sábado, 17 de setembro de 2011


DIA 17 DE SETEMBRO DE 2009

DATA DA FUNDAÇÃO DO INSTITUTO NORTE-RIOGRANDENSE DE GENEALOGIA

Naquele dia a sessão da Assembléia Geral foi aberta pelo Professor Diógenes da Cunha Lima, Presidente da Academia Norte-Riograndense de Letras, que nos abrigava naquela Casa de Cultura, que em seguida passou o comando dos trabalhos a Ormuz Barbalho Simonetti, eleito Presidente da Diretoria Provisória. Dando continuidade à cerimônia, foi composta a mesa com os pesquisadores Arysson Soares, Anderson Tavares e Bibi Costa, eleitos naquela ocasião para complementarem a diretoria provisória.

O evento teve a colaboração do escritor e advogado, membro da Academia Norte Rio-Grandense de Letras Jurídica, Dr. Carlos Roberto de Miranda Gomes, que assessorou o primeiro secretário, Anderson Tavares na elaboração da Ata de Criação do Instituto e prestando sua colaboração até os dias presentes, cedendo o seu escritório para as reuniões do Instituto e elaborando a minuta do nosso Estatuto, que foi aprovado após convocação dos sócios, na forma da lei.

Na ocasião da fundação e da aprovação do Estatuto, tivemos o prazer de contar com a presença de diversos intelectuais: genealogistas, escritores e historiadores, que nos prestigiaram com suas presenças naqueles momentos históricos, tornando-se sócios fundadores, da mais nova Instituição cultural de nosso Estado.

Ainda não nos foi possível a realização de grande parte do que desejávamos, em virtude das dificuldades, que a todo instante tivemos que enfrentar.

Obtivemos a grande colaboração do artista plástico Levi Bulhões, que criou o Brasão para o nosso Instituto, tendo na sua composição representadas nossas fontes de riquezas e principalmente as cores de nossa bandeira. É um dos mais belos Brasões da heráldica potiguar, caracterizando-se na nossa identidade visual.

Registrados legalmente no cartório de Pessoas Jurídicas e inscrito no cadástro nacional das pessoas jurídicas, nossa instituição está trabalhando para a aquisição de uma sede própria para dar sequência ao seu trabalho.

O INRG já é reconhecido como de utilidade pública pelo Estado do Rio Grande do Norte e pelo Município de Natal.

Hoje comemoramos dois anos da realização daquele sonho e temos a certeza, que também era um sonho acalentado por muitos anônimos genealogistas e pesquisadores de nossa história, espalhados por todo o nosso Estado.

Com algum sacrifício, estamos realizando reuniões mensais para a discussão de assuntos ligados à genealogia.

Cumprindo o ritual estatutário, foi realizada a eleição da Primeira Diretoria Permanente, com a eleição dos seguintes associados:

Presidente Ormuz Barbalhos Sionetti;

Vice-Presidente João Felipe da Trindade;

Secretário Arysson Soares da Silva;

Tesoureiro Antônio Luís de Medeiros.

CONSELHO FISCAL:

Titulares: José Hélio Medeiros; Clotilde Santa Cruz Tavares; Joaquim José de Medeiros Neto e Suplente Álvaro Anídio Batista.
ACADEMIA MACAIBENSE DE LETRAS – A.M.L.

Sob o comando do Acadêmico JANSEN LEIROS, amanhã, dia 18, pelas 9 horas no Centro de Convivência PAX CLUB DE MACAÍBA estaremos comemorando o PRIMEIRO ANIVERSÁRIO DE CRIAÇÃO da nossa ACADEMIA MACAIBENSE DE LETRAS.
A data de criação - 12 de setembro de 2010, ocorrido no Solar Caxangá, coincide com o aniversário de nascimento da nossa Patronesse Institucional AUTA HENRIQUETA DE SOUZA, "A doce poetisa de O horto."
Na ocasião serão entregues títulos de Sócios Beneméritos às seguintes personalidades: 1. Dr. Odúlio Botelho Medeiros, da ACADEMIA DE LETRAS JURÍDICAS DO RN e quem presidiu a sessão de nossa instalação; 2. Dra. Anna Maria cacudo Barreto - imortal de várias Academias potiguares e nacionais, entre elas, a ANRL, ALEJURN, AFL/RN; 3. Jurandyr Navarro da Costas,  – Vice-Presidente da ACADEMIA NORTE-RIO-GRANDENSE DE LETRAS e Presidente da ACADEMIA DE LETRAS JURÍDICAS DO RN e 4. Dra. Marília Pereira Dias, Digníssima PREFEITA DE MACAÍBA.
Na mesma solenidade, a Câmara Municipal de Macaíba entregará Títulos de Cidadania Macaibense aos Acadêmicos Carlos Roberto de Miranda Gomes, Wellington de Campos Leiros, Ivan Maciel de Andrade e Maria Arisnete.

ALGUÉM NA ESTRADA
(Auta de Souaza)
Alguém te espera o Amor, estrada afora,
Seja o dia translúcido ou cinzento,
Para extinguir a sombra e o sofrimento,
Nas empedradas trilhas de quem chora!

Não te detenhas!...Vem!...
O tempo é agora,
Há quem se arrase ao temporal violento,
E corações ao frio, à noite e ao vento.
Ante a descrença que se desarvora...

Vem à estrada do mundo!...
Ampara e ama!...
Esclarece e consola, alça por chama,
O próprio coração fraterno e amigo!...

Esse alguém é Jesus que te abençoa!...
Trabalha, serve, esquece-te, perdoa.
E o Mestre Amado seguirá contigo!...









sexta-feira, 16 de setembro de 2011

FRASE TRISTE DO DIA - SAIU NO JORNAL ESPANHOL "EL PAÍS".

“Que país é este que junta milhões numa marcha gay, outros milhões numa marcha evangélica, muitas centenas numa marcha a favor da maconha, mas que não se mobiliza contra a corrupção?”

(07/08/2011 Juan Arias, correspondente no Brasil do jornal espanhol El País)

Triste ler isto, escrito por um estrangeiro, que, com toda propriedade e elegância, pôs o dedo em uma ferida que nós brasileiros não queremos ver.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

HO J E
Ticiano Duarte, jornalista, advogado, escritor da ANRL lnça hoje na Livraria Siciliano doMidway Mall, a partir das 19 horas o seu livro NO CHÃO DOS PERRÉS E PELABUCHOS - narrativa dos momentos políticos que envolveram pessoas na história do Estado nos momentos importantes entre os anos 1939 e 1965.
Segundo o autor esses foram os momentos mais conturbados dentre todas as fases do cenário político potigur.
É mais um resgate importante da nossa história política, da qual foi testemunha ocular. É um acontecimento imperdível e uma obra essencial em toda biblioteca que se preze. 

DIÓGENES DA CUNHA LIMA
O GRANDE HOMENAGEADO DA SEMANA
Durante os dias 12, 13 e 14, a comunidade jurídica e intelectual potiguar prestou homenagens aos 50 anos de advocacia desse grande causídico.
       Reinaugurou o seu belo escriório da Av. Hermes da Fonseca, com presença dos amigos, numa confraternização que marcou profundamente o coração de todos.
O lançamento do seu livro "Natal - uma nova biografia" nos legou um testemunho de invulgar valor.
A Conferênia da OAB/RN em sua homenagem, deu aos antigos profissionais do Direito a alegria do reencontro e aos novos, o impulso para o futuro. Registrem-se a abertura com a execução do Hino Nacional pela grande artista Lucinha Lira; a saudação emocional do grande Mestre José Augusto Delgado e a palestra do nosso Presidente Nacional Ophir Filgueiras Filho.
PARABÉNS DIÓGENES. 



quarta-feira, 14 de setembro de 2011

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO
          Na condição de aposentado, com mais tempo para a leitura e o lazer, resolvi ocupar o meu tempo com a comunicação entre amigos através da rede social, para o que a internet oferece inestimáveis ferramentas. Depois, decidi ampliar esses contatos através de um "blog", onde tenho a oportunidade de difundir notícias, fazer convites para eventos importantes, divulgar minhas críticas às coisas que reputo incorretas e a ampliar acultura da minha terra, do Brasil e de além mar.
         Pelo meio virtual mantenho contato com amigos e parentes no estrangeiro, como Jean-Paul e Marilene Leforrestier (França), Enza, Enina e Rodolfo Falce (Itália), Ceicinha Câmara (Portugal) e obtenho informações genealógicas e históricas para as minhas pesquisas. Enfim, parafraseando o grande poeta simbolista Cruz e Souza, rompi o círculo que me envolvia "a vida presa a trágicos deveres".
         Registro a alegria de ter merecido a atenção do Jornalista ALUISIO LACERDA, que registrou a existência deste Blog DO MIRANDA GOMES e endoçou campanha que estou liderando contra ato equivocado do Governo Estadual. Posso afirmar, que pela seriedade desse jornalista, igualmente sóbrio como poucos ao tempo em que foi Secretário de Estado, vou ganhar mais leitores e, com isso, aumentar a minha responsabilidade. Obrigado Aluisio e espero continuar tendo a sua colaboração, como tem acontecido com os comanheiros Franklin Jorge, Roberto Guedes, Lúcia Pereira, Jânia Souza e muitos outros.
         Gostaria de esclarecer aos meus seguidores e leitores, que muitas vezes o tempo não permite que eu escreva artigos e, por tal motivo, transcrevo trabalhos que recebo dos colaboradores e os publico.
         Igualmente pondero, por necessário, que os blogs servem também para amenizar as canseiras da vida moderna, com mensagens que nos enternecem e elevam nosso ego, como a que escolhi para esta edição. Poderá até parecer piegas, mas esqueça o texto em si e faça uma introspecção para sentir o objetivo da mensagem e sentirá mais leveza no seu espírito. Sejam bem-vindos  ao nosso modesto mensageiro.
-------------------------------------------------------------------------------
FOLHETO!

Todos os domingos, depois da missa da manhã na igreja, ovelho padre e seu sobrinho de 11 anos saíam pela cidade e entregavam folhetos sacros.
Numa tarde de domingo, quando chegou à hora do padre e seu sobrinhosaírem pelas ruas com os folhetos, fazia muito frio lá fora e também chovia muito. O menino se agasalhou e disse:
-Ok, tio padre, estou pronto. '
E o padre perguntou:
-'Pronto para quê?':
-'Tio, está na hora de juntarmos os nossos folhetos e sairmos. '
O padre respondeu:
-'Filho, está muito frio lá fora e também está chovendo muito. '
O menino olhou surpreso e perguntou:
-'Mas tio, as pessoas não vão para o inferno até mesmo em dias de chuva?'
O padre respondeu:
-'Filho, eu não vou sair nesse frio. '
Triste, o menino perguntou:
-'Tio, eu posso ir? Por favor!'
O padre hesitou por um momento e depois disse:
-'Filho, você pode ir. Aqui estão os folhetos. Tome cuidado! '
-'Obrigado, tio!'
Então ele saiu no meio daquela chuva. Este menino de onze anos caminhou pelas ruas da cidade de porta em porta entregando folhetos sacros a todos que via.
Depois de caminhar por duas horas na chuva, ele estava todo molhado, mas faltava o último folheto. Ele parou na esquina e procurou por alguém para entregar o folheto, mas as ruas estavam totalmente desertas. Então ele se virou em direção à primeira casa que viu e caminhou pela calçada até a porta e tocou a campainha. Ele tocou a campainha, mas ninguém respondeu. Ele tocou de novo, mais uma vez, mas ninguém abriu a porta. Ele esperou, mas não houve resposta.
Finalmente, este soldadinho de onze anos se virou para ir embora, mas algo o deteve. Mais uma vez, ele se virou para a porta, tocou a campainha e bateu na porta bem forte. Ele esperou, alguma coisa o fazia ficar ali na varanda. Ele
tocou de novo e desta vez a porta se abriu bem devagar. De pé na porta estava uma senhora idosa com um olhar muito triste. Ela perguntou gentilmente:
-'O que eu posso fazer por você, meu filho?'
Com olhos radiantes e um sorriso que iluminou o mundo dela, este pequeno menino disse:
-'Senhora, me perdoe se eu estou perturbando, mas eu só gostaria de
dizer que JESUS A AMA MUITO e eu vim aqui para lhe entregar o meu
último folheto que lhe dirá tudo sobre JESUS e seu grande AMOR. '
Então ele entregou o seu último folheto e se virou para ir embora.
Ela o chamou e disse:
-'Obrigada, meu filho!!! E que Deus te abençoe!!!'
Bem, na manhã do seguinte domingo na igreja, o Padre estava no altar, quando a missa começou ele perguntou:
- 'Alguém tem um testemunho ou algo a dizer?'
Lentamente, na última fila da igreja, uma senhora idosa se pôs de pé. Conforme ela começou a falar, um olhar glorioso transparecia em seu rosto.
- 'Ninguém me conhece nesta igreja. Eu nunca estive aqui. Vocês sabem antes do domingo passado eu não era cristã. Meu marido faleceu a algum tempo deixando-me totalmente sozinha neste mundo. No domingo passado, sendo um dia particularmente frio e chuvoso, eu tinha decidido no meu coração que eu chegaria ao fim da linha, eu não tinha mais esperança ou vontade de viver.
Então eu peguei uma corda e uma cadeira e subi as escadas para o sótão da minha casa. Eu amarrei a corda numa madeira no telhado, subi na cadeira e coloquei a outra ponta da corda em volta do meu pescoço. De pé naquela cadeira, tão só e de coração partido, eu estava a ponto de saltar, quando, de repente, o toque da campainha me assustou. Eu pensei:
-'Vou esperar um minuto e quem quer que seja irá embora. '
Eu esperei e esperei, mas a campainha era insistente; depois a pessoa que estava tocando também começou a bater bem forte. Eu pensei:
-'Quem neste mundo pode ser? Ninguém toca a campainha da minha casa ou vem me visitar. '
Eu afrouxei a corda do meu pescoço e segui em direção à porta, enquanto a campainha soava cada vez mais alta.
Quando eu abri a porta e vi quem era, eu mal pude acreditar, pois na minha varanda estava o menino mais radiante e angelical que já vi em
minha vida. O seu SORRISO, ah, eu nunca poderia descrevê-lo a vocês! As palavras que saíam da sua boca fizeram com que o meu coração que estava morto há muito tempo SALTASSE PARA A VIDA quando ele exclamou
com voz de querubim:,
-'Senhora, eu só vim aqui para dizer QUE JESUS A AMA MUITO. '
Então ele me entregou este folheto que eu agora tenho em minhas mãos.
Conforme aquele anjinho desaparecia no frio e na chuva, eu fechei a porta e atenciosamente li cada palavra deste folheto.
Então eu subi para o sótão para pegar a minha corda e a cadeira. Eu não iria precisar mais delas. Vocês vêem - eu agora sou uma FILHA
FELIZ DE DEUS!!!
Já que o endereço da igreja estava no verso deste folheto, eu vim aqui pessoalmente para dizer OBRIGADO ao anjinho de Deus que no momento certo livrou a minha alma de uma eternidade no inferno. '
Não havia quem não tivesse lágrimas nos olhos na igreja. o Velho Padre desceu do altar e foi em direção a primeira fila onde o seu anjinho estava sentado. Ele tomou o seu sobrinho nos braços e chorou copiosamente.
Provavelmente nenhuma igreja teve um momento tão glorioso como este.
Bem aventurados são os olhos que vêem esta mensagem. Não deixe que ela se perca, leia-a de novo e passe-a adiante.

Lembre-se: a mensagem de Deus pode fazer a diferença na vida de alguém próximo a você.
Por isso...
- Me perdoe se eu estou perturbando, mas eu só gostaria de dizer que JESUS TE AMA MUITO e eu vim aqui para lhe entregar o meu
último folheto.



terça-feira, 13 de setembro de 2011


" A todos os amigos que, perto ou longe de mim, nunca me esqueceram"


Convite
Nalva Nóbrega e a Fundação Capitania das Artes convidam
para o Saráu de Lançamento do CD no. 5.


"Um Piano Em Pleno Luar"
as 19h30 de 13 de setembro de 2011
na Galeria de Arte da FUNCARTE
Av: Câmara Cascudo, 434
(antiga Junqueira Aires)
Cidade Alta


Conferência Estadual da OAB/RN começa nesta quarta-feira (14)

A Conferência Estadual dos Advogados será realizada nos dias 14, 15 e 16 de setembro de 2011, no Hotel Vila do Mar - Vila Hall, e terá como tema Advocacia nos próximos 50 Anos – Uma homenagem ao professor Diógenes da Cunha Lima. O evento é destinado a profissionais e estudantes do direito, e contará com a participação de palestrantes de renome nacional e internacional, já estando confirmadas as presenças do presidente do Conselho Federal da OAB, Ophir Cavalcanti, e do ex-presidente Cezar Brito, mesclando temas jurídicos com matérias afins, investindo na interdisciplinaridade, no intuito de debater a advocacia nos próximos 50 anos, suas relações com a sociedade civil e os cidadãos.
Durante a realização do evento será lançado o primeiro Anuário da Justiça Potiguar, que divulgará todos os órgãos do Poder Judiciário, indicando a forma de contato e as funções de cada instituição, além de trazer a relação de todos os profissionais da advocacia e Sociedades de Advogados do Estado do Rio Grande do Norte.
HOMENAGEM AO PROFESSOR DIÓGENES DA CUNHA LIMA
Durante a Conferência, será feita uma homenagem ao professor Diógenes da Cunha Lima, advogado cujo escritório completa 50 anos de inauguração. Atuando nas mais diversas áreas jurídicas, o homenageado tem participação efetiva na vida acadêmica da sociedade potiguar, já tendo ocupado a cadeira de Reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e, atualmente, presidindo a Academia Norteriograndense de Letras – ANL.

Conferência Estadual dos Advogados
Data: 14, 15 e 16 de setembro de 2011
Local: Hotel Vila do Mar - Vila Hall
Tema: Advocacia nos próximos 50 Anos – Uma homenagem ao professor Diógenes da Cunha Lima
Inscrições: www.oab-rn.org.br
Informações: 84.4008 9400

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

DIÓGENES CONVIDA PARA HOJE E AMANHÃ
Celebrando 50 anos de atividades jurídicas, Diógenes da Cunha Lima convida para a solenidade de inauguração e benção religiosa das novas instalações do seu escritório de advocacia.
Data: 12-09-2011
Hora: 17:30
Local: Av. Hermes da Fonseca, 957 - Tirol

Convida também para o lançamento do livro "Natal Uma nova Biografia", ilustrado com fotografias de Henio Bezerra.

Data: 13-09-2011
Hora: 18 h
local: Livraria Siciliano do Midway Mall.

Saudosa Maloca
Éramos crianças, amávamos os Beatles e os Rolling Stones. Fazíamos parte de uma geração de ouro. Tínhamos Pelé, Garrincha, Tom Jobim, Vinícius, Chico Buarque entre muitos outros que se destacavam e se destacam até hoje. Éramos colegas, amigos. De uma união tão forte, que alguns se tornaram irmãos e hoje com certeza, temos outra turma, não de formandos, mais de uma família que teve a sua origem na Escola de Engenharia. Éramos rebeldes, corajosos, inovadores a tal ponto que nos tornamos lendários e ainda hoje somos lembrados. Contam as nossas histórias pela Universidade. Ganhamos um nome. “Turma de 70”. Alex Nascimento, Ayrton Guerreiro, Antônio Garcia, Antônio João, Augusto Guga Leal, Carlos Cortês, Carlos Limarujo, Clovis Veloso, Efábio Peixoto, Mano Dantas, Pancrácio Madruga, Francisco Roberto, Fernando Leitão, José Dantas, José Brilhante, José Williams, Klaus Nóbrega, Laio Alceu, Lulu Flor, Lúcio Flavo, Luis Gonzaga, Beto Melo, Luis de Souza, Manoel Enéas, Manoel Jackson, Maria Lúcia, Marcos Alberto, Marcos Dourado, Oriano, Paulinho Cavalcanti, Rui Santiago. Esses eram os nossos “nomes” de guerra.

O tempo passou, vamos completar trinta e dois anos de formados, permanecemos “quase” que unidos. Houve poucas mudanças, mudanças até aceitáveis quando temos conhecimento maior da genética e sabemos que algumas pessoas se modificam com a idade. Poucos modificaram de comportamento, outros fizeram plásticas, (homens) só tenho medo que inventem de colocar silicone nos peitos ou na bunda. Mas deixa pra lá, o importante é que nesta vida cumprimos (até agora) com nossa missão. Os nossos professores eram verdadeiros amigos, tão amigos a ponto de se juntarem as nossas brincadeiras e se tornarem parte da turma. Adriano Vidal, Antomar Ferreira, Antônio Melo, Aurino Borges, Clovís Gonçalves, Daniel Holanda, Dirceu Holanda, Emanoel Lago, Fernando Guerreiro, Fernando Cysneiros, Fernando Nóbrega, Genário França, Geraldo Pinho, Gilvan Trigueiro, Hélio Varela, João Maurício, Joaquim Elias, José Bartolomeu, José Bitancourt, José Pereira, Wilson Miranda, Ubiratan Galvão, Rômulo Pinto, Roberto Limarujo, Juarez Pascoal, Renato Soares, Otávio Santiago, Nilson Rocha, Nicanor Maia, Kleber Bezerra, Lindolfo Sales, Luciano Bezerra, Luciano Coelho, Luis Jorge Leal, Malef Vitório, Marcelo Cabral, Milton Medeiros, Munir Aby Farah, Newton Rodrigues, assim eram conhecidas as “feras” que nos aturaram durante cinco anos. Quero lembrar também o amigo Romeu Aranha, na época secretário da escola, que vez por outra ficava p da vida com a turma, mas é uma grande alma e logo perdoava as nossas traquinices. A nossa turma era diferente, alegre, a ponto de fazermos teatro dentro da sala de aula, e todos sem exceção faziam parte do elenco, até os professores. Certa vez José Pereira comentou que ia dar um arrocho na prova final, última do curso. Pois bem, montamos um esquema e passamos a rastrear os passos de Pereira no dia anterior a prova. Encontramos a prova rasgada em pedacinhos as onze horas da noite. Conseguimos recompor três das quatro questões. Convocamos a turma e fomos para um grupo escolar resolve-las. Chegamos todos em classe para fazermos a prova com ela já resolvida. Pereira distribui a prova e diz que são quatro questões, mas basta resolver três. Olhamos um para o outro e fizemos um ar de riso. Pereira anuncia quatro horas de prova. Aí começou o espetáculo, era gente suando frio porque o tempo era pouco, disenteria, vômitos Etc. Finalmente Pereira ficou tão nervoso, parou a prova, fez uma prelação, pediu calma e deu mais meia hora de prova. Salvaram-se todos.Em outra ocasião, entramos na sala de aula marchando, com Munir dando aula. Como a sala tava cheia até a metade, nos dirigimos em fila indiana até o final, marchando, Alex era o corneteiro. Quando íamos nos sentarmos ouvimos o grito de Muni

- PELOTÃO SENTIDO. MEIA VOLTA, VOLVER, EM FRENTE, MARCHEM.

De pronto as ordens do comandante (professor) foram atendidas. Marchamos de volta. No

comando, Alex e sua corneta (feita na boca). Chegamos na última fila de carteiras, Muni abriu à porta e gritou – A DIREITA, MARCHEM, diplomaticamente colocou todo o pelotão para fora da sala de aula. A nossa colação de grau foi uma grande festa, em conjunto com as outras escolas e faculdades, na Praça Cívica, hoje novamente Pedro Velho. O reitor era Genário Fonseca. Na hora do juramento todos estiraram o braço direito para frente. Alex era um dos primeiros da fila, em vez do braço, levanta a beca, fica de costas e mostra a bunda (estava só de beca) para todos convidados. Foi um reboliço, Genário ficou mais vermelho ainda, mas fazer o que?

Era assim a nossa maloca, alegre, amiga, atributos que graças a Deus conservamos, trinta e sete anos depois. (Augusto GUGA Coelho Leal)

domingo, 11 de setembro de 2011


O DOMINGO É PARA SONHAR, VIVER, AMAR!



·         "A consciência de uma planta no meio do inverno não está voltada para o verão que passou, mas para a primavera que irá chegar. A planta não pensa nos dias que já foram, mas nos que virão. Se as plantas estão certas de que a primavera virá, por que nós – os humanos – não acreditamos que um dia seremos capazes de atingir tudo o que queríamos?” (Khalil Gibran)
(     (mensagem enviada pelo meu filho Carlos Rosso, no dia do meu aniversário, ocorrido ontem)

Soneto de aniversário

Vinicius de Moraes

Passem-se dias, horas, meses, anos
Amadureçam as ilusões da vida
Prossiga ela sempre dividida
Entre compensações e desenganos.

Faça-se a carne mais envilecida
Diminuam os bens, cresçam os danos
Vença o ideal de andar caminhos planos
Melhor que levar tudo de vencida.

Queira-se antes ventura que aventura
À medida que a têmpora embranquece
E fica tenra a fibra que era dura.

E eu te direi: amiga minha, esquece...
Que grande é este amor meu de criatura
Que vê envelhecer e não envelhece.

(Rio, 1942)
Texto extraído da antologia
"Vinicius de Moraes - Poesia completa e prosa",
Editora Nova Aguilar - Rio de Janeiro, 1998, pág. 451.
Conheça a vida e a obra do autor em "Biografias".
(Colaboração do meu filho Carlos Rosso)


Minha Terra é a Caatinga
Fátima Alves
 
Minha terra! Berço meu...
É a caatinga nordestina
Sua cara é inconstante
Pois a seca vem nos ver
E as vezes quer ficar
Muito tempo a nos secar
Pra mudar nossos retratos

Nesse tempo que não chove
A paisagem adormece
E parece que estar morta
Mas quando a gente conhece
Sabe que tudo estar vivo
A esperar pelas chuvas
Pra acordar bem feliz

Quando chove em nossa terra
Um manto verde é bordado
E o sono de tudo seco
Agora lindo desperta
Pra natureza festejar
Em abundante riqueza
Um bioma tão diverso
Minha terra ! Berço meu...

Te conheço feito abelhas
Que visitam tuas flores
E te amo como as nuvens
Que chovem pra te acordar...
Caatinga! Berço meu...
Quero ter sempre a sua cara...

Súplica de um filho
Jania Souza


Um abraço
um beijo
um afago

um carinho sempre presente
mesmo quando o não
é o laço necessário à subida do caminho

sempre uma palavra de coragem
quando o fracasso
escalou as paredes do fundo do poço
na destruição de uma vida

uma mão estendida
sempre a frente
com os olhos da verdade
alerta o perigo que há
na mentira pintada nas entrelinhas do mundo


na bola vejo teu sonho de garoto alegre-inocente-feliz
na pipa livre encontro teu espírito de guerreiro da vida
no livro encontro tua palavra, mensagem em meu peito


quando pequenininho desejei ser como tu és
forte, invencível, meu maior herói
mas tu não vias minhas necessidades de carinho

sempre ocupado com afazeres ou prazeres com amigos
eu ficava no canto, relegado ao último plano
em tua agenda sempre comprometida

esperava ir ao parque ou a corrida de bicicleta
como os pais de meus amigos faziam
até um programa de cinema
para mim seria a própria loteria

mas espero que tu acordes
para as minhas e as nossas necessidades
para sermos felizes hoje e sempre

quero descobrir o mundo
vencer qualquer obstáculo
com a segurança da tua mão em minha mão
meu coração no teu coração
e a lembrança dos nossos passos sempre em união.
Geralda Efigênia Macedo

Endureci meu coração
navegando nas ondas
dessa vida de descontentamento
alheia vendo a razão
tramitar entre a emição.


As flores que me encantavam
já não passa mais a
mesma mensagem,
as rosas e seus espinhos
feriram-me tão profundamente
que já não sinto o
exalar do perfume que
outrora senti.


O canto do jardim que me convidava
a meditar, deixou de existir,
já não tem nada por lá,
o que ontem foi glória,
hoje só está na memória
desses meus já quase enferrujados
neuronios que ainda teimam em
me fazer lembrar que amanhã
é um outro dia e que sendo
outro dia ainda é possivel sonhar...
sonhar, dormir, acordar, amar, odiar
quere, abraçar. Sei que é possivel,
e um novo amanhecer dirá.