sexta-feira, 25 de setembro de 2015

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Opinião (colaboração do escritor Francklin Jorge)

REPASSANDO:

Mobilização começa a tomar vulto na Internet
GOVERNO FEDERAL E POLÍTICOS ESTÃO PREOCUPADÍSSIMOS COM UMA GRANDE MOBILIZAÇÃO QUE COMEÇA A TOMAR VULTO NA INTERNET.
É, o clima lembra o período que antecedeu a revolução francesa. O terceiro estado (povo esclarecido) clama por justiça. Há uma enorme movimentação pela internet para reunir um milhão de pessoas na Avenida Paulista pela demissão de toda a classe política (ainda sem data marcada). Este e-mail de convocação já começou a circular e está sendo lido por centenas de milhares de pessoas. É importante que você repasse para todos os seus contatos. A guerra contra o mau político, e contra a degradação da nação está começando. Não subestimem o povo esclarecido que começa a sair da inércia e de sua zona de conforto para lutar por um Brasil melhor. Todos os ''governantes'' do Brasil, até aqui, falam em cortes de despesas - mas não CORTAM despesas - querem o aumentos de impostos como se não fôssemos o campeão mundial em impostos. A história nos mostra que muitos governantes caíram e até perderam suas cabeças exatamente por isto.
Nenhum governante fala em:
1. Reduzir as mordomias (gabinetes, secretárias, adjuntos, assessores, suportes burocráticos respectivos, carros, motoristas, 14º e 15º salários etc.) dos poderes da República.
2. Redução do número de deputados da Câmara Federal, e seus gabinetes, profissionalizando-os como nos países sérios. Acabar com as mordomias na Câmara, Senado e Ministérios, como almoços opíparos, com digestivos e outras libações, tudo à custa do povo;
3. Acabar com centenas de Institutos Públicos e Fundações Públicas que não servem para nada e, têm funcionários e administradores com 2º e 3º emprego;
4. Acabar com as empresas Municipais, com Administradores a auferir milhares de reais/mês e que não servem para nada, antes, acumulam funções nos municípios, para aumentarem o bolo salarial respectivo.
5. Acabar com as Câmaras Estaduais, que só servem aos seus membros e aos seus familiares.
6. Redução drástica da quantidade de vereadores, acabar com os salários de vereadores, diminuir os gastos das Câmaras Municipais e das Assembleias Estaduais.
7. Acabar com o Financiamento aos partidos, que devem viver da quotização dos seus associados e da imaginação que aos outros exigem, para conseguirem verbas para as suas atividades; Aliás, 5 partidos apenas, seria mais que suficiente.
8. Acabar com a distribuição de carros a Presidentes, Assessores, etc., das Câmaras, Juntas, etc., que se deslocam em digressões particulares pelo País;
9. Acabar com os motoristas particulares 24 h/dia, com o agravamento das horas extraordinárias... para servir suas excelências, filhos e famílias e até, as ex-famílias.
10. Acabar com a renovação sistemática de frotas de carros do Estado;
11. Colocar chapas de identificação em todos os carros do Estado. Não permitir de modo algum que carros oficiais façam serviço particular tal como levar e trazer familiares e filhos, às escolas, ir ao mercado a compras, etc.;
12. Acabar com o vaivém semanal dos deputados e respectivas estadias em hotéis de cinco estrelas pagos pelos contribuintes;
13. Controlar o pessoal da Função Pública (todos os funcionários pagos por nós que nunca estão no local de trabalho). HÁ QUADROS (diretores gerais e outros) QUE, EM VEZ DE ESTAREM NO SERVIÇO PÚBLICO, PASSAM O TEMPO NOS SEUS ESCRITÓRIOS DE CONSULTORIAS A CUIDAR DOS SEUS INTERESSES.
14. Acabar com as administrações numerosíssimas de hospitais públicos que servem para garantir aos apadrinhados do poder - há hospitais de cidades com mais administradores que pessoal médico. Às oligarquias locais do partido no poder.
15. Acabar com os milhares de pareceres jurídicos, caríssimos, pagos sempre aos mesmos escritórios que têm canais de comunicação fáceis com o governo, no âmbito de um tráfico de influências que há que criminalizar, autuar, julgar e condenar.
16. Acabar com as várias aposentadorias por pessoa, de entre o pessoal do Estado e entidades privadas, que passaram fugazmente pelo Legislativo.
17. Pedir o pagamento da devolução dos milhões dos empréstimos compulsórios confiscados dos contribuintes, e pagamento imediato dos precatórios judiciais.
18. Criminalizar, imediatamente, o enriquecimento ilícito, perseguindo, confiscando e punindo os ladrões que fizeram fortunas e adquiriram patrimônios de forma indevida e à custa do contribuinte, manipulando e aumentando preços de empreitadas públicas, desviando dinheiros segundo esquemas pretensamente "legais", sem controle, e vivendo à tripa forra à custa dos dinheiros que deveriam servir para o progresso do país e para a assistência aos que efetivamente dela precisam.
19. Não deixar um único malfeitor de colarinho branco impune, fazendo com que paguem efetivamente pelos seus crimes, adaptando o nosso sistema de justiça a padrões civilizados, onde as escutas valem e os crimes não prescrevem com leis à pressa, feitas à medida;
20. Impedir os que foram ministros de virem a ser gestores de empresas que tenham beneficiado de fundos públicos ou de adjudicações decididas pelos ditos.
21. Fazer um levantamento geral e minucioso de todos os que ocuparam cargos políticos, central e local, de forma a saber qual o seu patrimônio antes e depois.
22. Pôr os Bancos pagando impostos e, atendendo a todos nos horários do comércio e da indústria.
23. Proibir repasses de verbas para todas e quaisquer ONGs.
24. Fazer uma devassa nas contas do MST e similares, bem como no PT e demais partidos políticos.
25. Rever imediatamente a situação dos Aposentados Federais, Estaduais e Municipais, que precisam muito mais que estes que vivem às custas dos brasileiros trabalhadores e, dos Próprios Aposentados.
26. Rever as indenizações milionárias pagas indevidamente aos "perseguidos políticos" (guerrilheiros).
27. Auditoria sobre o perdão de dívidas que o Brasil concedeu a outros países.
28. Acabar com as mordomias (que são abusivas) da aposentadoria do Presidente da Republica, após um mandato, nós temos que trabalhar 35 anos e não temos direito a carro, combustível, segurança, etc.
29. Acabar com o direito do prisioneiro receber mais do que o salário mínimo por filho menor, e, se ele morrer, ainda fica esse beneficio para a família. O prisioneiro deve trabalhar para receber algum benefício, e deveria indenizar a família que ele prejudicou.
Já que esses nossos políticos e governantes não querem fazer reformas de fato, não querem passar o Brasil a limpo, cabe a nós, povo esclarecido, fazer isto através da mobilização em massa e ir para as ruas (sem vandalismo, sem black blocs, que são contra a sociedade) manifestar a nossa insatisfação.
Vamos juntos, vamos mostrar que no Brasil o povo esclarecido pode realmente mudar o rumo da história, já que pelas urnas vai ser difícil, por motivos óbvios.
Encaminhe este email para todos os seus contatos, até cair no computador dos políticos que você votou nas últimas eleições...!
É PRECISO DESARMAR OS PRESSÁGIOS

Valério Mesquita*

O conhecimento e as razões dos fatos da vida pública nós já temos. Mas, qualquer pessoa que procure entender é suspeito de estar contra eles. Não temos nenhuma idéia preconcebida sobre as pessoas e as coisas que nos rodeiam. Não serão as versões de terceiros que irão impedir que tenhamos nossa própria opinião. O orçamento estadual para 2016, por exemplo, é tão convulsivo que não impediu que fosse desligado o redutor de ansiedades. Mas é isso mesmo, em estado depressivo foram criadas sinfonias, poemas comoventes e pinturas imortais. Da maneira como o legislativo concebeu e aprovou desembocou em questionamentos. Virou para o executivo potiguar um monólogo hameleteano: ser e não ter. Passamos a compreender que orçamento público é metamorfose. São constituídos de números cheios de contradições.
Não vamos exagerar a impressão de parecer medíocre, trivial, para ser popular. Quem absolve o político não é o povo, é a confissão. Na complicada arte de governar ser natural é a mais difícil das poses. Nenhum político e/ou empresário são suficientemente ricos para comprarem o seu passado. Quantos não podem dizer “nada anseio, nada temo – sou livre”. Por isso, é que definem dinheiro como adubo: só serve quando espalhado. O escritor Oscar Wilde colocou na boca de um rico, a seguinte frase: “não quero ir para o céu. Nenhum dos meus amigos está lá”. Ora, como no Jardim do Éden, Franz Kafka disse que “a mediação da serpente foi necessária. O mal pode seduzir o homem, mas não pode se transformar em homem”. Delírio kafkeano, delírio, apenasmente...
O homem social hoje virou ambiguidade ficcional. Previna-se o leitor: não confundir amizade social com solidariedade humana. São manifestações caracterológicas do vivente completamente heterogêneas. O egoísmo, a acomodação, modificados pelo tom da luz reinante destruíram o sentimento cristão do mundo. O homem cresce, vive e morre numa jaula, limitado às imposições de sua vida miúda, repleta de frustrações e às circunstâncias. Há pessoas que pensam que não vão morrer nunca. Principalmente os que são ricos ou que, pelo menos, pensam. Assim imaginam muitos empresários, políticos, socialites, médicos, usineiros, juristas e outros nomes, renomes e pronomes suspeitos.  
Às vezes, diante do infortúnio alheio, ancoram suas amarras no mais profundo silêncio e na mais abominável indiferença. A postura ante o mundo é de desamparo e desalento. Não há lógica própria nessa conduta centrada unicamente na anormalidade do desvio comportamental porque a amizade virou interesse, esbulho, vantagem, lucro.
E eu pensava nesse turbilhão do tempo, dos modismos, que o exercício da amizade fosse contínuo, mas é tão “imortal” quanto a hipocrisia de acreditar nos homens que integram as instituições públicas e privadas (culturais, políticas, empresariais etc). Daí deduzir que toda celebridade no Rio Grande do Norte quando não é célere e celerada. A corrosão cotidiana da busca pelo dinheiro e pelo poder enferruja com rapidez as “glórias e grandezas” de alguns profissionais que se julgam donos do mundo, quando pensávamos justos e coerentes. As mutações históricas dos valores da personalidade humana, ao que me parece, foram provocadas pela “revolução” dos costumes sociais, principalmente o comodismo, a apatia pelo semelhante, o medo de morrer, as fobias e a falta de religiosidade.
Aí, instaura-se um jogo de buscas. O coração desumanizado do selvagem habitante da cidade, que segrega o próximo jamais conhecerá qualquer modalidade de amor, principalmente na noite sem face e derradeira do ataúde, porque em vida foi ausente, insensível, reduzido à condição de bicho. Esse será o calvário do insensato, do que utiliza a amizade como negócio, como moeda de troca. Vai vagar como Caim na noite gelada do tempo sem jamais achar abrigo. Isso tudo porque desamou os frutos e deixou prevalecer os presságios.

(*) Escritor.

A CRISE BRASILEIRA

Estão aí as medidas para conter a crise brasileira, com a edição de medidas não assimiladas em sua totalidade pela população e também pelos agentes políticos.
Em verdade, ainda não se constata claramente em qual medida o Governo começa a dar exemplo na redução das despesas: HOUVE A REDUÇÃO DE MINISTÉRIOS E  SECRETARIAS?
Por outro lado, existe algum estudo, projeto ou medida para acabar com os "auxílios" extras somente destinados aos mais abastados ou vamos que engolir os auxílios paletó, moradia, transporte, alimentação e outros mais.
A modificação nos critérios de aposentadoria beneficia os ocupantes de cargos do primeiro escalão, inclusive porque têm mais tempo para beneficiar os seus protegidos. Mas quanto ao trabalhador comum, este terá que trabalhar por mais tempo e com a redução gradual em razão do fator previdenciário.
O aumento de impostos é o caminho mais curto para aumentar a receita do Estado.  E a dívida ativa será rigorosamente cobrada?
Não me interessa como fica o Governo, o que me preocupa é a salvação do Estado.
Por que não se suspendem as comemorações, festas, banquetes e congressos - algumas vezes desnecessários, mas que aumentam as despesas públicas? 
Continuamos na figuração de um "mendigo de fraque e cartola"!
PARCIMÔNIA, JUSTIÇA E SERIEDADE é tudo o que sonha o sofrido povo brasileiro.
_____________
Comentário:
   
Larissa Brilhante
24 de setembro às 10:43
 
Verdade prof. Carlos de Miranda Gomes, se realmente o interesse é estabilizar o país no âmbito geral pq flexibilizar tanto? Pq tantas mordomias? Pq tantos ajustes para favorecer os mais favorecidos? Para que tantas trocas de favores? Será q a consciência dos beneficiados fogem aos parâmetros da justiça e da honestidade? Existem os meios para serem utilizados o q está faltando é uma dinâmica onde os parlamentares criem leis para extinguir esses benefícios, precisamos de homens e mulheres q tenham coragem de abdicar desses privilégios q os favorecem em prol dos brasileiros q estão a beira de um colapso de miséria e descaso. As sugestões foram dadas... prof. o senhor as frizou com muita precisão. ...obrigada!!! Me empolguei...estamos cansados!!!Parabéns !!!

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

INÁCIO, O IMORTAL "BISPO DE TAIPU"

 
INÁCIO RECEBENDO O DIPLOMA DE CARLOS GOMES
SECRETÁRIO-GERAL DO IHGRN
 INÁCIO ASSINANDO O LIVRO DE POSSE PERANTE
ORMUZ SIMONETTI,
VICE-PRESIDENTE DO IGHRN
 INÁCIO RECEBENDO O DIPLOMAR OUTORGADO PELA
ACLA "Pedro Simões Neto", das mãos da Presidente JOVENTINA SIMÕES

 INÁCIO É SÓCIO DE HONRA DE DUAS INSTITUIÇÕES
IHGRN E ACLA PSN


H O J E