passando experiências e contribuindo com o esclarecimento acerca da profissão”, enfatizou.

A inscrição para as palestras de amanhã(08) pode ser feita na hora, basta levar 2 kg de alimentos não perecíveis.

PARABÉNS, PAULINHO - ARTIGO DA AUTORIA DO DESEMBARGADOR SILVIO CALDAS.

PARABÉNS, PAULINHO!











PREFEITO DE NATAL -
 PAULINHO FREIRE














Paulinho Freire foi “agraciado” 

com uma  gestão de menos de três 
meses para completar o período de 
Micarla. Verdadeiro presente de 
grego. Dificilmente conseguirá formar um 
secretariado, pois normalmente os 
secretários têm aspirações políticas, 
e no caso será um mandato típico de 
missão 
de sacrifício. Contudo Paulinho, 
pessoalmente, 
não se fez de rogado. Assumiu com o mais
 importante de qualquer administração 
que se queira competente: vontade política. 
Assim, começou por tentar fechar a tábua 
de pirulitos que a equipe de Micarla 
transformou as estradas natalenses. 
Paulinho está tomando medidas 
sérias de economia, visando 
restaurar 
o que for possível nesses poucos 
dias que tem pela frente. Até aqui 
tem demonstrado o que mais se 
espera dos políticos sérios: honestidade,
 competência e bom senso. Poderia 
o atual prefeito nada fazer, e 
nada poderia 
lhe ser cobrado. Entretanto, pelo 
andar 
da carruagem, vai terminar concluindo 
seu mandato relâmpago com um saldo muito 
mais positivo do que o que Micarla (não) 
conseguiu em quase quatro anos. Não é de 
hoje que Natal conhece o vereador, vice 
prefeito e atual prefeito de fim de mandato 
Paulinho Freire. Porém agora, ao que tudo 
indica, Natal vai testemunhar que
Paulinho Freire é um administrador 
que cada vez mais se credencia para 
vôos mais altos. Parabéns, Paulinho.

Desembargador Sílvio Caldas 
(jsc-2@uol.com.br)
______________
Fotos: Lúcia Helena

quarta-feira, 7 de novembro de 2012




INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE DO NORTE 
TEM NOVA DIRETORIA E CONSELHO FISCAL


Ontem, em reunião de Assembleia Geral Ordinária na sua tradicional sede da Rua da Conceição, 622 - Cidade Alta, presidida pelo Escritor Jurandyr Navarro da Costa, o IHGRN, por aclamação, elegeu a sua nova Diretoria e Conselho Fiscal para o triênio 2013-2015, assim compostos:


DIRETORIA:
1.Presidente: VALÉRIO ALFREDO MESQUITA; 
2.Vice-Presidente: ORMUZ BARBALHO SIMONETTI; 
3.Secretário-Geral: CARLOS ROBERTO DE MIRANDA GOMES; 4.Secretário-Adjunto: ODÚLIO BOTELHO MEDEIROS; 
5.Diretor Financeiro: GEORGE ANTÔNIO DE OLIVEIRA VERAS; 6.Diretor Financeiro Adjunto: EDUARDO GOSSON; 
7.Orador: JOSÉ ADALBERTO TARGINO ARAÚJO; 
8.Diretor da Biblioteca, Arquivo e Museu: EDGAR DANTAS RAMALHO DANTAS; 
CONSELHO FISCAL: 
1.EIDER FURTADO DE MENDONÇA E MENEZES, Membro titular; 2.PAULO PEREIRA DOS SANTOS, Membro titular; 
3.TOMISLAV R. FEMENICK, Membro titular; 
4.LÚCIA HELENA PEREIRA, Membro suplente.

A sessão cumpriu precisamente a Convocação publicada no Diário Oficial do Estado, edição do dia 31 de outubro do ano corrente, da Presidência, sob o fundamento das disposições combinadas dos artigos 11 e 15, “b” do Estatuto e ocorreu em total harmonia e confraternização. a posse ocorrerá no dia 29 de março de 2013, data de aniversário da Casa da Memória, em sessão solene na sede da Entidade, conforme oportunamente será divulgado, com a respectiva transmissão do cargo para o novo Presidente Valério Alfredo Mesquita.
Em breves palavras o Presidente Jurandyr Navarro da Costa agradeceu a presença de todos. 

terça-feira, 6 de novembro de 2012


H O J E

INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE DO NORTE - IHGRN


DR. JURANDYR NAVARRO DA COSTA

 CONVOCAÇÃO 

 O Presidente do INSTITUTO HISTÓRICO E 
GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE DO NORTE 
no uso de suas atribuições e, com base no 
que dispõem os art. 11 e 15, "b" do Estatuto; 
CONSIDERANDO que foi efetuado o 
registro de chapa única para concorrer 
à eleição para a Diretoria e Conselho Fiscal 
deste órgão, conforme convocação afixada 
na sede da instituição; e, CONSIDERANDO, 
assim, a desnecessidade de recolhimento 
de votos na forma tradicional de 
"chapas e urnas", 
no período de 8H as 17H, e com a audiência 
e aquiescência dos demais sócios envolvidos 
neste processo eleitoral, CONVOCA os 
associados, em dia com suas obrigações 
para com o Instituto, para, em 
assembléia geral, participarem da eleição
por aclamação a ser realizada no dia 
6 de novembro próximo, às 16 horas
em primeira convocação, com a presença 
de dois terços (2/3) dos sócios e, em 
segunda convocação, com qualquer número, 
às 17 horas, na sede da instituição, à 
Rua da Conceição, 622, Cidade Alta. 
Fica revogada a Portaria n° 01/2012-P, 
datada de 17 de setembro último. 
 Publique-se e dê-se ampla divulgação.

 Natal, 24 de outubro de 2012 

 Jurandyr Navarro da Costa
Presidente em exercício


A Carta publicada ontem (04.11.2012)
no Globo Por Gil Cordeiro Dias Ferreira
  
Que venha o novo referendo pelo desarmamento. Votarei NÃO, como da primeira vez, e quantas forem necessárias. Até que os Governos Federal, Estaduais e Municipais, cada qual em sua competência, revoguem as leis que protegem bandidos, desarmem-nos, prendam-nos, invistam nos sistemas penitenciários, impeçam a entrada ilegal de armas no País e entendam de uma vez por todas que NÃO lhe cabe desarmar cidadãos de bem.
Nesse ínterim, proponho que outras questões sejam inseridas no referendo:
· Voto facultativo? SIM!
· Apenas 2 Senadores por Estado? SIM!
· Reduzir para um terço os Deputados Federais e Estaduais e os Vereadores? SIM!
· Acesso a cargos públicos exclusivamente por concurso, e NÃO por nepotismo? SIM!
· Reduzir os 37 Ministérios para 12? SIM!
· Cláusula de bloqueio para partidos nanicos sem voto? SIM!
· Fidelidade partidária absoluta? SIM!
· Férias de apenas 30 dias para todos os políticos e juízes? SIM!
· Ampliação do Ficha-limpa? SIM!
· Fim de todas as mordomias de integrantes dos três poderes, nas três esferas? SIM!
· Cadeia imediata para quem desviar dinheiro público (elevando-se para a categoria de crime hediondo? SIM!. Atualização dos códigos penal e processo penal? SIM!
· Fim dos suplentes de Senador sem votos? SIM!
· Redução dos 20.000 funcionários do Congresso para um quinto? SIM!

· Voto em lista fechada? NÃO!
· Financiamento público das campanhas? NÃO!
· Horário Eleitoral obrigatório? NÃO!
· Maioridade penal aos 16 anos para quem tirar título de eleitor? SIM!
Um BASTA! na politicagem rasteira que se pratica no Brasil? SIM !!!!!!!!!!!
"O dinheiro faz homens ricos; o conhecimento faz homens sábios e a humildade faz homens grandes."

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

 Mônica Salmaso
em 4 tempos










INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE DO RN

CONVOCAÇÃO
O Presidente do INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE DO NORTE no uso de suas atribuições e, com base no que dispõem os art. 11 e 15, "b" do Estatuto;
CONSIDERANDO que foi efetuado o registro de chapa única para concorrer à eleição para a Diretoria e Conselho Fiscal deste órgão, conforme convocação afixada na sede da instituição; e,
CONSIDERANDO, assim, a desnecessidade de recolhimento de votos na forma tradicional de "chapas e urnas", no período de 8H as 17H, e com a audiência e aquiescência dos demais sócios envolvidos neste processo eleitoral,
CONVOCA os associados, em dia com suas obrigações para com o Instituto, para, em assembleia geral, participarem da eleição por aclamação a ser realizada no dia 6 de novembro próximo, às 16 horas, em primeira convocação, com a presença de dois terços (2/3) dos sócios e, em segunda convocação, com qualquer número, às 17 horas, na sede da instituição, à Rua da Conceição, 622, Cidade Alta.
Fica revogada a Portaria n° 01/2012-P, datada de 17 de setembro último.
Publique-se e dê-se ampla divulgação
Natal, 24 de outubro de 2012
Jurandyr Navarro da Costa

IGREJAS DO BRASIL

22401_485113731511215_624983824_n.jpg  15x21.jpg  DSC_0480.JPG  DSC_0479.JPG

Triste realidade!


Colégio Estadual do Atheneu Norte Riograndense
Vejam imagens chocantes !  (repassem)
O Historiador Câmara Cascudo, se vivo, com certeza estaria escrevendo sobre o bumba meu boi, pastoril, lapinha.................. e se reunisse todos para uma bela apresentação desses grupos folclóricos estariam todos com lágrimas nos olhos. Porque chôro? Ora, se Cascudo sempre exaltava a cultura com alegria, choraria?   Sim... muitos como ele, posso citar grandes nomes da nossa cultura e do nosso Estado do RN. Foram ALUNOS DO ATHENEU :  Alvamar Furtado, Pedro Velho, Luiz Maranhão Filho, Alberto Maranhão, o próprio Câmara Cascudo (aluno,Professor e Diretor) Agamenon Magalhães (Gov. de Pernambuco), Café Filho (Presidente da República), João Wilson Mendes de Melo,Clementino Câmara,  Augusto Severo, José Augusto e tantos outros que já se foram....  Entre essa "nova geração", podemos citar os nomes de Aluizio Alves(+), Garibaldi Filho, Geraldo Melo, Henrique Eduardo Alves e Vilma de Faria. São pessoas de grande influência em nosso Estado e que ocupam cargos políticos. Esses "vivos" poderiam fazer algo pela situação precária do Atheneu ? SIM.
        Nas imagens em anexo, vemos o descaso com a instituição mais antiga do Brasil (03 de fevereiro de 1834)   nos seus quase 180 anos, que além de formar cidadãos, nos traz enormes lembranças dos bons tempos de glórias nos jogos escolares do Estado.
        Também fui aluno e indignado estou. O Atheneu não pode morrer !
         Esdras Rebouças Nobre
         Ex aluno, ex-atleta (campeão)
___________
Colaboração recebida de Roberto Furtado, filho do Professor Alvamar.

domingo, 4 de novembro de 2012

TEXTOS PARA UM DOMINGO FELIZ


A LIÇÃO DO RIO
E o rio corre sozinho.
Vai seguindo seu caminho.
Não necessita ser empurrado.
Pára um pouquinho no remanso.
Apressa-se nas cachoeiras.
Desliza de mansinho nas baixadas.
Precipita-se nas cascatas.
Mas, no meio de tudo isso vai seguindo seu caminho.
Sabe que há um ponto de chegada.
Sabe que seu destino é para frente.
O rio não sabe recuar.
Seu caminho é seguir em frente.
É vitorioso, abraçando outros rios, vai chegando no mar.
O mar é sua realização.
É chegar ao ponto final.
É ter feito a caminhada.
É ter realizado totalmente seu destino.
A vida da gente deve ser levada do jeito do rio.
Deixar que corra como deve correr.
Sem apressar e sem represar.
Sem ter medo da calmaria e sem evitar as cachoeiras.
Correr do jeito do rio, na liberdade do leito da vida, sabendo que há um ponto de chegada.
A vida é como o rio.
Por que apressar?
Por que correr se não há necessidade?
Por que empurrar a vida?
Por que chegar antes de se partir?
Toda natureza não tem pressa.
Vai seguindo seu caminho.
Assim é a árvore, assim são os animais.
Tudo o que é apressado perde o gosto e o sentido.
A fruta forçada a amadurecer antes do tempo perde o gosto.
Tudo tem seu ritmo.
Tudo tem seu tempo.
E então, por que apressar a vida da gente?
Desejo ser um rio.
Livre dos empurrões dos outros e dos meus próprios.
Livre das poluições alheias e das minhas.
Rio original, limpo e livre.
Rio que escolheu seu próprio caminho.
Rio que sabe que tem um ponto de chegada.
Sabe que o tempo não interessa.
Não interessa ter nascido a mil ou a um quilômetro do mar.
Importante é chegar ao mar.
Importante é dizer “cheguei”.
E porque cheguei, estou realizado.
A gente deveria dizer: não apresse o rio, ele anda sozinho.
Assim deve-se dizer a si mesmo e aos outros: não apresse a vida, ela anda sozinha.
Deixe-a seguir seu caminho normal.
Interessa saber que há um ponto de chegada e saber que se vai chegar lá.
É bom viver do jeito do rio!
“Se não houver frutos, valeu a beleza das flores;
Se não houver flores, valeu a sombra das folhas;
Se não houver folhas, valeu a intenção da semente.”
(Henfil).


José Ivam Pinheiro
MORO NO NORDESTE, SOU DE NATAL
Ivam Pinheiro.

Essa é a minha Terra Potiguar
Beleza pura demais à encantar
Olhares na natureza tão linda
Natal com seu litoral nos brinda.

Moro na Natal que namora o mar.
No Potengi rio e durmo na redinha
que nina na brisa do mar o sonhar,
o sol da manhã e lua quase minha. 

Pode ser minha a lua, se for amor
ou talvez do cantor - eu, menino
poeta potiguar de uni.versos à pôr
sinais de realeza no lar nordestino 

Essa é a bela terra de tanta luz
de Poti - Felipe e Clara Camarão.
Nação Natal do ABC no coração
e da Praieira do amor que seduz.

Seduzir tem minha cidade e lugar
Seu povo cordial faz o bem valer
e meu coração bate e tem prazer
de dizer que Natal é feita de amar. 
Marcos Calaça

SOU FILHO DO TEMPO

Sou lavagem de roupa

com sabão de oiticica

na lavanderia do açude.

Sou um pé de juazeiro

com os frutos caídos

e os animais comendo.

Sou maxixe e quiabo

misturados na panela de barro

com feijão verde.

Sou a bola de meia

na rua de areia

a brincar feliz.

Sou nota de cigarro

brincadeira de menino,

tá na hora de almoçar.

Sou uma tarisca de queijo

um pedaço de doce

e uma fatia de bolo.

Sou pão doce

com refresco de k-suco

ensolarado na feira de sábado.

Sou a cachaça

você é a tilápia 

na calçada da Força e Luz.

Sou a banda do 16

no Country Club,

você é o folião.

Sou o cinema paroquial

Tarzan é o filme

na noite de domingo.

Sou o banho de chuva

à noite o coaxar

e a alegria dos sapos.

Sou filho do tempo

de um sonho verdadeiro,

mais-que-perfeito.

Marcos Calaça, jornalista (UFRN)

"Para viver um grande amor, é muito
Muito importante viver sempre junto
E até ser, se possível, um só defunto
Pra não morrer de dor
É preciso um cuidado permanente
Não só com o corpo, mas também com a mente
Pois qualquer "baixo" seu a amada sente
E esfria um pouco o amor
Há que ser bem cortês sem cortesia
Doce e conciliador sem covardia
Saber ganhar dinheiro com poesia
Não ser um ganhador
Mas tudo isso não adianta nada
Se nesta selva escura e desvairada
Não se souber achar a grande amada
Para viver um grande amor!

Vinícius de Moraes.