sábado, 26 de novembro de 2011

Hic jacet pulvis, cinis, et nihil
MACHADÃO ONTEM

HOJE
Vai haver sapateado sobre a sepultura. Anunciam que a imprensa também estará participando da festa. Será????????
___________
Foto: Aldair, da TN
Filme: Vnt.online.com

sexta-feira, 25 de novembro de 2011


Combate à corrupção
Carlos Roberto de Miranda Gomes*

Na leitura diária dos jornais da cidade, deparei-me com farto noticiário a propósito da gestão do Conselheiro Valério Mesquita, meu companheiro de turma da velha Faculdade da Ribeira, onde comandou a edição da Resolução nº 009/2011, tendo por linha de ação a análise concomitante de processos de licitação pública, instrumento muito utilizado para os mais escabrosos casos de corrupção no serviço público.
A notícia informa que essa providência já abortou algumas situações e trouxe uma economia para o Estado e os Municípios de cerca de 35 milhões.
Tive a honra de ter estruturado a Controladoria Geral do Estado, oportunidade em que editei vários Atos Normativos orientando o controle interno, uniformizando procedimentos, realizando auditorias e dando régua e compasso para os gestores públicos, além de manter um Informativo, que circulou até o mês de dezembro de 2002, oferecendo doutrina, jurisprudência e dicas para os administradores no campo das licitações e contratos, editando manuais de orientação, um livro sobre licitações e realizando seminários de atualização das comissões de licitação e de controle interno.
Foi um tempo de muito aprendizado e muita ação coordenada em prol da gestão pública. Infelizmente, não tive uma vivência mais longa com a Lei de Responsabilidade Fiscal, que foi publicada em 2000, mas ainda escrevi e distribuí um trabalho sobre “Considerações sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal”, com o treinamento do pessoal das diversas Secretarias.
De tudo isso, tive a satisfação de ver aprovadas as contas do governo nos anos que prestei os meus serviços, tanto com o parecer prévio favorável do Tribunal de Contas, como do julgamento das mesmas pela Assembléia Legislativa.
Foi a pedido da Controladoria que o TCE editou suas primeiras Súmulas, instrumentos da maior valia para a orientação jurídica da gestão pública e, em conjunto, realizamos seminários de integração entre os controles interno e externo.
Sinceramente, não sei a razão desses procedimentos terem esmorecido, dando espaço para os aproveitadores penetrarem nas contas públicas, promovendo desmandos que estão sendo apurados, seguidamente, tanto pela Corte de Contas, quanto pelo Poder Judiciário, por provocação de denúncias do Ministério Público Estadual e de Contas.
A propósito disso, o Governo Federal criou um movimento denominado CONSOCIAL, cuja sigla corresponde à Primeira Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social, movimento criado pelo Decreto Presidencial do dia 8 de dezembro do ano passado, tendo por objetivo dotar a sociedade de um instrumento permanente no acompanhamento da gestão pública, com repercussão, também, no âmbito dos Estados e Municípios, os quais se organizam com a finalidade de I – debater e propor ações de promoção da participação da sociedade civil na gestão pública e de fortalecimento da interação entre sociedade e governo; II promover, incentivar e divulgar o debate e o desenvolvimento de novas idéias e conceitos sobre a participação social no acompanhamento da gestão pública; III – estimular os órgãos públicos a implementar mecanismos de transparência e acesso da sociedade à informação pública; IV – debater e propor mecanismos de sensibilização e mobilização da sociedade em prol da participação e acompanhamento da gestão pública; V – discutir e propor ações de capacitação e qualificação da sociedade para o acompanhamento da gestão pública, que utilizem inclusive ferramentas e tecnologias de informação; e VI – desenvolver e fortalecer redes de interação dos diversos atores da sociedade para o acompanhamento da gestão pública.
A iniciativa teve apoio no Estado do Rio Grande do Norte através do Decreto nº 22.266, de 09 de junho do ano corrente, contando com a participação de órgãos governamentais e entidades da sociedade civil organizada, conforme consta do anexo à Portaria nº 30, de 21 de setembro de 2011, do Secretário Adjunto da Controladoria Geral do Estado, órgão gestor do movimento, que já possui o seu Regimento Interno aprovado pela Portaria nº 020, de 21 de setembro pretérito, assinado pela mesma autoridade antes mencionada, contando com a adesão da sociedade civil organizada e entidades públicas.
A OAB/RN está representada através dos advogados Carlos Roberto de Miranda Gomes e Francisco Jadir Farias Pereira. Fazem parte, entre outros, o Ministério Público, o Tribunal de Contas, a UFRN e as Controladorias Gerais da União e do Estado do Rio Grande do Norte.
As ações a serem desenvolvidas têm fundamento na Constituição Federal, arts. 5º, 37 e 74, § 2º; na Lei nº 8.666/93, arts. 25, 26 e 61, parágrafo único e na Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000), arts. 48 e seu parágrafo único, combinado com o art. 48-A.
O esforço é válido, desde que as decisões tomadas mereçam o acatamento dos órgãos governamentais, o que não vem acontecendo até agora, pois deliberações do CONSOCIAL local têm sido levadas ao conhecimento da administração, sem que tenha ocorrido qualquer resposta.
Vamos dar um crédito de confiança ao Movimento do CONSOCIAL, principalmente pelo fato de que suas atividades se desenvolverão na época das obras e serviços visando a Copa de 2.014, onde muita coisa reclama por maior transparência e estudo preciso de prioridades.
Já temos uma programação aprazada, consoante reproduzimos:

a) I Regional: Alto Oeste
- Sede: Pau dos Ferros/RN
- Data: 28 e 29 de novembro de 2011
- Local: IFRN de Pau dos Ferros/RN

b) II Regional: Litoral Norte
- Sede: João Câmara/RN
- Data: 14 e 15 de dezembro de 2011
- Local: IFRN de João Câmara/RN

c) III Regional: Seridó
- Sede: Caicó/Rn
- Data: 30 e 31 de janeiro de 2012
- Local: IFRN de Caicó/RN

d) IV Regional: Médio Oeste, Vale do Assu e Mossoroense
- Sede: Mossoró/RN
- Data: 01 e 02 de fevereiro de 2012
- Local: IFRN de Mossoró/RN

e) VI Regional: Agreste (Trairí/Potengi)
- Sede: Nova Cruz/RN
- Data: 08 e 09 de fevereiro de 2012
- Local: IFRN de Nova Cruz/RN

f) II Regional: Litoral Oriental e Metropolitana
- Sede: Natal/RN
- Data: 15 e 16 de fevereiro de 2012
- Local: a definir.

*Carlos Roberto de Miranda Gomes, escritor e advogado
________________
Postado por Sávio Hackradt (Blog Calangotango de 24.11.2011)

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Perdoem o meu esquecimento, pela falta de registro oportuno de duas datas magnas da história do Brasil. Mas nunca é tarde!
*******
Dia da Bandeira

História do Dia da Bandeira Brasileira comemoração, 19 de novembro, criação da data, símbolo nacional

História do Dia da Bandeira

O Dia da Bandeira foi criado no ano de 1889, através do decreto lei número 4, em homenagem a este símbolo máximo da pátria. Como nossa bandeira foi instituíta quatro dias após a Proclamação da República, comemoramos em 19 de novembro o Dia da Bandeira.

Nesta data ocorrem, no Brasil, diversos eventos e comemorações cívicas nas escolas, órgãos governamentais, clubes e outros locais públicos. É o momento de lembrarmos e homenagearmos o símbolo que representa nossa pátria. Estas comemorações ocorrem, geralmente, acompanhadas do Hino à Bandeira. Este lindo hino ressalta a beleza e explica o significado da bandeira nacional.

Curiosidades sobre a bandeira brasileira:

- Quando várias bandeiras são hasteadas em nosso país, a brasileira deve ser a primeira a chegar no topo do mastro e a última a descer.

- Quando uma bandeira brasileira fica velha, suja ou rasgada, deve ser imediatamente substituída por uma nova. A bandeira velha deve ser recolhida a uma unidade militar, que providenciará a queima da mesma no dia 19 de novembro.
- Caso a bandeira fique hasteada no período noturno, ela deve ser iluminada.

***********

Dia da Consciência Negra

História do Dia da Consciência Negra, cultura afro-brasileira, importância da data, quem foi Zumbi dos Palmares

Zumbi dos Palmares: um herói brasileiro

História do Dia Nacional da Consciência Negra

Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.

Importância da Data

A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.

A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão.

Vale dizer também que sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca. Como se a história do Brasil tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes. Imperadores, navegadores, bandeirantes, líderes militares entre outros foram sempre considerados hérois nacionais. Agora temos a valorização de um líder negro em nossa história e, esperamos, que em breve outros personagens históricos de origem africana sejam valorizados por nosso povo e por nossa história. Passos importantes estão sendo tomados neste sentido, pois nas escolas brasileiras já é obrigatória a inclusão de disciplinas e conteúdos que visam estudar a história da África e a cultura afro-brasileira.
______________
Fonte:
a) I Regional: Alto Oeste- Sede: Pau dos Ferros/RN
- Data: 28 e 29 de novembro de 2011
- Local: IFRN de Pau dos Ferros/RN


b) II Regional: Litoral Norte
- Sede: João Câmara/RN
- Data: 14 e 15 de dezembro de 2011
- Local: IFRN de João Câmara/RN


c) III Regional: Seridó
- Sede: Caicó/Rn
- Data: 30 e 31 de janeiro de 2012
- Local: IFRN de Caicó/RN


d) IV Regional: Médio Oeste, Vale do Assu e Mossoroense
- Sede: Mossoró/RN
- Data: 01 e 02 de fevereiro de 2012
- Local: IFRN de Mossoró/RN


e) VI Regional: Agreste (Trairí/Potengi)
- Sede: Nova Cruz/RN
- Data: 08 e 09 de fevereiro de 2012
- Local: IFRN de Nova Cruz/RN


f) II Regional: Litoral Oriental e Metropolitana
- Sede: Natal/RN
- Data: 15 e 16 de fevereiro de 2012
- Local: a definir 

C O N V I T E
A Confraria dos Advogados Dr. Ítalo Pinheiro convida V. Sa. para participar da reunião almoço que se realizará na próxima sexta-feira, 25/11/2011, no Restaurante do Iate Clube, localizado no Bairro de Santos Reis, nesta capital, a partir das 12 h.
Contamos com vossa presença e com a sua colaboração para divulgação.

Dr. Alexandre Gadelha
Presidente

NOTA: Preço do Buffet de R$ 26,00 por pessoa, não incluído bebida e sobremesa. Será cobrada Taxa de Serviço de 10%.











quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Em sessão extraordinária da Diretoria da ACADEMINA DE LETRAS JURÍDICAS DO RIO GRANDE DO NORTE - ALEJURN, o Presidente Jurandyr Navarro, alegando novas tarefas que lhe foram deferidas no Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, em virtude do afastamento do Escritor Enélio Lima Petrovich, por motivo de enfermidade, renunciou o cargo de Presidente da ALEJURN.
Os diversos Acadêmicos presentes ponderaram que o mesmo apenas se afastasse, mas o Presidente, demonstrando senso de responsabilidade, esclareceu que não podia, ao mesmo tempo, presidir duas entidades de tão magna importância.
Diante do ocorrido, cada acadêmico externou o testemunho da competência do renunciante, que muito realizou pela Academia, aprovando voto de louvor pela sua gestão.
O Presidente renunciante agradeceu a colaboração de todos e afirmou que a ALEJURN, a qual já recebeu navegando em mares tranquilos, terá agora continuidade com o Acadêmico Odúlio Botelho de Medeiros, a quem, de imediato transmitiu a presidência, em caráter definitivo, desejando ao mesmo profícua gestão, comprometendo-se a ajudá-lo no que for necessário, do que foi lavrada ata circunstanciada pelo Secretário Arthúnio Maux, para os fins de direito.

RETRATO DA DESTRUIÇÃO, ou, “Como chorar o leite derramado”

Venho tentando esquecer essa bandalheira chamada Copa 2014, pois todos sabem que o Brasil está sendo saqueado por essa súcia de abutres que domina o universo sujo e mercenário da BOLA, tendo abdicado de sua soberania, sujeitando-se ao triste papel de simples colônia da FIFA/CBF, esmagado pelo rolo compressor da corrupção, aliada à estupidez humana, atributo da maioria dos homens públicos deste pais ( honrosa exceção ao Romário).

Sei que o tema já está vencido, mas, não resisti à emoção do texto na coluna “Passe Livre” de Rubens Lemos Filho dia 11 último, sob o titulo “Ao pó, retornastes”, mostrando o grotesco retrato da destruição de um sonho no caldeirão dos interesses escusos de uma humanidade ensandecida, onde narra, com talento, suas reminiscências de torcedor, no templo do futebol, onde viveu suas alegrias e tristezas, desde menino, e hoje, sente-se estarrecido ao vê-lo destruído, em nome do “progresso”, sem qualquer explicação racional. Entendo a tristeza do jornalista e do cidadão, vendo a brutalidade contra aquilo que cultuou e admirou por tanto tempo, por sinal, na mesma época dos meus filhos. Entendo sim, porque na minha vida aquele sonho começou a se delinear há 57 anos passados, quando eu preparava na prancheta meu trabalho de graduação na Universidade. Dois ou três dias atrás, passei pelo Machadão, e tive a visão apocalíptica e dantesca da destruição desnecessária e infame do patrimônio do povo, iludido pela promessa de que isto seria necessário para que nossa cidade recebesse um “legado” de benesses, transformando-a em novo paraíso. Por isso estou quebrando meu silêncio, para nada, com a única intenção de registrar meu aplauso à coerência e coragem do jornalista, e ao homem que tem alma para sentir saudade.

Poderão dizer, esse cara está cheio de mágoas, chorando o leite derramado, sei disso, mas, prefiro a mangação dos debochados e alienados, do que a cumplicidade do silêncio covarde.

Guardo o bonito texto que o brilhante Rubinho escreveu para comemoração dos 30 anos de vida do Machadão, posto numa placa, emoldurada, como uma relíquia histórica de valor eterno, mesmo sabendo que alguns dos presentes àquela singela cerimônia, tenham sido seus algozes, nove anos depois, na vergonhosa submissão da Câmara Municipal e da Assembleia Estadual aos caprichos dos vândalos iconoclastas, entregando-o à sanha dos demolidores, para ser trucidado, por motivos suspeitamente abjetos. Na verdade, se a FIFA estava mesmo exigindo uma arena luxuosa para os ricos, esta poderia ter sido construída em locais muito mais adequados (cadê o temido EIA/RIMA?) e não haveria necessidade de demolir a arena que estava servindo aos pobres. Por que ali ?, essa é a grande pergunta, que ninguém conseguirá responder.

Mas, é bom que se registre, para um improvável julgamento histórico, que houve maciça conivência, cumplicidade, ou negligência, dos poderes constituídos, dos que se dizem desportistas, cartolas e dirigentes das agremiações esportivas, da maioria dos políticos,(refiro-me àqueles que são profissionais da mentira e do engodo), e até mesmo das defensorias públicas, com raras exceções, todos ufanados pela empolgação com as promessas dos enganadores, inclusive, e, lamentavelmente, o próprio povo, anestesiado pela propaganda enganosa. Basta dizer que o tradicional América, que já está sentindo na própria carne os resultados da grande burrice, não moveu uma palha para tentar livrar o indefeso Machadão do esquartejamento impiedoso, e, com algumas exceções, muitos que estão lá dentro, dele se beneficiando, ajudaram a entregá-lo na bandeja aos carrascos. Goianinha fica a mais de 100 quilômetros, ida e volta, e, essa estória de fazer uma penca de arenas, manada de filhotinhos do elefante, é mais uma piada para enganar trouxa. . A empreiteira já anunciou uma mudança de projeto da arena das dunas, adaptando-o para o Carnatal, temendo não ter receita pra sustentar o paquiderme. Você acredita? Pergunta-se, quanto o Carnatal rendeu para a prefeitura, até hoje, em tantos anos de exploração do Machadão? Quanto pagará pelos 4 ou 5 dias de uso por ano? Será que dá pra sustentar o bicho? Aliás, esse projeto assemelha-se àquele filho de certas mães solteiras que não identificam o pai, pois apesar de anunciados como Autores, no mínimo, 4 profissionais ou empresas de arquitetura, entre estrangeiros, cariocas, paulistas, e até um co-autor natalense, custou uma fortuna, mas, todo mundo mete o bedelho, modifica, e não aparece o próprio pai para reclamar seus direitos autorais, e, diga-se de passagem, pelo que vi, a arquibancada para o Carnatal já esta pronta. É repugnante, mas vão fazer a farra pagã, sapateando sobre o cadáver mutilado do Machadão, e ainda anunciam um busto de João Machado e Nesi na futura arena, em despudorado escárnio às suas memórias.

Vejo nos jornais, que, falta tomógrafo no hospital infantil, e, um cidadão atento lembra que, para adquiri-lo, bastariam três dias do financiamento da arena das dunas, R$300 mil, enquanto cada “pelada” da copa naquele templo do desperdício, custará a bagatela de Cr$100 milhões, além do preço perverso do sofrimento e perda de muitas crianças, por falta de assistência, apesar de sermos governados por uma pediatra. Noutra coluna, diz o secretário extraordinário das demolições, com corajosa sinceridade, que nem tudo previsto pelo governo do RN, referente à Copa, será executado, por “falta de dinheiro”. Como? Por falta de dinheiro? Quer dizer então que o Paraíso prometido, será apenas uma gambiarra? È isto o que pode-se chamar de “legado” de progresso !?

Até aqui o “legado” que se tem apurado, em todo o Brasil, é o vilipendio de um povo que chegou a ser uma Nação em algum remoto passado.

Moacyr Gomes da Costa
Natal/RN, 19/11/2011
--------------------------
Caro irmão Moacyr,
Bem posso avaliar o seu sofrimento.
Nos encontros com os amigos tem sido unânime o comentário do lamento pela destruição do Poema de Concreto Armado.
Este seu artigo é histórico.
Saiba que estou preparando um livro sobre a "Epopéia do Machadão", onde colocarei os pontos nos iiiiii.
Por enquanto, reproduzo, em sua homenagem, dois poemas que fiz alusivo ao Machadão, já publicado em meu blog e em jornais. Não quis atender a campanha de Everaldo, que pediu que lhe enviassem poemas sobre o mesmo tema, pois ele foi muito omisso neste episódio e chegou à aberração de, em depoimento gravado, que tenho em meu poder, dizer que você foi à Alemanha "buscar" o modelo do Machadão, quando todos os seus amigos sabem que você nunca saiu do Brasil. Deixa prá lá, seguem os poemas:

“Réquiem para um Estádio”:



Um dia, numa tarde - a grande festa.
A cidade se engalanava, em fantasia.
O povo, na sua incontida alegria,
Fazia um coro, como uma grande orquestra.


O tempo passa, a festa acaba – desilusão.
Momentos lúdicos ficam pra traz, sem constrangimento.
O povo, na sua infinita letargia, aplaudirá novo momento,
Da cruel, incontornável e definitiva demolição.


Não há certeza, se por algum milagre,
Um novo poema de concreto surja na cidade.
Se o povo, em dia de alegria, ainda poderá sentir,
O sabor de um gol perfeito de um Alberi.

_________________
TRISTE FIM


Dos dias de glória e alegria,
O velho estádio hoje sofre o revés,
No desmonte dos algozes infiéis,
Provoca agora apenas nostalgia.


Nenhum clamor ecoa na cidade,
Parece aguardar o seu destino,
Esperançoso que da Graça do Divino,
Possa acontecer algum milagre.
______________
Um grande abraço do seu irmão e admirador Carlos Gomes

terça-feira, 22 de novembro de 2011

III ENCONTRO NORTE-RIO-GRANDENSE DE GENEALOGIA-ENRG/CAICÓ-RN


Data: 25, 26 e 27 de Novembro de 2011.
Local: Auditório da Câmara Municipal de Caicó, Rua Felipe Guerra,179
Participação especial do Dr. Fábio Arruda de Lima-Emérito Pesquisador da Genealogia Nordestina

PROGRAMAÇÃO:
DIA 25 /SEXTA-FEIRA
18.30h - APRESENTAÇÃO DA BANDA RECREIO CAICOENSE;
19h - ABERTURA DOS TRABALHOS;
19.20h - DIPLOMAÇÃO DOS SÓCIOS DO INRG;
19.30h- ENTREGA DA COMENDA DE "HONRA AO MÉRITO GENEALÓGICO" A GENEALOGISTAS;
19.40h - FALA DO REPRESENTANTE DOS SÓCIOS DIPLOMADOS. Repres.: PADRE JOCIMAR DANTAS DE ARAÚJO
20h - CÂMARA MUNICIPAL DE CAICÓ FAZ ENTREGA DA COMENDA VILA DO PRÍNCIPE AO HOMENAGEADO DR. SINVAL COSTA;
20.20h - HOMENAGENS AO GENEALOGISTA SINVAL COSTA PELOS SEUS 80 ANOS, PELOS IRMÃOS: VIVALDO,RIVALDO(BIBI) E VIDALVO COSTA(DADÁ);
21.20h - PALESTRA COM CLOTILDE SANTA CRUZ TAVARES ("FUNDAMENTOS DA GENEALOGIA”);
22.00h - APRESENTAÇÃO MUSICAL COM CARLOS GUEDES;

26/11-SÁBADO
07:00h - ABERTURA DOS TRABALHOS;
07:30h- PALESTRA COM JOÃO BOSCO FERNANDES ("FAMÍLIA FERNANDES NO RN E NO NORDESTE DO BRASIL”);
09.00h - COFFEE BREAK
09.30h - PALESTRA COM MARCOS PINTO ("A GENEALOGIA SOB A ÓTICA DOS INVENTÁRIOS APODIENSES”);
10.40h - PALESTRA COM FRANCISCO AUGUSTO DE ARAÚJO LIMA ("EDIÇÃO DE TRABALHO GENEALÓGICO”);
14.00h - ABERTURA DOS TRABALHOS
14.30h - PALESTRA COM FRANCISCO DE ASSIS MEDEIROS-“DR. CHIQUINHO” ("OS NOVOS RUMOS DA GENEALOGIA”);
15.30h - COFFEE BREAK
16:00h - PALESTRA E LANÇAMENTO DO LIVRO COM JOÃO FELIPE DA TRINDADE ("FONTES PARA A GENEALOGIA”);
*LIVRO:”NOTÍCIAS GENEALÓGICAS DO RN”

27/11-DOMINGO
07.00h- ABERTURA DOS TRABALHOS;
07.30h - PALESTRA COM JOSÉ SANTINO DE ASSIS ("RELÍQUIAS HISTÓRICAS, PREHISTÓRICAS E ESPELEOLÓGICAS DO SERIDÓ OCIDENTAL NORTE-RIOGRANDENSE");
09.00h - COFFEE BREAK
09.30h - PALESTRA COM NANAEL SIMÃO DE ARAÚJO ("FAMÍLIA BATISTA EM JUCURUTU: A LABORIOSA MISSÃO DE COSNTRUIR UMA CIDADE”);
10.40h - PALESTRA COM ANDERSON TAVARES ("FONTES GENEALÓGICAS MANUSCRITAS”);
12.00h - INFORMES DO INRG E DOS ORGANIZADORES DO EVENTO E ENCERRAMENTO.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Nossa Senhora da Apresentação
Padroeira da Arquidiocese e da cidade do Natal

A história

A história da Padroeira de Natal, Nossa Senhora da Apresentação, baseia-se na tradição oral. Não um documento registrando a chegada da sua imagem às margens do rio Potengi. É importante salientar que, mesmo sem ter aqui uma imagem, Nossa Senhora da Apresentação é a Padroeira desde os primórdios da vida cristã da comunidade natalense. Em 1990, escremos, de Brasília, uma carta ao monsenhor Severino Bezerra, chanceler da Cúria e historiador da Arquidiocese de Natal, fazendo-lhe algumas indagações sobre o orago de Natal. Na sua carta resposta, ele nos fez a seguinte revelação: "Em 29 de março de 1718, antes da chegada de Nossa Senhora da Apresentação, num inventário por morte de Joana de Barros, em Goianinha, entre as dívidas deixadas pela falecida está: esmola de 5.000 (cinco mil) réis à Nossa Senhora da Apresentação. Só 35 anos depois foi o encontro da imagem" (Carta datada de 20 de maio de 1900.

Corrobora esta revelação o que Frei Agostinho de Santa Maria escreveu num livro publicado, em Lisboa, em 1722, citado pelo historiador Luís da Câmara Cascudo: "Na capela-mor daquela matriz se colocou pouco depois um grande e famoso quadro de pintura, em que se vê o mesmo mistério da Senhora historiado... A sua festividade se lhe celebra em 21 de novembro, que é o dia em que a Senhora foi oferecida ao Senhor da Glória". (1980:122).

Conta a tradição que na manhã de 21 de novembro de 1753, pescadores encontraram na margem direita do Rio Potengi, na confrontação da Igreja do Rosário, um caixote que estava encalhado numa pedra. Quando abriram-no, encontraram uma imagem da mãe de Jesus com um menino no colo.

A referida imagem tinha uma mão estendida, aparentando sustentar alguma coisa. Logo, deduziram que fosse um rosário. Avisado sobre a novidade daquela descoberta, o vigário da Paróquia, Pe. Manoel Correia Gomes pressurroso, dirigiu-se ao local e, incontinenti, conduziu o vulto para a Matriz, ciente de que se tratava de um ícone de Nossa Senhora do Rosário. Entretanto, como 21 de novembro é, no calendário litúrgico da Igreja Católica, o dia em que se festeja a apresentação da Mãe de Jesus no Templo, deram à imagem que apareceu no Rio Potengi o nome de Nossa Senhora da Apresentação.

A esta altura, é oportuno lembrar que a Festa da Apresentação de Nossa Senhora no Templo foi instituída pela Igreja Católica no ano de 1571.

Registra-se ainda a tradição que, no caixote que trouxe a imagem de Nossa Senhora, estava escrito: "No ponto onde der este caixão não haverá nenhum perigo" .

(De autoria do professor e historiador Itamar de Souza, publicado no Fascículo "Nova história de Natal" - Diário de Natal).

A devoção do natalense se faz presente nas novenas, nas celebrações religionas  no período de 11 a 21 de novembro na Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (antiga Catedral) e na Catedral Metropolitana.
Dentro da programação religiosa, uma atividade que aglomera milhares de fiéis, é a "Missa da Pedra do Rosário", celebrada à beira do Rio do Potengi, local onde a imagem apareceu. A missa é celebrada às 5 horas da manhã.

Hino de Nossa Senhora da Apresentação

1. Tu quiseste um dia trazer alegria ao nosso cantar. / E vieste Maria com Jesus nos braços, nas ondas do mar... / Pescadores te acharam, com amor te acolheram, Ó Mãe sem igual! / Entre o Potengi e as águas tranqüilas do mar de Natal!

Refrão: Escolheste, por amor, nossa terra prá aqui, vir morar... / Virgem Mãe do Senhor a teus pés nós viemos rezar.

2. Vinte e um de novembro, o dia feliz de tua aparição, / e nós te festejamos, ó Nossa Senhora da Apresentação. / Hoje a felicidade traz toda a cidade à tua Catedral. / Prá louvar-te Maria, que escolheste um dia teu trono em Natal.

3. Tens na fronte a coroa, Rainha da Paz do amor e do perdão... / És a Mãe terna e boa, / Rainha que reina com o terço na mão. / Teu olhar de bondade, onde a serenidade, nos dá proteção. / Tens Jesus em teus braços, és Nossa Senhora da Apresentação.

Súplica

Nesta data, Senhora Rainha, rogamos a Tua intercessão junto ao Divino Mestre, para que amenize as dores do Teu povo e restaure a confiança no futuro, tão vilipendiado pela insensatez dos governantes e pelo desprezo dos que detém a riqueza e o poder, porque maior será receber a Tua Graça, mãe caridosa, mãe carinhosa, mãe amada, mãe poderosa. Amém

(Súplica do Teu humilde filho, que não sendo merecedor de Tua atenção, roga pelos seus familiares que precisam da Tua ajuda, proteção e dos Teus milagres).

Carlos Roberto de Miranda Gomes










domingo, 20 de novembro de 2011

DOMINGO DE FLORES E ROSAS



ANINHA E SUAS PEDRAS
Cora Coralina

Não te deixes destruir...
Ajuntando novas pedras
e construindo novos poemas.
Recria tua vida, sempre, sempre.
Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça.
Faz de tua vida mesquinha
um poema.
E viverás no coração dos jovens
e na memória das gerações que hão de vir.
Esta fonte é para uso de todos os sedentos.
Toma a tua parte.
Vem a estas páginas
e não entraves seu uso
aos que têm sede.

Cora Coralina (Outubro, 1981)

FLORES
Auta de Souza

(A Leopoldina e Rosa Monteiro)

Quando começa a raiar
O dia cheio de amor,
Eu gosto de contemplar
O coração de uma flor,

Desmaiada e tremulante,
Pendendo triste no galho,
Tendo o pistilo brilhante
Embalsamado de orvalho:

A rosa só me parece,
Assim tão casta e sem véu,
Um anjo rezando a prece
Um’alma voando ao Céu.

Do jasmim puro e mimoso,
A corola embranquecida,
É como um seio formoso
De criança adormecida.

Esqueço-me, então, das horas
A contemplar estas flores,
As violetas, auroras,
Saudades, lindos amores.

1894

 
Poema de MYRIAM COELI
Ai, flores de meu verde prado


Ai,flores de meu verde prado,
Fazei acordo comigo.
Que das manhas do amor sentido
Vistes vós o desalmado.
Ai, flores, procurai o amado,
Ao rouxinol perguntai.
Bem asinha logo aprazai
Tempo de estar ao meu lado.
Ai, flores de meu verde prado,
Tanta ausência jaz comigo
sem grito de esperança, ázigo
canto da amante e do amado.
Desse amor que descaminha
por quem só vivendo ama,
Ai, flores de verde rama,
triste sina estar sozinha.

( cantigas de amigo / 1980)


ATÉ ONDE ME LEVEM AS FLORES
Lúcia Helena Pereira


Sigo a sombra daquela floreira do quintal de minha casa,
Onde pétalas se abriam ao amanhecer, espargindo aromas mil,
Lá, eu via flores azuis, amarelas - crisântemos dourados,
Voando ao léu em pétalas partidas, esvoaçadas.

Até onde me levem as flores, quero alcançar o vôo da águia cinza,
Num horizonte cheio de gaivotas perdidas,
Criando azuis num infinito de solidão,
Aportando numa praia qualquer,
Desesperadamente doentes.

Preciso curar as aves, remendar as pétalas das flores
Que se esgarçam ao vento e se debatem,
Como asas de pássaros infelizes,
Sem árvores, rios, sem espaço!

Até onde me levem as flores quero conhecer montanhas
Escalar nuvens e grandes cumes,
Conhecer e amar as planícies esquecidas
E não enxergar mais nada, só o azul celeste
Banhando-me em nuvens cristalinas e perfumadas.

Quero o vento do norte apontando caminhos,
Quero o cheiro da madrugada despindo meus desejos,
Quero a linguagem silenciosa das mariposas - acasalando,
Proliferando a espécie.

Até onde me levem as flores quero um punhado de luz,
Incandescente, avermelhada, espalhando fagulhas
Sobre minhas feridas e curando os meus ais!


"São rosas e cravos as flores do meu jardim"
Beatriz Barroso


São rosas as flores do amor,
São cravos as flores da liberdade.
São as rosas, flores deliciosas,
Fonte de grande inspiração.

Dão-nos as rosas, um agradável perfume,
Que nos traz o cheiro do afecto,
Que com carinho, vem implorar abrigo,
Ao nosso coração.

Dão-nos os cravos vermelhos,
Um místico gosto, a queixume,
trazido que foi pelos ventos,
varrido que foi pelo tempo,
Que nos trouxe, a nossa revolução.

São rosas,
São cravos,
As flores do meu jardim,
Trago-as plantadas na alma.
Não quero perder as sementes,
que eu faço crescer em mim...

________________________
Fotos tiradas do jardim da nossa casa por Therezinha Rosso Gomes