sábado, 27 de julho de 2019







ESCADARIA DA CULTURA POTIGUAR
Por Carlos Roberto de Miranda Gomes (25/7/2019)

 Numa singela solenidade realizada na Praia de Cotovelo, com a presença do Prefeito de Parnamirim Rosano Taveira da Cunha, do Presidente da PROMOVEC, de grande número de associados, escritores e pessoas da Comunidade Pium-Cotovelo, foi inaugurada a ESCADARIA DA CULTURA POTIGUAR, em homenagem ao escritor do nosso Estado, dando originalidade à praia e atração dos veranistas e turistas.
       Não poderia ter sido melhor a data escolhida para o evento, pois era o dia do ESCRITOR.A feliz iniciativa partiu das sugestões dos moradores Octávio Lamartine e Tereza Neuma, encampada pela Prefeitura de Parnamirim e pela PROMOVEC, aceita com satisfação pela população do lugar para lembrar perenemente os escritores da terra de Poti, alguns já em outra dimensão da vida e outros tantos ainda produzindo os seus textos para a posteridade.
É bem verdade que aqui está uma pequena amostra – 43 nomes. Contudo, centenas de outros ainda existem por todo o nosso território e que, em outras escadarias serão revelados. Registro, por exemplo, dois nomes que se identificaram ao longo da existência com o mar – LENINE PINTO que então completava 30 dias do seu encantamento e que  desenvolveu reiterados estudos sobre o MAR. Também ZILA MAMEDE, nossa grande e saudosa poetisa, que tanto escreveu sobre o mar, que ele a tomou em suas ondas até passar para a outra dimensão da vida.
       Particularmente, agradeço o convite de participar de um dos degraus dessa nova obra e o faço homenageando a nossa indispensável PROMOVEC, contando a sua bela história.
       A celebração consagra a palavra, a criação e a cultura.      
       O escritor é aquela criatura que projeta a vida, a emoção a poesia, os registros da história através do verso ou da prosa! Sua liberdade de pensar é a expressão maior da legitimidade do seu ser.
       Seu pensar cravado em palavras dita caminhos, alberga o sofrimento, alivia as dores, ilumina o viver e imortaliza o verbo.

       O escritor é um bandeirante no desbravar caminhos, belezas e esperança.
       Cultuam as palavras de sonho ou de morte, de perdão e de repulsa, de justiça e súplicas. Eles registram o passado e anunciam o porvir.
       Esta escadaria, por conseguinte, lhes faz justiça, o tornam imortais na verdadeira acepção da palavra.
       Que aquele momento fique gravado em nossas mentes, testemunhas de um novo tempo e no dia da exaltação do escritor e mais no cenário deslumbrante de um mar encantador, que enobrece a natureza, no instante em que o sol se recolhia para emprestar seu lugar à noite que se aproximava, mas na certeza de bem cedo acordar para dar a luz ao mundo e às coisas que o rodeiam. Que cada escritor possa se sentir, aqui e agora, abraçado pelo seu povo reconhecido, na certeza de que sua missão terá continuidade no correr do tempo, mostrando a sua nobreza e devoção.
        Representei os escritores homenageados e também a Academia Norte-rio-grandense de Letras, cujo Presidente Diógenes da Cunha Lima justificou sua ausência por estar presidindo, na mesma data e horário, ato declaratório de mais uma vaga na Academia, exatamente de um confrade que residiu neste recanto deslumbrante do Rio Grande do Norte, louvo a iniciativa, esperando que outras se façam nesta Comunidade para elevação da nossa cultura.

       PARABÉNS PELA INICIATIVA.

domingo, 21 de julho de 2019

THEREZINHA ROSSO GOMES




DEUS TE QUER SORRINDO
Por: Carlos Roberto de Miranda Gomes, marido de Therezinha

         São três e meia, o dia ainda não raiou. Acabei de ver na televisão o filme “Cazuza”, que me trouxe saudades. Apresso-me para abraçar a minha THEREZA neste dia 21 de julho – data marcante em minha vida por ela ter nascido, pela Graça de Deus no ano de 1936, há 83 anos, trazendo luz, amor, solidariedade, caridade, simplicidade, dedicação, enfim, todos os atributos reservados para uma pessoa Santa. Mas encontro somente o silêncio solitário.
        Não invoco tais qualidades movido pelo emocionalismo de um momento, mas a necessidade de proclamar uma verdade e dizer que ela ainda vive em outra dimensão da vida, recolhida que foi pelo Criador no dia 31 de março deste ano de 2019, coincidindo com o mesmo dia em que foi chamado o notável Allan Kardec, do ano de 1869, certamente para cumprir alguma missão na espiritualidade.
        Tive o privilégio de ter sido escolhido para ser seu esposo, numa convivência duradoura de 71 anos, retroagindo a 1948 quando vim morar na rua Meira e Sá 120 e ela já vivia na casa 118, onde fomos amigos por nove anos, depois cinco de namoro, um de noivado e cinquenta e seis de casados e amantes para a eternidade.
        O amor esteve presente todo esse tempo, ampliado com a chegada dos filhos, netos e agregados, arrodeados de amigos, num ambiente onde cultivava um belo jardim e criava bastante gatos, que ainda ornamentam a casa 555 da Travessa Coronel João Gomes, sempre no bairro do Barro Vermelho.
        Nunca concebi a possibilidade de amar tanto uma criatura e com ela ter uma afinidade transcendental.
        Dentre alguns escritos que deixou, existe um em que declara que no tempo que partir, continuará por perto, em alguma nuvem branca ou cor de rosa. Por isso, quando a saudade bate no peito olho para o céu para procurá-la ou nas estrelas quando o sol está em seu sono.
        Neste dia do seu aniversário teremos nosso costumeiro encontro familiar. Nada mudou nem mudará, embora não seja possível esconder a incomensurável saudade.
        Nada de tristeza – DEUS TE QUER SORRINDO.
        Resta-me esperar a concretização do poema que lhe dediquei anos atrás:

AMOR, O TEMPO, A VIUVEZ,
OS CORPOS SE SEPARAM OUTRA VEZ.
A LEMBRANÇA, A TRISTEZA, A SAUDADE.
AMOR, REENCONTRO, ETERNIDADE.
        Um beijo do seu Carlos (Preto).

_______________
Comentários:
horacio_oliveira <horacio_oliveira@uol.com.br>
Para:CARLOS GOMES
21 de jul às 11:16

Meu caro amigo,

breve, mas terna e eterna homenagem você faz a seu Amor de sempre. E a situa na eternidade, que é o tempo real, onde nada finda. Você e seu Amor sempre estarão juntos, daí o acerto do título que você escolheu, "DEUS TE QUER SORRINDO". E daí o acerto, igual, daqueles versos finais do famoso poema de Christina Rossetti (também filha de italianos com o sobrenome Rossetti, que lembra Rosso), na magnífica tradução de Manuel Bandeira:


" (...) não chores: que, se em meio aos meus pesares,

um resto houver do afeto que em mim viste,
- melhor é me esqueceres, mas contente,
que me lembrares e ficares triste."


Refletindo sobre o que julgamos ser o tempo, concluo que só há um tempo real: a eternidade. Esse pensamento o mando agora até você, não para consolação romântica, mas como possibilidade de constatação que, de certo modo, nos coloca em harmonia com a vida e com Deus:

"Buda, Zenão de Eleia, Santo Agostinho, Montaigne... Muitos questionaram o tempo (aquele que aprendemos a retalhar e a pendurar num calendário) e alguns até o negaram, embora crendo na eternidade.

                        Penso talvez não seja esse tempo ilusório a razão de nossa decadência, mas apenas uma metáfora da fluidez que habita e corrói o mundo corpóreo. E que o tempo real só exista mesmo num conceito de eternidade, como tempo de Deus, do amor, do coração."

Esse amor sem fim que você sente por sua Therezinha é real e seu tempo sempre existirá, mas só o espírito o conhece em sua integralidade. Assim o expresso nesse poema dedicado à amada imortal:

"AMOR SEM FIM
                        (À amada imortal)

Já me deste provas
Que me amas sempre
E que nosso amor
Não pertence ao tempo

Não pertence ao tempo
Mas à eternidade
Desconhece falta
Ou necessidade

Nasce e renasce
E perfeito assim
Em qualquer das vidas
Não conhece fim."

O seu sentimento, querido amigo, muito emociona, tal a sua profundidade. Você tem e terá sempre a minha solidariedade. E acrescento que, ao ler seu belo artigo, senti certo alívio, certa alegria, pela luz que chega até você e ouso imaginar que é a luz de sua amada que o inspira. Como lhe disse antes, ao mandar-lhe o poema de Christina Rossetti, tive a vívida impressão que lhe transmitia um recado...

Um grande abraço, meu amigo! Viva o amor! Viva o seu Amor!

Horácio Paiva. 
_________________ 

Edilson Avelino dos Santos


Em segunda-feira, 22 de julho de 2019 03:01:00 BRT, Edilson Avelino dos Santos <didiavelino@globo.com> escreveu:
A cada declaração de amor, como esta, tenho a certeza de que fui testemunha de uma relação além da limitada compreensão humana.
Convivi com o casal, não o tempo que gostaria, mas o suficiente para admirá-lo e, definitivamente, tê-lo bem guardado no meu tesouro afetivo como exemplo raro de amor absoluto, daqueles que se eternizam em vida, daqueles que nos enche de paz e de luz. Agradeço a Deus por tamanha graça e felicidade.
Dr. Carlos, meu queridíssimo amigo, nos conhecemos de forma não convencional, mas, de alguma maneira, estava escrito que a construção dessa amizade só me traria prazer e felicidade. Fui recebido em sua casa com tanta fidalguia e carinho que jamais esquecerei !
Ao conhecer Dona Terezinha, acolhedora, generosa e de uma suavidade angelical, senti que estava diante de um ser de luz, especialmente quando me tratou por "filho". E nas vezes seguintes, ao visitá-los, o tratamento já me soava familiar, tal foi a empatia recíproca.
Seus conselhos, preciosos para quem ainda vacila nos cuidados com a saúde, ainda estão bem vivos na minha memória.
Sua partida para a Grande Morada Celestial, acredite, também foi muito dolorosa para mim.
Ainda não sei como será a minha reação na próxima visita ao senhor. Mas, encarecidamente, lhe peço: se eu chorar, entenda a emoção desse amigo que acostumou-se a vê-los num só ser, inseparável ! 
Não quero que minhas palavras sejam motivo de tristeza para o senhor, pelo contrário, é um testemunho sincero de quem teve a graça divina de conviver com um amor, absolutamente, único e transcendental. Acho que a melhor homenagem que podemos fazer a Dona Terezinha
é seguir vivendo e lembrá-la com doçura e alegria, pois, sem a menor sombra de dúvida, com a permissão de Maria Santíssima, ela vela por todos nós, especialmente, o senhor e seus filhos.
Até dezembro, se Deus assim o permitir !
Um forte e saudoso abraço.
DIDI AVELINO
_______________


antonioedvaldo <antonioedvaldo@oi.com.br>

22 de jul às 15:26

Estimado colega e amigo Carlos Gomes

Em 21/07/19 04:53, CARLOS GOMES <mirandagomes1939@yahoo.com.br> escreveu:


Recebi com surpresa a notícia no dia  22 deste - "Saudades - Deus te quer sorrindo", sobre a perda irreparável de sua mulher Thereza. 
Deus há de dar-lhe forças para enfrentar essa ausência prestimosa.. Recordo-me dos tempos do Instituto Batista, do qual ela, você e eu, éramos alunos. Realmente ela era uma pessoa especial e, principalmente, muito dedicada a você. Aceite, tardiamente, meus sinceros sentimentos, extensivo a toda  sua família.
Um forte abraço e obrigado pela lembrança.
__________________

Grego Lima -  Nessa suas palavras percebemos o quanto existe amor, saudades... Que esse amor seja maior que a tristeza e que ao invés do luto, seja preenchido o espaço vazio pelas lembranças, imagino o quanto não é fácil, afinal foram anos e anos de convivência porém tenho ctz q o amor tudo vence, tudo supera...
Pois agora permanece a fé,a esperança e o amor, estes três mas o maior destes é o AMOR❤️❤️❤️❤️
__

Ana Maria Freire Freire - prezado amigo Carlos Gomes,muito belo o seu texto de evocação e de saudade de Tereza.Não restam dúvidas de que vocês dois continuam unidos no plano espiritual.Suas palavras,que expressam os seus sentimentos,são comoventes e poéticas,além de serem exemplo de que ainda existe o amor puro e verdadeiro.Abraço de Daladier e Ana
_____________

Jania Souza Souza -Nada é mais lindo e forte, do que o amor. Ele nos alimenta mesmo atravessando as distâncias do infinito e por isso os corações estão sempre pertos e tocam-se com doçura apenas percebida pela alma. Como é bom o amor, não necessita nem de corpos nem de sabores, satisfaz-se apenas do contato da luz que atravessa o invisível espaço e aquece o coração. 💞💞💞Parabéns, Dr. Carlos , por amares Terezinha e teres a felicidade de compartilhar anos maravilhosos de amor em vida. Agora, esse mesmo amor é compartilhado na alma, que rege o coração e aquece seus dias.
_______________

Jeiza Melo -O mundo é um quartel. Jesus é o General e nós somos os soldados e vestimos a mesma farda. Sabemos que todo militar é transferido para cumprir uma missão... O nosso amado e venerado JESUS precisou da sua TEREZA e ela foi, mais com certeza, hoje e até a hora da sua transferência, saiba que ela está perto de vc. Sua solidão não é solitária é solidária...Vc e Deus. Que Jesus, Nossa Senhora e o Espírito Santo esteja contigo.