sábado, 12 de maio de 2012


CHUTE NO TRASEIRO

Carlos Roberto de Miranda Gomes, advogado e escritor

Creio que os leitores do Blog DO MIRANDA GOMES têm estranhado o fato da minha escassa elaboração de artigos. Justifico a minha ausência.

Quando decidi criar este blog, tinha a pretensão de divulgar boas novas, literatura e poesia, de maneira a ofertar aos leitores um pouco de alento às coisas duras do cotidiano.

Infelizmente, o momento presente não oferece inspiração para este intento, uma vez que o noticiário diário da imprensa nacional e local somente registram fatos nefastos, descaso governamental, inversão de valores e a persistência de atitudes aéticas dos que deveriam velar pela probidade.

A veleidade impera agora em todos os Poderes, com renovação de escândalos, desvios do dinheiro público, insensatez, arbitrariedade, sandice e prepotência.

Vejam todos os surpreendentes episódios do Tribunal de Justiça; o envolvimento de parlamentares com a improbidade, sob a (de)orientação de profissionais da advocacia, que esquecem os seus deveres éticos; o uso do poder político e econômico nas eleições, arrogância, destempero, corrupção.

Escolas desaparelhadas material e pedagogicamente; merenda estragada; hospitais sem médicos e sem material de atendimento à população; gastos perdulários com obras suntuárias em detrimento do atendimento básico das necessidades básicas reclamadas.

Realmente não sei se devo continuar com o meu espaço eletrônico, pois nem mesmo recebo comentários ao que noticio e escrevo. Parece que a doença da indiferença está em surto permanente.

Vou esperar um pouco mais para ver se o propósito da “Ficha Limpa” vai funcionar; se a CONSOCIAL vai dar em alguma coisa; se vamos barrar a nomeação de pessoas que respondem por improbidade, ou de altos funcionários que se aposentam sem deixar herança de trabalho para cargos estruturantes.

Vou esperar, sobretudo, pelo Aeroporto de São Gonçalo do Amarante; pelo fantasioso estádio Arena das Dunas; pelas obras de mobilidade urbana; pelo projeto cultural alardeado todos os dias, para ter motivo de aplaudir ou levar ao inferno, governantes e políticos que não tiverem a competência para o cumprimento de suas promessas de campanha. Vou começar a fazer uma lista para cumprimentá-los ou jogá-los no devido lugar que mereçam. Não deixarei de graça os acontecimentos que virão, embora o meu gás esteja terminando!

É preciso dar um “chute no traseiro” dos que governam este País e os demais Entes Públicos, para acordá-los da letargia com a qual estão contaminados.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

O Presidente da ACADEMIA MACAIBENSE DE LETRAS, convida os acadêmicos para a solenidade a ser realizada AMANHÃ, dia 12 de maio, às 1900 horas, no Pax Clube de Macaíba, com o elogio aos Patronos dos acadêmicos ARMANDO ROBERTO HOLANDA LEITE e ANDERSON TAVARES. Cícero Macedo
Presidente




SUGESTÃO DE PAUTA: Lei Câmara Cascudo deve seguir novas orientações a partir de consulta pública


A criação do Fundo Estadual de Cultura (FEC) e a adesão do Rio Grande do Norte ao Sistema Nacional de Cultura (SNC) levam, obrigatoriamente, a algumas adequações na Lei Câmara Cascudo, a fim de aumentar o alcance, dimensionamento, e democratização dos incentivos para as produções da cultura norterriograndense.

Visando essas melhorias e necessidades peculiares ao nosso Estado, a Secultrn/FJA e os membros da Comissão da Lei Câmara Cascudo, em suas duas últimas reuniões, debateram, levantaram as demandas e chegaram a algumas conclusões que ensejam sugestões de mudanças no funcionamento da lei de incentivo por renúncia fiscal, baseadas e influenciada pelas discussões nacionais, pelos parâmetros já propostos na política do MINC, que beneficiarão de forma mais direta e ética, respeitando as linguagens e expressões da cultura potiguar.

Dentre as mudanças sugeridas está a inclusão da renúncia fiscal no Orçamento Geral do Estado. Isto é, os recursos que a Lei Câmara Cascudo disponibiliza para cada exercício serão incluído no OGE, assunto já tratado com a Governadora Rosalba Ciarlini e as Secretarias de Planejamento e Tributação. Com isso, não haverá mais a necessidade de espera no início de cada ano para se conhecer os valores a serem captados e trabalhados, permitindo aos artistas um planejamento antecipado em ao menos seis meses, e tornando o fluxo de captação praticamente contínuo.Além disso, no intuito de agilizar as aprovações de um maior número de projetos, o prazo de entrega das inscrições passará a ser menor, fazendo com que a Comissão possa compatibilizar as demandas das diversas linguagens e aumentar o leque dos projetos que receberão incentivos da lei.

Ainda: seguindo a tendência nacional das leis de incentivo, novas recomendações passarão a ser observadas – a principal, que não serão mais aceitos quaisquer projetos cujos responsáveis tenham algum vínculo com a administração da Fundação José Augusto ou com a Comissão da LCC.

Tais mudanças sugeridas, ao serem acatadas, não provocarão nenhuma alteração nos projetos aprovados no ano de 2010 ou mesmo naqueles em tramitação, que poderão continuar normalmente o processo de captação.

Todas essas sugestões de mudanças na LCC estarão disponíveis na próxima semana, no edital aberto para consulta pública, no site da Secultrn/FJA (www.cultura.rn.gov.br).

Para contatos:
Conselheiros da Lei Câmar Cascudo:
Francisco Alves Sobrinho - 84 9149-1553 - eventosbr@yahoo.com.br
Paulo Sarkis - 84 9983-3343 - paulosarkis@gmail.com
Danielle Brito - 84 8701-0057 - daniellebrito@uol.com.br
Isaura Rosado – Secretária Extraordinária de Cultura - 84 8137-2043 -isaurarn@gmail.com
Denise Barcelos

Assessoria de Imprensa: 84 3232 5321 / 8137 2047
http://www.cultura.rn.gov.br/
Siga-nos no twitter: @secultrn




Em sessão especial realizada no IHGRN, o INSTITUTO NORTE-RIOGRANDENSE DE GENEALOGIA promoveu a excelente palestra “VELHOS TRONCOS DA FAMÍLIA MACAIBENSE”, proferida pelo historiador ANDERSON TAVARES



O evento foi aberto pelo Presidente ORMUZ BARBALHO SIMONETTI e o auditório recebeu genealogistas e amantes da história potiguar, que abrilhantaram a palestra com grande número de intervenções, todas devidamente esclarecidas, que enriqueceram o tema exposto.

 
Add caption

Foi uma noite de grande importância para a cultura do Estado do Rio Grande do Norte e, particularmente, para a Terra das Macaibeiras.
PARABÉNS AO CONFRADE ANDERSON TAVARES



quinta-feira, 10 de maio de 2012

 H O J E 

O INSTITUTO NORTE-RIOGRANDENSE DE GENEALOGIA – INRG realizará HOJE, a sessão especial em que teremos a palestra do associado, Historiador  ANDERSON TAVARES, o qual abordará o tema:
“Velhos troncos da Família Macaibense”

DATA/HORÁRIO: dia 10 de maio às 19:30 horas
LOCAL: I.H.G.R.N. Rua da Conceição n° 622 - Natal




FICHA LIMPA, AMPLA E IRRESTRITA
Carlos Roberto de Miranda Gomes, advogado e escritor

A Democracia brasileira, embora com passos lentos, vem caminhando na direção de melhorar o conceito ético da administração pública.

O primeiro passo aconteceu com a aprovação da Lei Complementar nº 135, de 2010, que deu nova conformação à Lei Complementar nº 64, de 1990, a qual ganhou polêmica quanto ao tempo de sua aplicabilidade.

Um segundo passo, ocorreu quando o Supremo Tribunal Federal deliberou sobre a sua constitucionalidade e aplicação já para as próximas eleições municipais, o que aconteceu na sessão histórica do dia 16 de fevereiro do ano em curso.

Com a introdução do novo preceito, ficam alijados da política, por oito anos,aqueles políticos que ardilosamente renunciaram os seus mandatos, quando acossados com processos éticos ou foram condenados por órgãos colegiados da Justiça ou equivalentes, vale dizer, em decisão de segunda instância, apesar da relutância de alguns, de que tal decisão afrontaria o princípio da presunção de inocência.

Deixando à margem a interpretação jurídica, em meu sentir, o preceito legal veio ao encontro dos anseios da sociedade no instante em que caracteriza o combate às posturas deletérias que, seguidamente, são praticadas na política brasileira, reforçando a busca da lisura das eleições e legitimidade do mandato. Aliás, não esquecer, que essa LC teve a iniciativa popular.

Está, assim,consagrada a ideia da “Ficha Limpa”, em sua amplitude espacial e de maneira irrestrita no campo do Poder Legislativo.

Contudo, o regramento ético carece de ampliar os seus efeitos, pois não e incomum, que os derrotados nas urnas ou impedidos de exercer mandatos, procurem sustentabilidade de poder na condição de integrantes da gestão executiva, ocupando cargos comissionados de primeiro escalão e demais, notadamente Secretários de Estado e dos Municípios.

Em Natal, porém, essa tertúlia está com os seus dias contados, salvo se houver veto da Prefeita, pois a Câmara Municipal aprovou o projeto de lei da autoria do Vereador George Câmara, proibindo nomeação para tais cargos, de pessoas que tenham condenação, na mesma sistemática já consagrada na decisão do Supremo.

Assim, o natalense já possui o alento de saber que a partir das eleições deste ano, não poderão se candidatar aqueles que tiveram as suas contas reprovadas, ou que praticaram crimes, como lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, dilapidação do patrimônio público ou outro ato enquadrado como de improbidade administrativa, corrupção eleitoral ou conduta incompatível com a moralidade pública.

No entanto, é fundamental que os Chefes dos Poderes fiquem atentos para a escolha dos seus auxiliares, exigindo deles, igualmente, “ficha limpa”, pois do contrário poderão ser responsabilizados pela escolha equivocada e, por isso, processados por improbidade, a se deduzir dos dizeres do projeto aprovado, que alcança os que tenham abusado do poder político ou econômico para beneficio próprio ou de outras pessoas.

A Prefeita de Natal tem em suas mãos um instrumento de moralidade. A sociedade aguarda a sua decisão! E o Legislativo Estadual ficará omisso?


Justiça dá prazo de 10 dias para DETRAN homologar concurso

O juiz da 4ª Vara da Fazenda Pública de Natal, Cícero Martins de Macedo Filho, determinou que o diretor geral do DETRAN-RN realize, em 10 dias, a homologação do concurso da autarquia. O magistrado fixou multa diária de mil reais para o caso de descumprimento da decisão.

Em junho do ano passado, o Ministério Público Estadual ajuizou ação de execução do Termo de Ajustamento de Conduta firmado com o DETRAN/RN para que fosse cumprido o acordo firmado em 2010, com destaque para a convocação dos candidatos aprovados no Concurso Público realizado também naquele anos.

Entre as cláusulas do TAC, estava a exigência da finalização do procedimento do Concurso Público em andamento e convocação dos candidatos para provimento de cargos do Quadro de Pessoal do DETRAN; a revogação do Programa Bolsa de Habilitação; e o aumento da fiscalização dos CFCs. Mas, de acordo dos autos o prazo concedido pelo juiz para cumprimento do TAC expirou, sem que o DETRAN ou o Estado tenha adotado providências para o seu cumprimento.

Em sua defesa, o Estado argumentou que tem um quadro funcional acima do permitido, o que impossibilita a homologação e nomeação dos concursados. Para o magistrado essa justificativa não é suficiente. “Quanto ao argumento de que o Estado tem um quadro funcional acima do permitido, o que impossibilita a homologação e nomeação dos concursados, igualmente não procede. Ora, o DETRAN convocou e realizou o concurso público, o que requer a previsão orçamentária anterior, por imposição legal. Assim, já estaria afastada a barreira do limite prudencial de que trata a Lei de Responsabilidade Fiscal, destacou o juiz Cícero Macedo.

Observa-se nos autos que a decisão judicial que determinou a satisfação da obrigação data de 21 de junho de 2011, e o termo de ajustamento de conduta, que é o título executivo, é datado de 14 de junho de 2010. Ou seja, a decisão judicial nada mais fez do que determinar o cumprimento de uma medida administrativa, cuja despesa são referentes ao período diverso do § 2º do art. 18, da Lei de Responsabilidade Fiscal, ou seja, reporta-se à despesa que já estava prevista nos onze meses imediatamente anteriores, de forma que não se inclui nas despesas com pessoal, relativas ao período presente.

“Portanto, é de afastar-se o óbice de limite prudencial asseverado pelo DETRAN. Na verdade, o que parece está havendo é uma resistência injustificada da autarquia em cumprir o que foi ajustado no título executivo extrajudicial, sem razões plausíveis para tal proceder. Por tais razões, e considerando que compete ao DETRAN o cumprimento do que ajustado no título executivo (...), determinou o magistrado.

Processo nº 0115248-96.2011.8.20.0001
Fonte: TJRN
_____________
Créditos: Blog de Marcílio Mesquita

quarta-feira, 9 de maio de 2012


HOMENAGEM A LUIZ GONZAGA

I CONCURSO DE POESIA – “OS CEM ANOS DO GONZAGÃO” – PRÊMIO “A COROA DO REI”

REGULAMENTO

I – Do Evento e seus Objetivos

Art. 1º – O “I CONPOZAGÃO” – Concurso de Poesia “Os Cem Anos do Gonzagão”, é uma promoção do Grupo União São Francisco e será realizado na Fazenda Cidade, município de São João do Rio do Peixe – PB, no período de 1º de março a 17 de agosto de 2012.

Art. 2º – Poderão inscrever-se no “I CONPOZAGÃO” todos os poetas, de todas as regiões de qualquer país, independente de estilo, gênero ou nacionalidade, que concorrerão em absoluta igualdade de condições.

Art. 3º – As obras devem ser exclusivas no idioma português, inéditas e originais, todas alusivas aos Cem Anos de Nascimento de Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião”.

Art. 4º – O “I CONPOZAGÃO” tem como objetivos:

a) – A promoção dos poetas, favorecendo o intercâmbio de ideias na busca de espaços para divulgar suas obras;

b) – Homenagear o mais expressivo compositor e intérprete nordestino, Luiz Gonzaga do Nascimento, o Pernambucano do Século XX, concedendo aos vencedores um troféu com o título “A Coroa do Rei”;

c) – E descobrir novos talentos da poesia.

II – Das Inscrições

Art. 5º – As inscrições deverão ser feitas na Fazenda Cidade, zona rural de São João do Rio do Peixe (PB), ou ainda no endereço: Rua Dr. José Guimarães Braga, 70, Vila do Bispo, Cajazeiras (PB), CEP – 58900-000, Fones: (83) 9615-7942, (83) 3531-4429. E-mail: chicocardoso.caldeirao@gmail.com e chicocardosocz@yahoo.com.br
Maiores informações no site: www.portalcaldeiraopolitico.net e no programa “Caldeirão Político”, na Rádio Oeste da Paraíba.

§ 1º – Serão aceitas inscrições pessoalmente, via correio e via e-mail.

§ 2º – O período de inscrição será de 01 de março a 30 de maio de 2012.

Art. 6º – A formalização das inscrições se processará mediante a entrega das poesias digitadas em espaço simples (Office Word), em cinco vias acompanhadas da identificação do autor (nome, endereço completo e um breve currículo).

§ 1º – Nas cópias da poesia não deverão constar os nomes dos autores, apenas o nome da obra. A identificação deverá ser feita em folha, à parte e anexada.

§ 2º – Cada poeta poderá inscrever apenas uma poesia, e a mesma não poderá conter mais do que duas laudas.

Art. 7º – A Comissão Organizadora do Concurso não se obriga a devolver o material utilizado para as inscrições, ficando o mesmo na guarda da Comissão do “I CONPOZAGÃO” para posterior reprodução em livro

Art. 8º – O ato da inscrição implica automaticamente, na aceitação integral por parte dos concorrentes dos termos deste regulamento.

III – Do Julgamento

Art. 9º – O Julgamento das obras será feito por uma comissão formada por três jurados de reconhecida experiência comprovada, na cultura nacional, que atribuirão notas de 5 a 10 ao material inscrito, no prazo de 15 dias após o término das inscrições, sendo sua decisão soberana, não cabendo qualquer manifestação contrária.

PARÁGRAFO ÚNICO – Em caso de empate, entre os três primeiros colocados o desempate se dará por decisão dos três jurados, convocados para esse fim.

IV – Da Premiação

Art. 10º – A premiação do “I CONPOZAGÃO” acontecerá no dia 17 de agosto de 2012, dentro da programação do V FESMUZA – Festival de Músicas Gonzaguenas, na Fazenda Cidade.

Art. 11º – Os três primeiros colocados no “I CONPOZAGÃO”, receberão o troféu “A COROA DO REI” e Certificado de participação.

Art. 12º – As poesias melhores colocadas farão parte do livro em homenagem aos Cem Anos do Gonzagão.

Art. 13º – Todos os participantes receberão certificado de participação, independente de Classificação.

Art. 14º – Os casos omissos a este regulamento serão resolvidos pela Comissão Organizadora do “I CONPOZAGÃO”.

.A Diretoria do Grupo União São Francisco





terça-feira, 8 de maio de 2012


"No cenário das artes visuais do Rio Grande do Norte a pintura de Wagner de Oliveira apresenta-se como uma novidade surpreendente. Jovem, talentoso, vindo do Vale do Assu, suas telas nos emocionam pelo lirismo dos personagens e pela força telúrica da paisagem física. O artista assuense retrata, com muita sensualidade, o cotidiano do município, lembrando-nos, sem dúvida, Di Cavalcanti, ou mesmo, Vicente do Rego Monteiro, embora de forma atual, isto é, dentro de uma proposta artística do século XXI." Através deste artista potiguar, o blog Potiguarte rende homenagens a todos os artistas plásticos que tornam este mundo ainda melhor.

www.potiguarte.blogspot.com


Hoje é o dia do artista plástico
Hoje é o dia do artista plástico
Hoje é o dia do artista plástico


A Santa Ceia (Newton Avelino)

          No dia 08 de maio, no Brasil se comemora o Dia do Artista Plástico. A data representa a homenagem ao pintor José Ferraz de Alencar Junior, nascido no dia 08 de maio de 1851, na cidade de Itu, estado de São Paulo, que teve uma carreira brilhante. Estudou na Academia Imperial de Belas-Artes, onde foi aluno de Victor Meireles e passou, também, pela Escola Superior de Belas-Artes de Paris.

Registram os seus biógrafos que ele faleceu de maneira trágica no dia 13 de novembro de 1899, em Piracicaba-SP.

Deste modesto espaço de divulgação lembramos os extraordinários artistas brasileiros, em quantidade incalculável e o fazemos destacando, por exemplo, Candido Portinari, cuja obra Guerra e Paz, ornamenta a sede das Nações Unidas em Nova York; Tarcila do Amaral, que integrou o movimento antropofágico nas artes plásticas; o modernista Alfredo Volpi.

No Rio Grande do Nort, celeiro inesgotável de artístas plásticos,  homenageamos, por simples amostragem: Newton Navarro, Dorian Gray, Levi Bulhões, Vatenor, Iaperi Araújo, Assis Marinho, Thomé Filgueira, Jomar Jackson, Leopoldo Nelson, Newton Avelino, Manxa e tantos outros extraordinários artistas que nos encantam – alguns que ainda não tiveram a consagração merecida, mas ficarão na nossa história. Parabéns a todos.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

O FILME DE POE
postado por O Santo Ofício maio 4, 2012
Por Marcelo Alves Dias de Souza

Edgar Allan Poe, nascido em Boston em 1809 e falecido em Baltimore em 1849, foi editor, crítico literário, grande poeta (vide “O Corvo” e “Annabel Lee” que, curiosamente, foram vertidos para o português por Fernando Pessoa) e contista ainda melhor. Seus contos macabros são fascinantes e têm influenciado a literatura, o cinema, o teatro e mesmo a ciência (em ramos, como a criptografia e a cosmologia) em todo o mundo. Ele é ainda considerado, ao lado do inglês Wilkie Collins (1824-1889) e do francês Émile Gaboriau (1832-1873), um dos fundadores da ficção policial que hoje conhecemos, com títulos como “The Murders in the Rue Morgue”, “The Mystery of Marie Roget” e “The Purloined Letter” e com o seu detetive Auguste Dupin (nesse ponto, aliás, já seria fácil fazer a ligação de Poe com o Direito). Poe deixou marcas nas obras de grandes ficcionistas ingleses, como Arthur Conan Doyle (1859-1930) e Agatha Christie (1890-1976), que expressamente reconheceram a sua influência.

Falecido precocemente, Poe é, acima de tudo, um “cult”, seja lá o que isso signifique. Talvez por essa razão tenha sido recentemente lançado, em sua homenagem, o filme “O Corvo” (“The Raven”, 2012, direção de James McTeigue). Não confundir, alerto logo, com a versão cinematográfica do poema “O Corvo”, de 1963, com Vicente Price e Peter Lorre. “O Corvo” (o filme de 2012) tenta “reconstruir” os últimos dias do grande escritor. Na Baltimore do século XIX, uma série de crimes são praticados tendo como inspiração as estórias de Poe. O escritor (interpretado por John Cusack que, não podemos negar, é um grande ator), é um homem dominado pelo álcool, apaixonado e correspondido pela belíssima Emily (papel de Alice Eve). Ele é convocado pelo detetive Emmett Fields (papel de Luke Evans) para caçar o criminoso. Ao final, após algumas mortes bizarras, com era de se esperar, ele desvenda a charada e salva a bela Emily. Mas…(não vou contar o finzinho, claro).

O filme é bobinho, acho. Mas não se fiem na minha opinião. E nem na de nenhum crítico profissional. Por aqui em Londres, por exemplo, li coisas tão díspares como “The Raven” deverá “ser um dos mais intrigantes filmes de 2012” (na revista Short List) e que ele é confusamente escrito, “interpretado e dirigido com não mais que uma competência básica” (no jornal Evening Standard).

Em quem acreditar? Em você mesmo, caro leitor. E dou aqui duas boas razões para você ir ver “O Corvo” que, pelo que sei, já chegou aos cinemas brasileiros.

Primeiramente, há a tragédia e o mistério que cercam a vida e, sobretudo, a morte de Poe. Para esta, o filme dá uma versão, certamente fantasiosa. Conheço outra. Segundo um documentário que vi na BBC Four (maravilhoso canal de TV, com uma programação inteligentíssima, diga-se de passagem), “Edgar Allan Poe: Love, Death and Women”, o escritor teve a morte como sua constante companheira. Ficou órfão de pai e mãe aos 2 anos de idade. Casou com uma prima, Virginia Clemm, que, tuberculosa, faleceu muito jovem (e isso é referido no filme). O próprio Poe, obrigado a constantes mudanças, após haver sido encontrado indigente e desorientado nas ruas de Baltimore, faleceu em um hospital dessa cidade com apenas 40 anos. A “causa mortis”, segundo o documentário da BBC, foi a ingestão exagerada de álcool. Mas outras drogas, doenças como a cólera ou a tuberculose, problemas no coração ou mesmo uma tentativa de suicídio não podem ser descartadas. A morte de Poe, como diz Peter Ackroyd na deliciosa biografia “Poe: A Life Cut Short” (2008, Chatto & Windus) é apenas a cena final de “uma curta vida cheia de drama e tragédia (álcool e miséria) combinados com extraordinária genialidade”.

Em segundo lugar – e talvez mais importante –, vale a pena ver “O Corvo” pelas muitas alusões que ele faz aos poemas e contos de Poe. Certamente, será um incentivo para se conhecer ou revisitar a obra daquele que foi descrito por Lord Tennyson (1809-1892) como “o gênio mais original que a América produziu”. De minha parte, achei uma grande sacada as alusões a “The Raven”, o sombrio poema narrativa que dá título ao filme (talvez a obra-prima de Poe), com corvos constantemente aparecendo em cena. Assim como adorei o belíssimo poema “Annabel Lee”, que explora o tema da morte da mulher amada, declamado em homenagem a não menos bela Emily do filme (interpretada por Alice Eve).

Mas, sobretudo, identifiquei e adorei as muitas alusões aos contos de Poe. De logo, aparece “The Murders in the Rue Morgue”, por muitos considerado a primeira estória de detetives escrita. Nela, nos é apresentado Auguste Dupin, o detetive que alegadamente serviu de modelo para Sherlock Holmes e Hercule Poirot. O primeiro crime praticado no filme reproduz o “impossível” duplo assassinato de mãe e filha em um quarto trancado por dentro. Também facilmente identifiquei “The Pit and the Pendulum”, conto em que Poe macabramente (com a angustiante ajuda de um pêndulo que aos poucos vai cortando ao meio a vítima) descreve, na narração do próprio torturado, os terrores da inquisição espanhola. No filme, não coincidentemente, o torturado é um crítico literário (não acho que eles mereçam tanto). “The Masque of the Red Death”, que pode ser interpretada como uma alegoria sobre a inevitabilidade da morte, é outro conto referido no filme. Assim como o é “The Premature Burial”, que lida com a claustrofóbica temática de ser enterrado vivo, o que, no filme, para meu desespero, se dá com a lindinha Emily. E por aí vai.

Bom, a vida e a morte de Poe é, sem dúvida, marcada por “histórias” e “estórias” que o filme tenta misturar umas com as outras. Com bons profissionais do Direito, caro leitor, que tal investigarmos e desvendarmos o que há de verdade nesse “caso”? Após o filme, sugiro que comecemos (re)lendo o próprio Poe.
________________.
Marcelo Alves Dias de Souza é Procurador Regional da República, Mestre em Direito pela PUC/SP e Doutorando em Direito pelo King’s College London – KCL

















domingo, 6 de maio de 2012

AMÉRICA FUTEBOL CLUBE - NATAL
CAMPEÃO POTIGUAR DE 2012
P A R A B É N S     MMMEEEEECCCCCCCÃÃÃÃÃÃÃÃÃÕÕÕÕÕÕÕÕÕÕÕ!!!!!!!!!
A POESIA AQUI E ALHURES

Soneto, extraído do livro MUSA AMIGA DO SONHO
de Clóvis Jordão de Andrade.
“ORÁCULO DO POVO”
A Dario J. de Andrade

Foi no exemplo de Rui, no grande exemplo
Desse imortal titã da Liberdade,
Do Direito e da Lei, em cujo templo
A justiça imperou com majestade.

Foi no exemplo de Rui, no seu exemplo
Que se erigiu o culto da Verdade,
O culto do Ideal em que contemplo
A voz da Pátria e da Legalidade.

Águia de Haia, no seu apostolado
De fé e senso contra a tirania,
Jamais houve direito sofismado.

Temos em Rui o oráculo do povo,
Da Liberdade e da Democracia,
Contra a opressão, à luz do mundo novo!


MARIO BENEDETTI traduzido por Inês Pedrosa
NÃO TE RENDAS.

Não te rendas, ainda estás a tempo
De alcançar e começar de novo,
Aceitar as tuas sombras,
Enterrar os teus medos,
Libertar o lastro,
Retomar o voo.

Não te rendas que a vida é isso,
Continuar a viagem
Perseguir os teus sonhos,
Destravar o tempo,
Remover os escombros,
e destapar o céu.

Não te rendas, por favor não cedas,
Mesmo que o frio queime,
Mesmo que o medo morda,
Mesmo que o sol se esconda,
E se cale o vento,
Ainda há fogo na tua alma
Ainda há vida nos teus sonhos.

Porque a vida é tua e teu também o desejo
Porque o quiseste e porque eu te quero
Porque existe o vinho e o amor, é certo.
Porque não há feridas que não cure o tempo.

Abrir as portas,
Tirar os ferrolhos,
Abandonar as muralhas que te protegeram,
Viver a vida e aceitar o repto,
Recuperar o riso,
Ensaiar um canto,
Baixar a guarda e estender as mãos
Abrir as asas
E tentar de novo,
Celebrar a vida e retomar os céus.

Não te rendas, por favor não cedas,
Mesmo que o frio queime,
Mesmo que o medo morda,
Mesmo que o sol se ponha e se cale o vento,
Ainda há fogo na tua alma,
Ainda há vida nos teus sonhos
Porque cada dia é um começo novo,
Porque esta é a hora e o melhor momento.


Porque não estás só, porque eu te amo.
João Salvador

Os mais puros amores,
foram demandados numa adolescência doce e vivida,
eram descobertos apenas por um olhar sincero,
de um ser alimentado por uma alma inocente;
uma visão purgada, ainda que cega pelo amor.
Uma quimera arrastada pelo desejo,
Uma ânsia de ter em si o sentimento do amor.

Tais paixões são agora uma utopia do então – ainda sonhadas.
Mas a felicidade esperada, cuja busca é incessante,
rejuvenesce no saber maduro das intempéries do tempo,
Anos que passaram;
em paixões e amores que alimentaram
nos sentimentos que ficaram!


PROCURO AFASTAR-TE DOS MEUS VERSOS,
E EU NÃO CONSIGO... TU ÉS A INSPIRAÇÃO.
(Décima em decassílabos)

Meus sentimentos continuam imersos,
Em águas mui profundas, abissais...
E eu tentando, libertar-me dos meus ais...
PROCURO AFASTAR-TE DOS MEUS VERSOS.

Desiludido, trilho rumos mais diversos,
Ansiando controlar no coração,
Um misto de amor e de emoção.
É teu perfil de musa quem me prende,
Me alimenta a verve e me transcende...
E EU NÃO CONSIGO... TU ÉS A INSPIRAÇÃO.

Wellington Leiros
wleiros169@yahoo.com.br



Panela de Barro
Celdo Braga

Velha panela de barro,
tisnada à lenha do tempo
– memorial de lembranças
à toa lá no quintal.

Ao refletir tua sina,
do duro retorno ao pó,
percebo que se aproxima
meu tempo de ficar só.

Tempo de ninar silêncio,
de domar a luz do dia
– pra cavalgar o escuro
da hora da travessia.

REMINISCÊNCIAS

Bené Chaves

Ah, saudades daquele tempinho…

De meus carnavais, nossos ancestrais,

uma vida fácil e inocente, que o mundo

não traz jamais.

Nem pra frente e nem pra trás.

Saudades da infância, (in)dócil idade de ânsia,

das imensas partidas e purezas perdidas.

E lindas mulheres desinibidas e inibidas.

Saudades da primeira namorada, daquela

virgem que se foi. E também da última,

com o seu portentoso pó-de-arroz .

Saudades daquela moça com os peitos na

janela, quando eu passava passeando em

frente a casa dela.

Ah, que saudades… De amizades sinceras,

nossas escorregadelas, as loucas querelas.

Tolas, mas triviais e singelas.

Das pessoas caladas, surdas e mudas.

E também das tagarelas.

Infinitas saudades… Das putas donzelas,

deitadas ou em pé, nuas ou vestidas.

Da morena, da ruiva, da negra e da loira.

Paradoxais e belas.