sábado, 21 de abril de 2018

EXEMPLO, SEMPRE - NÃO O ENFORQUEMOS NOVAMENTE



SOLENIDADE DE RECEBIMENTO DO TÍTULO DE PROFESSOR EMÉRITO PELO
PROFESSOR CARLOS ROBERTO DE MIRANDA GOMES (20/4/2018)


A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sorrindo

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas sentadas

A imagem pode conter: 12 pessoas, incluindo Francisco Barros Dias, pessoas sorrindo, pessoas em pé e terno

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sentadas, criança e área interna

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e área interna





A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e área interna
















A imagem pode conter: 4 pessoas, incluindo Fabiano Mendonça, pessoas em pé e área interna


A imagem pode conter: 3 pessoas, área interna


A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna

HINO COM LÁGRIMAS

Abri exceção à minha quarentena, porque era um daqueles eventos aos quais não se pode faltar. Tratava-se de estar presente à investidura do amigo Carlos D Miranda Gomes na veste talar de professor emérito, e reviver lembranças do tempo em que éramos contemporâneos na velha faculdade da Ribeira. Adorei o discurso do professor, descontraído e despojado, digno de quem em seu percurso de vida não se restringiu ao campo jurídico, mas transitou por áreas múltiplas das humanidades, inclusive as artes. Com sinceridade, ele já começou por dizer que não faria um discurso acadêmico, e nem diria que não esperava pelo título, porque o esperava, e de todas as homenagens já recebidas seria essa a de maior valor. 

Foi também, como sempre, um prazer rever a professora Ângela, nossa querida reitora, e estar com Juan Almeida, meu amigo e jovem advogado, cujo destacado presente já lhe anuncia um marcante futuro, em funções valorosas, como a que desempenhou na Comissão da Verdade/UFRN, da qual foi Carlos Gomes o presidente, e em que fui a última a depor. Novos exemplares do Relatório da Comissão foram distribuídos, houve muitos abraços e foi também prazeroso rever Armando Holanda, agora que já não somos aqueles meninos estudantes das leis e dos códigos. 

No entanto, uma nota triste marcou a tarde, quando no recinto soaram os acordes do nosso belo Hino Nacional, e pela primeira vez não consegui cantá-lo. Como proferir convicta os lindos versos de amor à terra brasilis no momento em que ela sofre um bestial ataque de forças tenebrosas que lhe arrebentam a ossatura? É verdade que ainda aqui está o "formoso céu risonho e límpido" em que "a imagem do cruzeiro resplandece." E também é verdade que nossa pátria-mãe continua "gigante pela própria natureza", mas já há tempo não vivemos "ao som do mar e à luz do céu profundo", e teríamos que trocar o presente pelo pretérito dos verbos nos versos que dizem "teus risonhos lindos campos têm mais flores" e "nossos bosques têm mais vida". 

E como cantar "fulguras, ó Brasil, florão da América, /iluminado ao sol do novo mundo", "e diga o verde louro dessa flâmula/ paz no futuro e glória no passado"? Como cantar "se teu futuro espelha essa grandeza", fingindo que ainda estamos no passado, quando na verdade o presente chegou, e sobre as flores gentis arremessaram-se monstros destruidores? Sobretudo, como cantar convictamente estes versos: "mas se ergues da justiça a clava forte/verás que um filho teu não foge à luta... entre outras mil és tu, Brasil, ó pátria amada/dos filhos deste solo és mãe/ gentil pátria amada/ Brasil."? Como entoar convictamente tais versos, quando sabemos que os filhos da terra adorada estão sendo expulsos por invasores que aqui não nasceram, desconhecem nossa língua, ignoram nossas aves e nossas flores, e vêm decididos a devastar nossos campos para aqui impor um inferno sobre o éden que a todos se oferecia? 

O Brasil, gigante colossal que foi sempre a terra acolhedora, aberta a gentes de todas as raças, credos e nações, é agora submetido ao tacão férreo de um invasor que adora um só deus - o lucro - e por esse deus extermina e devasta a mãe-Terra, a pátria-mãe e seus filhos, instaurando no solo fértil, mágico e fecundo das amazonas o terror duma nova era de suplícios.

Por tudo isso, não pude cantar, mas chorei enquanto o nosso belo hino ressoou.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e área interna A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé

A imagem pode conter: 5 pessoas, incluindo Maria Da Apresentação Sousa Câmara de Lima, pessoas sorrindo, pessoas em pé

quarta-feira, 18 de abril de 2018

MENSAGEM DE AMOR E FÉ




O SENHOR DESCONGELOU O AMOR!
Passa o vento ao relento, e o coração frio congela no tempo. Amargo sabor de um amor, que por não amar, ficou frívolo, e congelou! Tarde demais, para buscar uma culpa, ou um culpado; pois o já desfalecido coração, adormeceu sem que antes tenha provado, a alegria de amar, o que um dia esperou ser amado. Mas, nunca sem antes lutar, o amor se entrega! E do impossível, Ele crepita! E no fumegar de suas cinzas, espera pacientemente, que o revoar do vento, vagueie em disparate ao seu encontro, soprando-lhe uma brisa suave, que o faça abrir-se como Flor na primavera, e resplandeça na forma de uma grandiosa luz fulgurante. Esse amor que floresce, chega carregando um novo lúmen de esperança, reacendendo nos corações adormecidos, uma nova fagulha, que se transfigura em uma reluzente e nova chama de Amor! O ressurgir dessa pequena centelha, tornou-se fogo incandescente de ternura, e brilhou novamente para o seu amado! E do alto do firmamento; um raio de luz cortou o céu! E após um grande estrondo, vê-se claramente um coração das nuvens se formar; e uma suave voz a cantarolar uma doce melodia, daquelas que adentram como espada de dois gumes, o mais profundo de nossa alma: "Aleluia! Aleluia! Alegrem-se; sorriam; e despertem os vossos corações! "Pois O Amor descongelou, e fez-se fogo ardente; voltando a amar, e ser amado!" Bom dia a todos! 
Por Albany Dutra. 18/04/2018.

PROGRAME-SE




EM DIA COM A ACADEMIA Nº 99 DE 16/04/2018
Cuidando da Memória Acadêmica

ACONTECE NO MÊS DE ABRIL
AGENDA (DE 19 A 20 DE ABRIL)

DIA 19 DE ABRIL DE 2018 (quinta-feira)
Horário: 9h



DIA 19 DE ABRIL DE 2018 (quinta-feira)
PROJETO E PALESTRA
JOSÉ AUGUSTO DELGADO

“A Análise do Pensamento Jurídico do Professor José Augusto Delgado será a temática da palestra proferida pelo professor Erick Wilson Pereira, no dia 19, no auditório do Núcleo de Prática Jurídica da UFRN.”


http://tribunadajustica.com.br/projeto-do-professor-erick-pereira-resgata-pensamento-juridico-de-jose-augusto-delgado/#
O projeto de extensão é coordenado pelo Professor Doutor Erick Wilson Pereira e terá como primeiro homenageado o Professor José Augusto Delgado, cuja apresentação será feita pelo Professor Doutor Walter Nunes da Silva Junior.
A aula será extensiva também aos ex-alunos do professor José Augusto Delgado e será realizada no próximo dia 19 de abril do corrente, às 9:30h, no auditório do Núcleo de Prática Jurídica desta Universidade – NPJ/PPGD/UFRN, no campus universitário da UFRN.




DIA 19 DE ABRIL DE 2018 (quinta-feira)
Horário: 18h



DIA 20 DE ABRIL DE 2018 (sexta-feira)
Horário: 17h

 


DIA 20 DE ABRIL DE 2018 (sexta-feira)
Horário: 17h



Acadêmico Lívio Oliveira


Acadêmica  Leide Câmara
Secretária Geral
e-mail: academianrl@gmail.com
e-mail: leide.camara@live.com
Fone  9.9982-2438