sábado, 3 de novembro de 2012




CARTA DO V ENCONTRO POTIGUAR DE ESCRITORES

        Nós, escritores do Rio Grande do Norte, reunidos no V Encontro Potiguar de Escritores-IV EPE,   na sede da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, de 29 a 31 de outubro de 2012, concluímos por elaborar a presente CARTA que sintetiza as metas adotadas no V Encontro , através da qual resolvemos fazer uma reflexão coletiva e um apelo:

·        BIBLIOTECA PÚBLICA CÂMARA CASCUDO. Faz um ano que a biblioteca Câmara Cascudo fechou  as portas com a promessa de promover uma reforma geral, tendo em vista que está completamente sucateada, com infiltrações em todo o prédio, rede  elétrica comprometida, recursos humanos aquém do necessário, falta de extintor de incêndio, acervo desatualizado e não informatizado. A Secretaria de Cultura do Estado apresentou um projeto de modernização orçado em três milhões de Reais, sendo 90% do Minc e 10% do Estado. Até agora não foi iniciada a reforma, estando os livros acondicionados em caixas de papelão, correndo sérios riscos de termos um acervo em torno de 95 mil livros perdidos caso não se inicie logo os trabalhos. Poeira, mofo, umidade e luminosidade são inimigos mortais dos livros.
·        ORDENAMENTO JURÍDICO. Fazer cumprir o artigo 137, parágrafo 2º da Constituição do RN, que preconiza o ensino na rede pública da Disciplina Folclore, Artes Plásticas  e Literatura do RN; regulamentar a lei nº 9.150/98 (lei Henrique Castriciano) e por em prática  A Lei nº 9. 169/99 (leituras literárias nas escolas públicas);
·        ´FORMAÇÃO DE QUADROS E ATUALIZAÇÕES.Promover, através da UERN,  Curso de Especialização em Literatura Potiguar (Do ofício de escrever) e criar o curso de letras (Licenciatura) no campus da UERN em Natal;
·        MELHORIAS SALARIAIS. Melhorar as condições salariais de todos os trabalhadores em Educação, com ênfase no magistério.
·        EMENDA CONSTITUCIONAL. Apoiar a aprovação  da PEC 150 que define a participação orçamentária do Estado nas três esferas: municipal, estadual e federal
·        REPRESENTAÇÃO DE CLASSE. Reivindicar ao Governo do Estado e a Prefeitura de Natal uma vaga permanente no Conselho Estadual de Cultura e no Conselho Municipal de Cultura, respectivamente, para a União Brasileira de Escritores – UBE/RN tendo em vista a sua representatividade;
·        VALORIZAÇÃO DA MEMÓRIA. Solicitar ao Governo do Estado a edição  de  decretos denominando as novas unidades escolares de  Escola Estadual Professor José Saturnino Paiva, Escola  Estadual Professor Bartolomeu Correia de Melo e Escola  Estadual Folclorista Deífilo Gurgel.

Natal/RN, 31 de outubro de 2012

            01.Federação das Instituições Culturais FINSC
            Diógenes da Cunha Lima
02.União Brasileira de Escritores – UBE/RN –
Eduardo Antonio Gosson
03.Academia Feminina de Letras do RN – AFL-RN
            Zelma Bezerra  Furtado Medeiros
            04. Academia de  Trovas do RN – AT-RN
            José Lucas   de Barros                             
            05.Academia de Letras Jurídicas do RN – ALEJU-RN
            José Adalberto Targino
06.Academia Macaibense de Letras - AML
Cícero Martins de Macedo FIlho 
07.Academia Feminina  Letras e Artes de Mossoró – AFLAM-RN
Maria Conceição Maciel Figuerêdo
08.Academia Norte-Rio-Grandense de Literatura de Cordel - ANLIC
Rosa  Ramos Régis da Silva
09.Instituto Histórico e Geográfico do RN – IHG-RN
Jurandyr Navarro da Costa
10..Instituto Câmara Cascudo - ICC (LUDOVICUS)
Anna Maria Cascudo Barreto
11.Instituto Norte - Rio - Grandense de Genealogia do RN
Ormuz Barbalho Simonetti
12.Sociedade dos Poetas Vivos e Afins - SPVA-RN
Maurício Cardoso Garcia
            13.Associação de Mulheres Jornalistas e Escritoras do Brasil – AJEB-RN
                 Maria  Leda Varela        
             14.Sociedade Brasileira de Dentistas Escritores – SBDE-RN
              Rubens Barros Azevedo
             15.Apoio:
                 Instituto de Desenvolvimento da Educação – IDE
              Claudia Santa Rosa





CopacabanaPavement.jpg

foto:wikipédia 

A princesinha do mar



Copacabana é um bairro que saiu de moda, mas que tem sua vida própria, e diferente de tudo.
Outro dia fui levada por um amigo para conhecer um restaurante famoso por suas empadas, e me senti em outro universo; apesar de ser colada a Ipanema, que é colada ao Leblon, nada mais diferente do que esses bairros. O restaurante é na Barata Ribeiro, rua de tráfego intenso de ônibus, vans e motos, com direito a toda a fumaça e a todo o barulho do mundo. Numas prateleiras altas, garrafas de vinho Gatão e Periquita e, num quadrinho, a advertência: "Ao mastigar, cuidado com o recheio da empada. A azeitona tem caroço". Adorei.
Chama-se O Caranguejo, e é o oposto de um lugar cool, moderno e da moda; os garçons não foram escolhidos por sua beleza e juventude, e via-se, pela intimidade que tinham com a casa, que devem trabalhar lá há mais de 20 anos; qualquer prato pedido alimenta três com fartura -e todos são muito bons. A salada era típica de um restaurante que não é da moda: três folhas de alface, três rodelas de tomate e, em cima, três grossas rodelas de cebola. Tudo que a gente esqueceu que existia, mas que em Copacabana continua no auge da moda.
Agora, a frequência: muitos homens usavam camiseta sem manga, todos, praticamente, tinham barriga, e as mulheres -bem, nenhuma poderia aspirar a ser uma top model, e elas não estavam nem aí. Ninguém usava uma só peça de grife, ninguém falava no celular, a conversa nas mesas era animada e embalada pelos chopes que alternavam com os copinhos de Steinhagen, uma espécie de cachaça alemã só consumida por profissionais. Todo mundo era normal, e como é bom saber que ainda existe gente normal. Como o restaurante fica na esquina de uma rua que começa na praia, é muito ventilado, por isso não havia ar-condicionado.
O clima ali é familiar; os frequentadores devem ser sempre os mesmos, tanto que se falam de uma mesa para outra, e são de uma enorme gentileza; um deles me ofereceu (da mesa dele) uma travessa com patinhas de caranguejo, coisa que não lembro de ter acontecido, jamais, em minha vida. E eu aceitei, claro.
A animação é permanente: a partir das 11h todos já estão comendo muito, bebendo muito, e esse clima continua a tarde inteira, entrando pela noite. Às vezes entram famílias com crianças, e suas respectivas mães e avós; todos têm muito bom apetite e imagino que lá nunca tenha sido pronunciada a palavra dieta.
Mas por que estou falando de um lugar tão simples, mais para o modesto, sem uma só das frescuras que têm todos os restaurantes chamados chiques? Começa pela insuportável moça na porta, de preto longo, salto alto, que faz logo a pergunta: "Tem reserva?". Como eu nunca faço reserva, e o restaurante está vazio, digo que não, e ela me encaminha para a mesa. Mas se está vazio, para que a pergunta? Não entendo, e não vou, jamais, entender.
E se falo sobre este restaurante é porque me encanta esse clima simples, onde se come bem -e barato-, e no final o garçom pergunta: "Quer que faça uma quentinha para levar o que sobrou?". Sim, porque sempre sobra.
Não que eu não goste de frescuras; até gosto, mas o tempo todo é insuportável. E um lugar como esse me faz um bem tão grande ao coração e à alma que não sei nem explicar, mas me faz feliz só de saber que certas coisas simples ainda existem.
PS - E ainda tem caranguejo no toc toc, que vem inteiro, acompanhado de uma taboinha e um soquete, para poder passar o dia inteiro ocupado na nobre arte de comer um caranguejo "comme il faut".
Danuza Leão
Danuza Leão, jornalista e escritora, aborda temas ligados às relações entre pais e filhos, homens e mulheres, crianças, adolescentes, além de outros assuntos do dia-a-dia. Publicou seu primeiro livro em 1992. Escreve aos domingos na versão impressa do caderno "Cotidiano".
Então eu sou idiota?
Em 29 de outubro de 2012 08:44, luiz gonzaga cortez cortez <gonzagacortez@gmail.com> escreveu:
---------- Forwarded message ----------
From: Cortez <francisco-cortez@ig.com.br>
Date: Mon, 29 Oct 2012 05:46:41 -0300
Subject: Chegou o dia anunciado por Einstein
To: fergal12@gmail.com

 Amigos, uma reflexão nesta manhã de sol de 29.10.2012.

Bertrand Russell diz algo semelhante a Einstein ao afirmar que "não
deixemos que a democracia seja conduzida por idiotas". Idiotas sempre
se aproveitaram das oportunidades do Estado democrático e, em
especial, do Estado Democrático de Direito. No final, destroem a
democracia e se estabelece o inesperado, no mais das vezes, ditaduras,
cruéis ditaduras.

>> "Temo o dia em que a tecnologia se sobreponha à humanidade. Então o mundo terá uma geração de idiotas."
>>  Enstein era um sábio e chegamos lá...
>> Tomando café:
>>Convívio no restaurante:
>> Desfrutando a BELEZA do Museu:
>> Encontro na cafetería:
>> Gozando o dia na praia:
>> No estádio apoiando seu time:
>> Divertindo-se com noiva/noivo:
>>Passeando no conversível:
>> Albert Einstein tinha toda razão!!!
>
>Carlos Guilherme Kremer

sexta-feira, 2 de novembro de 2012


O ENCERRAMENTO DO V EPE TEVE UM MOMENTO LINDÍSSIMO, COM O ARTISTA ALEXANDRE ATMARAMA E APROVEITO A PÁGINA PARA REMEMORAR ALGUNS OUTROS PASSOS DO V EPE.


DR. EDUARDO GOSSON
PRESIDENTE DA UB E DO V EPE
CLAUDIA SANTA ROSA - MOMENTOS 
DO PRIMEIRO FÓRUM POTIGUAR DO
 LIVRO E DA LEITURA - OS PLANOS 
ESTADUAL E MUNICIPAL DE 
PROMOÇÃO DA LEITURA NAS
ESCOLAS PÚBLICAS
ANGÉLICA VITALINO E MIRIAM 
DANTAS DE ARAÚJO
AS MENINAS DA EDUCAÇÃO 
DE PARNAMIRIM/RN
ERILEIDE ROCHA
ENTRADA DO GRUPO DE ALUNAS 
DE PARNAMIRIM QUE SE APRESENTOU 
LINDAMENTE COM POEMAS DE 
ESCRITORES POTIGUARES.
 
OUTRO BELO MOMENTO: GRUPO DA 
POESIA POTIGUAR&CIA DE PARNAMIRIM, 
DECLAMANDO POEMAS SÓ DE AUTORES 
POTIGUARES!
MEMBROS DA UBE E OS INTEGRANTES 
DO GRUPO POESIA POTIGUAR&CIA
DR. JOSÉ PEREIRA NETO -
SUB-SECRETÁRIO DA SECRETARIA
 DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO ESTADO, 
REPRESENTANDO A GOVERNADORA 
ROSALBA CIARLINE.
 
NO AUDITÓRIO - PRESENÇA QUERIDA 
DE JANIA SOUZA (UBE/RN)
CARLOS MORAIS DOS SANTOS E 
LÚCIA HELENA
DR. CARLOS GOMES E ROSA REGIS 
(CORDEL)
INTEGRANTES DO GRUPO POESIA 
POTIGUAR & CIA

O DR. JOSÉ PEREIRA NETO FAZ 
ENTREGA DO BRINDE DA ÁGUA
 DE CHEIRO, À UBEANA E BLOGUEIRA 
VILMACI VIANA.
SALIZETE FREIRE RECEBENDO DAS 
MÃOS DO PRESIDENTE DA UBE/RN, 
UM BRINDE DA FRIKOTES.
O PRESIDENTE DA UBE E A DIRETORA 
DE DIVULGAÇÃO
PROFESSORA ERILEIDE ROCHA
ESSE JOVEM PROFESSOR DA 
EMUFRN DEU UM SHOW COM O 
VIOLÃO (PODERÍAMOS DIZER, DO 
CLÁSSICO AO POPULAR) 
ATRAINDO A ATENÇÃO DE 
TODOS. O REPERTÓRIO FOI 
DESDE AS BACHIANAS AO 
BRASILEIRINHO. SHOW LINDO, 
MARAVILHOSO.
______________________________________

CRÉDITOS INTEGRAIS PARA
O BLOG DE LÚCIA HELENA


__________

TERCEIRO DIA DO V EPE, MAIS MOMENTOS - 31-10-2012.

 EDUARDO GOSSON NO TERCEIRO 
DIA DO
 IV EPE COM O DR. MARCOS GUERRA 
PROFERINDO PALESTRA SOBRE O SEU 
GENITOR: CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DO 
ESCRITOR OTTO DE BRITO GUERRA.














MESA 
DE HONRA
















GRACINHA SOARES E DR. ANCHIETA 
FERNANDES














MARCOS 
GUERRA

RIZOLETE FERNANDES















DR. MARCOS 
GUERRA
PROFERINDO 
SUA 
BRILHANTE PALESTRA.

UM MOMENTO DE GRANDE IMPORTÂNCIA. 
ANUNCIEI AO PLENÁRIO, QUE GRACINHA 
SOARES, COMPONENTE DA MESA DE 
HONRA, 
PROFESSORA DA UFRN, AO ENTRAR NO 
AUDITÓRIO E SE ENCONTRAR COM O DR. 
MARCOS GUERRA, COMENTOU QUE TINHA 
EM SEU PODER, DA DÉCADA DE OITENTA, 
O LIVRO: "TRAGÉDIA E EPOPÉIA DO 
NORDESTE", 
DA AUTORIA DO DR. OTTO DE BRITO GUERRA, 
PELA EDITORA CLIMA.















O LIVRO DE DR. OTTO.
APÓS AS INTERVENÇÕES 
MARAVILHOSAS
 DO PLENÁRIO, CONVIDEI A PROFª 
ELEIKA
 BEZERRA GUERREIRO, PARA FAZER 
ENTREGA 
DE UM BRINDE DA ÁGUA DE CHEIRO, 
AO NOSSO QUERIDO THIAGO GOSSON.















NO PLENÁRIO A POETISA DARCY 
GIRASSOL
 MOSTRANDO O SOUVENIR PERUANO 
RECEBIDO 
DA AMIGA DETH HAAK.

















AUZENIR, EDUARDO, 
LÚCIA HELENA 
E SUZANA
















PLENÁRIO















ELEIKA BEZERRA

______________________________________
REPRODUÇÃO INTEGRAL DO BLOG DE LÚCIA 
HELENA