domingo, 21 de janeiro de 2018

CARTAS DE COTOVELO versão 2018 - 06
CARLOS ROBERTO DE MIRANDA GOMES, veranista.
   
Ultrapassamos a metade do tempo de veraneio e já nos desperta um pontinho de saudade, da brisa reconfortante do alpendre do meu primeiro andar, do cheiro de mar, do cântico dos pássaros que perto de mim é exuberante face os resquícios de Mata Atlântica nas cercanias do Conjunto Residencial Barramares. Em minha casa ainda vive uma família de camaleões.
Mas neste sábado registramos o Dia de São Sebastião, Padroeiro de Pirangi, o Santo Guerreiro, ícone de várias expressões artísticas, históricas e religiosas.
Sebastião era um soldado que teria se alistado no exército romano por volta de 283 d.C. e que demonstrou uma conduta compreensiva para com os cristãos, o que lhe trouxe problemas com o Gosão sebastiãoverno Romano que o considerou traidor por volta de 286 d.C, embora tenha conseguido proteção durante o governo dos imperadores Diocleciano e Maximiniano, que o designaram capitão da Guarda Pretoriana.
Por conta do seu comportamento foi condenado à morte por meio de flechas (que se tornaram símbolo constante na sua iconografia). Contudo, embora dado como morto e atirado em um rio, sobreviveu ao martírio, socorrido por Irene (Santa Irene), sendo novamente levado diante de Diocleciano, que ordenou então que ele fosse espancado até a morte. Seu corpo foi jogado no esgoto público de Roma e resgatado por Luciana (Santa Luciana),  que preparou o seu corpo para a sepultura nas catacumbas.
A sua história ganhou espaço no mundo cristão e o transformou em ídolo, sendo representado permanentemente amarrado e com perfurações de setas.
É cultuado desde o século IV pelas Igrejas Católica e Ortodoxa ganhando força nos cultos da tradição da cultura afro-brasileiras, recebendo o nome da entidade Oxossi na Umbanda, sincretizado como São Sebastião.
Retratrado pelos pintores da Renascença, ganhou seguidores nas demais eras. O pintor brasileiro Eliseu Visconti teve uma tela premiada com a medalha de ouro na Exposição Universal de Saint Louis, realizada em 1904 nos Estados Unidos, com o quadro denominado "Recompensa de São Sebastião".
Sua vida foi divulgada em muitas obras, dentre as quais no livro "Perseguidores e Mártires", do escritor italiano Tito Casin, como personagem central do romance "Fabíola" (também intitulado "A Igreja das Catacumbas"), escrito em 1854 pelo Cardeal Nicholas Wiseman, levado ao cinema por Alessandro Blasetti em 1949 na França, estrelando Michèle Morgan, e com o ator italiano Massimo Girotti no papel de São Sebastião. Foi refilmado por Nunzio Malasomma em 1961, na Itália, como "La Rivolta degli Schiavi (“A Revolta dos Escravos”), protagonizado pela estrela estadunidense Rhonda Fleming, com o romano Ettore Manni como o santo mártir.
O seu nome inspirou grandes compositores como se registra em trabalho de Debussy no escrito misto de cantata, drama lírico e de balé, "Le Martyrre de Saint Sébastien".
No Brasil, deu nome a uma das cidades mais importantes São Sebastião do Rio de Janeiro, data comemorada com do seu Santo Padroeiro.
A propósito, a data de 20 de janeiro também tem grande significado para a nossa família, pois coincide com o nascimento da minha filha Rosa Ligia, que foi comemorado ontem com a presença de todos os familiares e amigos, com as pompas merecidas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário