sábado, 5 de novembro de 2011

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

A MENINA QUE CALOU O MUNDO


Enviado pela leitora Lúcia Helena Pereira

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

DIA DE FINADOS
Hoje é um dia diferente, um dia especial, onde a saudade e a lembrança ocupam todo o nosso ser, dando a certeza do amor vivido, do total querer.

Os poetas convocam sua inspiração maior, para recordar um amor perdido ou evocar um ente que se foi, no paradoxal embate entre vida e morte.

Não morrem aqueles que, pelo tempo vivido, fincaram raízes do bem querer, do desvelo, da doação.

Selecionei alguns versos, que bem retratam os sentimentos humanos:

Molha a mármore fria teu pranto convulsivo
Ao ver na lápide teu nome em letras garrafais
E a frase de um sentimento indestrutível...
" Aqui jaz aquele que te amou demais! ".
Fonte: http://www.luso-poemas.net
***
Poema de Finados - Manuel Bandeira

Amanhã que é dia dos mortos
Vai ao cemitério. Vai
E procura entre as sepulturas
A sepultura de meu pai.



Leva três rosas bem bonitas.
Ajoelha e reza uma oração.
Não pelo pai, mas pelo filho:
O filho tem mais precisão.


O que resta de mim na vida
É a amargura do que sofri.
Pois nada quero, nada espero.
E em verdade estou morto ali.

---- Minhas reflexões

A morte, esse mistério infindável
Se renova a cada dia que ressurge
É morrer para a vida e renascer para Deus
É percorrer essa incerteza inexorável.


Em cada morte existe uma esperança
Para os que crêem na eternidade
Mesmo que deixe rastros de saudade
Renova nos corações a temperança.

RESPEITO. SAUDADE. AMOR.

terça-feira, 1 de novembro de 2011


CARTA AOS ESCRITORES DA UBE/RN

“Há tempo para plantar e tempo para colher”

Prezado(a) Confrade ou Confreira:

É com imensa alegria que me dirijo a Vossa Senhoria para avivar alguns fatos relacionados à história de representação do órgão de classe dos escritores – UBE – que no dia 14 de agosto passado completou 52 anos de vida e ao final pedir-lhe mais UM VOTO DE CONFIANÇA .

O escritor Francisco Martins, pesquisando na biblioteca da Academia Norte- Rio-Grandense de Letras do RN, descobriu uma pasta com importantes documentos: ofícios, recortes de jornal, estatuto e um extrato de ata confirmando a data de 14 de agosto de 1959, às 20h50, no Instituto Histórico e Geográfico do RN como a data oficial de fundação da União Brasileira de Escritores, secção do Rio grande do Norte. Portanto, há cinqüenta e dois anos e não conforme livro de atas (segunda fase) que indicava 16 de novembro de 1984 no Salão dos Grandes Atos da Fundação José Augusto com a presença de Fagundes de Menezes. Assim, a UBE/RN tem três fases: 1ª fase (14.08.1959), 2ª fase (16.11.1984) e 3ª fase (23.03.2006).

1ª fase. A idéia partiu do jornalista, escritor e magistrado Edgar Barbosa durante a Semana de Estudos Euclidianos, promovida em Natal/RN, com o apoio de diversas instituições. Na histórica reunião de 14 de agosto de 1959, às 20h50, no IHGRN com a presença do escritor Umberto Peregrino, Aldo Fernandes, Edgar Barbosa, Alvamar Furtado, Grimaldi Ribeiro, Dióscoro Vale, Raimundo Nonato e Manoel Rodrigues. A diretoria aclamada para a organização da UBE – Secção do Rio Grande do Norte – ficou assim constituída: Raimundo Nonato – Presidente; Manoel Rodrigues de Melo, Vice-Presidente e Afonso Laurentino - Secretário . Essa Diretoria Provisória preparou o Estatuto e organizou o processo eleitoral em 14.11.1959, três meses depois, sendo eleitos os seguintes escritores para o biênio 1960/1961:

(1ª Diretoria)
Raimundo Nonato da Silva, Presidente; Paulo Viveiros, 1º Vice-Presidente; Manoel Rodrigues de Melo, 2º Vice-Presidente; José Saturnino de Paiva, 3º Vice-Presidente; Afonso Laurentino Ramos, Secretário Geral; Berilo Wanderley, 1º Secretário; Leonardo Bezerra, 2º Secretário; Antídio de Azevedo, 1º Tesoureiro; Jaime dos G. Wanderley, 2º Tesoureiro.

Conselho Fiscal: Câmara Cascudo,Edgar Barbosa , Alvamar Furtado, Esmeraldo Siqueira e Américo de Oliveira Costa.

Vogais: Antônio Soares Filho, Vingt-un-Rosado, Jurandir Barroso , Zila Mamede e Veríssimo de Melo.

Através de um Comunicado endereçado ao Presidente da UBE nacional , escritor Peregrino Júnior, datado de 19.11.1959, o presidente da UBE/RN, escritor Raimundo Nonato da Silva comunica da eleição da 1ª diretoria da entidade, bem como solicita a filiação da UBE/RN à UBE, com sede no Rio de Janeiro.

Em 21.01.1960 foi fundada uma sub-seção da UBE/RN em Mossoró/RN: Jaime Hipólito Dantas, João Batista Rodrigues, Vingt-un Rosado e Manoel Leonardo Nogueira.

Outra curiosidade: o Estatuto tinha 3 tipos de sócios:1. Sócios Efetivos (fundadores e efetivos). 2. Sócios Honorários e 3. Sócios Beneméritos.

2º fase. Inicia-se com a vinda de Fagundes de Menezes em 16.11.1984, no Salão dos Grandes Atos da Fundação José Augusto, na presença de 18 intelectuais. Curioso notar que a escritora Zila Mamede participou das duas fases, sendo inclusive Vogal da 1ª Diretoria da UBE (1960/1961) e sócia fundadora na segunda fase. Outra curiosidade: Dom Nivaldo Monte também participou das duas fases.

3ª fase. Inicia-se em 23 de março de 2006 com uma reunião de reorganização, na sede da Academia Norte -rio-grandense de Letras, contando com a presença de sete escritores e mais um na reunião seguinte; e vem até os dias atuais: Anna Maria Cascudo Barreto, Eduardo Antonio Gosson, Lívio Oliveira, Pedro Vicente da Costa Sobrinho, Nelson Patriota, Manoel Onofre de Souza Júnior, Racine Santos e Carlos Roberto de Miranda Gomes. Lívio ficou exatamente um ano e nove meses até que, por motivos particulares, renunciou ao cargo de presidente. Nesse pequeno tempo fez coisas relevantes, destacando-se o encaminhamento aos deputados José Dias e Fernando Mineiro de uma minuta da Lei do Livro (Lei nº 9.105/2008 - Henrique Castriciano) e que o governo passado e o atual não implementaram. Em seguida, a direção passou para mim que, com valorosos companheiros, venho navegando em mar revolto, sem ter medo de chegar.

Nesses quatro anos (2008/2009 - Diretoria Provisória; 2010/2011- Diretoria Eleita) reconstruí tijolo por tijolo a UBE/RN: 1. Legalização completa (registro cartorial, CNPJ, conta bancária, utilidade pública Municipal, Estadual e, em breve, Federal); 2. Realização do I, II, III e IV Encontro Potiguar de Escritores; 3. Participação na elaboração da lei nº 9.169/2009 (lei das leituras literárias nas escolas públicas; 4. Campanha de Valorização da Literatura Potiguar (2010) em parceria com o Tribunal de Justiça do RN; 5. Criação do Prêmio Literário Escritor Eulício Faria de Lacerda 2011 (1ª edição) que premiou um jovem escritor Paulo Caldas Neto (1º) e um escritor veterano Racine Santos(2º); 6. Criação do Plano Editorial 2012 que prevê a publicação de 12 obras durante o ano e a edição completa da obra do escritor Eulício Faria de Lacerda, inclusive acrescentando o romance A Terceira Manhã que se encontrava perdido . 7. Realização da transferência do domínio do jornal O Galo da FJA para a UBE (aprovado na lei Djalma Maranhão está em fase de captação de recursos); 8. Criação da editora Nave da Palavra; 9. criação de um site: www.ubern.org.br

Pode parecer pouco mas não é: sobretudo num país onde a Cultura é um produto de elite e se luta por coisas básicas como a implantação do Plano Nacional de Cultura e por uma Proposta de Emenda Constitucional – PEC 150 – desde 2003. O Fundo de Cultura, embutido nesta emenda, define os recursos nas três esferas de governo (federal,2%; estadual,1,5% e municipal,1%). Para agilizar a sua tramitação está sendo criada a Frente Parlamentar da Cultura, que tem na presidência a deputada federal Fátima Bezerra.

Agora no dia 11 de novembro, sexta-feira, haverá eleição para escolha de novos dirigentes, na sede provisória sita à Rua Mipibu, 443 (Academia Norte-Rio-Grandense de Letras), das 8h às 17h, e eu estou encabeçando a chapa ESCRITORES UNIDOS (ao final seguem a nova composição e a Carta do IV Encontro de Escritores.)

Um grande abraço e o afeto que não se encerra.

Cordialmente,
EDUARDO GOSSON

Anexos:

1. Diretoria atual – 2010-2011
Presidente: Eduardo Antonio Gosson
1º Vice-Presidente: Jurandyr Navarro da Costa
2ª Vice-Presidente: Anna Maria Cascudo Barreto
Secretário-Geral: Manoel Marques da Silva Filho,
1º Secretário: Paulo Jorge Dumaresq Madureira
2º Secretário: Francisco Alves da Costa Sobrinho
1º Tesoureiro: Jania Maria Souza da Silva
2º Tesoureiro: Aluizio Matias dos Santos
Diretor de Divulgação: Nelson Patriota
Diretor de Representações Regionais: Cid Augusto da Escóssia Rosado
Diretor Jurídico: Carlos Roberto de Miranda Gomes

CANDIDATOS AO PRÓXIMO BIÊNIO:
2. Diretoria biênio 2012/2013
Presidente: Eduardo Antonio Gosson
1º Vice-Presidente: Jurandyr Navarro da Costa
2ª Vice-Presidente: Anna Maria Cascudo Barreto
Secretário-Geral: Manoel Marques da Silva Filho,
1º Secretário: Paulo Jorge Dumaresq Madureira
2º Secretário: Francisco Alves da Costa Sobrinho
1º Tesoureiro: Jania Maria Souza da Silva
2º Tesoureiro: Aluizio Matias dos Santos
Diretor de Divulgação: Lúcia Helena Pereira (novata)
Diretor de Representações Regionais: Joaquim Crispiniano Neto(novato)
Diretor Jurídico: Carlos Roberto de Miranda Gomes

Conselho Fiscal (2010-2011)
Claudionor Barroso Barbalho
.Marcus César Cavalcanti de Morais
.Maria Rizolete Fernandes
.Gutenberg Costa
.Severino Vicente

CANDIDATOS AO PRÓXIMO BIÊNIO:

Conselho Fiscal (2012-2013)
Claudionor Barroso Barbalho
.Marcus César Cavalcanti de Morais
. Zelma Furtado Medeiros
.Gutenberg Costa
.Severino Vicente.

Conselho Consultivo
Caio Flávio Fernandes de Oliveira
.Diógenes da Cunha Lima
.Enélio Lima Petrovich
.Paulo de Tarso Correia de Melo
.Paulo Pereira dos Santos
.Lívio Alves Araújo de Oliveira
.Carlos Morais Santos
.Manoel Onofre de Souza Júnior
.Roberto da Silva

Carta do IV Encontro de Escritores

Nós, entidades culturais e educacionais, reunidas no IV Encontro Potiguar de Escritores-IV EPE , sob a presidência do escritor Eduardo Gosson, na sede da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, de 24 a 26 de outubro de 2011, concluímos por elaborar a presente CARTA , que sintetiza as metas adotadas no IV Encontro , através da qual reivindicamos:
I
01. recuperação imediata da Biblioteca Pública Câmara Cascudo, que está completamente sucateada, com infiltrações em todo o prédio, rede elétrica comprometida, recursos humanos aquém do necessário, falta de extintor de incêndio, acervo desatualizado, informatização;
II
02.Fazer cumprir o artigo 137, parágrafo 2º da Constituição do RN, que preconiza o ensino na rede pública da Disciplina Folclore, Artes Plásticas e Literatura do RN;
III
03.Propor, através da UERN/SEEC,a criação do curso de Graduação em Letras – habilitação em Literatura, no Campus de Natal, e o Curso de Especialização em Literatura cujo eixo central seja DO OFÍCIO DE ESCREVER,voltado para estudantes da rede pública de ensino, cuja materialização se acopla ao cumprimento da lei 9.169/2009 que, no momento, passa por um debate através das instituições que integram a Rede Potiguar de Escolas leitoras;
IV
O4. Articular mecanismos legais para obrigar o Governo do RN a executar a Lei nº 9.105/98 (conhecida por lei Henrique Castriciano) uma iniciativa da UBE/RN, materializada pelos deputados José Dias e Fernando Mineiro,cujo objetivo principal inclui a valorização dos escritores potiguares e suas obras;
V
05.Melhorias nas condições salariais de todos os trabalhadores em Educação, com ênfase no magistério.
VI
06.A aprovação da PEC 150 que define a participação orçamentária do Estado nas três esferas: municipal, estadual e federal.
VII
07 .Um canal permanente com a Secretaria de Cultura, através de sua atual gestora, professora Isaura Rosado, para concretização de ações conjuntas entre a Secretaria de Cultura e a UBE/RN;
VIII
08. Uma vaga no Conselho Estadual e Municipal de Cultura para a União Brasileira de Escritores – UBE/RN,tendo em vista a sua representatividade como órgão de defesa da classe dos Escritores;
IX
09.Propor ao Governo do Estado a edição de um decreto denominando uma unidade escolar de “ Escola Estadual Professor José Saturnino Paiva”.
X
10. Intermediar uma solução negociada junto ao Exército Brasileiro (Comando Militar em Natal) acerca da polêmica em torno da derrubada de um pedestal que abrigaria o busto do grande poeta Othoniel Menezes, autor do célebre hino da Cidade do Natal-Serenata do Pescador, popularmente conhecida como Praieira.

Natal/RN, 26 de outubro de 201

a. Entidades Culturais

1. Federação das Instituições de Cultura do RN – FINSC
Diógenes da Cunha Lima

2 . União Brasileira de Escritores – UBE/RN
Eduardo Antonio Gosson

3. Academia Feminina de Letras do RN - AFLRN
Zelma Bezerra Furtado Medeiros

4.Academia de Trovas do RN - ATRN
José Lucas de Barros

5. Academia de Letras Jurídicas - ALEJUR
Jurandyr Navarro da Costa

6.Academia Macaibense de Letras - AML
Jansen Leiros

Academia Cearamirinense de Letras e Artes - ACLA
Pedro Simões Neto

Instituto Histórico e Geográfico do RN
Enélio Lima Petrovich

Instituto Ludovicus
Anna Maria Cascudo Barreto

Instituto Norte-Riograndense de Genealogia -INRG
Ormuz Barbalho Simonetti

Sociedade dos Poetas Vivos e Afins
Maurício Cardoso Garcia

2.Entidades Educacionais

Instituto de Desenvolvimento da Educação
Claudia Sueli Rodrigues Santa Rosa

segunda-feira, 31 de outubro de 2011


C O N S O C I A L

Esta sigla corresponde à Primeira Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social, movimento criado pelo Decreto Presidencial do dia 8 de dezembro do ano passado, tendo por objetivo dotar a sociedade de um instrumento permanente no acompanhamento da gestão pública.

Esse movimento tem repercussão no âmbito federal e dos Estados e Municípios, os quais se organizam com a finalidade de I – debater e propor ações de promoção da participação da sociedade civil na gestão pública e de fortalecimento da interação entre sociedade e governo; II promover, incentivar e divulgar o debate e o desenvolvimento de novas idéias e conceitos sobre a participação social no acompanhamento da gestão pública; III – estimular os órgãos públicos a implementar mecanismos de transparência e acesso da sociedade à informação pública; IV – debater e propor mecanismos de sensibilização e mobilização da sociedade em prol da participação e acompanhamento da gestão pública; V – discutir e propor ações de capacitação e qualificação da sociedade para o acompanhamento da gestão pública, que utilizem inclusive ferramentas e tecnologias de informação; e VI – desenvolver e fortalecer redes de interação dos diversos atores da sociedade para o acompanhamento da gestão pública.

A iniciativa teve apoio no Estado do Rio Grande do Norte através do Decreto nº 22.266, de 09 de junho do ano corrente, contando com a participação de órgãos governamentais e entidades da sociedade civil organizada, conforme consta do anexo à Portaria nº 30, de 21 de setembro de 2011, do Secretário Adjunto da Controladoria Geral do Estado, órgão gestor do movimento, que já possui o seu Regimento Interno aprovado pela Portaria nº 020, de 21 de setembro pretérito, assinado pela mesma autoridade antes mencionada.

Foram realizadas várias reuniões preparatórias dos eventos programados, estando aprazada uma nova, para o dia 10 de novembro vindouro, no período das 10 às 16 horas na Escola Estadual Professor Edgar Barbosa, nesta Capital, oportunidade em que será feito um treinamento para domínio da tecnologia a ser adotada nas reuniões regionais previstas para as cidades-sede de Pau dos Ferros, Mossoró, João Câmara, Caicó, Nova Cruz e Natal.
[obs.:ESTIMADOS LEITORES, A DATA CORRETA DA PRÓXIMA REUNIÃO É "DIA 09 DE NOVEMBRO E NÃO DIA 10 COMO COLOCADO ACIMA. DESCULPEM O ENGANO.] 

A OAB/RN está representada através dos advogados Carlos Roberto de Miranda Gomes e Francisco Jadir Farias Pereira. Fazem parte, entre outros, o Ministério Público, o Tribunal de Contas, a UFRN e as Controladorias Gerais da União e do Estado do Rio Grande do Norte.

As ações a serem desenvolvidas têm fundamento na Constituição Federal, arts. 5º, 37 e 74, § 2º; na Lei nº 8.666/93, arts. 25, 26 e 61, parágrafo único e na Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000), arts. 48 e seu parágrafo único, combinado com o art. 48-A.

O esforço é válido, desde que as decisões tomadas mereçam o acatamento dos órgãos governamentais, o que não vem acontecendo até agora, pois deliberações do CONSOCIAL local têm sido levadas ao conhecimento da administração, sem que tenha ocorrido qualquer resposta.

Enquanto isso, constatamos a situação catastrófica dos serviços ofertados pelos executivos do Estado e dos Municípios, com notícias diárias de omissões e desprezo pelo clamor público, como dão conta os jornais, valendo evidenciar os últimos acontecimentos que envolvem a saúde (Sesap deve R$ 2,3 milhões e cirurgias estão suspensas; hospitais sem limpeza, causando perigo de contaminação de bactérias; polícia militar improvisando equipamentos; presos em fugas constantes dos estabelecimentos prisionais), a par da notícia bombástica de que estudo aponta riscos de corrupção no Estado, levantado pelo Centro de Estudos da Opinião Pública, da Universidade de Campinas (Unicamp).

Vamos dar um crédito de confiança ao Movimento do CONSOCIAL, principalmente pelo fato de que suas atividades se desenvolverão na época das obras e serviços visando a Copa de 2.014, onde muita coisa reclama por maior transparência e estudo preciso de prioridades.
___
OBS.: Já havia publicado este artigo, quando vejo no noticiário do começo da tarde novos fatos comprobatórios da ineficiência da administração pública: "Hospital dos Pescadores enfrenta falta de esparadrapo, luvas e até seringas: ... "Assaltantes levam 150 mil reais da sede do TJ" ... "Mais de seis mil servidores do Município (Natal) ficam sem salário".
ENQUANTO ISSO O ESTADO ESTÁ DEMOLINDO SEU PATRIMÔNIO PARA CONSTRUÇÃO DO ARENA DAS DUNAS.
Quanta ironia; quanta incompetência; quanto desrespeito para com o povo!!!!! Estou sentido cheiro de intervenção! 

domingo, 30 de outubro de 2011

PORQUE HOJE É DOMINGO!

TRÊS PERNAMBUCANOS PORRETAS


OLEGÁRIO MARIANO
(1889-1958)


A VELHA MANGUEIRA

No pátio da senzala que a corrida
Do tempo mau de assombrações povoa,
Uma velha mangueira, comovida,
Deita no chão maldito a sombra boa.


Tinir de ferros, música dorida,
Vago maracatu no espaço ecoa...
Ela, presa às raízes, toda a vida,
Seu cativeiro, em flores, abençoa...


Rondam na noite espectros infelizes
Que lhe atiram, dos galhos às raízes,
Em blasfêmias de dor, golpes violentos.


E, quando os ventos rugem nos espaços,
Os seus galhos se torcem como braços
De escravos vergastados pelos ventos.


Canto da Minha Terra (1930).


 MANUEL BANDEIRA
(19/04/1886-13/10/1968)

POÉTICA

Estou farto do lirismo comedido
Do lirismo bem comportado
Do lirismo funcionário público com livro de ponto espediente protocolo e manifestações de apreço ao sr. diretor.

Estou farto do lirismo que pára e vai averiguar no dicionário o cunho vernáculo de um vocábulo.

Abaixo os puristas.
Todas as palavras sobretudo os barbarismos universais
Todas as construções sobretudo as sintaxes de exceção
Todos os ritmos sobretudo os inumeráveis

Estou farto do lirismo namorador
Político
Raquítico
Sifilítico
De todo lirismo que capitula ao que quer que seja fora de si mesmo.

De resto não é lirismo
Será contabilidade tabela de co-senos secretário do amante exemplar com cem modelos de cartas e as diferentes maneiras de agradar às mulheres, etc.

Quero antes o lirismo dos loucos
O lirismo dos bêbados
O lirismo difícil e pungente dos bêbados
O lirismo dos clowns de Shakespeare.

- Não quero saber do lirismo que não é libertação.

ASCENSO FERREIRA
(1895-1965)

NOTURNO

Sozinho
nas ruas desertas
do velho Recife
que atrás do arruado
moderno ficou...
criança de novo
eu sinto que sou:

— Que diabo tu vieste fazer aqui, Ascenso?

O rio soturno,
tremendo de frio,
com os dentes batendo
nas pedras do cais,
tomado de susto
sem poder falar..
o rio tem coisas
para me dontar:

— Corrre senão o Pai-do-Poço te pega, condenado!

Das casas fechadas
e mal-assombradas
com as caras tisnadas
que o incêndio queimou
pelas janelas esburacadas
eu sinto, tremendo,
que um olho de fogo
medonho me olho:

– Olha que o Papa-Figo te agarra, desgraçado!

Dos brutos guindastes
de vultos enormes
ainda maiores
nessa escuridão...
os braços de ferro,
pesados e longos,
parece quererem
suster-me no chão!

Ai! Eu tenho medo dos guindastes,
Por causa daquele bicão!

Sozinho, de noite,
nas ruas desertas
do velho Recife
que atrás do arruado
moderno ficou...

 criança de novo
eu sinto que sou:

— Larga de ser vagabundo, Ascenso!