sábado, 27 de julho de 2019







ESCADARIA DA CULTURA POTIGUAR
Por Carlos Roberto de Miranda Gomes (25/7/2019)

 Numa singela solenidade realizada na Praia de Cotovelo, com a presença do Prefeito de Parnamirim Rosano Taveira da Cunha, do Presidente da PROMOVEC, de grande número de associados, escritores e pessoas da Comunidade Pium-Cotovelo, foi inaugurada a ESCADARIA DA CULTURA POTIGUAR, em homenagem ao escritor do nosso Estado, dando originalidade à praia e atração dos veranistas e turistas.
       Não poderia ter sido melhor a data escolhida para o evento, pois era o dia do ESCRITOR.A feliz iniciativa partiu das sugestões dos moradores Octávio Lamartine e Tereza Neuma, encampada pela Prefeitura de Parnamirim e pela PROMOVEC, aceita com satisfação pela população do lugar para lembrar perenemente os escritores da terra de Poti, alguns já em outra dimensão da vida e outros tantos ainda produzindo os seus textos para a posteridade.
É bem verdade que aqui está uma pequena amostra – 43 nomes. Contudo, centenas de outros ainda existem por todo o nosso território e que, em outras escadarias serão revelados. Registro, por exemplo, dois nomes que se identificaram ao longo da existência com o mar – LENINE PINTO que então completava 30 dias do seu encantamento e que  desenvolveu reiterados estudos sobre o MAR. Também ZILA MAMEDE, nossa grande e saudosa poetisa, que tanto escreveu sobre o mar, que ele a tomou em suas ondas até passar para a outra dimensão da vida.
       Particularmente, agradeço o convite de participar de um dos degraus dessa nova obra e o faço homenageando a nossa indispensável PROMOVEC, contando a sua bela história.
       A celebração consagra a palavra, a criação e a cultura.      
       O escritor é aquela criatura que projeta a vida, a emoção a poesia, os registros da história através do verso ou da prosa! Sua liberdade de pensar é a expressão maior da legitimidade do seu ser.
       Seu pensar cravado em palavras dita caminhos, alberga o sofrimento, alivia as dores, ilumina o viver e imortaliza o verbo.

       O escritor é um bandeirante no desbravar caminhos, belezas e esperança.
       Cultuam as palavras de sonho ou de morte, de perdão e de repulsa, de justiça e súplicas. Eles registram o passado e anunciam o porvir.
       Esta escadaria, por conseguinte, lhes faz justiça, o tornam imortais na verdadeira acepção da palavra.
       Que aquele momento fique gravado em nossas mentes, testemunhas de um novo tempo e no dia da exaltação do escritor e mais no cenário deslumbrante de um mar encantador, que enobrece a natureza, no instante em que o sol se recolhia para emprestar seu lugar à noite que se aproximava, mas na certeza de bem cedo acordar para dar a luz ao mundo e às coisas que o rodeiam. Que cada escritor possa se sentir, aqui e agora, abraçado pelo seu povo reconhecido, na certeza de que sua missão terá continuidade no correr do tempo, mostrando a sua nobreza e devoção.
        Representei os escritores homenageados e também a Academia Norte-rio-grandense de Letras, cujo Presidente Diógenes da Cunha Lima justificou sua ausência por estar presidindo, na mesma data e horário, ato declaratório de mais uma vaga na Academia, exatamente de um confrade que residiu neste recanto deslumbrante do Rio Grande do Norte, louvo a iniciativa, esperando que outras se façam nesta Comunidade para elevação da nossa cultura.

       PARABÉNS PELA INICIATIVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário