quinta-feira, 28 de novembro de 2013


Futebol brasileiro de luto pela morte de Nilton Santos

  • Botafogo cita poema de Armando Nogueira para homenagear o ídolo
  • 'Tão adorado quanto Garrincha. Tão respeitado quanto Pelé', diz nota oficial do clube
  • Rodada do Campeonato Brasileiro terá um minuto de silêncio em todos os jogos
Tópicos da matéria:

O Globo (Email · Facebook · Twitter)
Publicado:
Atualizado:
Homenagem do Botafogo ao ex-jogador Nilton Santos, que morreu nesta quarta-feira Foto: Reprodução do site do Botafogo
Homenagem do Botafogo ao ex-jogador Nilton Santos, que morreu nesta quarta-feira Reprodução do site do Botafogo
RIO - A morte de Nilton Santos, bicampeão mundial com a seleção (1958 e 1962), deixou o futebol brasileiro de luto nesta quarta-feira. Pouco depois da notícia, o Botafogo, único clube que o craque defendeu em todos os 17 anos de carreira profissional, prestou sua homenagem através do Facebook: 'Descanse em paz, Nilton Santos! Obrigado por tudo que fez pelo Botafogo! ‪#‎luto‬'. No site alvinegro, a página inicial destacava um poema do jornalista Armando Nogueira sobre Nilton Santos: 'Tu, em campo, parecia tantos, e, no entanto, que encanto! Eras um só...'. Já a CBF determinou um minuto de silêncio em todos os jogos do Campeonato Brasileiro no próximo fim de semana.
Em nota oficial, publicada no site, o Botafogo reverenciou a categoria de um dos jogadores mais talentosos da história do país pentacampeão mundial.
"Tão adorado quanto Garrincha. Tão respeitado quanto Pelé. Com sua habilidade e categoria, Nilton Santos ultrapassou o conceito de maior lateral-esquerdo da história do futebol mundial. Ao ser chamado de 'A Enciclopédia do Futebol', teve de forma definitiva o merecido reconhecimento de sua incrível capacidade de encantar o torcedor. Em toda sua carreira jogou apenas no Botafogo e, além do Glorioso, a única camisa que usou foi a da Seleção Brasileira. No Botafogo, disputou 723 partidas, e marcando 11 gols. Na Seleção, fez 84 jogos, marcando 3 gols", diz um trecho da nota.
Em entrevista à Rádio Globo, o presidente do Botafogo, Maurício Assumpção, afirmou que pretende fazer uma homenagem ao ídolo, relacionada à camisa 6 imortalizada por Nílton Santos.
A CBF, também em nota oficial publicada no site da entidade, destacou o estilo ofensivo do lateral, inovador para a época:
"Jogador à frente do seu tempo, Nílton Santos era um lateral-esquerdo que já nos anos 1950/1960 tinha como característica ajudar o ataque, com suas investidas pelo lado do campo. Dessa forma, marcou um gol na estreia do Brasil na Copa do Mundo de 1958, na vitória sobre a Áustria por 3 a 0", observa a CBF em comunicado.
Maior ídolo do Flamengo, Zico se manifestou pelo Twitter, do Qatar, onde dirige atualmente o Al-Gharafa:
"Que notícia triste recebo em Doha. Morre Nilton Santos, grande perda pela importância no futebol e pela história de vida. Descanse em paz", escreveu o Galinho.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/esportes/futebol-brasileiro-de-luto-pela-morte-de-nilton-santos-10901272#ixzz2lvdPIK00
© 1996 - 2013. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.
__________________
FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário