sábado, 28 de maio de 2016

sexta-feira, 27 de maio de 2016

quinta-feira, 26 de maio de 2016


O INSTITUTO POTIGUAR DE DIREITO TRIBUTÁRIO concluiu neste último dia 25 o Simpósio "As perspectivas do Direito Tributário em meio à conjuntura atual", que marcou o Lançamento da novel Instituição.

Feita a abertura formal pela Presidente MARGARIDA ARAÚJO SEABRA DE MOURA, foi anunciado pelo Cerimonialista PEDRO ALVES o início de duas marcantes palestras:

1ª Mesa:
Palestrante Professor ROBSON MAIA LINS, desenvolvendo o tema: "Os novos paradigmas da advocacia tributária: Da Teoria Geral do Direito ao NCPC".
Apresentador: Desembargador VIRGÍLIO MACÊDO
Coordenador: Professor CARLOS ROBERTO DE MIRANDA GOMES

2ª Mesa:
Palestrante: Professor PAULO DE BARROS CARVALHO, que dissertou o tema: "Construtivismo Lógico-Semântico e Direito Tributário".
Apresentadora: Professora FLÁVIA SOUSA DANTAS PINTO
Coordenador: Advogado FREDERICO ARAÚJO SEABRA DE MOURA

 
Ao término do evento a Presidente do IPDT entregou presentes aos conferencistas e o título de Sócio Honorário ao Professor PAULO DE BARROS CARVALHO.

Sem qualquer dúvida, o lançamento do IPDT foi exitoso e prestigiado pela comunidade jurídica local, contando com a presença do Professor Lucas Galvão de Britto, vindo de Brasília para prestigiar o nosso Instituto, do qual é fundador, dando a certeza de sucesso em suas atividades futuras.
Destaque especial para a Professora KAROLINE LINS CÂMARA MARINHO DE SOUZA, pela dedicação, dinamismo e competência, atributos que garantiram a eficiência do evento e assistência aos palestrantes.


Colaboradores técnicos e administrativos: ÉLEM MACIEL, FERNANDO CALADO, MATHEUS HOLANDA, LUCAS LEAL e ANDRÉ MARINHO.


Após o certame na UFRN, os palestrantes se dirigiram à Câmara Municipal de Natal onde foram agraciados com os títulos de cidadãos natalenses.

 

 

AGRADECIMENTOS AOS PATROCINADORES, SEM OS QUAIS NÃO TERIA SIDO POSSÍVEL REALIZAR O SIMPÓSIO. SEUS NOMES ESTÃO GRAVADOS NO FOLDER DO INÍCIO DESTA MATÉRIA e à empresa MARIZ  Comunicação Integrada.

O CORPO DE CRISTO


Corpus Christi 
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Corpus Christi (desambiguação).

Corpus Christi
 (expressão latina que significa Corpo de Cristo[1] ) é um evento baseado em tradições católicas realizado na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma "Festa de Guarda" onde a participação da Santa Missa neste dia é, para os católicos, obrigatória, na forma estabelecida pela conferência episcopal do país respectivo.Wikcionário
A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cânone 944) que determina ao bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo." É recomendado que, nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, não se ausente da diocese o bispo (cânone 395).

História

 
Procissão de Corpus Christi em Moosburgo, na Alemanha, em 2005
A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao século XIII. O papa Urbano IV, na época o cônego Tiago Pantaleão de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Liège, na Bélgica, recebeu o segredo da freira agostiniana Juliana de Mont Cornillon, que teve visões de Cristo demonstrando desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque. Por volta de 1264, em uma cidade próxima a Orvieto (onde o já então papa Urbano IV tinha sua corte), chamada Bolsena, ocorreu o Milagre de Bolsena,[2] em que um sacerdote celebrante da Santa Missa, no momento de partir a Sagrada Hóstia, teria visto sair dela sangue, que empapou o corporal (pano onde se apoiam o cálice e a patena durante a Missa). O papa determinou que os objetos milagrosos fossem trazidos para Orvieto em grande procissão em 19 junho de 1264, sendo recebidos solenemente por Sua Santidade e levados para a Catedral de Santa Prisca. Esta foi a primeira procissão do Corporal Eucarístico de que se tem notícia. A festa de Corpus Christi foi oficialmente instituída por Urbano IV com a publicação da bula Transiturus em 8 de setembro de 1264, para ser celebrada na quinta-feira depois da oitava de Pentecostes.[3]
Para um maior esplendor da solenidade, desejava Urbano IV um Ofício para ser cantado durante a celebração. O Ofício escolhido foi composto por São Tomás de Aquino, cujo título era Lauda Sion (Louva Sião). Este cântico permanece até a atualidade nas celebrações de Corpus Christi.[4]
O decreto de Urbano IV teve pouca repercussão, porque o papa morreu em seguida, menos de um mês depois da publicação da bula Transiturus. Mas se propagou por algumas igrejas, como na diocese de Colônia, na Alemanha, onde Corpus Christi é celebrada desde antes de 1270. A procissão surgiu em Colônia e difundiu-se primeiro na Alemanha, depois na França e na Itália. Em Roma, é encontrada desde 1350.
A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: "Este é o meu corpo... isto é o meu sangue... fazei isto em memória de mim". Segundo Santo Agostinho, é um memorial de imenso benefício para os fiéis, deixado nas formas visíveis do pão e do vinho. Porque a Eucaristia foi celebrada pela primeira vez na Quinta-Feira SantaCorpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o vinho sangue de Jesus Cristo, em toda Santa Missa, mesmo que esta transformação da matéria não seja visível.
Corpus Christi é celebrado 60 dias após a Páscoa, podendo cair, assim, entre as datas de 21 de maio e 24 de junho.

A Festa no Brasil

 
Tapetes de Corpus Christi na cidade de Vera Cruz.
 
Procissão de Corpus Christi, durante a pausa para o Tantum Ergo em latim, em Pirenópolis, em Goiás, no Brasil.
 
Tapetes de Corpus Christi no Rio de Janeiro, Brasil.
 
Tapetes de Corpus Christi na cidade de Vera Cruz.
 
Confecção dos tapetes de Corpus Christi da Paróquia São Sebastião de Coronel Fabriciano, Minas Gerais.
Em muitas cidades portuguesas e brasileiras, é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa. Esta festividade de longa data se constitui uma tradição no Brasil, principalmente nas "cidades históricas", que se revestem de práticas antigas e tradicionais e que são embelezadas com decorações de acordo com costumes locais.
Em Pirenópolis, em Goiás, no Brasil, é uma tradição os tapetes de serragem colorida e flores do cerrado, cobrindo as ruas por onde passa a procissão de Corpus Christi. Também enfeitam-se cinco altares para a adoração do Santíssimo Sacramento e execução do cântico latino Tamtum Ergo Sacramentum. Esta procissão é acompanhada pela Irmandade do Santíssimo Sacramento e pela Orquestra e Coral Nossa Senhora do Rosário. É neste dia que o Imperador do Divino recebe a coroa para a realização da Festa do Divino de Pirenópolis, do ano seguinte.
Em Castelo, no estado do Espírito Santo, no Brasil, as ruas são decoradas com enormes tapetes coloridos formados por flores, serragem colorida e grãos.
O município de Matão, em São Paulo, no Brasil, é famoso por seus tapetes coloridos feitos de vidro moído, dolomitas, serragem e flores que formam uma cruz que se estende por 12 quarteirões no centro da cidade onde passa a procissão da eucaristia, um espetáculo que reúne fé, tradição, arte e beleza. No ano de 2011, Matão realizou a 63ª edição do Corpus Christi, onde mais de 70 toneladas de materiais foram usados para compor os desenhos. A expectativa dos organizadores é que o evento atrairia um público total de 80 mil pessoas. A praça de alimentação do evento fica por conta das entidades filantrópicas da cidade.
A cidade de Mariana, em Minas Gerais, no Brasil, comemora a festa de Corpus Christi enfeitando as ruas com tapetes de serragem e pinturas. No município de Coronel Fabriciano, os fiéis realizam a montagem dos tapetes de serragem que marcam o percurso da procissão nas ruas da região central da cidade, saindo da co-catedral São Sebastião. Tal manifestação mantém rituais originados na década de 1940 pela Paróquia São Sebastião e foi tombada como patrimônio cultural da cidade.[5]
As cidades paulistas de JaguariúnaMonte MorSanto AndréSantana de ParnaíbaSão Joaquim da Barra, além da baiana Jacobina, também seguem o mesmo estilo, as ruas ao redor da matriz são enfeitadas com serragem, raspa de couro, areias coloridas - tudo o que a criatividade proporciona para este dia santo.
Em Caieiras, a juventude da cidade promove, com sua criatividade, tapetes que se estendem no trajeto da procissão deste solene dia, desde a Igreja Matriz de Santo Antônio até a Igreja de São Francisco de Assis, num trabalho que dura doze horas e que é coroado com a procissão luminosa em torno ao Santíssimo Sacramento.
Em Porto Ferreira, a festa tem como finalidade a partilha, em comunhão com as três paróquias da cidade. Arrecadam-se alimentos que integram os enfeites nas ruas por onde o Santíssimo Sacramento passa e, após a solenidade, são doados a famílias que são assistidas por pastorais, como a Pastoral da Criança e Pastoral da Saúde. Esta iniciativa é realizada desde 2008.
Em Borborema, em São Paulo, no Brasil, as ruas são decoradas com enxovais, bordados e artesanatos, produzidos pelas mais de 50 lojas e fábricas da cidade. Após a procissão, tudo é vendido e a renda revertida ao Lar de Idosos São Sebastião.
Em Vera Cruz (São Paulo), é tradição os tapetes de terra e serragem colorida. Desde 1937 a paróquia Sagrado Coração de Jesus organiza a decoração que cobre as ruas do centro da cidade, sendo um dos maiores tapetes do gênero no país, com mais de 700 metros de percurso e chegando a 30 metros de largura em alguns trechos.[6] [7]
Em Cabo Frio (Rio de Janeiro), a principal avenida da cidade é decorada com tapetes feitos de sal, colorido com tintas especiais. Esse processo é acompanhado de perto pela igreja matriz Nossa Senhora de Assunção e, além de ser uma grande festividade religiosa, atrai os olhares de moradores e turistas de toda a região.

Em Portugal

Em Portugal tradicionalmente é dia feriado. Em 2013, 14 e 15 o feriado foi retirado, regressando em 2016.[8]
Neste dia em todas as 20 dioceses de Portugal, fazem-se solenes procissões a partir da igreja catedral, tal como em muitas outras localidades, que são muito concorridas. Estas procissões atingem o seu esplendor máximo em BragaPorto e Lisboa.
Ordenada por dom Dinis, a festa do Corpus Christi começou a ser celebrada em 1282, embora haja referências à sua comemoração desde os tempos de dom Afonso III.[9] Em Portugal, a festa de longa tradição era antigamente celebrada com danças, folias, e procissões em que o sagrado e o profano se misturavam. Representantes de várias profissões, carros alegóricos, diabos, a serpe, a coca, gigantones, ao som de gaitas de foles e outros instrumentos, desfilavam pelas ruas.[10] Das danças dos ofícios, em Penafiel, ainda se celebram o baile dos ferreiros, o baile dos pedreiros e o baile das floreiras.[11] [12]
Esta celebração tem uma conotação muito forte no Minho, particularmente em Monção e em Ponte de Lima.
Em Ponte de Lima, a tradição d´O Corpo de Deus perdura já há vários séculos.
O Corpo de Deus é celebrado no 60º dia após a Páscoa, ou mais correctamente na Quinta-feira que se segue ao Domingo da Santíssima Trindade (que, por sua vez, é o primeiro Domingo a seguir ao Pentecostes) seguindo a norma canónica. A diferença prende-se no facto de, no dia posterior ao feriado nacional, se realizar uma celebração, própria e exclusiva da vila, tendo sido decretado desde 1977 feriado para todos os Limianos.
As celebrações do Corpo de Deus realizam-se durante todo o dia, sendo os Limianos presenteados com uma procissão da parte da manhã e outra da parte da tarde em volta da vila e uma missa para todos os habitantes do Concelho no próprio dia, sempre ao meio-dia, na Igreja Matriz.
Em Braga, é também tradição, desde 1923, a presença maciça de Escuteiros do Corpo Nacional de Escutas - Escutismo Católico Português, pois foi nessa procissão que os mesmos se apresentaram em público naquele ano.

Tapetes

Ver artigo principal: Tapetes de Corpus Christi
 
Tapete de Corpus Christi em Santos Dumont - MG.
Os tapetes de rua são uma tradição e manifestação artística popular realizada por fiéis da Igreja Católica, confeccionados para a passagem da procissão de Corpus Christi.
A tradição da confecção do tapete surgiu em Portugal e veio para o Brasil com os colonizadores.[13] Os desenhos utilizados são variados, mas enfocam principalmente o tema Eucaristia.
Para confeccionar os tapetes são utilizados diversos tipos de materiais, tais como serragem colorida, borra de café, farinha, areia, flores e outros acessórios.

__________

  1. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

quarta-feira, 25 de maio de 2016

HOJE SERÁ O COMPLEMENTO DO SIMPÓSIO DO IPDT





Assunto: MAIO, FÁTIMA



 
Caro amigo Carlos Gomes,
 
ainda é maio, ainda é Fátima, sempre fonte de devoção e inspiração. De Portugal, da azinheira sagrada, veio-me a ideia, no pôr-do-sol de certo dia, na hora do terço  -  e, naturalmente, sob a forma de um poema (já incluído em um de meus novos livros, "Sou de Deus"):
 
FÁTIMA
 
Na penumbra de meu quarto
rezo o terço.
 
Seis horas  -
o vento descansa nas árvores.
 
E procuro uma azinheira
onde possa ver teu rosto,
Senhora.
 
                        (HORÁCIO PAIVA)

___________________
Colaboração de ODÚLIO BOTELHO

terça-feira, 24 de maio de 2016

VIVENDO

Concentração ao lado do IFRN, Espaço Cultural Rui Pereira - Cidade Alta, movimentando a vida espontânea da velha Natal... 

segunda-feira, 23 de maio de 2016


  Chico Anysio, o compositor
       Durante muitos anos, o Brasil se alegrou, riu, aplaudiu e reverenciou o seu maior humorista- Chico Anysio.
              Há 4 anos perdemos o seu convívio (março de 2012), aos 80 anos; uma perda lastimável e de difícil substituição. Como é bom poder rever os seus inesquecíveis programas, quando são reprisados em forma de homenagem ao grande mestre do humorismo brasileiro.
              Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho - (Chico Anysio), Maranguape/CE, abril de 1931- Rio de Janeiro/RJ, março de 2012.
             Sua história como compositor, surgiu e foi inspirada no final da década de 1950, ao escutar a música "Gente Humilde", na versão instrumental gravada por Aníbal Augusto Sardinha (Garoto - 1915-1955); anos depois, a música recebeu a letra de Vinicius de Moraes e Chico Buarque de Holanda, consagrando-se como uma das mais belas poesias musicais da MPB.
            Recebeu influência direta de sua mãe Haydée Paula, sua primeira parceira;  portanto, herdara uma forte influência genética da família, onde  todos  respiravam e nutriam  música.
            Teve a feliz e genial  companhia no início da sua carreira de compositor, da amiga, compositora e parceira Dolores Duran (1930-1959), chegando a gravar um LP com quase todas as músicas de sua autoria; destaque para "A fia de Chico Brito", um baião que fez muito sucesso e foi destaque no LP - "Estrada da Saudade", de Dolores.
           Em 1955, a revista"Disco-Tocando/RJ, apresentou uma relação com as 100 melhores músicas brasileiras, na qual figuravam quatro composições de Chico Anysio em parceria com o potiguar (macauense) Hianto de Almeida, considerado por ele (Chico) como um grande músico e um dos precursores da Bossa Nova.
          Foi na canção "Conversa de Sofá", da parceria Chico/ Hianto, que o Maestro Tom Jobim, fez o seu primeiro arranjo - o início da consagração e da imortalidade do genial maestro.
          Chico compôs mais de 200 músicas. Seus principais parceiros foram: Dolores Duran, Arnaud Rodrigues (1942-2010) e Piau, que juntos criaram o trio musical e humorístico "Caetano e os Novos Baianos"(1970), como uma sátira ao movimento tropicalista; fez grande sucesso; gravou vários LPs; registro maior para a música "Vou batê pá tu". Outra feliz parceria foi com Nonato Buzar (1932-2014), com a música "O Rio Antigo", com a belíssima interpretação de Alcione; com João Roberto Kelly,compôs "Rancho da Praça 11", gravada brilhantemente por Dalva de Oliveira, a canção foi premiada no carnaval carioca do IV Centenário, no ano de 1965; com o potiguar Hianto de Almeida, gravou mais de 60 músicas.
           Teve as suas músicas gravadas por grandes e famosos intérpretes, como: Dolores Duran, Elizete Cardoso, Dalva de Oliveira, Luiz Gonzaga, Benito de Paula, Alcione e outros.
           É bom rever, revelar e reviver essa bela e inteligente  faceta, do nosso genial humorista Chico Anysio.

            Saudades!!!
_______________
Colaboração de Odúlio Botelho

domingo, 22 de maio de 2016


LEMBRETE
CONFORME O EDITAL Nº 03, DE 26/04/2016
Reforma do Estatuto ANRL
Assembleia Geral Extraordinária, de forma continuada.

Vamos apreciar os Artigos do Estatuto, que estão faltando, antes da Reunião do Conselho de Cultura.
De 16h as 17h
Dia 24 de maio (terça-feira)

Participe deste momento histórico que é a revisão e atualização dos documentos institucionais da ANRL, em obediência às exigências do Código Civil vigente, que teve em 1977 a última atualização.


Acadêmica  Leide Câmara

Secretária Geral

CUIDADO PARA NÃO QUEBRAR O VASO

Valério Mesquita*

Nada está seguro. Nem o calendário do pagamento dos servidores estaduais nem a população de modo geral. E o Fundo Previdenciário dos Aposentados já era. No território oficial do Centro Administrativo arrombaram duas vezes o prédio da Secretaria de Justiça. Mistério: por que lá duas vezes? No final da semana passada explodiram o caixa eletrônico situado na Emater, lá dentro e nas barbas da segurança.
Os índices de criminalidade colocam o Rio Grande do Norte na quarta colocação das fases eliminatórias dos cinco estados já classificados. Mudanças na cúpula da segurança foram implementadas. Mas a pergunta que não quer calar vem da Colômbia. De Cali e Medelín, para  onde o governador e auxiliares viajaram há pouco tempo. Foram a fim de absorverem, captarem, aprenderem e aplicarem na terra dos Reis Magos novas técnicas, estratégias contra homicídios, assaltos, tráfico de drogas e outros balacubacos. Com certeza, alguns inspirados tecnocratas, com passagens por potencias latinas acharam Natal muito semelhante a Medelín e Cali, capitais dos cartéis e dos cartolas do comércio mundial de entorpecentes. Essas duas metrópoles, por acaso, não receberam dos ianques a ciência e o treinamento contra essas mazelas? Talvez, irem lá nos States o aprendizado não seria mais original e eficaz?
Outro vale tenebroso, refúgio das dores de cabeça governamental reside nos hospitais. A rede oficial vai de mal a pior, sem falar nas pestes perniciosas dos insetos que andam na escuridão.
Na saúde, a exoneração do secretário Lagreca foi um tropeço. Nele repousava a credibilidade da sociedade. Nem o muito que fez no pouco tempo que passou houve reconhecimento. Numa hora dessa não pode existir soberba nem julgamento injusto. Com a sua saída remanescem problemas insolúveis em toda parte. Em Macaíba, por exemplo, o hospital regional Alfredo Mesquita Filho funciona apenas com trinta por cento de sua capacidade. Lá, no município, não se realiza parto na rede pública. Não nasce ninguém, em outras palavras. Parnamirim, Natal e São Gonçalo do Amarante hospedam a paciente e o nascituro. E Macaíba sepulta a cidadania. Essa situação perdura há quase dois anos e tem sido abastecida com as “promessas que enriqueceram São Severino dos Ramos”. Virou folclore. Os senhores deputados estaduais e federais mais sufragados em Macaíba devem voltar as suas atenções para essas e outras aflições que o povo reclama e pede pressa.
É consabido a situação econômica que afeta o tesouro, fruto do tamanho da máquina estatal. Verdadeiro Leviatã, monstro devorador sobre o qual imaginou e descreveu o filósofo Thomas Hobbes. As minhas observações são para o registro iterativo na crônica dos tempos pois já fui do parlamento estadual. Não são críticas. São testemunhos da minha experiência política de quarenta anos, agora no exercício não remunerado da cidadania. Isso me apraz. Nada tenho contra as autoridades e nem me devem coisa nenhuma. Principalmente os políticos, são felizes aqueles que sabem ouvir com temperança as suas falhas e lacunas, pois somente assim saberão corrigi-las, dentro dos limites. Acredito no futuro do Estado. Ele sairá da situação difícil em que se encontra sem impor mordaças as opiniões divergentes nem calando a imprensa. Sócrates, naquele tempo, já advertia “que sem o pudor do mal e do rancor, nenhum governante poderá edificar obras grandes e perenes para o seu povo”.


(*) Escritor.