sábado, 30 de agosto de 2014

ADEUS PALOCHA


Nossa convivência teve somente uma dúzia de anos. Começou nos encontros na Livraria Poty, depois no Sebo Vermelho e na Livraria Câmara Cascudo. Desde logo me afeiçoei a ele, pela sua humildade e boas tiradas nos poucos momentos que resolvia falar.
Formamos uma verdadeira Confraria e nos finais de ano nos reuníamos para uns comes e bebes. Ele nem bebia, nem comia muito - não dava prejuízo a ninguém.
Ultimamente estava faltando aos encontros e comentávamos que ele estava ficando fraco. As forças já não permitiam grandes caminhadas.
De repente, lendo o Jornal de WM do último dia 27 de agosto deparei-me com a notícia: 
"Tempo de Palocha", onde o excelente articulista, em brilhante resumo, pintava o nosso querido amigo, com as tintas exatas de sua existência.
"Fecham-se as cortinas do Cineclube do Tirol, mas ouvem-se ain da as últimas notas da trilha sonora anunciando a partida de Paulo Francineti da Rocha, Palocha. Na segunda feira ele partiu para a última viagem e, lá em cima, numa visão bem cinemascope, se reencontrou com Moacy Cirne e outros doces loucos apaixonados pelo cinema. Palocha foi um dos fundadores do Cineclube Tirol, Natal do começo dos anos sessenta, o pessoal marcando ponto no Salão Paroquial da Igreja de Santa Terezinha, no Tirol. Eram exibidos ali os filmes raros, encontrados com dificuldades entre cinéfilos de paixão verdadeira, muitas dessas películas trazidas, como joias, além dos limites da província. Tempo dos 16 milímetros. O Cineclube Tirol passou a ser um marco no fazer cultural da cidade. Lá se viam poetas, escritores, artistas plásticos, músicos, amantes do cinema.
Palocha, discreto, simples, humilde, mas bem articulado, era um dos líderes do movimento. Figura singular na paisagem humana natalense, sabia ser ouvido, conquistava simpatia, fazia amigos."
O artigo de Woden não termina aqui, todos devem ler a sua respeitável coluna, pois somente a sensibilidade de um cronista da cidade é capaz de perceber que, entre pessoas humildes, também existem grandes personagens da nossa história.
Não ficou por menos a Cena Urbana do estimado e respeitado Vicente Serejo que, em sua coluna de 28 de agosto revelou "O sonho de Palocha" e também foi tomado de surpresa com a triste notícia (bateu no rosto como um soco).
"Nem lembrava mais que Paulo Francineti da Rocha era o seu nome completo. Pra quê, se ele gostava de ser só Palocha, numa simplicidade sem mágoa? Sabia exercer seu ofício de guardador de lembranças. Era sua grande nobreza, quase invisível, meio escondida naquele seu corpo franzino que parecia flutuar de tão leve. ... Sabia tudo de cinema sem aquele pedantismo tolo dos cinéfilos." ...
Seu sonho não se realizou - não tirou na mega-sena e não pôde comprar o o prédio do Rio Grande.
Agora a casinha da Av. Afonso Pena, 591 é só uma lembrança do seu habitante ilustre.
Certamente - outra Confraria está agora reunida. Além de Moacy Cirne, lembro Tarcísio Motta, o mais vexado a partir, depois o Embaixador (Fernando Abbott), o Acadêmico Pedro Vicente Costa Sobrinho, Dr. José Pinto, Alma do Vaqueiro (Francisco de Paula Medeiros), e agora ele.
Vai deixar saudade e órfãos os seus muitos amigos. Deus o proteja "ad perpetua memoria".

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

H O J E

CONVITE

A ACADEMIA DE LETRAS JURÍDICAS DO RIO GRANDE DO NORTE, por seu presidente, Acadêmico Adalberto Targino Araújo, tem a satisfação de convidar Vossa Excelência e família para participar da Sessão Especial de entrega dos diplomas de Reconhecimento por relevantes serviços prestados à ALEJURN às seguintes personalidades:
Tomislav Rodrigues Femenick, Ormuz Barbalho Simonetti, Marcos Guerra, José Marcelo Ferreira Costa, Adriana Torquato, David de Medeiros Leite, Roberto Magalhães, Clauder Arcanjo, Cel. PM Ângelo Dantas, George Antonio de Oliveira Veras e Israel Ferreira Nunes Neto.
Na ocasião, ocorrerá a palestra do Escritor Tomislav Rodrigues Femenick, desenvolvendo o tema “Perícias como base das decisões judiciais”.

Data: 29 de agosto de 2014 (sexta-feira)
Horário: 10 horas
Local: Auditório da Procuradoria Geral do Estado
Av. Afonso Pena, 1155 – Tirol (Natal/RN)

GUGA



                                                                  Eduardo e Mônica
Por: Augusto Coelho Leal, engenheiro civil
                Lá em épocas passadas, anos 60, quando em Natal podia-se andar tranqüilamente pelas ruas, fazer serenatas pelas madrugadas, dormir nas casas de praia nos terraços com as portas e janelas abertas, sair dos bares a pé pelas madrugadas, tudo isto sem ser molestado por ninguém, conheci dois jovens que moravam em um hotel/pousada localizado na Rua Felipe Camarão, Cidade Alta.

                Eduardo e Mônica, ele universitário, calmo e meio recatado, estudioso, não bebia, não fumava, ela ao contrário, extrovertida, gostava de fumar (cigarro normal), tomar umas e de um papinho nos bares das noites e madrugadas mal dormidas. Tipo do casal para se dizer- não dá certo, Tomé com Bebé.

                Bom, a nossa amizade foi aumentando e passei a freqüentar o Hotel onde tinha as tardinhas um bom bate papo, um violão e uma cervejinha com tira gosto. O dono um senhor que se chamava Renato, muito parecido com um cidadão que trabalhava no Programa do Chacrinha, da Rede Globo de Televisão cujo apelido era Russo. Eu como sou muito brincalhão passei a chamá-lo Renato Russo, não existia o cantor nem o conjunto Legião Urbana.   Como o senhor Renato tratava com muito carinho Eduardo e Mônica passei também a afirmar que os dois eram filhos de Renato Russo e assim ficou enquanto a minha freqüência na pousada.

                Pois bem, o destino nos prega umas peças que custamos a acreditar. Os dois passaram a namorar do namorico passou para namoro sério, noivado, e aí vem o mais trágico, casaram-se e são felizes até hoje.

                Trágico, porque depois do casamento, não nos vimos mais até este mês de agosto. Os dois viajaram para Brasília e perdemos o contato.

                Pois bem, como dizia o grande filósofo Brenju “esse mundo dá muitas voltas” estava eu sentado na Confeitaria Atheneu, em uma tarde de uma quinta feira (nossa turma só vai no sábado) tardinha quase noite, quando para um táxi e dele desce um casal. A mulher muito bonita, a sua beleza corporal logo me chama a atenção. Olhei bem, fitei o seu rosto, aproximei-me do casal e disse baixinho – Eduardo e Mônica? Eles se viraram, fitaram-me e gritaram.  Gugaaaaa.  Levantaram-se e foi aquele abraço a três, alegria total naqueles segundos, sentamos e vêm às perguntas de praxes para quem não se vê há muito tempo. Como estás? Continuas trabalhando? Em que? Casou? Quantos filhos? Estão casados? Quantos netos? E a esposa? Pois bem respondidas todas as perguntas deste longo questionário vem os comentários.

                Mônica mais alegre e “faladeira” vai abrindo a “caixa de ferramenta e falando tudo que tem direito.

                - Guga como Natal mudou, puxa vida cara, muito diferente do nosso tempo. Guga o trânsito em Natal está uma verdadeira bagunça, que coisa horrível, os semáforos quase todos como iluminação precária, as arvores cobrindo esses semáforos e ninguém respeita nada, se dirige em baixa velocidade na faixa da esquerda, se você pede passagem não é atendido,  faltam policiais. Olha Guga o trânsito em Natal é uma lástima.

                - Olha Mônica, na Avenida Campos Sales estão colocando cones dividindo as faixas para pedestres caminharem e a outra para os veículos. Bom até aí tudo bem, mas, entretanto e, no entanto, essas faixas ficam além das sete horas, em uma das artérias principais da nossa cidade. É como você disse, Natal mudou muito e sete horas da manhã para muita gente “é meio dia” é hora de trabalho, então essas pessoas têm que esperar a boa vontade de algumas dondocas e marmanjos que não podem acordar mais cedo para caminhar, e o mais grave não diz qual a faixa para pedestre que normalmente deve ser à direita, mas... Olha diz o aviso – se não souber lê pergunte ao guarda- Como não sei, ia um “amarelinho” recolhendo os cones, aproveitei para perguntar – para que esses cones? O amarelinho respondeu que era para separar os veículos dos pedestres. E qual a faixa de veículos? Sabe o que ele me respondeu? Qualquer uma das duas pode?  Só fiz ri e pensei comigo mesmo “meu Deus onde fui me meter.” Mas, já falei muito, continue.

                - Guga você não tem saudade de Maurílio Pinto, seu pai coronel Bento, Hernani Hugo. Na época desse povo bandido não tinha vez. Hoje lendo os jornais e vendo a televisão fico espantada Guga, a segurança pública é uma vergonha amigo. Onde vamos parar? O povo não vai reagir? Sei não no nosso tempo era diferente, os estudantes iam para as ruas, Palácio do Governo, Quartel da Pólicia e exigiam atitudes. Hoje estamos mudos, passivos “tô vendo , tô vendo tudo, mas fico calado faz de conta que sou mudo.” Como canta Zé Ramalho.

                Eduardo mais calmo comenta: Guga é verdade que uma vereadora denunciou e provou que existe cargos fantasmas na Câmara Municipal de Natal? E que ainda teve um outro vereador que teve a petulância de dizer que era politicagem da oposição. Quando é que esse povo vai criar vergonha e aprender a respeitar o dinheiro público.  Está na hora de dar um basta nisso, e a justiça começar a agir.

                - Amigo por falar em justiça você leu a entrevista do professor e subprocurador geral da República Edilson França quando ele declara: JUSTIÇA NÃO É INDEPENDENTE E ESTADO BRASILEIRO ESTÁ FALIDO. E acrescenta. “Como vou acreditar numa justiça em que a cúpula dela é toda trazida pelo Presidente da República?” É amigo acho que quando chegamos a um ponto de um membro da justiça ficar descrente dessa Justiça é porque a coisa ta feia demais. Mas  vamos falar em coisas boas, se lembra do nosso tempo...

quinta-feira, 28 de agosto de 2014


CONVITE
A ACADEMIA DE LETRAS JURÍDICAS DO RIO GRANDE DO NORTE, por seu presidente, Acadêmico Adalberto Targino Araújo, tem a satisfação de convidar Vossa Excelência e família para participar da Sessão Especial de entrega dos diplomas de Reconhecimento por relevantes serviços prestados à ALEJURN às seguintes personalidades:
Tomislav Rodrigues Femenick, Ormuz Barbalho Simonetti, Marcos Guerra, José Marcelo Ferreira Costa, Adriana Torquato, David de Medeiros Leite, Roberto Magalhães, Clauder Arcanjo, Cel. PM Ângelo Dantas, George Antonio de Oliveira Veras e Israel Ferreira Nunes Neto.
Na ocasião, ocorrerá a palestra do Escritor Tomislav Rodrigues Femenick, desenvolvendo o tema “Perícias como base das decisões judiciais”.
Data: 29 de agosto de 2014 (sexta-feira)
Horário: 10 horas
Local: Auditório da Procuradoria Geral do Estado
Av. Afonso Pena, 1155 – Tirol (Natal/RN)

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

ABSURDO, INCONSEBÍVEL, INACEITÁVEL

Faça a sua conta


 VEJAM O QUANTO OS APOSENTADOS PERDERAM, PERDEM E 
PERDERÃO COM APOSENTADORIA
Comparativo de Benefícios pagos pelo INSS em 1997 
e em 2014

ESTÁ NA HORA DE DARMOS UM BASTA NESTE MASSACRE. 

VAMOS VOTAR COM SABEDORIA, PARA MUDAR O GOVERNO. 
O GOVERNO CRIOU O ESTATUTO DO IDOSO E NÃO O CUMPRIU. 
PREJUDICOU OS APOSENTADOS E PENSIONISTAS, 
CONCEDENDO-LHES REAJUSTES ABAIXO DO CONCEDIDO 
AO SALÁRIO MÍNIMO. VETOU A EXTINÇÃO DO MALDITO
 FATOR PREVIDENCIÁRIO. SEGUROU DURANTE 06 ANOS OS 
PROJETOS LEGISLATIVOS 01/07, 3299/08 E 4434/08, NÃO 
DEIXANDO QUE A CÂMARA DOS DEPUTADOS COLOCASSE
 NA PAUTA PARA VOTAÇÃO. VAMOS BUSCAR PROPOSTAS
QUE MODIFIQUEM ESTE ESTADO CAÓTICO PARA 
PERMITIR QUE EM 05 DE OUTUBRO POSSAMOS MOSTRAR 

A FORÇA DOS APOSENTADOS. ESTAMOS 
VIVOS E MUITO BEM VIVOS! 

   COMPARATIVO DE BENEFÍCIOS PAGOS PELO 
INSS EM 1997 E EM 2014
Reajuste dado a quem ganha 01 SM: 503,25% -   SM em 1997: R$ 120,00
Reajuste dado a quem ganha mais de 01 SM: 199,07% - SM em 2014: R$ 724,00
Benefício que recebia        em 1997                       
Valor do Benefício em 2014


Perda mensal

Nº de SM que recebe hoje (2014)
Número de SM
     Valor
Que Recebe
Que deveria                         receber
     10
R$ 1.200,00
R$ 3.588,84
R$ 7.239,00
R$ 3.650,16
         4,96
      09
R$ 1.080,00
R$ 3.229,96
R$ 6.515,10
R$ 3.285,14
         4,46
      08
R$   960,00
R$ 2.871,07
R$ 5.791,20
R$ 2.920,13
        3,97
      07
R$   840,00
R$ 2.512,19
R$ 5.067,30
R$ 2.555,11
        3,47
     06
R$   720,00
R$ 2.153,30
R$ 4.343,40
R$ 2.190,10
        2,97
      05
R$   600,00 
R$ 1.794,42
R$ 3.619,50
R$ 1.825,08
         2,48
      04
R$   480,00
R$ 1.435,54
R$ 2.895,60
R$ 1.460,06
         1,98
      03
R$   360,00
R$ 1.076,65
R$ 2.171,70
R$ 1.095,05
         1,49
      02
R$   240,00
R$    724,00
R$ 1.447,80
R$    723,80
         1,00