sábado, 29 de julho de 2017


Um passeio pelo passado
Por: CARLOS ROBERTO DE MIRANDA GOMES, escritor.



Bom dia a todos, apesar deste sábado frio, onde o sol apontou, mas se recolheu cedo.
Minha conversa de hoje é para chamar a atenção dos meus leitores para uma coluna do jornal Tribuna do Norte, editada aos sábados, dentro do caderno “Autos&motores”, escrita por Aurino Araújo, denominada “Crônicas da Velha Ribeira”, já registrando a cronologia (72), onde oferece sempre um destaque para o tradicional bairro canguleiro, acompanhado de fotografias que nos fazem sonhar com aqueles dias ditosos (eta palavra esquecida).
Na edição de hoje ele retratada a Rua Dr. Barata, uma das mais frequentadas no passado, seja por se tratar de centro de vendas a grosso, localização de lojas famosas e dos escritórios dos profissionais mais respeitados e lugar onde desfilavam as autoridades e os artistas que por aqui passavam no tempo da guerra e se hospedavam no Grande Hotel.
Pois bem, Aurino passeia pelas calçadas famosas da cidade e relembra pessoas e lugares realmente inesquecíveis. Apenas, nesta oportunidade, gostaria de aguçar a sua lembrança para algumas peças desse tabuleiro que não foram citadas: O 2º Cartório de Seu Paulo Mesquita, a Livraria Ismael Pereira (do seu filho Walter Pereira), o arquiteto Souza Lelis, no alto da loja que fazia esquina com a Travessa Venezuela (na travessa seguinte, a Argentina, ficava a Oficina Brasil do meu sogro Rocco Rosso), o foto de João Alves exibindo fotografias famosas, o bilhar que ficava vizinho, onde eu ia à noite jogar com os colegas (todos menores), para fugir dos olhares dos Comissários de Menores, a mando do Juiz, que por sinal era o meu pai (com portas fechadas, naturalmente).


Mais adiante o jornal A ORDEM ( e lá o famoso encadernador Seu Bandeira), vizinho à Junta Comercial do poeta Luiz Patriota, a Casa Rubi, representante dos chapéus Ramenzoni. Sei que em próximas crônicas Aurino vai completar a plêiade de outros recantos e figuras da mitologia natalense.

Por enquanto, viva Aurino – e o livro quando vai sair????

quarta-feira, 26 de julho de 2017


UM MOMENTO DE SATISFAÇÃO

       Meu comentário de hoje prende-se a um fato singelo, pouco percebido pelo mundo intelectual, mas realmente relevante por representar uma semente a mais na vida cultural da província.
       Ontem tive a alegria de assistir à defesa da dissertação de Mestrado de um jovem escritor, de simplicidade cativante, que já é festejado por restrito grupo de intelectuais da terra. Trata-se de THIAGO GONZAGA.
        O evento foi divulgado em mensagem do poeta e escritor DIOGENES DA CUNHA LIMA o que permitiu o comparecimento de bom número de escritores - alguns da ANRL (Diogenes, Manoel Onofre, Diva Cunha, Sonia Faustino e eu), professores, estudantes e amigos.



       Concluída a apresentação do trabalho e após a arguição dos examinadores, com duração de três horas, a dissertação foi aprovada com elogios sob os aplausos dos presentes, inclusive do poeta inspirador da exposição, causando emoção forte no mestrando que chegou às lágrimas, estas, em meu sentir, plenamente justificadas por coroar uma etapa de vida de um rapaz vindo de família pobre e que teve a sua grande primeira vitória, semente de um futuro promissor no mundo da cultura, que por estas bandas anda um pouco adormecida.


PARABÉNS THIAGO pelo trabalho e DIOGENES pelos seus 80 anos de vida.

domingo, 23 de julho de 2017



IFRN sagra-se grande campeão dos JIFs Nordeste

De 18 a 23 de julho, o Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFO), em Fortaleza, foi palco de intensas atividades esportivas. Ali, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), o Instituto Federal do Ceará, (IFCE) e parceiros, como o Governo do Estado, realizaram a edição 2017 dos Jogos dos Institutos Federais (Jif’s) etapa Nordeste. O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) sagrou-se como grande campeão das disputas: foram 84 medalhas e 18 troféus, nas modalidades atletismo, basquetebol, futebol, handebol, judô, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez. Os vencedores classificaram-se para a etapa nacional dos JIFs, que acontecem em outubro, em Poços de Calda, Minas Gerais, organizados pelo IF Sul de Minas.
O IFRN teve campeões em todas as modalidades individuais. Na natação e no judô, foi campeão geral. Já no xadrez, a equipe feminina foi campeã e  a masculina vice. O atletismo teve troféu de campeão para o masculino e de terceiro lugar para o feminino. Já no tênis de mesa, a situação foi invertida: campeão no feminino e terceiro lugar no masculino. Nas modalidades coletivas, das 11 que disputou, brigou pelo troféu de campeão em 8. No vôlei, levou o ouro em tudo: quadra e praia, masculino e feminino, com 2 sets a 0 para o IFRN em todos eles. Em uma partida super acirrada, o futebol conquistou o título de campeão sobre o IFAL nos pênaltis. As meninas e os meninos do handebol, além do basquetebol feminino, levam para casa o troféu de vice campeões.
As conquistas de 2017 bateram recorde: em 2016, por exemplo, foram 10 medalhas no Atletismo; em 2017, 16. “Essa quantidade de prêmios é resultado de muito esforço, treino e dedicação dos alunos. É, também, produto de uma política educacional voltada à formação de cidadãos. É, ainda, fruto de um trabalho desenvolvido pela gestão do Instituto, suas diretorias e campi”, disse Dário Maia, coordenador geral da Delegação do RN nos jogos. Para o reitor do Instituto, Wyllys Farkatt Tabosa, as medalhas e troféus conquistados são resultado do trabalho conjunto de alunos, gestores e servidores em geral. “Nosso objetivo é oportunizar a melhor formação possível para nossos estudantes, por isso priorizamos as ações voltadas diretamente a eles. Levar uma delegação com quase 200 atletas para os Jif’s, no Ceará, foi uma ação planejada da nossa Diretoria de Atividades Estudantis (Digae). Receber a notícia desses resultados é esplêndido”, finalizou.