sábado, 16 de agosto de 2014

Coisas que não se explicam

Por: augusto Coelho Leal, engenheiro civil

                Existem coisas na vida, que por mais que você procure uma justificativa, não se justificam. Pelo menos para que eu possa aceitá-las preciso de argumentos, mas até agora não achei, há não ser, desmandos, roubos, falta de capacidade administrativa.
                A nossa Câmara Municipal, ou seja, da cidade de Natal, fez uma audiência pública, para debater o genocídio dos palestinos. Ora vejam bem a importância desta audiência, com relação aos problemas cruciais da nossa cidade, do nosso estado, do nosso país. Que diabo tem haver a Palestina com Natal? Os buracos das ruas e avenidas, lá causados pelas bombas, aqui pelas chuvas.
                Mas fiquemos por aqui. Quantas pessoas são assassinadas em Natal ou na Grande Natal? Quantos lares são invadidos por marginais que andam em massa pelas ruas dessas  localidades? Os transportes coletivos são assaltados todos os dias. Os jovens, filhos de classes pobres, que moram em favelas, sem serem educados. Com renda familiar baixa ou muitas vezes sem renda nenhuma, esses jovens procuram os guetos pelas noites, madrugadas em busca das drogas e são assassinados. Não existe um trabalho de assistência social ou pedagógica em forma de mutirão permanente para esses jovens. Estão abandonados, entregues a própria sorte, ou melhor, ao próprio azar. Nunca ouvi falar em uma audiência que tratasse desses assuntos. São problemas nossos gravíssimos, são crônicos, exigem soluções urgentes. Mas, estamos preocupados com a politicagem barata, e ainda temos que nos preocupamos com os problemas dos palestinos e judeus, como se nós vivêssemos em um mar de rosas, e não em um mar de lama ou de sangue.
Já imagino uma grande caravana com os camelos de Ginipabu, pelos desertos  da palestina,  com uma banda de música, tocando a música do filme “Lawrence of Arabia” e uma grande faixa. “Estamos aqui, lá pouco fazemos.” Por isso,  acho que vereador não deveria ter salário, talvez aí motivasse os verdadeiros colaboradores da sociedade a uma cadeira na Câmara.
                Como estamos falando em assassinatos, roubos, furtos, estupros e outras mazelas, outro dia li em jornais da nossa cidade que o secretário de segurança, pede ajuda a população para diminuir tais delitos. Pode? Pode, aqui pode tudo ou tudo pode a ordem dos fatores não altera o produto, nem aumenta ou diminui a insegurança pública. Quanta saudade do Coronel Bento de Medeiros, do seu filho Maurílio Pinto. Hoje, desarmaram os homens de bem e super armaram os marginais. O cidadão hoje não tem a menor chance de defesa, vive amedrontado, acuado dentro de sua casa, mesmo assim, nem lá ele tem segurança. Semana passada vi uma senhora de idade ser assaltada de arma apontada. Roubaram-lhe a bolsa e o seu carro, ela coitada em estado de choque. Isto aconteceu ás nove horas da manhã na Avenida Afonso Pena, uns duzentos metros do Quartel de Polícia, em um dia de semana, com vários veículos passando pelo local. Mas nada afastam os bandidos, eles sabem que nós estamos desarmados e indefesos e que a impunidade é grande.
                Por que o nosso Judiciário é tão lento? Por que a Câmara, a Assembléia Legislativa não se reúnem com membros dos governos, do Judiciário para cobrar da Justiça mais agilidade nas sentenças judiciais. Por que se o problema é de pessoal não se resolve este problema com mais contratações? Por que se os equipamentos são deficitários não equipamos nem modernizamos esta instituição?  
                Por que os políticos honestos são aqueles que mais lutam contra suas dificuldades? E são em sua maioria os menos votados? Por que a maioria dos homens de bem se afasta da política partidária? Por que o povo, reclama, reclama e no final vota nos mesmos? Quantos são os políticos que por esse Brasil a fora estão no poder há mais de doze anos? Quase todos, fazem política por profissão, não por amor as coisas públicas. São grandes as denuncias de corrupção, mas continuam quase todos. Povo educado é povo esclarecido, e educar o povo não é prioridade para a maioria dos políticos.
                Estava em certo lugar, quando ouvi de um cidadão, que lê, escreve, se atualiza, dizer -eu voto em fulana porque acho "menos ruim" de todos os candidatos. A análise passa a ser feita por baixo e não os melhores, e assim vamos passando nossas vidas.
                Passei pela Avenida Salgado Filho, ali perto do Walfredo e vi várias ambulâncias do SAMU estacionadas. Achei estranho, e procurei saber o motivo de elas estarem ali. Resposta – as macas ficaram retidas no hospital, por falta de leitos por lá. Pode? Pode, aqui faltam recursos para saúde, segurança educação, mas não falta para campo de futebol e nosso povo não é politizado para ver isto.

                Sei que esta ladainha que escrevo é antiga. Mas, tenho gravada comigo palavras de John Kennedy                    “Temos necessidade de homens capazes de imaginar o que nunca existiu.” Imagino um país diferente para todos os brasileiros, imagino um dia um povo bastante politizado para saber em quem vota. 

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

99  ANOS DO TIME "PERIQUITO"
ALECRIM FUTEBOL CLUBE
alecrim_n.gif (21410 bytes)

alecrim.jpg (15554 bytes)
Escudo usado até 2003
Fundação 15 de Agosto de 1915
Endereço Sede Social - Av Hermes da Fonseca 687 Lj 3 - Tirol - Natal
                Sede Campestre: Estrada BR 304 Km 17
                CEP 59280-000 Macaíba/RN
Telefone (84) 206 6800
Estádio Claúdio Vasconcelos Machado (Machadão) (52000)
Títulos
Campeão Estadual 1925
           Bicampeão Estadual 1963 1964
           Campeão invicto Estadual 1968 (único no Rio Grande do Norte)
           Bicampeão Estadual 1985/1986
Internet
Site Não Oficial

Alecrim: Em busca das glórias do passado
2005 No Alecrim, o técnico Francisco de Assis (Diá) aposta na tradição da camisa para um bom campeonato. 
2004 - O Alecrim FC de Natal, fundado em 1915, se renova e depois de organizar as finanças, o clube quer entrar 2004 de cara nova. O presidente reeleito para o próximo quadriênio, Marcos Vinícios revelou a novo escudo do clube. O tradicional emblema em forma de círculo deu lugar a um design mais moderno, que segundo o dirigente, representa o Alecrim do século 21. O dirigente achava que estava na hora de mudar, pois não queira continuar usando o escudo igual ao do America, mudando so na cor que é e continua verde.  Para o Estadual 2004 o clube terá como base os "prata-da-casa", tanto no elenco, quanto na comissão técnica. O tecnico será , Andrey Valério, ex- tecnico da seleção Brasileira de Beach Soccer.
2003 - O novo do Alecrim promete dar muito trabalho sob o comando técnico do professor Francisco de Assis - Diá. A juventude é a essência do "Verdão".
2002 - Em crise, o Alecrim fechou uma parceria com o Cruzeiro de Macaíba(cidade da Grande Natal) e usará vários jogadores do clube da cidade vizinha. Além deles, trouxe ainda alguns jogadores experientes, casos de Joelson e Carlinhos. EB: Ânderson, Eduardo, Alexandre, Ivonaldo e Silvan; Roberto, Joelson, Vágner e João Paulo; Carlinhos e Fabinho. Tec. Arian
2001 - O Alecrim Futebol Clube já foi a terceira força do futebol do RN, hoje o clube encontrou a fórmula de terceirização para continuar representando as suas cores. A dificuldade financeira é muito grande e aliada aos desentendimentos entre Diretoria do Clube e Conselho Deliberativo por muito pouco não deixou o time fora da competição este ano.O departamento de futebol profissional foi entregue ao empresário e alecrinense Edilson Meneses e a prefeitura de Ceará Mirim, cujo Secretario de Esporte é o ex-presidente do América, Jerônimo Melo. O comando técnico é de Baéca, ex-jogador do Alecrim. O time será formado por jogadores vindo do futebol amador da região do Vale do Ceará Mirim. Os destaque do time são: o goleiro Júnior, o lateral esquerda Célio, os volantes Canindé e Edmilson e o atacante Netinho. Daniel, Junior, Edvaldo (Alemão), Binha e Reginaldo; Canindé, Baéca, Marcos (Liliu) e Catatau; Denilson (Cherlis) e Fabinho. Técnico: Reginaldo
H- Único clube de futebol do Brasil a ter contado com um jogador que                 chegou à presidência da República - Café Filho, o Verdão une as suas forças, agora, visando apagar a má fama de desunido, e parte para a revitalização do clube. O primeiro passo foi o acerto da parte administrativa acabando com o comando paralelo que vinha acontecendo.

O Alecrim teve a honra que ter contado com Garrincha que por uma partida, que no dia 04/02/68  jogou no Juvenal Lamartine com a camisa 7 do Alecrim num amistoso contra o Sport de Recife, que venceu por 1x0, gol de Duda.  Público de mais de 6 mil pagantes, renda de Cr$21.980,00. Alecrim formou com Augusto, Pirangi,Gaspar, Cândido e Luizinho, Estorlando e João Paulo, Garrincha (Zezé), Icário, Capiba (Elson) e Burunga. Nesse amistoso, o Sport lançou, para testes, Garcia (RAC) e Evaldo (América), formando com Delcio, Baixa, Bibiu, Ticarlos e Altair, Valter e Soares, Bife, Cici, Duda (autor do gol) e Canhoto.







O GLORIOSO ALECRIM FUTEBOL CLUBE
É O TIME QUE TODOS OS TORCEDORES 
ESCOLHERAM COMO SEGUNDA OPÇÃO.
ENTRE OS SEUS FERVOROSOS 
ASSOCIADOS 
REGISTRAMOS O DEPUTADO FEDERAL 
CLOVIS MOTTA, O MONSENHOR
WALFREDO GURGEL, 
O CORONEL PINHEIRO VEIGA E O COMERCIANTE
BASTOS SANTANA.

AOS AMIGOS DO TIME PERIQUITO
A HOMENAGEM DESTE BLOGUEIRO, 
AMERICANO FUTEBOL CLUBE


CÂMARA DE CONCILIAÇÃO

          Atitude louvável nasce da inteligência do Presidente3 da FIERN, empresário Amaro Sales, criando a Câmara de Mediação, Conciliação e Arbitragem, em parceria com a OAB/RN e o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.

          O órgão será comandado pelo Procurador da República aposentado e Professor da UFRN Edilson França, com grande experiência no Curso de Direito e funcionará em dependência da FIERN e objetiva a solução de conflitos entre empresas, os quais anteriormente tinham o único caminho da judicialização.
         
          É, sem dúvida, uma grande conquista, pois o choque de interesses sofriam  retardamento excessivo e agora a perspectiva é de brevidade.

          Por um dever de justiça, invocamos que essa ideia foi adotada pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Rio Grande do Norte, quando era Presidente o eminente jurista Mário Moacyr Porto, no período de 1983 a 1985, quando instalou o “Juizado de Pequenas Causas”. A propósito, registrei este fato em meu livro “Traços e Perfis da OAB/RN”, Ed. 2008, com o seguinte teor:


            O Dr. Mário teve uma administração inovadora, realizando projetos arrojados, iniciando com uma reforma substancial no prédio da Seccional e adquirido equipamentos importantes para o funcionamento dos serviços da Seccional; tendo sequência com a criação do Juizado de Pequenas Causas, pioneiro no Nordeste, o qual recebeu o entusiasmo e empenho dos Conselheiros Margarida Seabra, Rubélio Bahia; Maria do Perpétuo Socorro Wanderley de Castro, estes últimos na condição de árbitros (conciliadores). O Juizado funcionou ininterruptamente até o instante em que o Governo Federal, no final de 1984, criou o serviço público do juizado de pequenas causas, a cargo do Poder Judiciário, circunstância que levou à desativação do juizado que funcionava na Ordem (ata de reunião da diretoria de 12/11/84).

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

MORTE TRÁGICA DE EDUARDO CAMPOS
 
O Brasil perde uma das suas grandes promessas políticas. Jovem, vibrante, com ideias modernas e sustentáveis era candidato à Presidência da República ao lado de Marina Silva.
Nada mais a dizer e tudo a lamentar.
NOSSOS SENTIMENTOS À SUA FAMÍLIA E AO BRASIL.


_____________________________

13/08/2014 12h54 - Atualizado em 13/08/2014 22h34

Eduardo Campos morre em Santos após queda do avião em que viajava

Jato caiu sobre casas em um bairro residencial da cidade, no litoral paulista.
Presidenciável do PSB tinha viajado para cumprir agenda de campanha.

Do G1, em Brasília
Eduardo Campos conversa com jornalistas no estúdio do G1 na segunda-feira (11) (Foto: Caio Kenji/G1)O candidato Eduardo Campos no estúdio do G1 durante entrevista na última segunda (11) (Foto: Caio Kenji/G1)
O candidato a presidente do PSB, o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, morreu na manhã desta quarta-feira (13) após a queda do jato particular em que viajava em um bairro residencial em Santos, no litoral paulista. Ele tinha completado 49 anos no último domingo (vejafotos da trajetória do presidenciável).
VALE ESTA - arte acidente Campos (Foto: Arte/ G1)
Chovia no momento do acidente. A Aeronáutica informou em nota que o avião decolou do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino ao aeroporto de Guarujá (SP). "Quando se preparava para pouso, o avião arremeteu devido ao mau tempo. Em seguida, o controle de tráfego aéreo perdeu contato com a aeronave", informou a nota (leia a íntegra da nota ao final desta reportagem).
Moradores disseram ter visto uma bola de fogo no céu. Os destroços atingiram residências do bairro. Seis vítimas do acidente que moravam na área onde caiu o avião foram para a Santa Casa de Santos, entre elas duas crianças, duas mulheres e uma idosa. Segundo o hospital, todos passam bem.
Campos tinha uma programação de campanha em Santos nesta quarta. De acordo com a assessoria do candidato, ele participaria às 8h, às 9h30 e às 14h30 de entrevistas a emissoras de televisão locais. Às 10h30, concederia uma entrevista coletiva às 12h30 participaria de um seminário sobre o Porto de Santos.
A bordo da aeronave (veja como foi a queda do avião), estavam sete pessoas, das quais cinco passageiros (entre eles Campos) e dois tripulantes. Veja a lista dos mortos:
- Eduardo Campos, candidado à Presidência
- Alexandre Severo e Silva, fotógrafo
- Carlos Augusto Leal Filho (Percol), assessor
- Geraldo Magela Barbosa da Cunha, piloto
- Marcos Martins, piloto
- Pedro Valadares Neto
- Marcelo de Oliveira Lyra
A Polícia Federal abriu inquérito para investigar o motivo do acidente. A PF enviou seis peritos para Santos a fim de trabalhar na apuração do caso. Aeronáutica e Polícia Civil também vão investigar.
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) se deslocou para a cidade depois de tomar conhecimento da morte de Campos. "Estamos diante de uma tragédia que entristece todo o país. Quero em nome do povo de São Paulo trazer nossos sentimentos a todos os familiares das pessoas que perderam a vida nesse acidente", afirmou Alckmin.
Os principais adversários de Campos na campanha eleitoral, Dilma e Aécio Neves (PSDB), cancelaram os compromissos de campanha. Todos os comitês de Dilma suspenderam as atividades após a confirmação da morte. "Estou absolutamente perplexo", afirmou Aécio Neves no Rio Grande do Norte.
A presidente Dilma Rousseff decretou luto oficial de três dias. "Estivemos juntos, pela última vez, no enterro do nosso querido Ariano Suassuna. Conversamos como amigos. Sempre tivemos claro que nossas eventuais divergências políticas sempre seriam menores que o respeito mútuo característico de nossa convivência", afirmou a presidente em nota oficial. "O Brasil perde um dos seus mais talentosos políticos, que sempre lutou com idealismo por aquilo em que acreditava. A perda é irreparável e incompreensível", declarou Aécio Neves.
Vale esta - cornologia Eduardo Campos (Foto: Arte/ G1)
Nove anos antes, em 2005, no mesmo dia (13 de agosto), morreu o avô do presidenciável, Miguel Arrais, de quem Campos era herdeiro político.
Campos deixou o governo de Pernambuco em abril deste ano para concorrer à Presidência da República.
Segundo a mais recente pesquisa de intenção de voto do Ibope, divulgada no último dia 7, ele tinha 9% das intenções de voto, atrás de Dilma, com 38%, e Aécio, com 23%.
De acordo com a legislação eleitoral, o PSB poderá registrar em até dez dias outro candidato para substituir Eduardo Campos na disputa pela Presidência da República.
A morte de Eduardo Campos repercutiu de imediato no mundo políítico.
"Estamos muito chocados com tudo", afirmou o deputado federal Marcio França (PSB), presidente do diretório estadual do partido em São Paulo.
França afirmou que Campos estava acompanhado de integrantes da equipe da campanha, como jornalistas e fotógrafo. Ele relatou que a mulher de Campos e o filho não estavam no jato – eles voltaram para Pernambuco em um avião de carreira.
No perfil da Rede Sustentabilidade no Twitter, foi publicada a seguinte nota: "Todos estamos chocados com a morte de Eduardo Campos, em queda de avião hoje de manhã. Marina Silva segue agora para Santos (SP)".
A ex-senadora Marina Silva é a candidata a vice na chapa de Campos. Como o partido dela, a Rede Sustentabilidade, não conseguiu registro a tempo para concorrer na eleição deste ano, ela se filiou ao PSB. Ela poderá substituir Eduardo Campos como candidata ou permanecer como vice.
No Congresso, parlamentares falaram sobre o episódio. O deputado federal Júlio Delgado (PSB-MG) disse que foi informado da queda da aeronave pelo deputado Márcio França (PSB).
"Estou atordoado. Parece que perdemos o Eduardo, uma liderança da nossa geração", declarou Delgado antes de saber da confirmação da morte.
Leia a íntegra da nota que a Aeronáutica divulgou sobre a queda do avião:
O Comando da Aeronáutica informa que nesta quarta-feira (13/08), por volta das 10h, uma aeronave Cessna 560XL, prefixo PR-AFA, caiu na cidade de Santos, no litoral de São Paulo.
A aeronave decolou do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino ao aeroporto de Guarujá (SP). Quando se preparava para pouso, o avião arremeteu devido ao mau tempo. Em seguida, o controle de tráfego aéreo perdeu contato com a aeronave.
A Aeronáutica já iniciou as investigações para apurar os fatores que possam ter contribuído para o acidente.
Brasília, 13 de agosto de 2014.
Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica
Veja abaixo vídeos com a íntegra das entrevistas que Eduardo Campos concedeu ao Jornal Nacional nesta terça-feira (12) e ao G1 na última segunda-feira (11).

OAB/RN


BLOG VERDE VALE

BELO TRABALHO DE LÚCIA HELENA

O MEL DO PITUAÇU CORRE EM NOSSAS VEIAS DE DESCENDENTES DE SENHORES DE ENGENHOS.




EDUARDO, 

 NÃO SEGUREI AS LÁGRIMAS.
 VI-ME DE NOVO MENINA ENFIANDO-ME PELO CANAVIAL DA FAZENDA DO MEU PAI. OUVI AS VOZES DOS CAMBITEIROS EM SUA LABUTA DIÁRIA E SENTI O CHEIRO DO MELAÇO EXALANDO DOS BUEIROS DA USINA SÃO FRANCISCO CRIANÇAS BANHAVAM-SE NAS ÁGUAS PERFUMADAS DO RIO ÁGUA AZUL. PELOS CAMINHOS AS BORBOLETAS FAZIAM SEUS BAILADOS. ERA TUDO TÃO BELO QUE EU OUVIA A VOZ DE DEUS NA MINHA CRIANÇA FELIZ. EU JAMAIS CONHECI UM VALE MAIS BELO, DEUS PARECE QUE DEMOROU O SEU OLHAR SOBRE AQUELE MUNDO E ME DEU A HONRA DE NELE NASCER. SOU CRIANÇA DE NOVO, NÃO TENHO DIABETES E VOU AO MERCADO TOMAR CALDO DE CANA COM CHIQUINHA E BILILIU, COMPANHEIRAS DA INFÂNCIA DISTANTE. QUEM SABE? O COMPADRE JOAQUIM GOMES -TOCADOR DE RABECA - NÃO ESTARÁ POR LÁ? TE AMO MEU DUDU, MÊS QUE VEM UMA TURMA AQUI ESTARÁ, NO SALÃO DE FESTAS, PARA UMA FORNADA COM PÃO NO LEITE DE COCO, O MEL QUE VOCÊ ME DEU COM BATATA DOCE OU FARINHA, E O MEL QUE DARC VAI TRAZER DE ACARI. E OUTRAS DELÍCIAS. VAMOS DEGUSTAR O MEL DO PITUAÇU!!! AGRADEÇO A DEUS! 
LUCIA HELENA

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

ESTADO EM DIFICULDADES

Muito preocupante os números apresentados na imprensa matutina de hoje dando conta dos números entre a arrecadação prevista e a efetivamente realizada pelo Estado do Rio Grande do Norte.
A providência de convocação dos Poderes Legislativo e Judiciário, além do Ministério Público, Tribunal de Contas e Ministério Público junto ao TCE é, indiscutivelmente, medida de extrema necessidade, para que todos colaborem para reequilíbrio das finanças estaduais.
Creio que a raiz de toda a crise converge para os gastos com a Copa de 2014, que abalou a estrutura econômica geral, estimulando a inflação. Foi um legado lamentável, prova maior de que não estávamos preparados para esse encargo superior às nossas disponibilidades.

O fato se torna mais grave no instante em que vamos para um pleito múltiplo, deixando a nossa população com poucas esperanças de melhorias a curto prazo em razão de todos esses fatores negativos que apontam para os próximos anos.

Enxergo um dos momentos mais difíceis da economia brasileira a exigir parcimônia, cautela, austeridade e combate inflexível à corrupção para não gerar um caos capaz de abalar a nossa democracia.

É vergonhoso admitir que até numa determinada Corte de Contas, um dos seus membros, esteja envolvido em suborno e corrupção e em nosso Estado continuem a surgir mazelas no Poder Judiciário.

É hora de profunda meditação, pois a eleição deste ano poderá marcar a nossa redenção ou o começo de um período cruel para a própria subsistência.

VOTE CONSCIENTE E SALVE O BRASIL.

terça-feira, 12 de agosto de 2014


De volta ao passado
Por: Augusto Coelho Leal, engenheiro civil

            Seis horas da manhã, de um dia de sábado, mês qualquer, anos cinquenta. Meu pai me acorda para tomar café e viajarmos para o velho Engenho Boa Vista, localizado em São José de Mipibu.

            Papai pede para ligar para Praça Hillman que ficava na Rua Princesa Isabel, no quarteirão entre as Ruas Ulisses Caldas e João Pessoa. A Praça Hillman era de carros de aluguel - na época, hoje taxi. Carros pequenos da marca Hillman e Austin em sua maioria. Completavam raros Ford Prefect.

            O telefone preto, pendurado na parede servia para chamar a Praça, que tinha o telefone dentro de uma caixa de madeira afixada em um poste da Companhia Força e Luz do Nordeste que era a concessionária de energia elétrica para Natal. Foi vendida para Cosern em 19 de outubro de 1968, com a chegada na energia de Paulo Afonso.

            Chegando o carro, saíamos para a Estação Ferroviária Sampaio Correia, que ficava no mesmo local onde hoje funciona a Rede Ferroviária Federal. Mas antes passávamos na casa dos tios Pitota e Dante de Melo Lima para levar os Primos Sergio Lima e Maurício Coelho.

            Papai tinha o vício de mesmo tomando café em casa, por obrigação passar no Café Majestic - ficava na Rua Ulisses Caldas quase em frente à Farmácia Natal que era de sua propriedade, e depois acender um charuto Florinha ou Suerdieck que vinham embalados em caixas de madeiras.

            Bom, uma vez na estação, rumo ao trem, para nossa viagem que durava em torno de uma hora.  Chegando à estação ferroviária de São José, já estavam nos esperando cavalos selados, e fazíamos o percurso até o velho engenho, que eram uns três quilômetros. Passamos desfilando na praça da cidade, pois íamos até o mercado público, comprar mantimentos e visitar um amigo de papai conhecido por Major Dedé, e ainda na casa dos tios Mario/Alzira Guimarães para cumprimentá-los e levar mais alguns dos filhos do casal, Luiz, Rivaldo ou Jorge ou iam os três.

            Caminhada tranquila pela rua principal da cidade, passávamos na lateral do Cemitério Publico, onde papai relembrava algumas pessoas que por lá tinham ou estavam sepultadas.

            Chegando ao velho engenho, desmonte feito, ficávamos na nova casa, construída pelo tio Jorge Coelho, que por lá morou algum tempo, depois se mudou para Recife, logo íamos ver o gado no pasto. Todos montados em cavalos da propriedade. Com a morte de vovô, o engenho passou para os herdeiros. Visto o gado, papai retornava para casa e nós continuávamos o passeio pela propriedade, indo até a Mata Quiri, uma mata de difícil acesso, que ficava em um alto, no final da propriedade.

 Caindo a noite, o passeio era de volta a cidade, para conversar ou namorar com as garotas geralmente nas praças, ou ficar ouvindo as conversas de Chico Tanoeiro, relembrando o tempo de Vovô. Vinham as lembranças de figuras de velhos moradores. A negra Dolores, uma negra bem alta e forte, que se vestia como uma baiana para cozinhar. Falava alto e dava boas risadas, fazendo a alegria da casa. Tinha um filhinho, um negrinho muito gordinho que ainda estava se arrastando pelos terraços da Casa Grande. João Redondo, um senhor de seus quarenta anos, que aparentava ser muito feliz. A noite ele ia até a Casa Grande e pegava um lençol de dormir, estendia, e com os seus bonecos, fazia o espetáculo, para alegria da criançada. Tinham vários outros, o barbeiro conhecido por Penteado, seu João o vaqueiro, Anselmo seu fiel ajudante, os irmãos valentes Chico e Zé de Olindo, Simão uns dos mais sábios e outros.

            O velho engenho já não moía mais a cana de açúcar - na época cana caiana. uma cana grossa e plantada em terra de alagadiço, daí a importância dos dois rios que cortavam a propriedade, Trairi e Araraí que passavam por toda  propriedade indo até a lagoa de Paparí. O engenho só moeu, fabricou aguardente, açúcar mascavo e rapadura enquanto vovô foi vivo. Os herdeiros transformaram a propriedade só para a pecuária, e terminaram vendendo, pois começou a ter discórdia entre os irmãos e cunhados (as).

            Vizinho ao engenho ficava a propriedade de um senhor que era marchante em Parnamirim, conhecido por Don João, lá criava gado para o abate em Parnamirim. Ele tinha duas filhas bonitas, que a gente ia conversar ou tentar um inocente namoro.

            Certa vez, correu uma estória, que por traz de uma árvore, aparecia uma alma sem cabeça. Um dia eu e o primo Sergio Lima, hoje “Sergio Sapo” criamos coragem e resolvemos enfrentar a dita cuja.

            O danado é que “o cão cutuca com vara curta.” Pois bem, quando estávamos bem próximo, mais muito próximo da árvore, vimos uma grande bunda branca aparecendo por trás da mesma. Sergio deu um enorme grito e os cavalos dispararam, Chegando mais adiante, resolvemos olhar para trás. Tinha um cidadão sugando as calças. Tinha acabado de fazer “suas necessidades” naquele local.

            Façamos das antigas memórias/ As grandes armas da esperança/ E tiremos das doces lembranças/ A matéria-prima para novas histórias!”




segunda-feira, 11 de agosto de 2014

DIA DO ADVOGADO


Carlos Roberto de Miranda Gomes, advogado 
(Membro honorário Vitalício da OAB/RN)

É sempre motivo para se comemorar: HOJE é o dia 11 de agosto, data em que se comemora o DIA DO ADVOGADO.
Com fundamento no Decreto nº 19.408, de 18 de novembro de 1930, foi criada a Corporação dos Advogados brasileiros, da forma seguinte:

“Art. 17. Fica criada a Ordem dos Advogados Brasileiros, órgão de disciplina e seleção da classe dos advogados, que se regerá pelos estatutos que forem votados pelo Instituto da Ordem dos Advogados Brasileiros, com a colaboração dos Institutos dos Estados, e aprovados pelo Governo.”

Entrou na história do Brasil em um momento de conturbação política, mercê do refluxo dos ideais da Revolução de 1930, que teve como seu primeiro Presidente o  Levi Carneiro, que a dirigiu por muitos anos, tido como seu consolidador.

            Mas é preciso esclarecer, que mesmo antes da criação oficial, a escolha da data de 11 de agosto, como DIA DO ADVOGADO, resultou de uma homenagem ao dia em que, no Brasil, foram criados os primeiros cursos jurídicos, em Olinda, Recife e São Paulo, no ano de 1827.
   
  Após longo período sem regulamentação, a Instituição conhecida comol CORPORAÇÃO DOS ADVOGADOS teve a sua inspiração nos bacharéis do Império, agregados no Instituto dos Advogados do Brasil, primeiro embrião do Órgão fiscalizador da Classe, que abrigou em seus quadros imortais do Direito, como . Teixeira de Freitas, José de Alencar, Castro Alves, Tobias Barreto, Ruy Barbosa, o Barão do Rio Branco, Joaquim Nabuco, Fagundes Varella, dentre tantos. 

  A partir daí, os Estados foram criando as suas Seccionais, dentre elas a do Rio Grande do Norte, o que ocorreu com uma reunião realizada no Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, por iniciativa do Presidente do Instituto dos advogados, na tarde de 05 de março de 1932 e consolidada no dia 22 de outubro do mesmo ano, considerado como marco da OAB/RN, tendo como primeiros dirigentes os advogados  Francisco Ivo Cavalcanti, o Primeiro Presidente, Paulo Pinheiro de Viveiros, Manoel Varela de Albuquerque, Bruno Pereira e Manuel Xavier da Cunha Montenegro.

            Guardando os mesmos objetivos, temos vigente atualmente o Estatuto da Advocacia e da OAB, aprovado pela Lei nº 8.906, de 04 de julho de 1994, que proclama:

“Art. 44. A Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, serviço público, dotada de personalidade jurídica e forma federativa, tem por finalidade:

I – defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado democrático de direito, os direitos humanos, a justiça social, e pugnar pela boa aplicação das leis, pela rápida administração da justiça e pelo aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas; II – promover, com exclusividade, a representação, a defesa, a seleção e a disciplina dos advogados em toda a República Federativa do Brasil.”
Os advogados, ao longo desses 84 anos, vêm defendendo a bandeira da Democracia e dos Direitos Humanos, presentes em todos os momentos drásticos da história da República e mantendo-se como guardiã da prestação jurisdicional, embora, algumas vezes, incompreendida pelos demais agentes do Direito e da Justiça, que insistem em por obstáculos às suas prerrogativas, fazendo exigências que não atingem as outras categorias, esquecendo o postulado consagrado no art. 133 da Carta Magna.

Neste ano, perdemos mais um bacharel reconhecido, o Advogado e Professor MIGUEL JOSINO NETO, a quem a Instituição rende as mais justas homenagens. 

Merece registro o reconhecimento que a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte presta à Classe, com uma solenidade em sua Casa e homenagem a vários dos seus integrantes:Francisco Ivo Cavalcanti; Manoel Varella de Albuquerque; José Áureo Lins Bahia; João Medeiros Filho; Silvino Bezerra Netto; Djalma Aranha Marinho; Claudionor Telógio de Andrade; Valdir da Silva Freire; Carlos Antônio Varella Barca; Mário Moacyr Porto; Hélio Xavier de Vasconcelos; Francisco das Chagas Rocha e Miguel Josino Neto  (todos in Memorian) e Eider Furtado de Mendonça e Menezes; Roberto Brandão Furtado; Maria Lúcia Maciel Gomes Neto; Armando Roberto Holanda Leite; Adilson Gurgel de Castro, José de Ribamar de Aguiar; Carlos Roberto de Miranda Gomes.; Odúlio Botelho de Medeiros; Caio Graco Pereira de Paula; Valério Djalma Cavalcanti Marinho; Vicente Venâncio de Oliveira; Joanilson de Paula Rêgo; Paulo Eduardo Pinheiro Teixeira; Sérgio Eduardo da Costa Freire; Washington Alves de Fontes; Marcelo Navarro Ribeiro Dantas; Emmanuel Pereira; André Augusto de Castro; Paulo de Tarso Pereira Fernandes; Rita das Mercês Reinaldo; Francisco Fausto Paula de Medeiros e Israel Ferreira Nunes Neto (estes, em pessoa).

PARABÉNS A TODOS OS COLEGAS BRASILEIROS E, PARTICULARMENTE POTIGUARES PELA DEFESA DAS PRERROGATIVAS DOS ADVOGADOS, PELO BOM FUNCIONAMENTO DA JUSTIÇA E PELA DEFESA DA DEMOCRACIA.

“Legalidade e liberdade são as táboas da vocação dos advogados.”
(Rui Barbosa)

domingo, 10 de agosto de 2014


De repente bateu a saudade. Ele partiu antes de oito décadas de vida, muito pouco para quem tanto fez pela sua família e pelo seu povo.
Distribuiu justiça aos carentes, acalentou a dor dos sofridos, fomentou a paz e conciliou conflitos. Foi para mim um Santo pela quantidade de amor que transmitiu e também um Sábio, pelas lições que transmitiu a todos que o cercavam.
Perseguido, soube perdoar os seus algozes. Foi exemplo de esposo, de pai, de cidadão e de magistrado.
Ele é a minha maior referência.
Um grande beijo meu Pai José Gomes da Costa, bom descanso na Paz do Criador e na convivência com sua eterna Lígia.

Teu filho Carlos Roberto de Miranda Gomes

FELIZ DIA DOS PAIS


As mãos de meu pai

As tuas mãos tem grossas veias como cordas azuis
sobre um fundo de manchas já da cor da terra
- como são belas as tuas mãos
pelo quanto lidaram, acariciaram ou fremiram da nobre cólera dos justos…
Porque há nas tuas mãos, meu velho pai, essa beleza que se chama simplesmente vida.
E, ao entardecer, quando elas repousam nos braços da tua cadeira predileta,
uma luz parece vir de dentro delas…
Virá dessa chama que pouco a pouco, longamente, vieste alimentando na terrível solidão do mundo,
como quem junta uns gravetos e tenta acendê-los contra o vento?
Ah, como os fizeste arder, fulgir, com o milagre das tuas mãos!
E é, ainda, a vida que transfigura as tuas mãos nodosas…
essa chama de vida – que transcende a própria vida…
e que os Anjos, um dia, chamarão de alma.
( Mario Quintana )
(Poema publicado originalmente no livro Esconderijos do Tempo, retirado de Poesia Completa – Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2005, p. 491)