sábado, 27 de janeiro de 2018

DIA 29




CARTAS DE COTOVELO versão 2018 - 09
CARLOS ROBERTO DE MIRANDA GOMES, veranista.


Até uns cinco anos atrás havia um velho pedinte, freguês lá de casa em Natal que, ao chegar ao portão e ser atendido por Thereza, às vezes, coincidia com a presença de “bem te vis”, que aproveitavam a ração dos gatos e subiam aos fios da rua e entoavam o seu característico canto. O pedinte, nessas oportunidades, olhava para minha esposa e dizia – tá vendo, Dona Therezinha, eles estão caçoando de mim. Por que? indagava ela. E ele esclarecia – estão dizendo “triste vida”.
Esse fato, depois de tanto tempo, veio à minha mente no instante em que ouvia o noticiário da remessa de mensagens do Governo do Rio Grande do Norte, a propósito de resolver os problemas financeiros do Estado.
A maioria dos projetos enviados à Assembleia Legislativa, em convocação extraordinária (certamente com custos extras), em meu pensar, oferece aos governados a impressão de haver chegado o momento de um triste fim, pela inconsistência das providências de saneamento financeiro da máquina estatal e tão estapafúrdia, que alguns já foram pedidos de volta para uma nova proposição, tal a insegurança dos seus textos.
Não vejo na venda de patrimônio imobiliário e/ou financeiro solução para nada, pois poderá atender a alguma dificuldades por curto espaço de tempo, mas muito breve a situação voltará a exigir novas providências e então não teremos mais de onde tirar.
Também não é solução raspar o taxo do fundo financeiro (Funfir), pois ele é reserva para o pagamento dos inativos.
A exoneração de servidores que ingressaram de forma ilegal no serviço público é medida acertada, incluindo o excesso de comissionados, mas isso não tem grande repercussão para a pretendida redução de despesas e devia ter merecido solução no tempo oportuno para evitar que, depois de tantos anos, agora provoque um verdadeiro clamor, num tempo de escassez e extrema dificuldade.
O que realmente é ponderável para o restabelecimento da governabilidade é uma reforma do Secretariado, pois este atual não está sabendo fazer o dever de casa; um reexame na estrutura administrava do Estado, fortalecendo os órgãos de fiscalização, como a Controladoria Geral do Estado, esvaziada em suas atribuições básicas, perdendo aquela forma que foi o fundamento da sua criação; uma revisão do orçamento para torná-lo sustentável; entrosamento com os outros Poderes e Órgãos para que os mesmos compreendam o momento grave e, igualmente, promovam as suas revisões orçamentárias; cumprir fielmente as suas obrigações com o pessoal, pagando os salários devidos, que representam verbas alimentares, equipando de forma possível, mas prioritária, os serviços essenciais do Estado – saúde, segurança e educação, exatamente os que produzem maior repercussão em favor da população.
Vamos evitar o equívoco de ter que interpretar o canto do bem te vi, como a dizer: “triste vida” ou “triste fim”!

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

CARTAS 07 e 08

CARTAS DE COTOVELO versão 2018 - 08
CARLOS ROBERTO DE MIRANDA GOMES, veranista.
   
As Cartas de Cotovelo foram por mim idealizadas para registrar as coisas boas ocorridas no correr dos veraneios, as suas belezas naturais, a fraternidade dos veranistas com a população caiçara e as reivindicações necessárias ao desenvolvimento da Comunidade Pium-Cotovelo.
No correr desse tempo, já na proximidade dos 30 anos da minha chegada, aprendi a conviver com famílias e amigos de Natal, vendo crescer os seus filhos e netos nos banhos de mar desta praia onde encontrei abrigo.
Hoje, todavia, sou forçado a escrever uma Carta que nunca desejei, pois retrata tristeza – faleceu ontem um dos fundadores da PROMOVEC, meu colega de Colégio, de Faculdade, de batalhas cívicas na Ordem dos Advogados do Brasil e a pessoa que fez a minha apresentação a este paraíso. Foi em sua casa da Rua Parnaíba o meu primeiro veraneio.
Trata-se de JOSÉ CORREIA DE AZEVEDO, nosso querido “Zequinha”, que por questões de saúde deixou nosso veraneio em 2017 e alçou voo para a eternidade neste momento.
Continua presente, em minha mente, a sua figura, insistindo numa pescaria quase “impossível”, mas um costume que permeia a história de toda praia que se preze. Fora isso, as costumeiras caminhadas para compensar os estragos que o cotidiano exige de todos nós, em particular dos advogados, cuja vida é envolvida em permanentes emoções.
Zequinha, meu colega, meu irmão do coração e meu amigo em todos os momentos da existência, coincidentemente tinha a mesma dosimetria de anos vividos como eu.
Ao saber do fato, aliás, já previsto em razão do seu estado de saúde nos últimos tempos, provocou em mim um abalo emocional ainda não superado. Vou para Natal reverenciar o saudoso companheiro, abraçar Isabel e o restante da sua enorme prole, todos vencedores, mercê do exemplo do velho guerreiro que se foi.
Perdoem se não consigo, agora, retratar com exatidão, tão estimada figura, pois o coração bate aceleradamente. Mas na última edição do meu livro “Traços e Perfis da OAB/RN” dediquei uma página para registrar o seu trabalho, com foto e tudo. O farei, certamente, quando terminar a “História da PROMOVEC”.
Agora só resta a saudade e a lembrança de uma vida produtiva, solidária.
Deus, certamente, o recebeu em sua Mansão Celestial.
No próximo luar de Cotovelo, vamos procurar uma nova estrela, que certamente estará brilhando no céu deste nosso paraíso. Estou no caminho de um reencontro!

23 de janeiro, 2018 OAB/RN emite nota de pesar pelo falecimento do advogado José Correia de Azevedo

Com grande pesar, a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Rio Grande do Norte, vem a público comunicar o falecimento do advogado José Correia de Azevedo, ocorrido na tarde desta terça-feira (23).
“Doutor Azevedo”, como todos o chamavam, foi durante décadas um incansável membro da OAB/RN, onde exerceu as funções de Conselheiro, Diretor Tesoureiro e Presidente do Tribunal de Ética e Disciplina, além de ter presidido a Comissão Eleitoral da Ordem em diversas eleições institucionais.
Inscrito na Seccional Potiguar desde 08 de julho de 1966, sob o número 350, José Azevedo foi exemplo e referência de ética, probidade, seriedade, respeitado e querido por todos que com ele conviveram nos mais de 50 anos de exercício profissional e atuação institucional.
A advocacia potiguar está de luto e presta solidariedade aos seus familiares, na certeza de que a sua partida entristece a todos, ao mesmo tempo em que nos deixa um grande legado.
O velório do advogado José Correia de Azevedo acontecerá nesta quarta-feira (24), a partir das 9h, no auditório da Seccional Potiguar.
Natal (RN), 23 de janeiro de 2018.
ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL - SECCIONAL DO RIO GRANDE DO NORTE

----------------------------------------------------------------------------------------------------------
CARTAS DE COTOVELO versão 2018 - 07
CARLOS ROBERTO DE MIRANDA GOMES, veranista.
   
Neste veraneio de 2018 a PROMOVEC vem tendo uma atuação eficiente, realizando ações em prol do futuro da Comunidade Pium/Cotovelo, nos campos da limpeza pública, segurança, preservação das vias públicas, dando apoio social aos jovens aqui residentes, assistência médica e social, estes últimos serviços com a inestimável colaboração do sócio fundador Dr. Carlos Dutra e da incansável Justa.
Para essas atividades vem mantendo contato permanente com o Prefeito do Município de Parnamirim, ao qual está subordinada a referida Comunidade, que tem procurando atender às reivindicações, conforme o resumo da Reunião em 04 de janeiro de 2018, com a participação de Rosano Taveira, Prefeito de Parnamirim; Esam Elali, Presidente da Promovec; Octávio Lamartine, Diretor da Promovec para assuntos de segurança e Gaspar, Secretário adjunto da SEMSUR – PMP.
 

No encontro foi discutido, também, o projeto aprovado na Caixa Econômica, com verba federal, para melhorias nas ruas que ligam a Rota do Sol à avenida Praia Grande (beira mar), inclusive a própria avenida, com calçadão e mirantes sobre as falésias. Quanto às demais ruas de Cotovelo, a Prefeitura se comprometeu a pavimentar assim que a primeira etapa estiver concluída, garantindo acessos à praia com novas escadarias e rampas para pessoas PNE. No tocante a Eventos em Cotovelo, existe uma vasta programação para o veraneio.

 

Na foto a doadora, o Presidente Esam Elali e o Coord. de Segurança Octávio Lamartine.

Dentro desse contexto existe um compromisso para ajudar o funcionamento regular da Ong. Projeto ATTITUDE, com a aquisição de tatames para os trabalhos com os jovens campeões da Comunidade, já ocupando a sede, conforme os registros fotográficos, inclusive da doação da Senhora Júlia Ferreira, de 15 peças de tatame de Judô, entregue ao Prof. Alex.
Após essas providências preliminares, outras reuniões foram realizadas, como a do dia 06 de janeiro, anotada pela associada Alzirene e com as presenças de Nascimento, Presidente em exercício, Octávio, Eugênio, Alzirene e Justa, onde houve uma análise crítica das ações desenvolvidas e projetadas, destacando-se a organização de uma caminhada na praia - feijoadas ou churrascos, atividades carnavalescas, mutirão de limpeza na praia e o lançamento de Gincana Ambiental 2018 (parceria com a Prefeitura), cujo regulamento foi discutido na reunião do dia 09 e afinal aprovado na reunião do dia 20, sendo elaborado o calendário de realização deste evento, dentre outras providências para seu sucesso.

  

Registros fotográfico das reuniões de 09/01 na Sec. Municipal de Educação com Assessores do Prefeito, diretores de Escolas de Pium e Cotovelo para discussão de atividade de iniciativa da PROMOVEC - GINCANA AMBIENTAL 2018 - PRÊMIO PRESIDENTE JOSÉ AUGUSTO BEZERRA DE MENEZES SOBRINHO (primeiro presidente da PROMOVEC).
   

Reunião na sede em 11/01/2018, presentes: Nascimento, como Presidente em exercício, Roberta Master Ricardo, Alzirene, Justa, Nascimento, Eugênio, Rogério, Rildeci, Manoel Rubim, Goreth, Octávio, Alex, 2 Funcionários da Natal Segurança. Apoio de Sérgio da NatalSeg.e a do dia 20 onde Roberta Master Ricardo registrou as presenças de Esam Elali, Nascimento. Eugênio Rangel. Octávio Lamartine, Carlos Gomes, Nazaré Góes, Isaque Alves, Justa Mota, Alzirene Nunes, e Roberta Oliveira.
            Providências para a Gincana Escolar: a) Lançamento: 03/02/2018; b) Inscrição: de 07/04/2018 à 14/04/2018; c) Final e premiação: 02/06/2018. (A comissão julgadora será composta de 05 membros da secretaria e 02 membros da PROMOVEC). Haverá 04 modalidades, e prêmio para os 3 primeiros  lugares de cada modalidade: 1º lugar: 01 bicicleta; 2º lugar: 01 tablet; 3º lugar: 01 mochila de excelente qualidade.*Alguns associados já se pronunciaram para doação de alguns prêmios. Lembramos que serão 04 modalidades, então: 12 prêmios: 04 bicicletas, 04 tablet´s, 04 mochilas.
Eventos de 28/01/2018: Caminhada partindo da frente ao In Mare, com o apoio de  Octávio e sua equipe, do Professor Alex e a Personal Rejane. Terminada a caminhada serão realizados na sede, pelas 12 hs – um Bingo e Almoço.* As cartelas do Bingo já estão sendo vendidas pelos associados: Nascimento, Justa, Alzirene, Esam, Octávio, Eugênio, Humberto, Roberta e o Professor Alex. Outras ações: Pintura na sede internet via fibra pela RNNet; Horta e cerca viva na sede a cargo do Professor Alex e seus alunos. O Presidente Esam vem cobrando da Prefeitura mais atenção para as prioridades na bela Cotovelo, notadamente na segurança, iluminação pública, limpeza, acesso a praia. Um sonho: Rádio Comunitária, a iniciar com uma rádio Web.

Outro assunto aprovado foi o projeto sobre a história dos 30 anos da Promovec, sendo para tanto designado o associado Carlos Gomes, que aceitou o encargo desde que lhe seja fornecida a documentação básica existente nos arquivos da Entidade. 
CRISE e CRISE
Carlos Roberto de Miranda Gomes, escritor
             Objetivamente, reconheçamos as situações atuais em que passam o País e, em particular, o Estado do Rio Grande do Norte, as quais colocam em preocupação extrema a população, como um todo.
             No momento, ninguém fica fora da faixa de desconforto – já não podemos separar as classes abastadas das mais carentes, porquanto existe uma interdependência das classes empresarial e operária numa economia frágil e nem tanto organizada.
             No âmbito federal a data de hoje é fundamental para o seguimento das reformas políticas, com o julgamento do ex-presidente Lula pelo Poder Judiciário e, nas cercanias do Rio Grande do Norte, a situação financeira retrata o seu momento mais crítico para a sobrevivência do Estado.
             Numa e noutra situação ficam bem evidentes as falhas institucionais dos Poderes e Órgãos que compõem a expressão administrativa no Brasil, deficiência que atinge todos os demais estados e, como consequência os municípios.
             Crise e crise – palavra que deve ser mais profundamente analisada, que abala o sentimento mais arraigado entre a população trabalhadora e a produtiva, que até agora ficam a mercê da omissão geral, haja vista que existe uma farsa de quem governa e de quem tem a competência de fiscalizar.
             Os rumores das dificuldades já eram evidentes e, seja como for, invocamos o adágio de que – nada é tão ruim que não possa servir de semente para soluções futuras. Parece que o povo perdeu a paciência e os políticos estão cientes de que não podem mais continuar enganando.
             Devem cair as oligarquias e os partidos oportunistas. De repente todos sentem a necessidade de encarar responsavelmente as suas tarefas e parece existir uma nova consciência cívica no Brasil.
             O meu pessimismo cotidiano procura guarida na certeza de que temos de sobreviver e isso só será possível fazendo-se uma poda na vida política e administrativa brasileira. A hora é de apreensão e de seriedade – fora o fanatismo ideológico, as manifestações de protesto de cunho político-partidário. Nada de ditadura de direita ou do proletariado. Lutemos pela democracia. O Brasil acima de tudo.

             

CENTENÁRIOS DE ACADÊMICOS




domingo, 21 de janeiro de 2018

CARTAS DE COTOVELO versão 2018 - 06
CARLOS ROBERTO DE MIRANDA GOMES, veranista.
   
Ultrapassamos a metade do tempo de veraneio e já nos desperta um pontinho de saudade, da brisa reconfortante do alpendre do meu primeiro andar, do cheiro de mar, do cântico dos pássaros que perto de mim é exuberante face os resquícios de Mata Atlântica nas cercanias do Conjunto Residencial Barramares. Em minha casa ainda vive uma família de camaleões.
Mas neste sábado registramos o Dia de São Sebastião, Padroeiro de Pirangi, o Santo Guerreiro, ícone de várias expressões artísticas, históricas e religiosas.
Sebastião era um soldado que teria se alistado no exército romano por volta de 283 d.C. e que demonstrou uma conduta compreensiva para com os cristãos, o que lhe trouxe problemas com o Gosão sebastiãoverno Romano que o considerou traidor por volta de 286 d.C, embora tenha conseguido proteção durante o governo dos imperadores Diocleciano e Maximiniano, que o designaram capitão da Guarda Pretoriana.
Por conta do seu comportamento foi condenado à morte por meio de flechas (que se tornaram símbolo constante na sua iconografia). Contudo, embora dado como morto e atirado em um rio, sobreviveu ao martírio, socorrido por Irene (Santa Irene), sendo novamente levado diante de Diocleciano, que ordenou então que ele fosse espancado até a morte. Seu corpo foi jogado no esgoto público de Roma e resgatado por Luciana (Santa Luciana),  que preparou o seu corpo para a sepultura nas catacumbas.
A sua história ganhou espaço no mundo cristão e o transformou em ídolo, sendo representado permanentemente amarrado e com perfurações de setas.
É cultuado desde o século IV pelas Igrejas Católica e Ortodoxa ganhando força nos cultos da tradição da cultura afro-brasileiras, recebendo o nome da entidade Oxossi na Umbanda, sincretizado como São Sebastião.
Retratrado pelos pintores da Renascença, ganhou seguidores nas demais eras. O pintor brasileiro Eliseu Visconti teve uma tela premiada com a medalha de ouro na Exposição Universal de Saint Louis, realizada em 1904 nos Estados Unidos, com o quadro denominado "Recompensa de São Sebastião".
Sua vida foi divulgada em muitas obras, dentre as quais no livro "Perseguidores e Mártires", do escritor italiano Tito Casin, como personagem central do romance "Fabíola" (também intitulado "A Igreja das Catacumbas"), escrito em 1854 pelo Cardeal Nicholas Wiseman, levado ao cinema por Alessandro Blasetti em 1949 na França, estrelando Michèle Morgan, e com o ator italiano Massimo Girotti no papel de São Sebastião. Foi refilmado por Nunzio Malasomma em 1961, na Itália, como "La Rivolta degli Schiavi (“A Revolta dos Escravos”), protagonizado pela estrela estadunidense Rhonda Fleming, com o romano Ettore Manni como o santo mártir.
O seu nome inspirou grandes compositores como se registra em trabalho de Debussy no escrito misto de cantata, drama lírico e de balé, "Le Martyrre de Saint Sébastien".
No Brasil, deu nome a uma das cidades mais importantes São Sebastião do Rio de Janeiro, data comemorada com do seu Santo Padroeiro.
A propósito, a data de 20 de janeiro também tem grande significado para a nossa família, pois coincide com o nascimento da minha filha Rosa Ligia, que foi comemorado ontem com a presença de todos os familiares e amigos, com as pompas merecidas.