sábado, 8 de abril de 2023

 


Cartas de Cotovelo – Outono de 2023 – 10

Por: Carlos Roberto de Miranda Gomes

TEMPO DE ORAÇÕES

Passadas as águas de março, entramos num outono atípico, com chuvas e problemas nefastos divulgados na mídia nacional e internacional, deixando a humanidade em clima de medo e pouca esperança.

Aqui no Rio Grande do Norte vivemos duas semanas de terror e total insegurança, dando exemplo da fragilidade da nossa inteligência policial e com o socorro vindo de outros estados e do governo federal para combatê-los.

Superado o clima de quase guerra, pudemos retornar ao bucolismo da nossa sempre adorada Praia de Cotovelo, onde guardamos o tríduo sagrado da Semana Santa, com propósito de retornar a morar na paz do Senhor e tranquilidade dos homens e mulheres da Comunidade.

Em face da impossibilidade física de acompanhar os diversos rituais dos cristãos, fico seguindo pela internet, coisa quase impossível no começo da nossa vinda para estas plagas, quando o que de mais modernos existiam eram o ônibus e os poucos orelhões, que permitiam nossa comunicação com o continente mais ativo da capital.

A Semana Santa sempre foi acompanhada daqui de Cotovelo, com fervor e unidade familiar, pois estava sob o comando da nossa pranteada THEREZINHA, motivo maior da alegria e que deixou um fosso profundo na vida cotidiana dos que a cercavam.

Ficaram as lembranças nos gestos, falas, exemplos e na religiosidade que sempre foram seus pontos fortes. Guardamos um Santuário organizado em sua homenagem, com os seus Santos e Santas preferidos, juntos ao seu retrato cativo e venerado.

Estou perdendo muitos atributos outrora aguçados – já tenho dificuldade de locomoção, a memória decaindo das lembranças e a falta de inspiração para escrever. Mas a fé continua firme, na esperança de poder encontrá-la na Mansão do Criador, embora não tenha o merecimento que ela teve em toda a sua vida.

Rezo todos os dias para que Deus aperfeiçoe o seu espírito e que ela possa dar algum sinal de que está bem para me alentar nesta existência já alongada e sofrida, enquanto aguardo o sinal do reencontro, como dizia Verlaine em seus versos: “Não se agite e aguarde em paz. A leveza dispensará suas asas. Alguém que o esperava vem agora ao seu encontro e seu jugo é suave” (tradução de Horácio Paiva).

Continuo a repetir: nada a reclamar, mas tudo a agradecer.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.


 


SILÊNCIO E ORAÇÕES

O Sábado de Aleluia é o dia que antecede o Domingo de Páscoa. É um momento de grande significado religioso para os cristãos, marcando a espera pela ressurreição de Jesus Cristo. Em algumas tradições cristãs, o sábado de aleluia é um dia de jejum e oração, enquanto em outras é um dia de celebração.

sexta-feira, 7 de abril de 2023

 


SEXTA-FEIRA SANTA, DIA DE LUTO, REFLEXÃO E MUITA FÉ

Narrativa bíblica


De acordo com os relatos nos evangelhos, os guardas do templo, guiados pelo apóstolo Judas Iscariotesprenderam Jesus no Getsêmani. Depois de beijar Jesus, o sinal combinado com os guardas para demonstrar que era o líder do grupo, Judas recebeu trinta moedas de prata (Mateus 26:14–16) como recompensa. Depois da prisão, Jesus foi levado à casa de Anás, o sogro do sumo-sacerdote dos judeus, Caifás. Sem revelar nada durante seu interrogatório, Jesus foi enviado para Caifás, que tinha consigo o Sinédrio reunido (João 18:1–24).

Muitas testemunhas apareceram para acusar Jesus, mas seus relatos conflitavam entre si e Jesus manteve-se em silêncio. Finalmente, o sumo-sacerdote desafiou Jesus dizendo: «Eu te conjuro pelo Deus vivo que nos digas se tu és o Cristo, o Filho de Deus.» (Mateus 26:63) A resposta de Jesus foi: «Tu o disseste; contudo vos declaro que vereis mais tarde o Filho do homem sentado à direita do Todo-poderoso e vindo sobre as nuvens do céu.» (Mateus 26:64) Por conta disto, Caifás condenou Jesus por blasfêmia e o Sinédrio concordou em sentenciá-lo à morte (Mateus 26:57–66). Pedro, que esperava no pátio, negou Jesus por três vezes enquanto o interrogatório se desenrolava, exatamente como Jesus havia previsto.

Na manhã seguinte, uma multidão seguiu com Jesus preso até o governador romano Pôncio Pilatos e o acusaram de subversão contra o Império Romano, de se opor aos impostos pagos ao césar e de autodenominar "rei" (Lucas 23:1–2). Pilatos autorizou os líderes judeus a julgarem Jesus de acordo com seus próprios costumes e passar-lhe a sentença, mas foi lembrado pelos líderes judeus que os romanos não lhes permitiam executar sentenças de morte (João 18:31).

Pilatos interrogou Jesus e afirmou para a multidão que não via fundamentos para uma pena de morte. Quando ele soube que Jesus era da Galileia, Pilatos delegou o caso para o tetrarca da região, Herodes Antipas, que, como Jesus, estava em Jerusalém para a celebração da Páscoa judaica. Herodes também interrogou Jesus, mas não conseguiu nenhuma resposta e enviou-o de volta a Pilatos, que disse para a multidão que nem ele e nem Herodes viam motivo para condenar Jesus. Ele então se decidiu por chicoteá-lo e soltá-lo, mas os sacerdotes incitaram a multidão a pedir que Barrabás, que havia sido preso por assassinato durante uma revolta, fosse solto no lugar dele. Quando Pilatos perguntou então o que deveria fazer com Jesus, a resposta foi: «Crucifica-o!» (Marcos 15:6–14). A esposa de Pôncio Pilatos havia sonhado com Jesus naquele mesmo dia e alertou Pilatos para que ele não se envolvesse «na questão deste justo» (Mateus 27:19) e, perplexo, o governador ordenou que ele fosse chicoteado e humilhado. Os sumo-sacerdotes informaram então Pilatos de uma nova acusação e exigiram que ele fosse condenado à morte por "alegar ser o Filho de Deus". Esta possibilidade atemorizou Pilatos, que voltou a interrogar Jesus para descobrir de onde ele havia vindo (João 19:1–9).

Voltando à multidão novamente, Pilatos declarou que Jesus era inocente e lavou suas mãos para mostrar que não queria ter parte alguma em sua condenação, mas mesmo assim entregou Jesus para que fosse crucificado para evitar uma rebelião (Mateus 27:24–26). Jesus carregou sua cruz até o local de sua execução (com a ajuda de Simão Cireneu), um lugar chamado "da Caveira" (Gólgota em hebraico e Calvário em latim). Lá foi crucificado entre dois ladrões (João 19:17–22).

Jesus agonizou na cruz por aproximadamente seis horas. Durante as últimas três, do meio-dia às três da tarde, uma escuridão cobriu "toda a terra" (Mateus 27:45Marcos 15:13 e Lucas 23:44).

Quando Jesus morreu, houve um terremoto, túmulos se abriram e a cortina do Templo rasgou-se cima até embaixo. José de Arimateia, um membro do Sinédrio e seguidor de Jesus em segredo, foi até Pilatos e pediu o corpo de Jesus para que fosse sepultado (Lucas 23:50–52). Outro seguidor de Jesus em segredo e também membro do Sinédrio, Nicodemos, foi com José de Arimateia para ajudar a retirar o corpo da cruz (João 19:39–40). Porém, Pilatos pediu que o centurião que estava de guarda confirmasse que Jesus estava morto (Marcos 15:44) e um soldado furou o flanco de Jesus com uma lança, o que provocou um fluxo de sangue e água do ferimento (João 19:34).

José de Arimateia então levou o corpo de Jesus, envolveu-o numa mortalha de linho e o colocou em um túmulo novo que havia sido escavado num rochedo (Mateus 27:59–60) que ficava num jardim perto do local da crucificação. Nicodemos trouxe mirra e aloé e ungiu o corpo de Jesus, como era o costume dos judeus (João 19:39–40). Para selar o túmulo, uma grande rocha foi rolada em frente à entrada (Mateus 27:60) e todos voltaram para casa para iniciar o repouso obrigatório do sabá, que começou ao pôr-do-sol (Lucas 23:54–56).

quinta-feira, 6 de abril de 2023

 


Hoje celebramos a Instituição do Sacramento da Eucaristia. Jesus, desejoso de deixar aos homens um sinal da sua presença antes de morrer, instituiu a Eucaristia. Na Quinta-feira Santa, destacamos dois grandes acontecimentos:

Bênção dos Santos Óleos

Não se sabe com precisão, como e quando teve início a bênção conjunta dos três óleos litúrgicos.

Fora de Roma, esta bênção acontecia em outros dias, como no Domingo de Ramos ou no Sábado de Aleluia.

O motivo de se fixar tal celebração na Quinta-feira Santa deve-se ao fato de ser este último dia em que se celebra a missa antes da Vigília Pascal. São abençoados os seguintes óleos:
-Óleo do Crisma: Uma mistura de óleo e bálsamo, significando plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar “o bom perfume de Cristo”. É usado no sacramento da Confirmação (Crisma) quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo é usado também no sacramento do sacerdócio, para ungir os “escolhidos” que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus, conduzindo o povo e santificando-o no ministério dos sacramentos. A cor que representa esse óleo é o branco ouro.

-Óleo dos Catecúmenos: Catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água. Este óleo significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, o liberta e prepara para o nascimento pela água e pelo Espírito. Sua cor é vermelha.

-Óleo dos Enfermos: É usado no sacramento dos enfermos, conhecido erroneamente como “extrema-unção”. Este óleo significa a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa para enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus. Sua cor é roxa.

Instituição da Eucaristia e Cerimônia do Lava-pés

Com a Missa da Ceia do Senhor, celebrada na tarde de quinta-feira, a Igreja dá início ao chamado Tríduo Pascal e comemora a Última Ceia, na qual Jesus Cristo, na noite em que vai ser entregue, ofereceu a Deus-Pai o seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho, e os entregou para os Apóstolos para que os tomassem, mandando-lhes também oferecer aos seus sucessores.

Nesta missa faz-se, portanto, a memória da instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. Durante a missa ocorre a cerimônia do Lava-Pés que lembra o gesto de Jesus na Última Ceia, quando lavou os pés dos seus apóstolos.

O sermão desta missa é conhecido como sermão do Mandato ou do Novo Mandamento e fala sobre a caridade ensinada e recomendada por Jesus Cristo. No final da Missa, faz-se a chamada Procissão do Translado do Santíssimo Sacramento ao altar-mor da igreja para uma capela, onde se tem o costume de fazer a adoração do Santíssimo durante toda à noite.

Prof. Felipe Aquino


quarta-feira, 5 de abril de 2023

 

QUARTA-FEIRA SANTA

OFÍCIO DE TREVAS

A TRAIÇÃO




Na Quarta-Feira Santa, a Igreja nos propõe meditar o Evangelho de Jesus segundo Mt 26, 14-25. Essa leitura nos apresenta a traição de Judas




terça-feira, 4 de abril de 2023

 

Para viver a Semana Santa

Padre João Medeiros Filho

No domingo passado, teve início a celebração da Semana Santa. Nela, acompanhamos a Paixão de Cristo, presente no calvário de tantos irmãos nossos. Talvez aflorem à mente dos cristãos apenas sentimentos de tristeza, dissabor e provação. Entretanto, não deve ser esquecido algo fundamental: Cristo derrotou a morte. Ao vencedor as palmas da vitória! Eis o prenúncio dos ramos, aclamando o Filho de Deus, como Rei e Senhor da História. Mas, “o meu Reino não é deste mundo” (Jo 18, 36), preconizava o Mestre. Muitos de seu tempo (como vários cristãos atuais) não compreenderam os motivos de sua condenação. Jesus abalou com sua doutrina e pregação as estruturas da sociedade onde Ele vivia. Representava uma ameaça aos que oprimiam o povo. E isto se repete até os dias de hoje, maquiado e latente em disputas políticas e ideológicas, no radicalismo em detrimento do bem comum. Cristo veio anunciar novos tempos (Ap 21, 5). “Mas, os seus não compreenderam” (Jo 1, 11). O Verbo de Deus quis habitar entre nós para proclamar o Reino da Justiça e da Paz. O Brasil caminha na contramão dessa realidade.

O Apóstolo Paulo pregou: “É preciso completar em nosso corpo aquilo que faltou à Cruz de Cristo” (2Cor 4, 10). “Ela representa a expressão da prepotência, má vontade e intolerância”, afirmara o Cardeal Cardijn. Deste modo, a Semana Santa não é somente a comemoração da Paixão do Senhor, como evento histórico. É também a reflexão sobre nossas angústias, dores, aflições e dificuldades. A população brasileira está sendo cada vez mais atingida pela ineficiência da saúde, educação, segurança e falta de emprego. Padece sob o peso do terror apregoado, da sombra da morte avizinhada. Isso dá-nos uma ideia do que vivemos na Semana Santa, ou seja, a via sacra cotidiana de nosso povo, assumida por Cristo numa demonstração de misericórdia e compaixão. Não esqueçamos sua advertência: “o discípulo não é maior do que o Mestre” (Mt 10, 24). Deste modo, poderemos percorrer o mesmo caminho. Somos o seu Corpo Místico, por isso atualizamos em nossas vidas o que acontecera, há mais de vinte séculos. 

Mas, não só de tragédias e fracassos é feita a existência humana. A Ressurreição de Cristo é a vitória sobre a maldade. Celebra-se no Domingo de Páscoa o triunfo sobre o pecado, isto é, o resgate humano concretizado. Cristo ressuscitou e já não morre mais! É imortal, por ser Filho de Deus, pelos seus ensinamentos perenes, sendo “Caminho, Verdade e Vida” (Jo 14, 6). Nesta Semana Santa sepultemos o egocentrismo, as polarizações, a polêmica deletéria entre os dignitários, os interesses sub-reptícios, enfim, nossos erros. É necessário haver uma Sexta-Feira Santa para cada um de nós, mormente no Brasil hodierno, buscando enterrar os descompassos individuais e coletivos a fim de preparar a Páscoa. A Paixão e a Ressurreição não são atos isolados, mas precedidos pela Quinta-feira Santa: celebração da fraternidade e da união. Existirá Páscoa, se houver comunhão, harmonia, diálogo e consenso. Este é um convite ao Brasil. Haverá Ressurreição, quando o amor se fizer presente.

No mistério da Semana Santa vivencia-se a resposta suprema de Cristo ao desafio permanente do Mal, que divide e separa, levando à fragmentação e destruição. Na Cruz se vislumbra a manifestação da ternura infinita de Jesus por nós. Na Semana Santa deste ano, vamos meditar também sobre a agonia de Cristo na realidade de tantas vítimas de uma pátria dilacerada pelo ódio e pela intransigência, rejeitando a fraternidade, conquistada pelo sangue de Cristo. Neste ano de 2023, Jesus revive a sua Paixão na insegurança, na penúria da saúde pública e na ausência de uma educação de qualidade, na tristeza dos relegados aos improvisos e desatenções de administradores e governantes. O Filho de Deus agoniza nos irmãos vítimas da corrupção, do descaso e conceito sofismado de vida, como se fora algo abstrato e irreal. Que haja Páscoa para todos, passagem do desalento para a esperança, da tristeza para a alegria, do fracasso para a glória! “Confiança, eu venci o mundo” (Jo 16, 33), assevera-nos Cristo, o vitorioso e Ressuscitado.

 

domingo, 2 de abril de 2023

 

FÉ - AMOR - CARIDADE

JESUS INGRESSA TRIUNFALMENTE EM JERUSALEM

PARA O CUMNPRIMENTO DA PROFECIA

FELIZ DOMINGO DE RAMOS

O Domingo de Ramos é uma data móvel celebrada no domingo anterior à Páscoa.

Nesse dia, que não é feriado, inicia-se a Semana Santa. A celebração lembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, dia em que ele foi recebido como o Filho de Deus.

Nessa ocasião, as pessoas o saudaram com ramos de palmeira e oliveira, motivo pelo qual ficou conhecido como Domingo de Ramos, enquanto Jesus seguia montado em um jumentinho simbolizando a humildade nos seus últimos dias terrenos.

Portanto, o significado do Domingo de Ramos é recordar o reconhecimento de Jesus como registrado nos Evangelhos:

“E a multidão que ia adiante, e a que seguia, clamava, dizendo: Hosana ao Filho de Davi; bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas! E, entrando ele em Jerusalém, toda a cidade se alvoroçou, dizendo: Quem é este? E a multidão dizia: Este é Jesus, o profeta de Nazaré da Galiléia.” (Mateus 21: 9-11)