terça-feira, 5 de julho de 2022

 

MACAÍBA PEDE SOCORRO

 

Valério Mesquita*

mesquita.valerio@gmail.com

 

O rio Jundiaí, no trecho em que atravessa a cidade de Macaíba, perdeu o solo, o curso, o chão, o cheiro, a visão e é ameaça a segurança dos habitantes. Entre o parque governador José Varela e a praça Antônio de Melo Siqueira, há mais de dez anos, deixaram crescer no leito poluído sinistros manguezais que enfeiam um dos mais bonitos logradouros urbanos, construído em 1950 (52 anos). Essa selva esconde lixo doméstico, carcaças de animais, marginais do tráfico de drogas em todo o seu percurso e os galhos já ultrapassam a altura da ponte e das balaustradas. A imprensa já publicou, excelente matéria sobre tudo que ameaça e destrói os rios Potengi e Jundiaí. Mas, o foco da minha questão e, creio, dos cidadãos macaibenses, reside exatamente neste aluvião de perguntas: por que o Idema e o Ibama não evitam, aparando, podando, somente nesse trajeto o “matagal” entre o antigo cais histórico do porto até a outra lateral da ponte? Por que não permitem a prefeitura  o fazer? Isso não afeta o meio ambiente em nada. É até risivel dizer isto.

A praça e o parque perderam o charme de antigamente. Ninguém enxerga ninguém, olhando de um lado para o outro. A conscientização ambiental deve ser obedecida até onde não prejudique a funcionalidade urbanística e o senso prático e plástico do mapa citadino. Desde quando, em 1950, se planejou e se construiu a estrutura de pedra e cal das duas margens, o choque do progresso jamais prejudicou a superfície do rio, nem cortou os manguezais. Nem, tão pouco, molestaram o rio, a expansão e o crescimento habitacional. Pelo contrário, a construção ordenou a trajetória das águas e defendeu as ruas periféricas contendo os transbordamentos. Contemplo, hoje, que os problemas das inundações estão equacionadas com a construção da atual barragem de Tabatinga. Por que os órgãos responsáveis não permitem apenas nesse pequeníssimo trajeto fluvial o corte da poluição que amputa a paisagem urbana e memorial de Macaíba?

Ali, a vegetação desproporcional encobre um dos pontos históricos do município. Refiro-me ao cais das antigas lanchas que faziam o percurso fluvial entre Macaíba e Natal: a lancha do mestre Antonio, o barco de João Lau, além da lancha “Julita” que transportou tantas vezes Tavares de Lyra, Eloy, Auta e Henrique Castriciano de Souza, Augusto Severo, Alberto Maranhão, João Chaves, Octacílio Alecrim e tantas outras figuras notáveis ou não da vida social, cultural, política e econômica. Ali, o centenário cais, jaz sob os escombros de verdes balizas envergadas e fantasmagóricas. A visão noturna é tétrica e arrepiante. Desfigura e mutila os padrões estéticos do planejamento da urbe que a faz parecer abandonada e suja. Até a lua cheia que nasce lá por trás do Ferreiro Torto foi encoberta.

Assim como se deve obedecer a educação ambiental, do mesmo modo, exige-se o tratamento e o corte, no pequeno trecho do matagal inútil por parte do Idema e do Ibama a fim de evitar o represamento do lixo no leito, exclusivamente urbano. Nas capitais e cidades importantes do Brasil banhadas por rios não se vê tratamento tão e indiferente da parte das autoridades. Ao redimensioná-lo neste texto, cabe uma reflexão, um reestudo sobre o cenário dantesco do rio Jundiaí na parte descrita. O povo macaibense tem o direito de ouvir e a coragem de duvidar que esse desdém dos parlamentares, que devora e perturba, seja explicada e resolvida, sem slogans, clichês, palavras de ordem, lugares comuns, peças de marketing ou princípios dogmáticos. Que venham à lume as boas intenções e que não fique a história de Macaíba submersa na floresta de manguezais. Até hoje, nenhum deputado federal ou estadual, senador ou governador, se preocupou com o problema. Mas, em outubro vêm pedir votos. Sugiro ao prefeito de Macaíba e aos vereadores que convidem os seus candidatos para visitarem a ponte, a praça Antonio de Melo Siqueira e o parque José Augusto Verela estão um lixo.

(*) Escritor