sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Colaboração de Adilson Gurgel



*"O valioso tempo dos maduros"*

“Contei meus anos e descobri que terei menos tempo para viver daqui para a frente do que já vivi até agora.
Tenho muito mais passado do que futuro.

Sinto-me como aquele menino que recebeu uma bacia de cerejas.
As primeiras, ele chupou displicente, mas percebendo
que faltam poucas, rói o caroço.

Já não tenho tempo para lidar com mediocridades.
Não quero estar em reuniões onde desfilam egos inflamados.
Inquieto-me com invejosos tentando destruir quem eles admiram, cobiçando seus lugares, talentos e sorte.

Já não tenho tempo para conversas intermináveis,
para discutir assuntos inúteis sobre vidas alheias que nem fazem parte da minha.

Já não tenho tempo para administrar melindres de pessoas, que apesar da idade cronológica, são imaturos.

Detesto fazer acareação de desafetos que brigaram pelo majestoso cargo de secretário geral do coral.
As pessoas não debatem conteúdos, apenas os rótulos.

Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos, quero a essência, minha alma tem pressa.

Sem muitas cerejas na bacia, quero viver ao lado de gente humana, muito humana; que sabe rir de seus tropeços, não se encanta com triunfos, não se considera eleita antes da hora, não foge de sua mortalidade, quero caminhar perto de coisas e pessoas de verdade.
O essencial faz a vida valer a pena.
E para mim, basta o essencial!"

*Mário de Andrade*

Texto de leitura e releitura obrigatória para nós...




OUTRAS CARTAS DE COTOVELO – 02- 6/janeiro/2017
Por: Carlos Roberto de Miranda Gomes, veranista e escritor
        
       Hoje é o dia dos SANTOS REIS e estou de volta para o meu aconchego da paradisíaca Praia de Cotovelo.
        Nessa mesma data, veraneando na Redinha em 1961, vim para Natal e firmei compromisso de noivado com minha Therezinha Rosso, concretizando o matrimônio em 16 de março de 1963 na cidade de Belém, Estado do Pará.
          Com ela trouxe os apetrechos da praia e me deparei com um engarrafamento de veículos “nunca d’antes navegado” por estas bandas nesses 26 anos de veraneio. E aconteceu pelas 11 horas de hoje. Foi cansativo e preocupante, mas cheguei em paz.
           Comentando o episódio com Moá (Moacyr Gomes), meu irmão, que é veranista da Praia de Pirangi – ele, na condição de arquiteto e urbanista logo encontrou uma solução, já mentalizada há tempos, qual seja a de construção de uma superestrada na entrada de Pium, no entorno de Alcaçuz, cujo traçado é de fácil acesso e rápido até o entroncamento com Piranbúzios.
     Caso houvesse esse investimento, a estrada velha ficaria só para o frequentadores de Pium/Cotovelo/Pirangi, enquanto a nova estrada daria plena condição de se chegar aos destinos das outras praias do literal sul.
            Após essa indicação lembrei-me que em 1989 fui convidado pelo Governador Geraldo Melo para acompanhar o Secretário de Segurança Luiz Antônio Vidal para uma visita ao local destinado ao futuro presídio de segurança máxima de Alcaçus e nessa missão fizemos o trajeto a que se referiu Moacyr e efetivamente é a melhor solução, por se tratar de um terreno sem qualquer obstáculo, inteiramente plano.
          Acredito que, em nome do Turismo, este projeto poderia ser aprovado pelos Municípios mais interessados – Parnamirim e Nísia Floresta, com a direção técnica do Governo do Estado.
         Concretizado o projeto, certamente que haveria uma valorização fundiária de grande expressão e em razão disso seria possível repensar a situação da relocalização do presídio de Alcaçuz, aproveitando-se as suas instalações para uma central de abastecimento de produtos hortifrutigranjeiros, porquanto a CEASA já não comporta essa função, ficando apenas como local de exposição e negócios e a mercadoria seria retirada ou deslocada da referida Central.
          Sei que algumas pessoas vão discordar alegando que fica longe. Sobre isso eu contra-argumento que hoje algumas empresas de material de construção já fazem isso, negociam em sua sede de Natal e retiram o material dos seus depósitos localizados em outro município próximo.
        Não tomem a ideia como simples devaneio de um velho veranista, mas como uma possibilidade para melhorar a qualidade do turismo da região. Por tal razão levanto a bola para as entidades públicas, instituições privadas, como a PROMOVEC e outras congêneres e pessoas interessadas para meditarem sobre o assunto. Obrigado.
       



quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

ALGUNS ATROPELOS



ESTIMADOS LEITORES,
O ANO DE 2017 NÃO COMEÇA BOM PARA MIM. 
NOVAMENTE TIVE ATENDIMENTO DE URGÊNCIA NO SÃO LUCAS A CUJOS MÉDICOS E ENFERMEIROS AGRADEÇO PELA PRESTEZA E COMPETÊNCIA. 
NOS MOMENTOS DE PREOCUPAÇÃO ME VEIO À LEMBRANÇA A FIGURA DO DR. ERNANI ROSADO, QUE SEMPRE ME SOCORRIA NOS MOMENTOS DIFÍCEIS, MAS CERTAMENTE ELE ESTEVE COMIGO EM ESPÍRITO. DEU TUDO CERTO!
NÃO SERÁ FÁCIL A RECUPERAÇÃO, MAS TENHO ESPERANÇA QUE COTOVELO ME RESTAURE A PAZ E EU CONSIGA DAR A VOLTA POR CIMA. 
CUIDEM BEM DA SAÚDE PARA NÃO TER OS PERCALÇOS QUE ESTOU ATRAVESSANDO E ME PRIVANDO DE UM PERÍODO DE DESCANSO SEM ATROPELOS.
DE QUALQUER FORMA, TUDO FAREI PARA CONTINUAR A ESCREVER AS MINHAS OUTRAS CARTAS DE COTOVELO - VERSÃO 2017.

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

domingo, 1 de janeiro de 2017



OUTRAS CARTAS DE COTOVELO – 01-janeiro/2017
Por: Carlos Roberto de Miranda Gomes, veranista e escritor
         


            Pois é, começou um novo verão num novo tempo – colher os bons frutos que foram plantados em 2016, pela administração do Doutor Carlos Dutra à frente da PROMOVEC.
         Registramos, além da recuperação da sede e da regularização jurídica da entidade, também a aprovação e registro de um novo regramento (Estatuto), mais moderno e capaz de atender melhor os objetivos maiores da Associação.
         Celebramos com a comunidade de Pium e Cotovelo uma parceria de confiança para a realização de um trabalho social marcante, contando com a intermediação do Projeto Attitude.
         Foram tomadas todas as medidas possíveis junto à MASTER Segurança para um veraneio tranquilo, ordeiro, bem monitorado através de um sistema de vigilância 24 horas, até o findar do veraneio em março vindouro. Foram colocadas câmeras que são os nossos olhos sobre as ruas e, enfim, foi construído um entrosamento com as autoridades policiais para a ação necessária no momento devido.
         Merecemos a visita do novo Prefeito de Parnamirim Rosano Taveira, que tomará posse logo mais no Teatro Municipal da Cohabinal, com a vice-Prefeita Elienai Dantas Cartaxo e mais os 18 Vereadores eleitos que, em contato pessoal nos informou que certamente em 2017 teremos a ligação da rede de esgotos sanitários.
         São boas as perspectivas para grandes melhorias em nossa Comunidade, que terá à frente da PROMOVEC o novo Presidente Esam Elali, o qual já anunciou seus projetos e ações.

         Vamos transformar o período de veraneio em momentos de plena e permanente confraternização comunitária, a começar de hoje em que se comemora o “Dia da Confraternização Universal” – instante em que se desenvolvem a fraternidade e os sentimentos de afeto entre as criaturas deste mundo conturbado, fundado no respeito pela dignidade da pessoa humana e na igualdade de direitos entre todos os seres humanos.