sábado, 30 de novembro de 2013




Miranda     Gomes
PROFESSOR E DVOGADO
Carlos Roberto de Miranda Gomes
Endereço: Rua Cel. João Gomes, 555-A – Barro Vermelho
CEP 59030-320 – Telefone/fax (84) 3222-8815 – NATAL/RN

                  Natal, 28 de novembro de 2013

Excelentíssimo Senhor
Doutor MARCO ANTÔNIO DE MORAES RÊGO MONTENEGRO
Digníssimo Auditor do Tribunal de Contas do
Estado do Rio Grande do Norte
N A T A L


Prezado Senhor,

                 
                  Com muita honra e particular satisfação, recebi a comunicação de haver sido concedida à minha pessoa a Medalha do Mérito “Governador Dinarte Mariz”, instituída pela Resolução nº 004/2003-TCE, por indicação de Vossa Excelência.

                  Desnecessário dizer do regozijo familiar com a homenagem prestada após tantos anos de desvinculação com a Corte de Contas em virtude de aposentadoria, honraria que decorre da benevolência de Vossa Excelência, com quem não tive a oportunidade de maior convívio, mas sim com o seu genitor Conselheiro José Borges Montenegro, com quem conservei laços sólidos de amizade e respeito, numa época inesquecível da velha Casa de Contas da Av. Getúlio Vargas.
                 
                  Gratidão é um predicado que recebi de herança e conservo em minha personalidade, como patrimônio imaterial familiar e que, neste caso, ainda mais se evidência, pela lhaneza de quem me indicou, do qual guardo as melhores referências, pela grandeza moral e vida profissional e particular austera.

                  Ao apresentar a minha gratidão a Vossa Excelência, renovo as expressões de apreço, consideração e respeito, rogando a Deus que o proteja em sua missão.

Atenciosamente

Carlos Roberto de Miranda Gomes
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               
  

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

O TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE CONCEDE A MEDALHA DO MÉRITO "GOVERNADOR DINARTE MARIZ"
 

29 de novembro a 01 de dezembro de 2013
Em CAICÓ
 

quinta-feira, 28 de novembro de 2013


Futebol brasileiro de luto pela morte de Nilton Santos

  • Botafogo cita poema de Armando Nogueira para homenagear o ídolo
  • 'Tão adorado quanto Garrincha. Tão respeitado quanto Pelé', diz nota oficial do clube
  • Rodada do Campeonato Brasileiro terá um minuto de silêncio em todos os jogos
Tópicos da matéria:

O Globo (Email · Facebook · Twitter)
Publicado:
Atualizado:
Homenagem do Botafogo ao ex-jogador Nilton Santos, que morreu nesta quarta-feira Foto: Reprodução do site do Botafogo
Homenagem do Botafogo ao ex-jogador Nilton Santos, que morreu nesta quarta-feira Reprodução do site do Botafogo
RIO - A morte de Nilton Santos, bicampeão mundial com a seleção (1958 e 1962), deixou o futebol brasileiro de luto nesta quarta-feira. Pouco depois da notícia, o Botafogo, único clube que o craque defendeu em todos os 17 anos de carreira profissional, prestou sua homenagem através do Facebook: 'Descanse em paz, Nilton Santos! Obrigado por tudo que fez pelo Botafogo! ‪#‎luto‬'. No site alvinegro, a página inicial destacava um poema do jornalista Armando Nogueira sobre Nilton Santos: 'Tu, em campo, parecia tantos, e, no entanto, que encanto! Eras um só...'. Já a CBF determinou um minuto de silêncio em todos os jogos do Campeonato Brasileiro no próximo fim de semana.
Em nota oficial, publicada no site, o Botafogo reverenciou a categoria de um dos jogadores mais talentosos da história do país pentacampeão mundial.
"Tão adorado quanto Garrincha. Tão respeitado quanto Pelé. Com sua habilidade e categoria, Nilton Santos ultrapassou o conceito de maior lateral-esquerdo da história do futebol mundial. Ao ser chamado de 'A Enciclopédia do Futebol', teve de forma definitiva o merecido reconhecimento de sua incrível capacidade de encantar o torcedor. Em toda sua carreira jogou apenas no Botafogo e, além do Glorioso, a única camisa que usou foi a da Seleção Brasileira. No Botafogo, disputou 723 partidas, e marcando 11 gols. Na Seleção, fez 84 jogos, marcando 3 gols", diz um trecho da nota.
Em entrevista à Rádio Globo, o presidente do Botafogo, Maurício Assumpção, afirmou que pretende fazer uma homenagem ao ídolo, relacionada à camisa 6 imortalizada por Nílton Santos.
A CBF, também em nota oficial publicada no site da entidade, destacou o estilo ofensivo do lateral, inovador para a época:
"Jogador à frente do seu tempo, Nílton Santos era um lateral-esquerdo que já nos anos 1950/1960 tinha como característica ajudar o ataque, com suas investidas pelo lado do campo. Dessa forma, marcou um gol na estreia do Brasil na Copa do Mundo de 1958, na vitória sobre a Áustria por 3 a 0", observa a CBF em comunicado.
Maior ídolo do Flamengo, Zico se manifestou pelo Twitter, do Qatar, onde dirige atualmente o Al-Gharafa:
"Que notícia triste recebo em Doha. Morre Nilton Santos, grande perda pela importância no futebol e pela história de vida. Descanse em paz", escreveu o Galinho.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/esportes/futebol-brasileiro-de-luto-pela-morte-de-nilton-santos-10901272#ixzz2lvdPIK00
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
__________________
FONTE: O GLOBO


Programa legal para sexta-feira:
O documentário Attílio - Traços, Arquitetura e Cidades é o resultado de três anos de pesquisas, em busca da verdadeira história deste que foi um dos mais notáveis arquitetos de seu tempo, autor do projeto ur...banístico da capital goiana. Aborda com profundidade a polêmica saída de Attílio do projeto de construção capital de Goiás por pressões políticas e financeiras, e as consequências deste fato para a cidade, além de sua relação com o modernismo e seu trágico fim.
Fonte: http://www.goianiaouro.com/noticiaDetalhe.php?id=895

VAMOS?
 


 
HOMENAGEM PÓSTUMA

A HÉLIO VASCONCELOS

OAB/RN

O Presidente Sérgio Freire ao designar-me para falar em nome da entidade nesta solenidade póstuma (7º Dia do encantamento de Hélio Vasconcelos) fez acelerar as cordas do meu coração. É que ao longo da vida tivemos em Hélio Vasconcelos o amigo, o incentivador, o exemplo a ser seguido na arte de ajudar o próximo.

Nasceu o homenageado em Macaíba, sendo filho de Salomão Lima de Vasconcelos e Maria de Vasconcelos, no dia 26 de novembro de 1932. Cursou Direito na Universidade Federal do Rio Grande do Norte na turma de 1961. Dr. Hélio foi aluno da primeira turma de direito da UFRN e foi escolhido como o orador oficial para discursar na cerimônia que federalizou a Universidade. Cascudo era até professor na época. Nunca se candidatou à política, mas foi um homem político durante toda a sua vida.

Começou a se destacar como líder estudantil, motivo que justificou sua prisão em 1964, assim que eclodiu o golpe militar no país. Quando foi liberado, a alternativa que Hélio Vasconcelos encontrou foi a de se exilar no Rio de Janeiro, onde se tornou consultor jurídico da Fundação Nacional do Bem-Estar do Menor (Funabem). Ele só retornaria a Natal na década de 80 a convite do advogado e ex-reitor Diógenes da Cunha Lima, de quem acatou a sugestão de se tornar professor do curso de direito na UFRN. "A condição dele para aceitar o pedido era criar a cadeira de Direito do Menor e do Adolescente", lembra a esposa, dona Hilda. A disciplina foi criada e ele lecionou no curso até o surgimento da doença, no dia 6 de janeiro de 2003.

Foi presidente da OAB/RN no período 1993/1995. Teve uma trajetória brilhante na Instituição, com registro de vários importantes feitos. Durante sua gestão recebeu a medalha "Djalma Marinho" e fez questão de dividi-la com a própria OAB.

Na gestão do advogado José de Ribamar de Aguiar foi designado para compor comissão para processar estudos preliminares no sentido da criação da Escola Superior de Advocacia (ESA), tendo como companheiros integrantes os colegas Francisco de Assis Câmara, Hérbat Spencer, Giuseppi da Costa e Marcelo Navarro Ribeiro Dantas.

Dr. Hélio foi conselheiro federal da OAB durante 20 anos, passou pela Secretaria de Educação, durante o primeiro governo de José Agripino Maia (década de 80) e foi presidente da Fundação Estadual para o Bem Estar do Menor (Febem) no Rio Grande do Norte.

Figura respeitada dentro da Ordem dos Advogados do Brasil, Dr. Hélio construiu também uma bela família. São três filhas muito bem encaminhadas e todas unidas por causa do amor dele. Quando começou a sofrer os efeitos da doença de Lewy, ele fez questão de finalizar um livro de memórias. "Caminhada se faz ao Caminhar com Liberdade", traz boa parte de sua história autobiografada.

Em nome do Presidente da OAB/RN, Sérgio Freire, e de todos os advogados norte-riograndenses comungamos espiritualmente com a partida de Hélio, justamente agora quando ele deixa a terra e se entrega aos braços de Deus.

Natal, outubro de 2013

Odúlio Botelho Medeiros

Membro Honorário Vitalício da OAB/RN

 

 

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

terça-feira, 26 de novembro de 2013



R E P A S S A N D O
 

Artigo retirado do jornal virtual Rede Aquarius, boa leitura
Ovo - O Segundo Melhor Alimento do Mundo


Hoje acho que deixarei vocês mais felizes, pois sou um crítico severo dos alimentos vendidos com promessas enganosas de saúde, mas que, no entanto, significam verdadeiros venenos para o corpo humano. Preciso também deixar claro que existe uma gama de alimentos que são sim extremamente saudáveis e que pelo grande poder da indústria alimentícia, acabam muitas vezes sendo "apedrejados" de todas as formas para tentar confundir as pessoas a consumirem os industrializados "enriquecidos" e etc... E o pior é que não só conseguem seu objetivo com a população em geral, mas também fazem com que um número absurdo de profissionais de saúde sejam levados por informações superficiais, aceitem como verdades sem pesquisar a verdadeira fonte, sem procurar estudar profundamente o assunto e pra piorar ainda mais, passem a orientar seus pacientes tendo como única fonte uma notícia qualquer, uma entrevista ou um "professor".

Vamos começar do início. Vocês sabiam que é raro que uma universidade de medicina (eu pessoalmente não sei de nenhuma) tenha aulas sobre nutrologia? Nós médicos costumamos saber tanto de alimento quanto qualquer outra pessoa (ou até menos na maioria das vezes), pois não existem professores específicos. Mas qual é a importância disto, se aprendemos a dar remédios, não é mesmo? Pois é exatamente este tipo de pensamento que domina a mente da imensa maioria dos médicos.

Amigos, Hipócrates, considerado o pai da medicina moderna, 400 anos antes de Cristo já dizia: "Deixe que o alimento seja seu remédio e que seu remédio seja seu alimento." E esta frase tem um impacto enorme na medicina atual, uma vez que cada vez mais estamos descobrindo que o caminho da cura não é o tratamento, mas sim a prevenção das doenças! O fundamental é compreendermos que enquanto fazemos prevenção, ou seja, um programa preventivo de manutenção de saúde, temos um plano A, B, C, D, etc... A partir do momento em que se instala uma doença, aí não temos mais opções. A única opção é o plano A e aí uso de medicamentos, efeitos colaterais, sequelas.

Os 3 pilares da Antiaging Medicine são Modulação Hormonal, Exercícios Físicos Moderados e justamente a Nutrigenética, por isto dedico grande parte de meu tempo à busca dos mais variados e importantes estudos sobre os alimentos.

O ovo é considerado o segundo alimento mais completo do mundo. Tudo que é necessário para que haja uma vida, está contido no ovo. Para que você saiba, o primeiro é o leite materno, terceiro o coco, quarto a quinoa real. Mas e porque já ouvimos tantas vezes algum "gênio" falar mal deste alimento? Infelizmente também não sei o motivo, mas vou fazer com que todos vocês que estão lendo tenham mais informações do que qualquer pessoa que seja contra o ovo e possa arguir com sabedoria para nunca mais ter dúvidas sobre o assunto.

Muito se fala a respeito do problema do colesterol relacionado ao ovo, mas saibam que até hoje, não houve NENHUM estudo que conseguiu comprovar esta teoria absolutamente furada. A culpa pelo colesterol elevado vem de tempos meus amigos e se nós médicos estudássemos história da medicina, encontraríamos muitas respostas. Ainda escreverei sobre o mito do colesterol, mas posso lhes assegurar que colesterol é uma substância essencial à vida e a partir dele é que ocorre toda síntese de hormônios sexuais no corpo. Ele é considerado hoje pela medicina moderna internacional, como um biomarcador. Mas isto explicarei com detalhes em um outro artigo. O importante é que vocês saibam, médicos e não médicos, que não só eu, como qualquer médico que tenha estudado profundamente sobre o tema, colocamos a disposição inclusive nossos diplomas de médico se alguém trouxer um, apenas um estudo comprovando que o ovo aumenta o colesterol!

Pois bem, o ovo é composto por:
  • Ácidos Graxos Saturados
  • Ácidos Graxos Insaturados
  • 20 Aminoácidos
  • 14 Minerais
  • 12 Vitaminas
  • Carotenóides
Dentre os componentes, destacam-se principalmente:
  • Vitamina B12, Folato, Vitaminas A, D, E, K
  • Aminoácidos/Proteínas (20% das proteínas que necessitamos diariamente é proporcionada por 1 Ovo)
  • Fosfatidilcolina (também chamada de Lecitina)
  • Carotenóides Luteína / Zeaxantina*
* Estas substâncias em nosso corpo diminuem a incidência de doença cardiovascular, diminuem a degeneração macular nos olhos (relacionada com a idade), faz prevenção de catarata e de retinose pigmentar. Ou seja, melhora a visão e previne doenças oftálmicas degenerativas.
Em estudo publicado pela Nutrition and Metabolism em, 2008, foi escrito que o estudo evidenciou e comprovou que o ovo tem os seguintes benefícios:
  • Ação Anti-Inflamatória (sendo capaz de diminuir a Proteína C Reativa)
  • Emagrecimento (como efeito indireto, pois o ovo aumenta o hormônio mais abundante do corpo, Adiponectina - antigamente chamado de GBP28)
  • Aumento do HDL (o colesterol chamado de "bom")
  • Diminui os níveis de Insulina (prevenindo diabetes, além de conferir melhor qualidade de vida às pessoas eu ingerem*)
* Insulina hoje é um exame imprescindível, mas que ainda não é solicitado como deveria na medicina. É isoladamente o exame que consegue predizer com maior fidedignidade a longevidade de uma pessoa, além de hoje ser o principal indicador de diabetes. Fazer o que pessoal, a medicina avança, os paradigmas são quebrados, o conhecimento evolui, então se você nunca realizou, saiba que deveria saber seus índices basais. E se você é um colega médico, aproveite a informação e passe a utilizar esta medida como rotina. Estude o assunto, pois glicose isoladamente já não tem valia nenhuma.

Bom, não preciso dizer que o melhor ovo é realmente o "caipira", mas melhor comer o "não caipira" do que ficar sem ovo. O ovo orgânico ou caipira, chega a ter de 10 a 20 vezes mais ômega 3 do que o não orgânico!
Também não preciso dizer que comer o ovo cru não é uma boa ideia, não recomendo devido ao problema da salmonellose, infecção que pode se instalar através de micro rachaduras na casca. Outra coisa, busque guardar seus ovos dentro da geladeira e não naquele local da porta, que é de fato o pior local para se guardar, por causa da probabilidade de provocar rachaduras no abre e fecha da porta.
Por último, saibam que o ovo deve ser ingerido completo, não devemos comer só uma parte ou outra, isto não existe e não faz o menor sentido!

Porcentagem de absorção de aminoácidos (proteínas) de cada alimento para que vejam que o ovo é além de tudo, uma fonte proteica melhor do que qualquer outra possível a nós:
  • Leite Materno – 49% de absorção
  • Ovo (clara+gema) – 48%
  • Carne, peixe e frango – 32%
  • Fórmulas de aminoácidos – as melhores não chegam a 30%
  • Soja – 17%
  • Produtos láteos – 16%
  • Clara de ovo – 17%
  • Espirulina – 6%
E para que percam o medo, saibam que a Universidade de Harvard realizou um estudo onde estudantes de medicina ingeriram 25 ovos por dia durante 3 meses. Querem saber o resultado? O colesterol baixou... Pena que estas coisas não prosperam na medicina. Se fosse a descoberta de uma nova medicação para que as pessoas devessem usar diariamente para tratar alguma doença, podem ter certeza de que no dia seguinte teríamos um representante laboratorial batendo em nossas portas em nossas clínicas oferecendo amostras grátis. Isso quando não oferecem viagens, jantares, entre outros meus amigos. O lado escuro da medicina...

Para finalizar, vou explicar como a nutrigenética enxerga alimentos como possíveis remédios. Olhem o exemplo do ovo:
  • Bom para alergias devido à presença de Zinco
  • Bom para Artrite devido à presença do antioxidante mais potente que existe no corpo, apelidado de guardião do nosso corpo: A Glutationa (que já tem para aplicação injetável e em breve terá também em gel com nanotecnologia lipossômica, ou seja, gel para passar na pele e através da pele a substância é absorvida diretamente para a circulação.
  • Tem a presença desta que é a última Vitamina descoberta na Nutrologia, chamada PQQ (Pirrolo Quinonina Quinona) é benéfica para o crescimento e desenvolvimento corporal
  • Atua na degeneração macular
Resumindo caros leitores, não tenho dúvidas de que provei a vocês que o ovo deveria fazer parte da dieta de todas as pessoas diariamente. Eu procuro comer cerca de 5 ovos por dia e não tenho nenhuma alteração sanguínea. Pelo contrário, meus níveis sanguíneos estão dentro dos padrões ótimos, pois para mim não basta somente estar dentro da normalidade. Trabalho buscando a otimização dos níveis das substâncias importantes no corpo, uma outra forma de examinar o metabolismo humano que é objetivo da medicina antiaging: não deixar que os níveis tenham quedas nem aumentos, mas mantenham-se estáveis dentro dos melhores índices para que não haja declínio metabólico corporal.
Levem a informação aos seus familiares, peçam que leiam o artigo e compreendam a importância fundamental do conhecimento correto na saúde das pessoas e das gerações futuras. Você pode fazer a diferença em sua família e mudar o futuro das crianças.
Dos diversos estudos que pesquisei, acredito que o mais acessível e prático para a leitura de vocês todos, principalmente médicos é este livro magnífico escrito pelo Dr. Sérgio Pupin, que vocês podem comprar pela internet: "O Mito do Colesterol". Aliás, se você tiver um amigo ou familiar médico, seria um ótimo presente à qualquer um!

Dr. Victor Sorrentino

http://www.blogdodrvictorsorrentino.com/2012/05/ovo-nunca-mais-tenha-duvidas-sobre-este.html

Médico formado pela Universidade Luterana do Brasil / * Pós-Graduado em Cirurgia Plástica e Reconstrutiva da Mama pela Santa Casa do Rio de Janeiro / * Pós-Graduado em Cirurgia Geral pela Santa Casa do Rio de Janeiro / * Membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia / * Membro da Sociedade Brasileira de Medicina e Cirurgia Plástica Estética / * Membro da Sociedade Brasileira de Geriatria Preventiva / * Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões / * Membro do Grupo Longevidade Saudável / * Membro da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte * Membro da World Society Interdisciplinary Anti-aging Medicine / * Membro da "The International Hormone Society" / * Membro da American Academy of Anti-Aging Medicine.
________________________
colaboração da amiga JOVENTINA SIMÕES
 
 





segunda-feira, 25 de novembro de 2013


A mulata dengosa do Arpege

 

Elísio Augusto de Medeiros e Silva


Empresário, escritor e membro da AEILIJ


Naquela noite chegamos ao “Arpege” pelas nove horas da noite. Como era uma sexta-feira, mesmo cedo, o salão do primeiro andar já estava cheio de fregueses costumazes como nós, todos ansiosos para conhecerem a novata recém-chegada do Rio de Janeiro.

A música alta se estendia da travessa até a Rua Chile. A dança dominava o salão. Sentamos em uma mesa da pista, onde fomos atendidos por Chico - um dos garçons da casa -, nosso conhecido.

Logo avistamos a mulata tão comentada – era mesmo de encher a boca d’água. Ao nos avistar, ela abriu os lábios carnudos em um sorriso sensual. O corpo bem-feito se movimentava cadenciado pelo swing da radiola de fichas que não parava.

Era uma mulatinha nova e bonita. Os pedaços de carne morena apareciam sob o decote generoso – os seios meio a mostra chamavam atenção de todos os presentes no cabaré.

Olhou ligeiramente para nossa mesa – um olhar de volúpia e oferecimento. Claro que todos nós sorrimos para ela.

A essa altura, dançava sozinha no salão – suas ancas largas mexiam de acordo com os requebros do seu corpo rebolante. A jovem sorria e gingava o corpo, remexendo suas avantajadas cadeiras. Sabendo ser alvo de todas as atenções do salão, também requebrava seus lindos olhos verdes penetrantes à procura de companhia.

A noite avançava, os copos esvaziavam-se rápidos sobre as mesas do salão vermelho esfumaçado. Outras inquilinas da casa dançavam no salão, tentando atrair atenção dos homens do local.

De repente, a cabrocha dengosa parou e sentou-se em uma mesa próxima da nossa. O corpo jovem e bem-feito brilhava sob a luz vermelha do salão do cabaré.

Pelo jeito, a noite iria se estender – uma verdadeira noitada de amor, bebida e música.

A mulata sabia ser o alvo das atenções – todos pareciam estar enfeitiçados por ela. Sentara-se à mesa de perna cruzada, mostrando um pedaço da coxa grossa, bem torneada.

- Mulata dengosa! Disse alto um dos homens da mesa mais próxima à nossa.

Ela ouviu o elogio e sorriu para o homem. Deve ter gostado. Sacudiu o cabelo e os seios mulatos, que balançavam livres no vestido preto curto. Levantou-se rebolante e dirigiu-se até a mesa de onde viera o elogio. Acho que ela se sentia irresistível aos olhares masculinos.

Não demorou muito na mesa dele. O homem agarrou-lhe pela cintura e encaminharam-se para o salão. Aí deu para vê-la mais de perto: ancas largas, cinturinha de pilão, peitos salientes. Os olhos dela tinham um certo brilho e a boca era pintada em vermelho-sangue, a cor da moda.

Eles dançaram agarrados por um bom tempo, roçando os seus corpos suados, ao ritmo das músicas que se sucediam. À medida que novas fichas eram introduzidas no Jukebox.

Quando passaram perto da nossa mesa, sentimos o cheiro dela – usava um perfume extravagante, “doce”, que diziam ser o cheiro das “raparigas” que frequentavam os cabarés da Ribeira.

Mas a dança não se estendeu muito. Ela era uma mulher da vida que se entregava por dinheiro, que fazia do amor o seu ofício. O homem entendeu a razão da impaciência, amassando os seus lábios de encontro aos dela – pois ele também tinha urgência... a pressa dos homens que não sabem onde estarão amanhã. Então, ele abraçou-lhe pela cintura e dirigiram-se a um dos quartos que ficava nos fundos da casa de amor.

A essa altura, o cheiro de beira de cais chegava até nossa mesa. Outros casais também se dirigiram aos quartos. A dança continuava no salão vermelho “cardeal” bem encerado.

A madrugada rompia e nos apressamos a sair. No dia seguinte, com certeza, estaríamos de volta. Quem sabe a mulata não estaria desacompanhada?!
SALVE A BAHIA, SENHOR!




domingo, 24 de novembro de 2013


Verdades cruzadas - II

CARLOS ROBERTO DE MIRANDA GOMES, Professor aposentado do Curso de Direito da UFRN e Presidente da Comissão da Verdade. Membro do IHGRN.

              Sequenciando o nosso estudo, vamos verificar que em 1930 começa a entronização de uma era de restrições da liberdade, agora fora da Monarquia e em plena República velha através do líder gaúcho Getúlio Dorneles Vargas, contando com o apoio das forças militares e policiais.

Getúlio nunca aderiu a qualquer doutrina ideológica. Conforme as conveniências, manipulava este ou qualquer aspecto de todas elas afastado de ambos os extremos.

Otávio Frias Filho - Folha de São Paulo 18/8/2013 (Crítica)

O novo mandatário, segundo registram alguns historiadores, teve dúvidas sobre a viabilidade da revolução. Houve tempo em que pairavam no ar notícias de conspiração e já então ventilava pagar uma eventual derrota com a própria vida.[1]

Mais uma vez a repressão policial renova os desencantos e protestos acontecem no mês de março de 1932 nas ruas de São Paulo, notadamente em 07 de julho, com resultado de quatro estudantes mortos.

Em 1935 eclode novo e mais forte movimento de rebeldia, conhecido como “Intentona Comunista” em novembro de 1935 nas cidades de Natal – que instalou durante quatro dias um governo comunista, Recife e Rio de Janeiro.

Por deficiência na condução das ações por Carlos Prestes e Agildo Barata, houve precipitação dos descontentes, o que resultou num movimento efêmero, tendo como resultado 22 mortes, deixando um lastro sempre aproveitado pelos dissidentes para servir de marco forçado de um fantasma e pretexto contra a esquerda e que perdura até os dias presentes fazendo, imediatamente (10 de novembro), nascer o Estado Novo em 1937, com duração de 15 anos. Estava implantada a ditadura getulista, marco de um período reacionário.

O mundo vivia momentos difíceis, com o crescimento afrontoso do fascismo e do nazismo no continente europeu do que motivou a deflagração do 2º Grande Conflito Mundial em setembro de 1939, contando com o apoio do Japão.
Getúlio, que pendia para as ideologias do nazi-fascismo, episodicamente, voltou a se alinhar com os Estados Unidos a partir de 1942, tornando o Brasil um protagonista nos campos da Itália ao lado dos aliados,


 
 [1] Murilo Melo Filho – Testemunho Político, Ed. Bloch, 1997/7.