São Pedro ou
São Pedro Apóstolo, em
hebraico:
כיפא, em
grego koiné:
Πέτρος,
Petros, "Rocha", segundo a interpretação
católica e
ortodoxa,
fragmento (de pedra) para alguns protestantes,
[nota 1], em
copta:
Ⲡⲉⲧⲣⲟⲥ,
Petros, em
latim:
Petrus (
Betsaida,
Galileia,
[2] século I a.C., —
Roma, ca.
67 d.C.)
[nota 2][3] foi um dos
doze apóstolos de
Jesus Cristo, segundo o
Novo Testamento e, mais especificamente, os quatro
Evangelhos.
Segundo a
Bíblia, seu nome original não era
Pedro, mas
Simão. Aparece ainda uma variante do seu nome original,
Simão Pedro, no livro dos Atos dos Apóstolos (
Atos 10:18) e na II Epístola de Pedro (
II Pedro 1:1).
No Evangelho de João (
João 1:42), Cristo muda seu nome para
כיפא,
Kepha (
Cefas em português), que em
aramaico significa "pedra", "rocha", nome este que foi traduzido para o
grego como
Πέτρος,
Petros, "Rocha" segundo a interpretação
católica,
fragmento (de pedra), "pedrinha" segundo a interpretação de alguns protestantes, a qual sustenta que a palavra grega que significa "rocha", "pedra" é
πέτρα,
petra e que, posteriormente, passou para o
latim como
Petrus.
[7]
Ocorre que o aramaico de "fragmento de pedra" ou "pedrinha" é a palavra
evna e não
kepha, sendo esta última a mencionada nas escrituras e traduzida para o grego
Petros, que realmente significa "Rocha".
[8]
Na interpretação da
Igreja Católica a razão para Jesus ter mudado o nome do apóstolo, bem como seu significado na citação bíblica
«Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja; e as portas do Hades não prevalecerão contra ela.» (
Mateus 16:18), a chamada
Confissão de Pedro, Jesus estava comparando Simão a uma rocha. Desta forma, Cristo seria o fundador da Igreja Católica, do grego "katholikos" que significa para todos ou universal, sendo-lhe concedido, por este motivo, o título de "Príncipe dos Apóstolos" pela Igreja Católica. Esse título é um tanto tardio, visto que tal designação só começaria a ser usada após a sua morte cerca de um século mais tarde, suplementando o de
Patriarca.
Na interpretação protestante majoritária,
protestantismo histórico ou ainda
pentencostais e
neopentecostais a "pedra" referida por Jesus é a confissão de fé de Pedro. Segundo tal corrente, o assunto que estava sendo abordado e tratado por Jesus não era sobre a pessoa do discípulo Pedro; mas sim "quem era Jesus", na opinião dos discípulos. Na pergunta de Jesus aos discípulos:
«Quem diz o povo ser o filho do homem?» (
Mateus 16:13), estes Lhe responderam: "Uns dizem: João Batista; outros: Elias; e outros: Jeremias, ou algum dos profetas." e Jesus novamente pergunta: "Mas vós, quem dizeis que sou eu?" e Pedro responde: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo", isto é, que Cristo seria o Messias.
[9] De acordo com estes textos da pergunta feita por Jesus aos seus discípulos, entende-se que a pedra seria o próprio Jesus. No
grego, a palavra para
pedra é
petra, que significa uma "rocha grande e maciça", a palavra usada como nome para Simão, por sua vez, é
petros, que significa uma "pedra pequena" ou "pedrinha". Nesse sentido, o próprio Pedro, em Atos dos Apóstolos 4:10-12, afirma que a declaração de Jesus se refere a si próprio, e não ao apóstolo:
«Seja notório a todos vós e a todo o povo de Israel que em o nome de Jesus Cristo o Nazareno, a quem vós crucificastes, e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, neste nome está este enfermo aqui são diante de vós. Ele é a pedra, desprezada por vós, edificadores, a qual foi posta como a pedra angular. Não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não há outro nome dado entre os homens, em que devamos ser salvos.» (
Atos 4:10-12)
Entretanto, alguns estudiosos protestantes, como
Nicolaas Ridderbos (
en) entendem que a frase "sobre esta pedra" se refira realmente a Pedro pois, partindo da análise contextual e gramatical, "somente Pedro é mencionado neste verso e o trocadilho realmente se refere a ele".
[10] Segundo ele, as palavras "sobre esta pedra [petra]" se referem a Pedro. Por causa da revelação que recebeu e da confissão de fé que ele fez, Pedro foi nomeado por Jesus para estabelecer as bases da futura
Igreja. Somente Pedro é mencionado neste verso, e o trocadilho com seu nome se aplicou somente a ele. Outra interpretação baseada nas escrituras e ensinos de Jesus Cristo pelos registros dos evangelhos Jesus estava profetizando espiritualmente pois o próprio Jesus afirmou que seu reino não é terreno mas sim espiritual, sendo assim Jesus afirmava que através de suas palavras que repousaria o
Espírito Santo sobre Pedro fazendo dele morada de Deus assim como todos os seguidores de Cristo como está escrito: "
O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós. Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis." João 14:17-19. E ainda em João 18:36 "
Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui." e também o Apóstolo Paulo no meio do
Areópago, disse: "
O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens; Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas;" Atos 17:24,25. Tal interpretação é refutada por outros teólogos protestantes, como
Donald Arthur Carson (
en), para quem Cristo teria sido enfático em sublinhar a profissão de fé de Pedro e seu papel singular na Igreja, e não dos fiéis como um todo.
[11]
De fato, todos os escritos dos
Pais da Igreja Primitiva sobre o tema, bem como aqueles dos eruditos católicos, entre os quais se destacam o sacerdote
jesuíta Leonel Franca e o teólogo
Scott Hahn, asseguram que, em grego
koiné do
século I, as palavras
petros e
petra seriam sinônimos, referindo-se assim, ao vocábulo
rocha. Em suma, a
Confissão de Pedro e sua mudança de nome por
Jesus Cristo lhe concediam um papel proeminente na
Igreja, principalmente em sua missão de "fortalecer os irmãos" (
Lucas 22:32). Estes autores sustentam ainda que, embora a língua difundida no
Império Romano nos tempos de
Jesus e dos
apóstolos fosse o grego
koiné, devido à influência
helênica na região desde mais de dois séculos antes de Cristo, os judeus do
século I falavam principalmente o
aramaico, mesma língua em que teria sido escrito originalmente o próprio
Evangelho de Mateus. Em aramaico a palavra para
fragmento (de pedra) "ou pedrinha" seria a palavra
evna e não
kepha. Logo. o mais provável é que o a palavra
Kephas ou "Cefas", que é transcrita cerca de oito vezes no
Novo Testamento ou se encontra traduzida para o grego
Petros nos
Evangelhos,
Atos dos Apóstolos e
escritos paulinos, realmente signifique
rocha e diga respeito à pessoa de Pedro.
[12]
Estátua na Basílica de Nossa Senhora da Assunção do Mosteiro de São Bento na cidade de São Paulo.
Antes de se tornar um dos doze discípulos de Cristo, Simão era pescador. Teria nascido em
Betsaida e morava em
Cafarnaum. Era filho de um homem chamado João ou Jonas e tinha por irmão o também apóstolo
André. Simão e André eram "empresários" da pesca e tinham sua própria frota de barcos, em sociedade com
Tiago,
João e o pai destes,
Zebedeu.
[13]
Possivelmente Pedro era casado e tinha pelo menos um filho.
[14] Sua esposa era de uma família rica e moravam numa casa própria, cuja descrição é muito semelhante a uma
vila romana.
[15] na cidade "romana" de
Cafarnaum.
[16]
Segundo o relato em
Lucas 5:1-11, no episódio conhecido como "
Pesca milagrosa", Pedro teria conhecido Jesus quando este lhe pediu que utilizasse uma das suas barcas, de forma a poder pregar a uma multidão que o queria ouvir. Pedro, que estava a lavar redes com
Tiago e
João, seus sócios e filhos de Zebedeu, concedeu-lhe o lugar na barca, que foi afastada um pouco da margem.
No final da pregação, Jesus disse a Simão que fosse pescar de novo com as redes em águas mais profundas. Pedro disse-lhe que tentara em vão pescar durante toda a noite e nada conseguira mas, em atenção ao seu pedido, fá-lo-ia. O resultado foi uma pescaria de tal monta que as redes iam rebentando, sendo necessária a ajuda da barca dos seus dois sócios, que também quase se afundava puxando os peixes. Numa atitude de humildade e espanto Pedro prostrou-se perante Jesus e disse para que se afastasse dele, já que era um pecador. Jesus encorajou-o, então, a segui-lo, dizendo que o tornaria "pescador de homens".
Depois de três anos, Paulo volta a Jerusalem para visitar Pedro e com ele fica quinze dias.
[20] Quatorze anos depois, Paulo retorna a Jerusalém e lá se encontra com Tiago, Pedro e João.
[21]
Tempos depois, por volta da metade do
século I, Pedro vai a Antioquia, onde ocorre uma discussão entre ele e Paulo, conhecida como o
Incidente em Antioquia.
[22]
A tradição da Igreja Católica Romana afirma que depois de passar por várias cidades, Pedro haveria sido martirizado em
Roma entre 64 e
67 d.C. Desde a
Reforma,
teólogos e
historiadores protestantes afirmaram que Pedro não teria ido a Roma; esta tese foi defendida mais proeminentemente por
Ferdinand Christian Baur, da
Escola de Tübingen. Outros, como
Heinrich Dressel, em 1872, declararam que Pedro teria sido enterrado em
Alexandria, no
Egito ou em
Antioquia.
[5] Hoje, porém, os historiadores concordam que Pedro realmente viveu e morreu em Roma. O historiador
luterano Adolf Harnack afirmou que as teses anteriores foram tendenciosas e prejudicaram o estudo sobre a vida de Pedro em Roma.
[5] Sua vida continua sendo objeto de análise, mas o seu túmulo está localizado na
Basílica de São Pedro, no
Vaticano, o qual foi descoberto em 1950 após anos de meticulosa investigação.
[6]
Alguns pesquisadores acreditam que, assim como
Judas Iscariotes, Pedro tenha sido um
zelota, grupo que teria surgido dos
fariseus e constituía-se de pequenos camponeses e membros das camadas mais pobres da sociedade. Este supostamente estaria comprovado em
Marcos 3:18, assim como em
Atos 1:13, no entanto, o certo "
Simão, o Zelote" é na realidade uma pessoa distinta dentre as nomeações descritas nas referidas citações.
Toda a primeira parte do
Evangelho gira em torno da identidade de Jesus. Quando perguntado, Simão foi o primeiro dos discípulos a responder essa pergunta:
Jesus é o filho de Deus. É esse acontecimento que leva Jesus a chamá-lo de Pedro e é conhecido como
Confissão de Pedro.
Encontramos o relato do evento em
Mateus 16:13-19: Jesus pergunta aos seus discípulos (depois de se informar do que sobre ele corria entre o povo):
"E vós, quem pensais que sou eu?".
Simão Pedro, respondendo, disse:
"Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo". Jesus respondeu-lhe:
"Bem-aventurado és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi carne ou sangue que te revelaram isso, e sim Meu Pai que está nos céus. Também Eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei Minha Igreja[23] e as portas do Hades[24] nunca prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus e o que ligares na terra será ligado nos céus. E o que desligares na terra será desligado[25] nos céus".
João 21:15-17 e
Lucas 22:31 também falam a respeito do primado de Pedro dever ser exercido particularmente na ordem da Fé, e que Cristo o torna chefe:
Jesus disse a Simão (Pedro):
"Simão, filho de João, tu Me amas mais do que estes?" Ele lhe respondeu:
"Sim, Senhor, tu sabes que te amo". Jesus lhe disse:
"Apascenta Meus cordeiros". Segunda vez disse-lhe:
"Simão filho de João, tu Me amas?" -
"Sim, Senhor", disse ele,
"tu sabes que te amo". Disse-lhe Jesus:
"Apascenta Minhas ovelhas". Pela terceira vez lhe disse:
"Simão filho de João, tu Me amas?" Entristeceu-se Pedro porque pela terceira vez lhe perguntara 'Tu Me amas?' e lhe disse:
"Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que te amo". Jesus lhe disse:
"Apascenta Minhas ovelhas." (
João 21:15-17).
«Simão, Simão, eis que Satanás pediu insistentemente para vos peneirar como trigo; Eu, porém, orei por ti, a fim de que tua fé não desfaleça. Quando, porém, te converteres, confirma teus irmãos.» (
Lucas 22:31-32)
A comunidade de
Roma foi fundada pelos apóstolos Pedro e
Paulo e é considerada a única comunidade
cristã do mundo fundada por mais de um
apóstolo e a única do Ocidente instituída por um deles. Por esta razão desde a
antiguidade a comunidade de Roma (chamada atualmente de
Santa Sé pelos católicos) teve o
primado sobre todas as outras comunidades locais (dioceses); nessa visão o ministério de Pedro continua sendo exercido até hoje pelo
Bispo de Roma (segundo o catolicismo romano), assim como o ministério dos outros apóstolos é cumprido pelos outros Bispos unidos a ele, que é a cabeça do colégio apostólico, do colégio episcopal. A sucessão papal (de Pedro) começou com
São Lino (
67 d.C.) e, atualmente é exercida pelo
Papa Francisco, eleito em 13 de março de 2013. Segundo essa visão, o próprio apóstolo Pedro atestou que exerceu o seu ministério em Roma ao concluir a sua primeira epístola: "
A [Igreja] que está em Babilônia, eleita como vós, vos saúda, como também Marcos, meu filho.".
[26] Trata-se da
Igreja de Roma.
[27] Assim também o interpretaram todos os autores desde a
Antiguidade, como abaixo, como sendo a Roma Imperial (decadente). O termo não pode referir-se a
Babilônia sobre o
Eufrates, que jazia em ruínas ou à Nova Babilônia (
Selêucia) sobre o
rio Tigre, ou à Babilônia Egípcia cerca de
Mênfis, tampouco a
Jerusalém; deve, portanto referir-se a Roma, a única cidade que é chamada Babilônia pela antiga literatura cristã.
[28]
Os historiadores atualmente acreditam que a tradição católica esteja correta; igualmente, muitas tradições antigas corroboram a versão de que Pedro esteve em Roma e que ali teria sido martirizado.
- Clemente, terceiro bispo de Roma e discípulo de Pedro, por volta de (96 d.C.), em sua Epístola aos Coríntios, faz clara alusão ao martírio deste e de Paulo em Roma:
- Todavia, deixando os exemplos antigos, examinemos os atletas que viveram mais próximos de nós. Tomemos os nobres exemplos de nossa geração. Foi por causa do ciúme e da inveja que as colunas mais altas e justas foram perseguidas e lutaram até a morte. Consideremos os bons apóstolos. Pedro, pela inveja injusta, suportou não uma ou duas, mas muitas tribulações e, depois de ter prestado testemunho, foi para o lugar glorioso que lhe era devido. Por causa da inveja e da discórdia, Paulo mostrou o preço reservado à perseverança. Sete vezes carregando cadeias, exilado, apedrejado, tornando-se arauto no Oriente e no Ocidente, ele deu testemunho diante das autoridades, deixou o mundo e se foi para o lugar santo, tornando-se o maior modelo de perseverança. .[29]
- Inácio de Antioquia, bispo, mártir e também discípulo de Pedro, em cerca de (107 d.C.), em sua Epístola aos Romanos, a qual fora dirigida à comunidade cristã lá situada, refere-se nos seguintes termos ao martírio de Pedro e Paulo em Roma:
- "Não vos dou ordens como Pedro e Paulo; eles eram apóstolos, eu sou um condenado. Eles eram livres, e eu até agora sou um escravo".[30]
- Papias, bispo de Hierápolis, atesta a atribuição do segundo evangelho a Marcos, “intérprete” de Pedro em Roma. O livro teria sido composto em Roma, depois da morte de Pedro (prólogo antimarcionita de século II, Ireneu) ou ainda durante sua vida (segundo Clemente de Alexandria). Quanto a Marcos, foi identificado como João Marcos, originário de Jerusalém (At 12,12), companheiro de Paulo e Barnabé (At 12,25; 13,5.13; 15,37-39; Cl 4,10) e, a seguir, de Pedro em “Babilônia” (isto é, provavelmente, em Roma) segundo 1Pd 5,13.[31]
- Tendo vindo ambos a Corinto, os dois apóstolos Pedro e Paulo nos formaram na doutrina do Evangelho. A seguir, indo para a Itália, eles vos transmitiram os mesmos ensinamentos e, por fim, sofreram o martírio simultaneamente.[32]
- Gaio, presbítero romano, em 199 d.C.:
- Nós aqui em Roma temos algo melhor do que o túmulo de Filipe. Possuímos os troféus dos apóstolos fundadores desta Igreja local. Ide à Via Ostiense e lá encontrareis o troféu de Paulo; ide ao Vaticano e lá vereis o troféu de Pedro.
Gaio dirigiu-se nos seguintes termos a um grupo de hereges:
Posso mostrar-vos os troféus (túmulos) dos Apóstolos. Caso queirais ir ao Vaticano ou à Via Ostiense, lá encontrareis os troféus daqueles que fundaram esta Igreja.[33]
- Pedro, ao ser martirizado em Roma, pediu e obteve que fosse crucificado de cabeça para baixo[34]
- Pedro, finalmente tendo ido para Roma, lá foi crucificado de cabeça para baixo.[35]
- Para a maior e mais antiga a mais famosa Igreja, fundada pelos dois mais gloriosos Apóstolos, Pedro e Paulo." e ainda "Os bem-aventurados Apóstolos portanto, fundando e instituindo a Igreja, entregaram a Lino o cargo de administrá-la como bispo; a este sucedeu Anacleto; depois dele, em terceiro lugar a partir dos Apóstolos, Clemente recebeu o episcopado.
- Mateus, achando-se entre os hebreus, escreveu o Evangelho na língua deles, enquanto Pedro e Paulo evangelizavam em Roma e aí fundavam a Igreja.[36]
- Formado como jurista Tertuliano (155–222) falou da morte de Pedro em Roma:
- A Igreja também dos romanos pública - isto é, demonstra por instrumentos públicos e provas - que Clemente foi ordenado por Pedro.
- Feliz Igreja, na qual os Apóstolos verteram seu sangue por sua doutrina integral!" - e falando da Igreja Romana, "onde a paixão de Pedro se fez como a paixão do Senhor.
- Nero foi o primeiro a banhar no sangue o berço da fé. Pedro então, segundo a promessa de Cristo, foi por outrem cingido quando o suspenderam na Cruz.[37]
- Eusébio (263-340 d.C.) Bispo de Cesareia, escreveu muitas obras de teologia, exegese, apologética, mas a sua obra mais importante foi a História Eclesiástica, onde ele narra a história da Igreja das origens até 303. Refere-se ao ministério exercido por Pedro:
- Pedro, de nacionalidade galileia, o primeiro pontífice dos cristãos, tendo inicialmente fundado a Igreja de Antioquia, se dirige a Roma, onde, pregando o Evangelho, continua vinte e cinco anos Bispo da mesma cidade.
- A sucessão de Bispos em Roma é nesta ordem: Pedro e Paulo, Lino, Cleto, Clemente etc...[38]
- Lino foi Bispo de Roma após o seu primeiro guia, Pedro.[39]
- Você não pode negar que sabe que na cidade de Roma a cadeira episcopal foi primeiro investida por Pedro, e que Pedro, cabeça dos Apóstolos, a ocupou.[40]
- A cátedra de Roma é a cátedra de Pedro, a Igreja principal, de onde se origina a unidade sacerdotal.[41]
- A Pedro sucedeu Lino.[42]
A partir da década de 1950, intensificaram-se as escavações no subsolo da
Basílica de São Pedro, lugar tradicionalmente reconhecido como provável túmulo do
apóstolo e próximo de seu martírio no muro central do
Circo de Nero. Após extenuantes e cuidadosos trabalhos, inclusive com remoção de toneladas de terra que datava do corte da Colina Vaticana para a terraplanagem da construção da primeira basílica na época de Constantino, a equipe chefiada pela arqueóloga italiana
Margherita Guarducci encontrou o que seria uma necrópole atribuída a Pedro, inclusive uma parede repleta de
grafitos com a expressão
Petrós Ení, que, em grego, significa "Pedro está aqui".
Também foram encontrados, em um nicho, fragmentos de ossos de um homem robusto e idoso, entre 60-70 anos, envoltos em restos de tecido púrpura com fios de ouro que se acredita, com muita probabilidade, serem de Pedro. A data real do martírio, de acordo com um cruzamento de datas feito pela arqueóloga, seria 13 de outubro de
64 d.C. e não 29 de junho, data em que se comemorava o traslado dos restos mortais de Pedro e
São Paulo para a estada deles nas
Catacumbas de São Sebastião durante a perseguição do
imperador romano Valeriano em
257 d.C.
A mais antiga imagem conhecida do apóstolo Pedro foi descoberta em 2010 em catacumbas sob a cidade de
Roma, e data do
século IV. No mesmo lugar, foram também descobertas imagens dos apóstolos
Paulo,
André e
João. As obras fazem parte de um grupo de pinturas em torno de uma imagem de
Jesus Cristo como o
Bom Pastor no teto do que os estudiosos acreditam ter sido o túmulo de um nobre romano.
[43]
Notas
- ↑ A palavra grega que significa "rocha" ou "pedra" é πετρα, petra;[1]
- ↑ segundo a tradição bíblica
Referências
- ↑ «Bible Lexicon». Bible Lexicon. Consultado em 12 de setembro de 2010
- ↑ Rami Arav, Richard A. Freund (novembro de 2014). Bethsaida: A City by the North Shore of the Sea of Galilee Betsaida: Uma cidade na Margem Norte do Mar da Galileia (em inglês). [S.l.]: Truman State University Press. 310 páginas. ISBN 1931112398
- ↑ «Catholic Encyclopedia (1913)/St. Peter» (em inglês). A data da morte de Pedro é incerta, considerando-se o período compreendido entre julho de 64 (início da perseguição de Nero) e o início de 68 (em 9 de julho Nero fugiu de Roma e suicidou-se). A data de sua morte deve ser deixada em aberto. O dia do seu martírio também é desconhecido; 29 de junho, dia aceito de sua festa desde o século IV, não pode ser provado como sendo o dia da sua morte. (texto traduzido da fonte). Wikisource. Consultado em 20 de janeiro de 2016
- ↑ Wilken, p. 281, quote: "Some (Christian communities) had been founded by Peter, the disciple Jesus designated as the founder of his church. ... Once the position was institutionalized, historians looked back and recognized Peter as the first pope of the Christian church in Rome"
- ↑ Ir para:a b c Josef Burg Kontrover-Lexikon Fredebeul&Coenen, Essen, 1903.
- ↑ Ir para:a b Oxford Dictionary of the Christian Church (Universidade de Oxford - 2005) ISBN 978-0-19-280290-3), artigo "Pope"
- ↑ «Vida de São Pedro». IJF. 29 de junho de 2018. Consultado em 1 de outubro de 2019
- ↑ FRANCA, Leonel. A Igreja, a Reforma e a Civilização. 3ª Edição. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1934.
- ↑ Religion: Peter & the Rock (Dec. 07, 1953_em inglês)
- ↑ H. N. Ridderbos. Matthew. trans. by Ray Togtman (Grand Rapids: Regency Reference Library, 1987), 303
- ↑ Donald Arthur Carson. "Matthew," in Expositor’s Bible Commentary. Ed. Frank E. Gaebelein, J. D. Douglas, and Walter Kaiser, vol. 8 [Grand Rapids: Zondervan, 1984], 368
- ↑ FRANCA, Leonel. A Igreja, a Reforma e a Civilização. 3ª Edição. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1934.
- ↑ Lucas 5:1-11
- ↑ Stromata III, VI
- ↑ Lucas 5:17-26
- ↑ A cidade de Cafarnaum possuía status de cidade romana
- ↑ Atos 3:1-8
- ↑ Atos 15:2-7
- ↑ Atos 15:22-30
- ↑ Gálatas 1:18
- ↑ Gálatas 2:1-10
- ↑ Gálatas 2:11-14
- ↑ O termo semítico que traduz o termo grego εκκλησία, "ekklesia" é assembléia, freqüentemente encontra-se no Antigo Testamento para designar a comunidade do povo eleito (Deuteronômio 4:40, por ex.).
- ↑ Hades (hebraico Sheol), cujas "portas" personificadas evocam as potências do Mal que Cristo garante que jamais prevalecerão contra Sua Igreja. Cristo para designar todo o poder do Mal usou o termo "portas", da mesma forma o Reino de Deus tem portas, na sequência Pedro recebe suas chaves. É por esta razão que Pedro é, geralmente representado com chaves na mão e como porteiro do Paraíso
- ↑ . Cabe a Pedro abrir ou fechar o acesso ao Reino dos Céus, por meio da Igreja. "Ligar" e "desligar" são dois termos técnicos da linguagem rabínica que referem-se primeiramente ao domínio disciplinar da excomunhão, também referem-se as decisões doutrinais ou jurídicas. Responsável por administrar a comunidade em matéria de Fé e de moral.
- ↑ I Epístola de Pedro 5,13
- ↑ Cf. Ap. 14,8 ; 16,19 ; 17,5.
- ↑ Apoc., xvii, 5; xviii, 10; "Oracula Sibyl.", V, versos 143 e 159, ed. Geffcken, Leipzig, 1902, 111.
- ↑ http://www.earlychristianwritings.com/text/1clement-lightfoot.html
- ↑ Coleção, Patrística, Vol. 1, Padres Apóstólicos, 1ª Edição, Ed. Paulus, 1995, pág. 105
- ↑ em Introdução ao Evangelho Segundo Marcos, contido na TEB - versão que segue a edição francesa tanto nas Introduções como nas Notas, Edições Loyola, pag. 1234
- ↑ Fragmento conservado na História Eclesiástica de Eusébio, II,25,8.
- ↑ Eusébio, História Eclesiástica, 1125, 7.
- ↑ Com. in Genes., t. 3
- ↑ Fragmento conservado na "História Eclesiástica" de Eusébio, III,1.
- ↑ L. 3, c. 1, n. 1, v. 4
- ↑ Scorp. c. 15
- ↑ ii. 27 - Sales, St. Francis de, The Catholic Controverse, Tan Books and Publishers Inc., USA, 1989, pp. 280-282.
- ↑ In: Syn.
- ↑ De Sch. Don.
- ↑ Epístola 55,14.
- ↑ Ep. 53, ad. Gen.
- ↑ «Oldest known images of apostles found» (em inglês). CNN. 23 de junho de 2010. Consultado em 2 de setembro de 2014A imagem do apóstolo Pedro é a de nº 6
- ↑ «Dia de São Pedro - Raizes Espirituais». Raizes Espirituais. 29 de junho de 2016
- ↑ «Saiba a diferença entre Iemanjá e Nossa Sra dos Navegantes». Terra