sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017


Conselho Seccional da OAB/RN realiza primeira reunião de 2017


Após um mês de recesso, os conselheiros da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte retomaram, nesta quinta-feira (2), as sessões do Conselho Seccional. A primeira reunião  de 2017 foi realizada na nova sede da Ordem, localizada no bairro de Candelária.




O presidente da OAB/RN, Paulo Coutinho, desejou boas-vindas aos  conselheiros destacando a importância para advocacia potiguar da mudança de sede. “Hoje é um dia de muita alegria. A partir de agora os advogados do Rio Grande do Norte tem a disposição, num só lugar,  mais serviços, comodidade e conforto”, comemorou.
A vice-presidente da OAB/RN, Marisa Almeida, também destacou a mudança para o novo prédio. “Estamos muito felizes em ver esse sonho, que é de toda advocacia do Estado, concretizado.”, disse.
A primeira pauta da reunião foi a crise no sistema prisional, que provocou a morte de 26 presos e uma série de atentados no Rio Grande do Norte.  Por proposta do conselheiro Alex Gurgel, foi realizado um minuto de silêncio às vitimas da violência no Estado. 
O conselheiro Bruno Saldanha, presidente da Comissão de Segurança Pública e Política Carcerária, falou, durante a reunião, sobre a atuação da OAB/RN, junto ao Governo, na busca por soluções para resolver os problemas nas unidades prisionais do Estado. Em seguida, o conselheiro federal, Paulo Eduardo Teixeira, destacou o papel fundamental da atuação dos Direitos Humanos na mediação dos conflitos  sociais gerados pelo colapso dos presídios. Já o membro honorário vitalício da OAB/RN, Carlos Gomes, mostrou preocupação quanto a desativação da penitenciária de Alcaçuz,  anunciada pelo executivo. “A OAB deve estar atenta quanto a desativação do presídio para que o espaço tenha uma destinação correta”, disse.
A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande tem estado ainda mais vigilante quanto a crise no sistema prisional potiguar desde que presos iniciaram rebeliões na penitenciária de Alcaçuz no dia 14 de janeiro, que durou cerca de 10 dias.

___________________
Por: Alice Soares

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Curiosidades - Do Império Brasileiro



O Imperador pegava empréstimos no Banco do Brasil para pagar suas viagens. Sua tolerância com a imprensa era grande. Hoje, qualquer deputado estadual tem mais regalias com recursos públicos do que a família imperial à época. Moralmente, regredimos.
 
cid:image001.jpg@01D1F87C.1DB6AFC0

 (1880) O Brasil era a 4ª Economia do Mundo e o 9º Maior Império da História.

(1860-1889) A Média do Crescimento Econômico era de 8,81% ao Ano.

(1880) Eram 14 Impostos, atualmente são 92.

(1850-1889) A Média da Inflação era de 1,08% ao Ano.

(1880) A Moeda Brasileira tinha o mesmo valor do Dólar e da Libra Esterlina.

(1880) O Brasil tinha a Segunda Maior e Melhor Marinha do Mundo. Perdendo apenas para Inglaterra.

(1860-1889) O Brasil foi o primeiro país da América Latina e o segundo no Mundo a ter ensino especial para deficientes auditivos e deficientes visuais.

(1880) O Brasil foi o maior construtor de estradas de Ferro do Mundo, com mais de 26 mil Km.

Outras:
1. A média nacional do salário dos professores estaduais de Ensino Fundamental em (1880) era de R$ 8.958,00 em valores atualizados.

2. Entre 1850 e 1890, o Rio de Janeiro era conhecido na Europa como "A Cidade Dos Pianos" devido ao enorme número de pianos em quase todos ambientes comerciais e domésticos.

3. O bairro mais caro do Rio de Janeiro, o Leblon, era um quilombo que cultivava camélias, flor símbolo da abolição, sendo sustentado pela Princesa Isabel.

4. O Maestro e Compositor Carlos Gomes, de "O Guarani" foi sustentado por Pedro II até atingir grande sucesso mundial.

5. Pedro II tinha o projeto da construção de um trem que ligasse diretamente a cidade do Rio de Janeiro a cidade de Niterói. O projeto em tramito até hoje nunca saiu do papel.

6. Em 1887, Pedro II recebeu os diplomas honorários de Botânica e Astronomia pela Universidade de Cambridge.

7. Ratificando boatos, D. Pedro II e o Barão/Visconde de Mauá eram amigos e planejaram juntos o futuro dos escravos pós-abolição. Infelizmente com o golpe militar de 1889 os planos foram interrompidos.

8. Oficialmente, a primeira grande favela na cidade do Rio de Janeiro, data de 1893, 
4 anos e meio após a Proclamação da República e cancelamento de ajuda aos ex-cativos.

9. Na época do golpe militar de 1889, D. Pedro II tinha 90% de aprovação da população em geral. Por isso o golpe não teve participação popular.

10. José do Patrocínio organizou uma guarda especialmente para a proteção da Princesa Isabel, chamada "A Guarda Negra". 
Devido a abolição e até mesmo antes na Lei do Ventre Livre, a princesa recebia diariamente ameaças contra sua vida e de seus filhos. As ameaças eram financiadas pelos grandes cafeicultores escravocratas.

Mais estas:
1. O Paço Leopoldina localizava-se onde atualmente é o Jardim Zoológico

2. O Terreno onde fica o Estádio do Maracanã pertencia ao Duque de Saxe, esposo da Princesa Leopoldina.

3. Santos Dumont almoçava 3 vezes por semana na casa da Princesa Isabel em Paris.

4. A ideia do Cristo na montanha do corcovado partiu da Princesa Isabel.

5. A família imperial não tinha escravos. Todos os negros eram alforriados e assalariados, em todos imóveis da família.

6. D. Pedro II tentou ao parlamento a abolição da escravatura desde 1848. Uma luta contra os poderosos fazendeiros por 40 anos.

7. D. Pedro II falava 23 idiomas, sendo que 17 era fluente.

8. A primeira tradução do clássico árabe "Mil e uma noites" foi feita por D. Pedro II, do árabe arcaico para o português do Brasil.

9. D. Pedro II doava 50% de sua dotação anual para instituições de caridade e incentivos para educação com ênfase nas ciências e artes.

10. D. Pedro Augusto Saxe-Coburgo era fã assumido de Chiquinha Gonzaga.
11. Princesa Isabel recebia com bastante frequência amigos negros em seu palácio em Laranjeiras para saraus e pequenas festas. Um verdadeiro escândalo para época.

12. Na casa de veraneio em Petrópolis, Princesa Isabel ajudava a esconder escravos fugidos e arrecadava numerários para alforriá-los.

13. Os pequenos filhos da Princesa Isabel possuíam um jornalzinho que circulava em Petrópolis, um jornal totalmente abolicionista.

14. D. Pedro II recebeu 14 mil votos na Filadélfia para a eleição Presidencial, devido sua popularidade, na época os eleitores podiam votar em qualquer pessoa nas eleições.

15. Uma senhora milionária do sul, inconformada com a derrota na guerra civil americana, propôs a Pedro II anexar o sul dos Estados Unidos ao Brasil, ele respondeu literalmente com dois "Never!" bem enfáticos.

16. Pedro II fez um empréstimo pessoal a um banco europeu para comprar a fazenda que abrange hoje o Parque Nacional da Tijuca. Em uma época que ninguém pensava em ecologia ou desmatamento, Pedro II mandou reflorestar toda a grande fazenda de café com mata atlântica nativa.

17. A mídia ridicularizava a figura de Pedro II por usar roupas extremamente simples, e o descaso no cuidado e manutenção dos palácios da Quinta da Boa Vista e Petrópolis.
 Pedro II não admitia tirar dinheiro do governo para tais futilidades. 
Alvo de charges quase diárias nos jornais, mantinha a total liberdade de expressão e nenhuma censura.

18. Thomas Edison, Pasteur e Graham Bell fizeram teses em homenagem a Pedro II.

19. Pedro II acreditava em Allan Kardec e Dr. Freud, confiando o tratamento de seu neto Pedro Augusto. Os resultados foram excelentes deixando Pedro Augusto sem nenhum surto por anos.

20. D. Pedro II andava pelas ruas de Paris em seu exílio sempre com um saco de veludo no bolso com um pouco de areia da praia de Copacabana. Foi enterrado com ele.
 
Conforme as fontes: 
​-​
Biblioteca Nacional, 
​-​
IMS, 
​-​
Coleção Teresa Cristina, 
​-​
Diário de Pedro II, 
​-​
Correspondências do acervo do Museu Imperial de Petrópolis, Biografias como As Barbas Do Imperador, Imperador Cidadão, Filho de uma Habsburgo, 
​-​
Chico Xavier e D. Pedro II, 
​-Cartas da Imperatriz, 
​-​
Teatro de Sombras, 
​-​
Construção da Ordem, 
​-​
D. Pedro II Ser ou Não Ser, 
​-​ Acervo Museu Histórico Nacional entre outros.
__________________
Colaboração do leitor Bob Furtado

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017



OUTRAS CARTAS DE COTOVELO11 - 30/janeiro/2017
Por: Carlos Roberto de Miranda Gomes, veranista e escritor
       



      Chegou o fim do nosso veraneio na Casa de Praia de Cotovelo. Com isso termina o tempo maravilhoso em que prevaleceu a simplicidade e a cumplicidade.
       Desculpem a rima, mas o “desalinho ordenado” (isso é possível?) prevalece com o trajar simples, a decoração improvisada, os costumes se acomodam como os dedos em uma luva.
       Respira-se um ar diferente, cativante, livre de preconceitos - todos ali são iguais. Há solidariedade nos deveres domésticos e outros triviais, como as tarefas de jardineiros, eletricistas, carpinteiros, bombeiros hidráulicos, pintores, churrasqueiros e mais o que for necessário.
       Como centro desse viver está a rede de dormir, lugar de descanso, do culto à preguiças, mas também o melhor canto de uma boa leitura com um cochilo tendo os livros como cobertores.
       A Casa está sempre cheia de amigos e visitantes, ocupando todos os cômodos, aproveitando os muitos armadores distribuídos, dos alpendres da casa, até na sala de visitas.
       Um cochilo após o almoço, reparador das caminhadas e banhos de mar ou de alguma tarefa realizada, não costumeira.
       A hora das refeições é outro momento rigorosamente respeitado, com boa troca de assuntos e degustando pratos diferenciados, não faltando um peixe, uma feijoada, uma carne de sol ou galeto na brasa da churrasqueira do alpendre. Depois um suco ou água de coco, ingredientes de fácil aquisição nas feirinhas do lugar, terminando com um café esperto com tapioca ou cuscuz.
Ouvir os noticiários ou as novelas na televisão comunitária, aguardando-se a recolocação dos colchões amontoados ao anoitecer e bem acondicionados durante o dia.
       Hábito saudável e prazeroso é cuidar do jardim, ainda que de extrema simplicidade, é religiosamente regado para receber a visita do beija-flor que já faz parte da paisagem sentimental da Casa.
       Agora está hora de arrumar os trapos, guardar os livros, conferir as trancas e acondicionar tudo, deixando o carro sem espaço nem para pensamento ensebado!
       A saudade aumenta os batimentos do coração. Por que terminou tão cedo – as obrigações da cidade de pedra estão nos esperando. Mas voltaremos a qualquer momento para conferir as coisas. Ademais o Carnaval está chegando e teremos uma semana de ‘repeteco’ - até que o inverno passe e volte o tempo da alegria.
       Obrigado aos companheiros da PROMOVEC, através da Master e apoio eficiente da Polícia Militar pelo bem executado programa de segurança – nos veremos no dia 11 com o churrasco comemorativo dos seus 30 anos de existência.
       Até logo ...   
       

domingo, 29 de janeiro de 2017

ELE FAZIA PARTE

             Este sábado de verão amanheceu mais triste. Morreu uma pessoa notória que preencheu a telinha da TV por muitos anos, consagrado por Chacrinha, Xuxa, Os Trapalhões e outros apresentadores da GLOBO.
         Sem pretensão a ser estrela, alegrava aos telespectadores pela forma simples e até gozada de se comportar no vai em vem da sua tarefa no palco.
    Reproduzo a reportagem extraída de uma página da internet:



Ex-assistente de palco da Xuxa e dos Trapalhões, Russo morre aos 85 anos

Yahoo Vida e Estilo  - 



                SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – 
 Ex-assistente de palco da Globo, Antônio Pedro de Souza e Silva, mais conhecido como Russo, morreu na manhã deste sábado (28), aos 85 anos. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do Hospital Pasteur, no Méier, no Rio de Janeiro. O motivo da morte ainda não foi divulgado.
Em novembro de 2015, Russo ficou internado após sofrer o segundo AVC (Acidente Vascular Cerebral). Em junho do mesmo ano, ele foi internado depois de sentir fortes cãimbras nas mãos e vomitado diversas vezes. Na ocasião, Russo fez um eletrocardiograma, entre outros exames, quando teve convulsão e uma isquemia (diminuição da corrente sanguínea), o que provocou o AVC.