sábado, 7 de maio de 2011

CINISMO

Constrangidamente, venho utilizar essa palavra tão execrável, mas a única que comporta se ajustar ao comportamento dos órgãos públicos do Estado do Rio Grande do Norte e da Prefeitura de Natal.
Não bastasse o resmungo da Governadora de que encontrou o Estado em situação financeira deplorável, tudo continua do mesmo jeito. O patrimônio desprezado, sendo depredado por qualquer um, como aconteceu ontem com o começo do desmonte do Machadinho por vândalos, aproveitando a integral omissão do Poder Público. O Estado dizendo que ainda não recebeu a herança e o Município não está nem aí.
Para melhor avaliar o desprezo pela coisa pública, uma chuvinha de três a quatro dias foi suficiente para a Prefeita declarar “estado de emergência”, motivador de conseguir verbas federais e gastar sem necessidade de licitação, que já se tornou a regra (veja a recente contratação da ITCI - entidade pernambucana para combater a dengue, já no caderninho do Ministério Público Especial). Que vergonha! pois a questão é precisamente de falta de planejamento e de outras coisas mais...Os fatos de enchentes e buracos nas ruas e estradas já eram esperados, mas não mereceram o cuidado necessário para que fossem evitados.
A propósito, muito bem posto o artigo do querido Guga (Augusto Coelho Leal), com um exemplo de fina ironia, em carta dirigida a Alex Medeiros, outro membro da realeza da melhor ironia.
Tudo levou em conta o desmanche do complexo esportivo do Machadão, que já contou recentemente com o “velório” através de visitas oficialmente agendadas de pobres estudantes inocentes, que não percebem que está sendo perpetrado um crime de
lesa- patrimônio, como já proclamou em artigo o Professor João Felipe da Trindade. Guga oferece indicações que merecem transcrição:
“Olha o Arena vai servir depois para shows internacionais, vamos ter aqui astros como Madonna, Britney Spears, Elton John, vamos comemorar os oitenta anos de Roberto Carlos e os duzentos de Hebe Camargo, tentando bater o recorde de Matusalém, este viveu 969 anos, não vai ser legal? ... A revitalização do velho JL é fantástica. Você pensou se construírem um mirante, com um baita estacionamento em cima do morro de Mãe Luiza ou Barreira Roxa? E de lá partir um bondinho para deixar a gente dentro do estádio e nos levar de volta? ...” Dando continuidade, ao evidenciar a precariedade de estacionamento naquele local, sugere a aquisição de uns 200 caminhões cegonhas para fazer o estacionamento e até aponta a contratação de Miguel Mossoró para projetar dos elevados na Prudente de Morais e na BR 101.
Por fim, avalia que com a Copa as nossas ruas vão ficar mais seguras, com o uso de Durapoxi ou Super Bond, a segurança permitirá que as polícias, civil e militar, fiquem super aparelhadas, com salários super valorizados, o povo tranqüilo, rematando: ”... só não ficaremos livres dos roubos porque infelizmente alguns políticos vão ser reeleitos ou manterão os seus mandatos.”

É, pelas notícias dos jornais isso parece ser possível, pois o Deputado HE já garante que o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante sairá maravilhoso (espera-se que não seja a mesma história das ZPEs, que foram motivos de várias campanhas e até agora nada aconteceu). Pelo menos é grande a despesa com “filmes de propaganda" das maravilhas já realizadas pelos dois governos, quando esse dinheiro seria mais viável para diminuir a buracaria.
Uma coisa é real - a luta de morte dos gladiadores candidatos à chefia municipal – cada um mais “experiente que o outro”!
E o povo aceitará essas composições deletérias? Pau neles na próxima eleição. Vamos criar vergonha ou então que se compre uma passagem só de ida para a China.
Ah! Deus. Cansei por hoje.

Um pouco da História do Machadão
Entrevista a José Alexandre Garcia, Jornal Dois Pontos - 1985


Encerrei minha presença como dirigente esportivo prestando um serviço a Natal. No final do seu governo, Dinarte Mariz - como todo político que está em campanha - chamava as diversas entidades classistas para perguntar quais eram as necessidades de cada uma. E procurava atendê-las, contanto que seus dirigentes se comprometessem a apoiá-lo.

Quando ele reuniu os desportistas para saber quais eram as nossas reivindicações, nós respondemos: “ Governador, nós queremos um estádio”. Ele então se comprometeu: “Eu prometo a vocês fazer um estádio”. Como já estava em fim de mandato, nós sabíamos que ele não tinha condições de realizar aquela obra. Decidimos então pegar o homem na palavra e conseguir dele pelo menos um bom terreno para o estádio. Foi quando escolhemos este terreno onde hoje é o Castelão.

Nossa comissão era composta por Salatiel Silva, então presidente da Federação, Aluísio Menezes, eu, Antônio Soares Filho, João Machado, e Moacir Gomes da Costa. Quando nós escolhemos aquele terreno, no dia seguinte um jornal de oposição nos brindou com um editorial nos chamando de lunáticos, malucos, imbecis, e outros adjetivos desse quilate, porque, em vez de fazermos um estádio para Natal, nós íamos fazer um estádio para Parnamirim. O pessoal não tinha a menor visão de futuro...

Conseguimos aquele terreno mandando Moacir Gomes ao Rio de Janeiro conversar com o velho Saturnino de Brito, que era então o dono da Companhia de Saneamento de Natal, a quem pertencia o terreno. O Estado se propunha a permuta de terrenos com a Companhia, com aquele, mas a direção local era contra. Saturnino encantou-se com Moacir e reviu nele, o Saturnino de Brito da juventude. Graças a isso, conseguimos sua concordância e o terreno foi doado a Federação.

TICIANO - A bem da verdade, você que acompanhou a história desde o começo, diga-nos quais foram as figuras da cidade que realmente contribuíram para que Natal tivesse aquele estádio?

JOSÉ ALEXANDRE - Primeiro, a gente tem que citar Dinarte Mariz, que fez a doação do terreno à então Federação Norte-riograndense de Desportos. Coincidentemente, no último dia de governo de Dinarte, encerra-se também o mandato de Salatiel à frente da Federação. Salatiel então, sem consultar ninguém, baixou um ato onde dizia: “Denominar-se-á Dinarte de Medeiros Mariz o estádio a ser construído em Lagoa Nova”.

Vocês hão de convir que Aluísio Alves, naquele clima de radicalismo que existia, jamais poderia contribuir para que o estádio fosse construído e servisse para homenagear seu adversário. Depois de Dinarte, nós tivemos a figura de Djalma Maranhão, que tinha em seus planos à frente da Prefeitura de Natal, construir o estádio. Mas só na gestão de Agnelo Alves foi que se partiu objetivamente para realizar a obra.

Foi então criada a FENAT (Fundação de Esportes de Natal), que encontrou o terreno parcialmente cercado por Djalma Maranhão, que também tinha mandado construir umas salas que serviram como canteiro de obra. Assim, devemos a construção principalmente a Agnelo Alves, que era o prefeito; a Ernani Silveira, que foi o primeiro presidente da FENAT; e, posteriormente, ao prefeito Ubiratan Galvão.

Na fase de Agnelo, nós construímos as gerais e as intermediárias, em regime de administração direta. Eu, como diretor-adiministra tivo, Ernani como presidente da FENAT, Rossini Azevedo como diretor-financeiro, fizemos um pacto pelo qual nenhum documento referente a despesas deixaria de passar sem a assinatura dos três. Levamos muitas cantadas, mas nenhum de nós cedeu. É tanto que, quando Agnelo foi cassado e foi criada a comissão de inquérito sobre o Castelão, a própria comissão reconheceu a lisura com que a FENAT trabalhou.

O estádio acabou sendo inaugurado pelo governador Cortez Pereira que também era um entusiasta da obra, e pelo prefeito Jorge Ivan, mas, sem dúvida, o grande trabalho foi de Agnelo Alves e de Ubiratan Galvão. Ainda coube a mim organizar toda a parte administrativa do estádio. Organizei as portarias, as bilheterias... Mas depois verifiquei que aquele trabalho estava ficando pesado demais, pois ao meio-dia já estava tomando conta do estádio. Isso foi na época do primeiro Campeonato Brasileiro, quando passaram por Natal as maiores equipes de futebol do Brasil. Quase sempre o estádio lotava. Era um trabalho incrível !

Lembro ainda que na condição de diretor da FENAT evitei que fosse consumada uma grande injustiça. Na época da construção do estádio, nós vendemos cadeiras cativas a Cr$ 1.500 cada, para serem pagas em 30 prestações de Cr$ 50. Foi quando Agnelo Alves comprou cinco cadeiras: uma para ele, outra para a mulher e as demais para os filhos. Cassado e na “lona”, ele atrasou o pagamento das prestações. No dia da inauguração do estádio, a administração de então não convidou Ernani Silveira nem Agnelo.

Eu então fui autor de uma proposta: Agnelo tinha pago diversas prestações das suas cinco cadeiras, que, se somados os valores dessas prestações, daria para quitar duas. Por que então não considerar pagas duas das cinco cadeiras que ele havia comprado? Depois de uma luta, a proposta foi aceita e Agnelo não perdeu de todo o que tinha pago. É provável até que ele não saiba disso, mas fui eu o responsável por ele ter ficado com duas cadeiras cativas no estádio, hoje impropriamente chamado “Castelo Branco”.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

NA ALMA DO POVO
Jornal de Woden Madruga
Tribuna do Norte 06 de Maio de 2011

MARCHA DO MACHADÃO
Cresce o movimento em todas as classes sociais para abraçar o Machadão, condenado a ser demolido pelo governo do Estado, pela Prefeitura do Natal, CBF e Fifa, a serviço da Copa de 14. Na carta do poeta Alex Nascimento, publicada domin­go aqui, brilhou a sugestão "Por que não fazer uma corrente internéti­ca, arrodear o Machadão e esperar que venham os tratores, por que não?"

Outro poeta, o Eduardo Alexandre Garcia soltou a campanha firmada noutro mote de Alex: "Se quiserem demolir você pra fazer ou­tro, resista':

Transformou-se no slogan que está no cartaz: "Se quise­rem demolir você, REAJA!" - Marcha em Defesa do Machadão, dia 14, começando às 14 horas. Concentração no Papódromo"

A mensagem de Eduardo Alexandre acrescenta outras informações:

"Prepare sua faixa, seu cartaz, leve fogos, rojões! Vá festivo e em paz para a MARCHA EM DEFESA DO MACHADÃO. - Leve alegria. O evento é totalmente espontâneo, não tem participação de instituições, partidos políticos, clubes ou federação de futebol."

A marcha está na alma do povo.

quinta-feira, 5 de maio de 2011




Caro Eduardo Alexandre:

Bem bolado o cartaz do evento, sobretudo porque trás a foto histórica dos abnegados esportistas que lutaram pelo “Poema de Concreto”, entre eles os ex-homenageados João Machado e Humberto Nesi, (cujas homenagens serão cassadas tantos anos depois de suas mortes), com a presença também de José Alexandre, seu saudoso pai, o que torna ainda mais legítima sua indignação.

Torço para que tudo dê certo, embora, como já lhe disse, não acredite que possa mudar alguma coisa, pois as três “Cavaleiras do Apocalipse”, a Guerreira, a Borboleta e a Rosa já estão ansiosas para entrar em “êxtase” no glorioso momento de ver saltar dos marteletes e marretas, os pedaços daquilo que outrora foi orgulho e referencia da cidade. O quarto cavaleiro, portador da morte e devastação (Apocalipse 6:8) será o executor da sentença, com certeza, um psicopata, que deixara escorrer a baba bovina da alegria irracional no ato sinistro.

Temo apenas que tentem impedir pela violência, a manifestação pacífica dos inconformados com a torpe destruição de um bem público, tramado nos bastidores de uma instituição estrangeira por interesses escusos, com a cumplicidade daqueles que deveriam zelar pelos interesses de nosso povo. Lembremo-nos que são discípulos de Bin Laden.

Do amigo Moacyr Gomes

05/05/2011
--------------------------------------------------------------------------------
CLIQUE SOBRE A IMAGEM PARA AMPLIAR

DIVULGUE, REPASSE PARA SUAS LISTAS
MARCHA EM DEFESA DO MACHADÃO

Prepare sua faixa,
seu cartaz,
leve fogos, rojões!
Vá festivo e em paz para a
MARCHA EM DEFESA DO MACHADÃO
14 DE MAIO, A PARTIR DAS 14 HORAS
ESPAÇO CULTURAL PAPA JOÃO PAULO II
PAPÓDROMO

leve alegria
Esse evento é totalmente espontâneo
não tem participação de instituições,
partidos políticos, clubes ou federeção
de futebol

quarta-feira, 4 de maio de 2011

CONVITE IMPERDÍVEL
(respeite o horário de exibição)


_____________________
Clique para ampliar a imagem

ESTIMADOS CONFRADES - LEMBRO A NOSSA ASSEMBLEIA DE HOJE

UNIÃO BRASILEIRA DE ESCRITORES DO RN – UBE/RN
EDITAL 02/2011

ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA - EDITAL DE CONVOCAÇÃO

O Presidente da União Brasileira de Escritores – UBE/RN convoca os associados que estejam em pleno gozo de seus direitos sociais estabelecidos no Estatuto para se reuniram em Assembléia Geral Extraordinária, que se realizará no dia 04 de maio (quarta-feira) de 2011 , à Rua Potengi (no auditório da Aliança Francesa), no bairro de Petrópolis, em Natal/RN, nesta Capital, às 16:30 h (Dezesseis horas e trinta minutos) em primeira convocação, com presença de maioria absoluta dos associados; trinta minutos após, em segunda convocação, com qualquer numero dos Associados, a fim de discutir e deliberar sobre a seguinte Ordem do Dia:

A) Filiação da UBE/RN à Federação de Instituições Culturais - FINCS

Natal/RN, 04 de abril de 2011
Eduardo Gosson
Presidente
__________________________
Colaboração do Blog DO MIRANDA GOMES

terça-feira, 3 de maio de 2011


Crime de lesa-patrimônio
João Felipe da Trindade
(jfhipotenusa@gmail.com)
Professor de Matemática da UFRN e membro do INRG

No começo aqui viviam somente os índios com suas crenças e seus deuses, guerreando entre si e comendo uns aos outros. Aí vieram os portugueses: alguns aventureiros, outros fugindo da intolerância da Igreja ou degredados pela inquisição. Em seguida os portugueses arrastaram à força, para cá, os índios das mais diversas nações africanas. As nossas riquezas trouxeram, ainda para cá, outros estrangeiros. A ocupação era traumática e difícil, por conta da dimensão do país e da disputa com os habitantes naturais. Muitos morreram. Os que foram sobrevivendo iam construindo a nossa nação da forma que podiam, sem muita ajuda da coroa portuguesa, mas muito pelo contrário, sendo espoliados de forma vil.
Durante todo esse tempo, muitas contendas e revoltas: a guerra contra os holandeses, a guerra dos palmares, a guerra dos bárbaros, a inconfidência mineira, a revolução de 1817, a confederação do equador e tantas outras pelo Brasil afora. Não foi fácil!
Mas que país temos hoje? Depois de tantos anos e tantas lutas que qualidade de vida temos? Como é a vida deste Brasil de hoje?
Os avanços tecnológicos e da ciência estão presente na vida dos brasileiros. Ande pelos mais distantes rincões deste país e avistarás no topo da casa mais miserável uma antena parabólica e na mão dos mais desprovidos dos seres um celular. E daí, isto é cidadania? Isto é qualidade de vida?
Nossos parlamentos ou nossos governos são ocupados, não por eleitos que se corromperam, mas por corruptos que se elegeram. A corrupção antecede a eleição. A chegada ao poder é precedida de enganações, compra de votos com dinheiro, com imagem, com propaganda enganosa e com apelos religiosos.
Para exemplificar, vi, no ano que passou, um candidato que na eleição anterior foi campeão de votos, e que na de 2010 dizia, despudoradamente, que antes os eleitores não o conheciam tão bem. Realmente, era um novato por aqui, que foi votado em quase todas as cidades, mas que muitos nunca tinham ouvido falar dele. Outro fato lamentável, e que não sensibiliza o cidadão é a eleição de suplentes de Senador e vice - qualquer coisa. Tem que mudar!
Há uma passividade que incomoda. Estamos inertes. As revoltas do passado não nos alcançam mais. O consumismo material, religioso e midiático, nos anestesia. Enquanto no exterior assistimos a revolta de muitas nações contra os seus mandatários que não querem largar o osso do poder, aqui vemos se perpetrarem na política, direta ou indiretamente, muitas famílias. É o poder que gera poder. Quem quer arriscar no novo? Que chance tem o novo de chegar ao poder, sem corromper?
Os poderes constituídos neste país agem sem prioridades magnas. Eles atuam sem nenhuma filosofia que vise o bem comum. São ações isoladas que se baseiam em forças não perceptíveis. Muita mídia e poucos resultados.
Nossa educação e nossa saúde são compostas de números que retratam coisas materiais. A dor e a ignorância nos maltratam diariamente, sem dó nem piedade. A lei de responsabilidade fiscal não tem impedido a construção de novas obras, mesmo existindo uma quantidade de outras inacabadas.
Enquanto amargamos situações deploráveis na segurança, na educação e na saúde, assistimos mais uma irresponsabilidade dos nossos governantes com o beneplácito dos brasileiros: A copa de 2014. Não estávamos preparados para sediá-la. Mas fomos disputar a chance de ser sede por pura vaidade ou incompetência administrativa. Vamos gastar rios de dinheiro, em detrimento do essencial para as nossas vidas. Muitas balelas são colocadas na defesa dessa realização. O Brasil, o Rio Grande do Norte ou Natal serão vistos e conhecidos pelo mundo todo. E daí? Se já não nos conhece é pura incompetência nossa ou deles.
Assim como muitos ficam ricos nas eleições, outros tantos vão ficar mais ricos com a realização da copa. A própria FIFA vem vender suas bugigangas por aqui.
O Centro Administrativo, o Machadinho e o Machadão foram construídos com muito sacrifício. Ao longo do tempo, muitas dívidas foram contraídas e algumas nem terminaram de pagar para construir e manter aqueles próprios. Quantas reformas foram feitas naquela região com recursos de empréstimos?
A destruição daqueles locais é um crime de lesa-patrimônio e deveria ser o centro de revolta da população. Mas o futebol é outro componente que nos anestesia. Vejam a loucura das torcidas nos estádios de futebol. Qual é o político ou fiscal da lei que vai enfrentar aquela turba enfurecida?
Sempre gostei de futebol. Quando menino jogava quase todos os dias. Além disso, assistia jogos levado por meu tio afim, Evilásio Rocha (no seu velório tinha uma bandeira do ABC sobre seu caixão, enquanto tocava o hino do clube). Algumas vezes subia em uma caixa d’água que tinha em um abrigo vizinho ao Estádio Juvenal Lamartine para ver os jogos. Mas, sou contra a realização da copa em 2014, aqui no nosso Estado, por que ela está sendo feita de forma incorreta e abusiva. Qualquer coisa que ela poderia nos trazer de benefícios, pode ser conseguida de uma forma mais criteriosa e decente.
Não precisamos de um novo Estádio. Precisamos, sim, de mais Hospitais, maternidades, escolas, aeroportos decentes, mais segurança, mais cuidados com todas as cidades de nosso Estado. Os números nas áreas mais importantes para a qualidade de vida são preocupantes. A Copa está nos desviando das questões fundamentais deste país. Os municípios brasileiros terão menos recursos com a realização da Copa. Se faltam recursos para as coisas básicas, com certeza faltarão mais ainda por conta da Copa. As contrapartidas, os empréstimos comprometerão mais ainda a qualidade dos serviços prestados pelos governos. As obras, como sabemos, demandarão muitos aditivos, e por conseqüência mais recursos.
Já estão articulando a reforma do Juvenal Lamartine. Novos recursos serão destinados para isso. Mais problemas no trânsito, mais contratos, mais aditivos e mais espertezas. A nossa cidade está com o futuro comprometido. As dívidas, que já são muitas, ficarão ainda maiores. Os políticos vão reclamar na época da eleição e depois quando se elegeram, mas não fazem nada agora.
Contra a Copa, a favor de Natal e do Rio Grande do Norte!

______________________________________
______________________________________

segunda-feira, 2 de maio de 2011


Caro Eduardo Alexandre:

Em principio acho louvável a idéia, mesmo sem saber como será a coordenação da marcha, nem quantos comparecerão, entendendo apenas que, se houver um numero significativo de pessoas, poderá ter algum efeito no sentido meramente histórico, registrando um crime hediondo que poderá ser perpetrado contra nossa cidade, totalmente indefesa diante dessa força esmagadora de espoliação de nossa soberania,por interesses escusos, que conta com a estupidez crônica de nossos políticos, somada à atração da corrupção que infelizmente faz parte do DNA de grande parte dos títeres que elegemos em nosso país.
Em caso de um comparecimento pouco expressivo, só servirá de chacota, dando mais força aos vândalos, comandados por alguns psicopatas que recebem gordos contracheques às custas de nossos impostos.
De repente, neste amanhecer de 1º de maio, assistindo o fantástico espetáculo da beatificação do Papa João Paulo II, com o mundo inteiro na Praça de São Pedro, lembrei-me que há vinte anos atrás, ali mesmo naquele largo do Machadão , aquele santo celebrou uma missa memorável, quando, beijando nosso solo, o tornou bento. Alí estavam alguns dos carrascos que querem executar impiedosamente, por capricho e safadeza, aquele patrimônio público. Talvez, se forem católicos verdadeiros, sintam algum remorso.
Aí, ocorreu-me pedir a Deus, invocando àquele santo, que me tirasse do peito este amargo sentimento de indignação e me iluminasse com alguma idéia construtiva. Veio a resposta, Esta “Marcha de Defesa do Machadão” que você acaba de me anunciar, poderia se transformar numa “Marcha para transformar o Machadão em centro de educação e formação de atletas”. Em detalhes, seria transformar todo o Largo em grande praça pública, construir um santuário para o santo João Paulo II, ali no mesmo lugar do altar onde ele rezou a missa, aproveitar, com pequena reforma, o estádio e o ginásio para um centro educacional modelo, que oferecesse educação formal e preparação de futuros atletas, preferencialmente meninos pobres e filhos dos trabalhadores, vez que a idéia chega no Dia do Trabalhador. Isto, além de evitar prejuízo irreparável e gastos astronômicos com uma empanada de circo para duas ou três peladas, e posteriormente, para uso de festas pagãs que os ricos não precisam pois tem como assistir shows em Paris,Londres, Los Angeles, etc . A Arena das Dunas pode ser construída em qualquer outro lugar para a FIFA e seus asseclas encherem a cueca, e, o futebol pode ir para o Juvenal Lamartine, que na verdade está do tamanho adequado aos nossos paredros.
Seria assim, um equipamento de abrangência nacional, daria verdadeira “visibilidade” internacional à cidade, até porque o nome de Natal está vinculado ao nascimento de Cristo, e o santo ora beatificado traria, sem dúvida permanentemente, milhares de romeiros que transformariam de verdade nossa cidade em pólo turístico, como a gruta de Fátima e outro lugares santos ao redor do mundo.
Acredito que, essa idéia poderá ser analisada pelos que estiverem à frente dessa marcha contra a DESTRUIÇÃO, e, se for aprovada, poderão tentar divulgá-la pela imprensa, que, Graças a Deus, ainda tem muita gente lúcida e corajosa.
A idéia pode ser vendida na mídia como uma “encarnação” de uma mensagem do além. Meu nome é irrelevante. Infelizmente, dois anos de náuseas provocadas por tanto lixo, me deixaram fisicamente impossibilitado de continuar na luta quixotesca. Mas, faça uso dessa mensagem, da maneira que melhor possa servir para a causa que você também abraçou.
Tenho certeza, que seu saudoso pai, bem como todos os que lutaram por aquela obra, mortos ou vivos, ou ainda aqueles cidadãos que ainda guardam sua dignidade, irão aprovar.
Moacyr Gomes – 1º/05/2011
____________________________
Texto e foto publicados no Protwitter de Carlos Alexandre

LÚCIA HELENA EXPRESSA A SUA GRATIDÃO

MEUS AGRADECIMENTOS POR DRA. HILDA AGNES HÜBNER FLORES TER ACEITO A MINHA SUGESTÃO DE SER NATAL, A PRIMEIRA CIDADE ONDE ELA AUTOGRAFARÁ O DICIONÁRIO DE MULHERES, DE SUA AUTORIA, COM 800 PÁGINAS, PESANDO UM QUILO E DEZ GRAMAS, COM 3.200 VERBETES. AGRADECER A PRESENÇA FEMININA DO RIO GRANDE DO NORTE E DEMAIS ESTADOS DA FEDERAÇÃO BRASILEIRA E DE OUTROS PAÍSES, PELA PARTICIPAÇÃO.
AGRADECER A PRESENÇA DA ESCRITORA MARANHENSE - DRA. DILECY ADLER -, QUE CHEGOU HOJE E É MINHA HÓSPEDE MUITO QUERIDA. AGRADECIMENTOS À CONSUL POETA DEL MUNDO E DIRETORA DO TAM - DIONE CALDAS - PELA CESSÃO DO ESPAÇO E GRANDE APOIO. AGRADECER AOS JORNALISTA E COLUNISTAS QUE ESTÃO DIVULGANDO EM JORNAIS, SITES E BLOGUES, UM EVENTO, ATÉ ENTÃO, INÉDITO. DA MESMA FORMA AOS BLOGUEIROS TODOS, QUE DIVULGARAM E CONTINUAM DIVULGANDO A NOITE DO DICIONÁRIO DE MULHERES. AGRADECIMENTOS A CONFIANÇA DE ALGUMAS BIOGRAFADAS, ÀS QUAIS SOLICITEI CURRÍCULOS E FOTOS E ELAS, PRONTAMENTE ME ATENDERAM. AGRADECIMENTOS AO DR. MOACYR FLORES, GRANDE COLABORADOR, SEMPRE PRESENTE AOS TRABALHOS DE SUA ESPOSA - DRA HILDA FLORES, BEM COMO ÀS SUAS FILHAS, SEU FILHO E NORA.

O DICIONÁRIO DE MULHERES, EM SUA SEGUNDA EDIÇÃO, COM NOVAS INTEGRANTES, É UM GRANDE PASSO PARA PARA O PROGRESSO VERTICAL DA LITERATURA FEMININA, VEZ QUE, ALÉM DO BRASIL, TRATA-SE DE UMA OBRA A SER DIFUNDIDA NA EUROPA E ESTADOS UNIDOS.
AGRADEÇO AOS COLABORADORES INDISTINTAMENTE, SEM CITAR NOMES (ELES SABEM QUEM SÃO).
AGRADECIMENTOS À PROMOTEUR FAFÁ MEDEIROS QUE ABRIU PORTAS E À MINHA GARRA ENFRENTANDO A JORNADA PARA CONSEGUIR TUDO QUE PRECISAVA.
ESPERO UM LINDO DIA DE SOL NO AMANHECER DE 02 DE MAIO, CASO CONTRÁRIO, EM VEZ DE RECEBERMOS OS CONVIDADOS NO JARDIM DO TEATRO ALBERTO MARANHÃO, SUBIREMOS AO SALÃO NOBRE, COMO ALTERNATIVA.
MEUS AGRADECIMENTOS À SELMA E NARA - SALGADINHOS - E TELMA - CUTELARIA - SERVIÇOS DE ALTA COMPETÊNCIA.
AGRADECIMENTOS A DEUS PELA SAÚDE QUE ME DEU, PELA CORAGEM DE TRABALHAR EM PROL DA LITERATURA, QUE É A FESTA MAIOR DA IMORTALIDADE DA NOBREZA DA PALAVRA QUE SE ESTENDERÁ ATÉ AS NOVAS GERAÇÕES.
AGRADECIMENTOS À ISAURA AMÉLIA ROSADO MAIA POR HAVER VIABILIZADO O CONVITE À GOVERNADORA; AGRADECIMENTOS À MIRIAM DE SOUZA PELO MESMO MOTIVO JUNTO À MICARLA DE SOUZA; A NINA SALUSTINO POR LEVAR A MENSAGEM DA NOITE DAS MULHERES À PROFª VILMA DE FARIA, À DEPUTADA MÁRCIA MAIA, SANDRA ROSADO E DEMAIS COMPONENTES DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA, COM A PRESENÇA DO SEU PRESIDENTE. AGRADECIMENTOS AO JUDICIÁRIO ATRAVÉS DA MINHA QUERIDA AMIGA DOS TEMPOS DA ADOLESCÊNCIA - JUDITE NUNES - PRESIDENTE DO TJ; AOS DESEMBARGADORES ZENEIDE BEZERRA, OSWALDO CRUZ, RAFAEL GODEIROS E TANTOS OUTROS. AO DR. ADALBERTO TARGINO, AÉCIO MARINHO, LUCIANO ALVES DA NÓBREGA, SANDRA MARIA ELALI, DIÓGENES DA CUNHA LIMA, ENÉIO PETROVICH; JURANDYR NAVARRO, PEDRO SIMÕES NETO; CARLOS MIRANDA GOMES. AGRADECIMENTOS AOS VOTOS DE SUCESSO DE TANTOS AMIGOS, CONFRADES E CONFREIRAS, AO DR. EDUARDO GOSSON, À ANNA MARIA CASCUDO BARRETO; AO DOUCE FRANCE (BETUCA - ALBERTO CÍCERO DIAS), À TODOS, TODOS!!!
AQUI OS MEUS AGRADECIMENTOS. AGRADECIMENTOS DE UMA ALMA AOS SEUS ANCESTRAIS ESCRITORES DOS QUAIS HERDEI A ARTE EPISTOLAR.

OBRIGADA ÀS COMPANHEIRAS DA ACADEMIA FEMININA DE LETRAS DO RN, À AJEB/RB; À ACLA, À UBE.
AGRADECIMENTOS À CONTERRÂNEA CLEVANE PESSOA.
AGRADEIMENTOS AOS BLOGS DE PORTUGAL: CEICINHA CÂMARA E CARLOS MORAIS DOS SANTOS.
AGRADECIMENTOS AO DIÁRIO DE NATAL, TRIBUNA DO NORTE, GAZETA DO OESTE, NOVO JORNAL E TANTOS OUTROS QUE DIVULGARAM O EVENTO.
PARA AGRADECER MAIS, TERIA QUE TRAZER DE VOLTA A MEMÓRIA FRESCA DOS MEUS 30 ANOS QUE JÁ VÃO LONGE.

NOTA: SE EU TIVER ESQUECIDO ALGUÉM, ESTE AGRADECIMENTO FICA BEM MAIOR, PELO ESPAÇO QUE OCUPA EM MEU CORAÇÃO!

LÚCIA HELENA PEREIRA