sábado, 7 de maio de 2011

CINISMO

Constrangidamente, venho utilizar essa palavra tão execrável, mas a única que comporta se ajustar ao comportamento dos órgãos públicos do Estado do Rio Grande do Norte e da Prefeitura de Natal.
Não bastasse o resmungo da Governadora de que encontrou o Estado em situação financeira deplorável, tudo continua do mesmo jeito. O patrimônio desprezado, sendo depredado por qualquer um, como aconteceu ontem com o começo do desmonte do Machadinho por vândalos, aproveitando a integral omissão do Poder Público. O Estado dizendo que ainda não recebeu a herança e o Município não está nem aí.
Para melhor avaliar o desprezo pela coisa pública, uma chuvinha de três a quatro dias foi suficiente para a Prefeita declarar “estado de emergência”, motivador de conseguir verbas federais e gastar sem necessidade de licitação, que já se tornou a regra (veja a recente contratação da ITCI - entidade pernambucana para combater a dengue, já no caderninho do Ministério Público Especial). Que vergonha! pois a questão é precisamente de falta de planejamento e de outras coisas mais...Os fatos de enchentes e buracos nas ruas e estradas já eram esperados, mas não mereceram o cuidado necessário para que fossem evitados.
A propósito, muito bem posto o artigo do querido Guga (Augusto Coelho Leal), com um exemplo de fina ironia, em carta dirigida a Alex Medeiros, outro membro da realeza da melhor ironia.
Tudo levou em conta o desmanche do complexo esportivo do Machadão, que já contou recentemente com o “velório” através de visitas oficialmente agendadas de pobres estudantes inocentes, que não percebem que está sendo perpetrado um crime de
lesa- patrimônio, como já proclamou em artigo o Professor João Felipe da Trindade. Guga oferece indicações que merecem transcrição:
“Olha o Arena vai servir depois para shows internacionais, vamos ter aqui astros como Madonna, Britney Spears, Elton John, vamos comemorar os oitenta anos de Roberto Carlos e os duzentos de Hebe Camargo, tentando bater o recorde de Matusalém, este viveu 969 anos, não vai ser legal? ... A revitalização do velho JL é fantástica. Você pensou se construírem um mirante, com um baita estacionamento em cima do morro de Mãe Luiza ou Barreira Roxa? E de lá partir um bondinho para deixar a gente dentro do estádio e nos levar de volta? ...” Dando continuidade, ao evidenciar a precariedade de estacionamento naquele local, sugere a aquisição de uns 200 caminhões cegonhas para fazer o estacionamento e até aponta a contratação de Miguel Mossoró para projetar dos elevados na Prudente de Morais e na BR 101.
Por fim, avalia que com a Copa as nossas ruas vão ficar mais seguras, com o uso de Durapoxi ou Super Bond, a segurança permitirá que as polícias, civil e militar, fiquem super aparelhadas, com salários super valorizados, o povo tranqüilo, rematando: ”... só não ficaremos livres dos roubos porque infelizmente alguns políticos vão ser reeleitos ou manterão os seus mandatos.”

É, pelas notícias dos jornais isso parece ser possível, pois o Deputado HE já garante que o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante sairá maravilhoso (espera-se que não seja a mesma história das ZPEs, que foram motivos de várias campanhas e até agora nada aconteceu). Pelo menos é grande a despesa com “filmes de propaganda" das maravilhas já realizadas pelos dois governos, quando esse dinheiro seria mais viável para diminuir a buracaria.
Uma coisa é real - a luta de morte dos gladiadores candidatos à chefia municipal – cada um mais “experiente que o outro”!
E o povo aceitará essas composições deletérias? Pau neles na próxima eleição. Vamos criar vergonha ou então que se compre uma passagem só de ida para a China.
Ah! Deus. Cansei por hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário