sábado, 7 de julho de 2018



A FAMIGERADA LEI DA FUGA

Valério Mesquita*                                                                                                       

Chegou Abílio Frota. Veio passar os festejos juninos em Macaíba e visitar o seu irmão Pierre. Achou o “mano” mas não viu São João.  Ué, cadê a animação?”, perguntou-me curioso, com acentuado sotaque mineiro. Abílio saiu de Macaíba em 1971, vitima da sua própria ingenuidade. O mundo cão lhe foi cruel. E ele, uma ovelhinha da manhã, confiou demais nos códigos, nas leis e nos ditos cartoriais. 
Era casado com Adelaide, mulher bonita, beleza brejeira que descobrira em Crato e trouxe para a sua cidade. Mal desconfiava que Adelaide iria despertar nos homens, paixões descontroladas. Macaíba, perto de Natal, nunca foi tão provinciana como imaginavam ou ainda imaginam alguns.
Abílio trabalhou um tempo no Fórum local e aprendeu certos palavreados jurídicos, sentenças, que acreditava como se fossem um dogma, uma norma de ser e agir na vida. “O assassino fugiu ao flagrante do crime para depois respondê-lo em liberdade”, foi uma das aberrações jurídicas que captou e que foi a ruína do seu casamento. Acreditava piamente na faculdade da lei que privilegiava os bons antecedentes do criminoso como status para usufruto da liberdade condicional. Era o máximo: “Que avanço da legislação penal brasileira!”, gostava de elogiar.
Passados alguns meses, tomou conhecimento que sua mulher o enganava. Após algumas reflexões, decidiu usar os dispositivos da decantada lei para punir a esposa infiel e o “ricardão” malfeitor. Partiu para o flagrante. Conhecendo quem era e os antecedentes, estaria a vontade para indigitar à justiça os prevaricadores. Armou algumas armadilhas mas não deram certo. Sempre o “pé de lã” fugia ao flagrante auxiliado pela esperteza da mulher.  Você prova, você viu Abílio?”. “Não”, respondia desconsolado. E os sussurros na cidade já contabilizavam seis amantes alternativos e rotativos. Abílio enlouquecia.
 Certa vez, avisou a Adelaide que viajaria a Macau e sumiu. Nas caladas da noite foi dormir no telhado de sua casa para lavrar o jurídico flagrante e nada aconteceu. A partir daí passou a crer na inocência de Adelaide apesar dos consistentes rumores. Numa manha de quinta-feira, o juiz de Direito seu amigo, penalizado com o sofrimento e a ingenuidade do seu servidor resolveu abrir o jogo: “Abílio, transfira-se de Macaíba. O clima aqui está muito pesado. Esses boatos estão lhe destruindo”. “Estão não doutor”, respondeu Abílio com convicção. “Adelaide é honesta. Pela lei nunca a peguei em flagrante e acima de tudo tem ótimos antecedentes. Inclusive, doutor, posso culpar os acusados que nunca flagrei?  Até a polícia me forneceu todos os atestados de bom antecedentes”, concluiu com extrema benevolência.
A injusta lei do flagrante havia causado mais uma injustiça. Num sábado de 1971, Abílio e esposa partiram. No recente reencontro, arrisquei perguntar por Adelaide. “Ela me deixou. Mulher admirável. Nunca pude lhe aplicar a lei do flagrante”.

(*) Escritor

COPA DO MUNDO - RÚSSIA - 2018


QUARTAS DE FINAL



DIA 07 DE JULHO


 


SUÉCIA  0  X  2  INGLATERRA




 

(2 x 2)

RÚSSIA   3   X   4   CROÁCIA

sexta-feira, 6 de julho de 2018

"BRITO VELHO" - 90 ANOS DE EXISTÊNCIA




MANOEL DE MEDEIROS BRITO






Carlos Roberto de Miranda Gomes
(mirandagomes1939@yahoo.com.br)


O tempo normal de vida era por volta de 70 anos (Salmos 90:10). A esperança de vida depende do lugar e da época em que uma pessoa vive. De qualquer forma o excedente virá por acréscimo e por ordem de Deus, segundo o merecimento de cada um. O próprio Moisés viveu 120 anos mas isso é raro.


Pois bem, por ordem Superior o "Brito Velho" de guerra chega aos 90 anos, de uma vida intensa, direcionada para o bem comum, como paladino das boas ações.

Na condição de ex-deputado, secretário de estado e conselheiro do Tribunal de Contas do estado, o nosso homenageado é uma pessoa de trato ameno, repositório de casos emblemáticos e de "causos" folclóricos, que nos vai brindar brevemente através de livro.

Sobre Brito, diz Valério Mesquita, em um dos seus escritos:  "Certa vez, estava no interior quando veio o apelo irresistível de uma cachacinha. O seu fiel escudeiro era Raul, motorista. “Raul”, recomenda Brito, com parcimônia, “veja se encontra nesses botecos uma cachaça pelo menos razoável”. Empreendida a busca, volta Raul com a recomendação protocolar: “Doutor Brito, tem umas mas não são de boa qualidade”. Brito, sediço e aliciador, sentencia: “Seu Raul, ruim é não ter”.

Mas Manoel de Medeiros Brito é também um mediador competente, um educador consagrado, um homem dos momentos de grandes decisões, como, igualmente, um dirigente de indiscutível sucesso.

Vou economizar palavras e prefiro abraçá-lo logo mais nas comemorações e nas homenagens à sua vida, desejando que atinja a idade de Moisés.

____________________________

BRITO VELHO, NOVENTA ANOS

Valério Mesquita*

01) O ex-deputado, secretário de estado e conselheiro do Tribunal de Contas do Estado Manoel de Medeiros Brito é dono de um repertório de histórias nascidas do seu “fairplay”, “savoir vivre” e bom humor. Completou noventa primaveras semana passada. São necessários três idiomas para definir a extraordinária espirituosidade de uma vivencia tão rica de situações e fina hilariedade. O jornalista João Batista Machado que o chama de “Brito Velho”, alusão ao ex-deputado federal gaúcho, possui um longo repertório e causos e acontecências colhidos ao longo de sua vida pública.
02) Certa vez, estava no interior, quando veio o apelo irresistível de uma cachacinha. O seu fiel escudeiro era Raul, motorista. “Raul”, recomenda Brito, com parcimônia, “veja se encontra nesses botecos uma cachaça pelo menos razoável”. Empreendida a busca, volta Raul com a recomendação protocolar: “Dr. Brito, tem umas, mas não são de boa qualidade”. Brito, sediço e aliciador, sentencia: “Seu Raul, ruim é não ter”.
03) Brito é um exímio apreciador da “pinga” nordestina. Degusta o precioso líquido como se fosse um príncipe do semiárido. Como Secretário do Interior e Justiça, Brito gostava de integrar a comitiva oficial às reuniões da Sudene em Recife. E explicava ao jornalista Machadinho: “eu vou porque lá é tudo muito bom e barato”. Mas nunca perdia o paladar de uma branquinha. Na capital do frevo, encontrava sempre o amigo Raimundo Nonato Borba, chefe da Representação do Rio Grande do Norte junto à Sudene. Como é do seu hábito, arranjou-lhe logo um apelido: Borba Gato. E no trajeto do aeroporto à Sudene, do banco traseiro Brito avisava: “Borba Gato, não se descuide de parar antes num boteco para eu beber um “rabo de lagartixa”.
04) O Palácio Campo das Princesas, em Recife, era o local refinado das reuniões da Sudene para os convescotes e rega-bofes do mundo oficial do Nordeste. Num desses eventos gastronômicos, estava presente o então Secretário da Indústria e Comércio do Rio Grande do Norte, Jussier Santos. Conhecido pela sua finesse, foi logo se servindo de champignon e sugerindo a Brito para provar aquela delícia. E esse responde de bate-pronto: “Jussier, eu não como frieira”.
05) Em outro almoço, alguém da comitiva oficial do Rio Grande do Norte provoca Brito, ao avistar apetitosos camarões: “Brito, sinta o cheiro inconfundível”. Este, com aquele olhar jardinense do Seridó, corrige: “In, não. Cheiro confundível!”.
06) Numa conversa descontraída, perguntaram a Brito qual a sua definição sobre o casamento. De bate pronto, fulmina: “uma ilusão gratulatória”. De outra feita, Afonso, um dos seus motoristas da atividade oficial, recebeu dele um apelido que exprimia fielmente o significado de suas proezas de paquerador. Afonso era baixinho, entroncado, mas era querido do mulheril funcional que beirava a menopausa. E Afonso “passava” as gordinhas, mal-amadas, pernetas, num comovente “ofício de caridade”. Sabedor de suas façanhas, Brito desfechou-lhe um apelido definitivo: “Areia de Cemitério”. Come tudo.
07) Raul, foi um dos seus últimos motoristas. Em Mossoró, na residência do casal Edith/Soutinho foi servido um lauto jantar a comitiva política que visitava Mossoró. Raul, muito displicente e acanhado, perdeu o jantar que D. Edith, mulher política e sensível, fazia questão de estender aos motoristas as mesma iguarias que eram servidas aos convidados. Às 11 da noite, Brito dá o sinal de largada com retorno à Natal. No caminho, impressionado com o lauto rega-bofe, ao lado de Machadinho, indaga a Raul: “jantou bem?”. “Não senhor”, reponde o tímido motorista. “O quê? Um belo jantar desse você perdeu?”. Já em Natal, Manoel de Brito não conteve o comentário: “Raul, amigo velho, pomba mole nem no céu entra!!”. Raul aprendeu a lição.


(*) Escritor.









COPA DO MUNDO 2018 - RÚSSIA - JOGOS DE HOJE

QUARTAS DE FINAL



DIA 06 DE JULHO





 

URUGUAI   0  X  2  FRANÇA

 


BRASIL  1   X  2   BÉLGICA

___________________________________
Infelizmente não deu para o Brasil. Não tenho a reclamar a ninguém da seleção. Todos cumpriram a sua parte. O que entendo é que nos faltou tão somente o lado psicológico do orgulho pelo País, mercê, unicamente, pelo descalabro dos governantes e parlamentares, que retiram do brasileiro a esperança de uma Pátria mais republicana e ética. Vamos consertar o Brasil e tudo o mais virá por acréscimo.

OBRIGADO aos jogadores e membro do setor técnico da Seleção Canarinho. Vamos olhar para o futuro. 

quarta-feira, 4 de julho de 2018


   
Alex Gurgel

 
Curso de Fotografia passo a passo para iniciantes

Estão abertas as matrículas para o Curso Básico de Fotografia, aonde o aluno vai aprender a fazer fotos usando a luz de forma correta, além de aprender a utilizar os recursos da câmera digital. O Curso de Fotografia acontece na escola de fotografia Engenho de Fotos, localizada na Rua Laranjeiras, 14, Cidade Alta,em Natal, que fica por trás da Igreja do Galo. 
As aulas teóricas serão ministradas aos sábados, das 09h às 12h. Haverá duas aulas práticas aos domingos. No dia 4 de Agosto, a aula será pela manhã para captara luz azulada da manhã, já a aula do domingo, dia 19 de Agosto, será a tarde, aproveitando a luz quente da tarde. 
O local das aulas e horários das aulas teóricas e práticas estão no Plano de Aulas no site da escola. 
Curso de Fotografia 
De 04 AGOSTO à 1º SETEMBRO 
Sábados | 09h às 12h | Prática aos domingos 
Investimento | R$ 350 à vista ou em 3 x de R$ 130 
Informes | [84] 3211-5436 | 98896-5436 (com WhatsApp) 
Site | http://www.engenhodefotos.com/basico-sabado
Curso de Fotografia passo a passo para iniciantes

COPA DO MUNDO - RÚSSIA 2018


QUARTAS DE FINAL



DIA 06 DE JULHO





 

URUGUAI    X    FRANÇA

 


BRASIL    X    BÉLGICA

DIA 07 DE JULHO


 



SUÉCIA   X   INGLATERRA


 

RÚSSIA     X      CROÁCIA

terça-feira, 3 de julho de 2018

ROTARY CLUB DE NATAL-SUL




 O ROTARY CLUB DE NATAL-SUL, em sua plenária de hoje, recebeu a posse e transmissão do cargo de para o período 2018-2019, com a seguinte composição:

Presidente: MARCELO LOPES DA SILVA
Vice-Presidente: JOÃO BATISTA DE PAIVA (JOÃOZINHO)
1º Diretor Secretário: FRANCISCO JADIR DE FRIAS PEREIRA
2º Diretor Secretário: JOSÉ LUIZ DA ROCHA
1º Diretor Tesoureiro: JOSÉ NILTON DE SOUZA
1º Diretor de Protocolo: EXPEDITO PEREIRA MAIA
2º Diretor de Protocolo: PAULO MACÊDO

COMISSÕES:
Imagem Pública e Serviços Internacionais: PAULO MACÊDO
Subcomissão de Estratégia para Web e Mídias Sociais: MARCELO LOPES DA SILVA
Projetos Humanitários: MARIA SELMA PORPINO DE ARAÚJO
Administração e Serviços Internos: GERALDO BATISTA DE ARAÚJO
Integração com a Fundação Rotária: TEREZA NEUMA DE CASTRO DANTAS
Serviços às Novas Gerações: ARTHUR DE CASTRO DANTAS
Desenvolvimento do Quadro Associativo: AVELINO DE QUEIROGA CAVALCANTI NETO
Relações Públicas: MARIA INÊS MACIEL DANTAS

Assembleia muito prestigiada, conforme as fotos abaixo:
Perfil do novo Presidente 
 Entrega da presidência
 Tereza Neuma inicia a sessão entoando o 
Hino do Brasil e fazendo a Oração Rotária
 Rotaryanos presentes
 Rotaryanos aniversariantes do mês e dirigentes
 Mesa dos trabalhos
 Rotaryanos presentes ao evento
 Rotarianos presentes ao evento
 Selma e o Presidente Marcelo
 Rotaryanos de raiz prestigiando a festa
Outros Rotaryanos presentes


Palavras do Presidente:
Agradeço a todos do Nosso Clube pela recepção calorosa que senti na Solenidade de Transmissão de Cargo 2018-2019. Quero juntamente com a ajuda todos os companheiros, aproveitar o máximo esta gestão para fazer o melhor. Manterei as informações via whatsapp e agora via e-mail, pois estou criando um banco de dados de todos os emails do nosso clube para quando enviar a mensagem ir para todos ao mesmo tempo. Mais um vez agradeço a todos.

COPA DO MUNDO - RÚSSIA 2018

OITAVAS DE FINAL



DIA 03 DE JULHO



SUÉCIA  1  X  0  SUIÇA


  

(1  x  1)

COLÔMBIA  3  X 4  INGLATERRA

UFRN - CURSO DE DIREITO TEM NOVO PROFESSOR TITULAR







Nesta manhã 2 de julho, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte conquistou novo Professor Titular - FABIANO ANDRÉ DE SOUZA MENDONÇA, que logrou aprovação de sua tese de Doutorado "A Teoria dos Direitos Fundamentais em uma perspectiva funcional e integrada", perante uma Banca formada por Doutores, Professores Maria dos Remédios, da UFRN, que a presidiu e mais Fernando José Borges Araújo, da Universidade de Lisboa e João Maurício Adeodato e Francisco Queiroz Bezerra Cavalcanti, este da UFPE.
A assistência composta de professores, alunos e familiares do doutorando tiveram a satisfação de ver a declaração de aprovação do no Doutor em Direito da nossa UFRN.
__________________
Fotos de Carlos Gomes e Lívio Oliveira

segunda-feira, 2 de julho de 2018

CONGRESSO DE DIREITO TRIBUTÁRIO

O INSTITUTO POTIGUAR DE DIREITO TRIBUTÁRIO - IPDT é uma sociedade civil sem fins econômicos e lucrativos, que tem como objetivo o estudo e difusão do Direito Tributário.
Nasceu na comunidade acadêmica da UFRN, com a adesão de advogados tributaristas, tendo sido fundado em 2016 e registrado no Cartório de Registro das Pessoas Jurídicas da Comarca de Natal no dia 10 de janeiro do ano corrente, depois de desgastantes diligências, às quais logrou sucesso, estando registrado no Livro Próprio A-nº 181, fls. 34/106 - nº 10257.
Antes do seu registro realizou várias sessões de palestras e um Seminário que contou com eminentes professores e tributaristas nacionais.
Agora, oficialmente, anuncia o seu:


O Congresso Brasileiro de Direito Tributário em Natal, promovido pelo IPDT – Instituto Potiguar de Direito Tributário, ocorrerá durante o dia 09 de novembro de 2018, no Hotel Holliday Inn. 

Em sua primeira edição, o Congresso promete ser um sucesso, ao trazer palestrantes de renome no cenário do Direito Tributário nacional, para discutir temáticas conectadas com as demandas atuais relativas à área. 
Nos painéis, distribuídos ao longo de todo o dia, serão discutidos assuntos como a reforma tributária, os novos paradigmas do processo tributário, a tributação na era da economia digital, os impactos dos arranjos econômicos multinacionais na arrecadação tributária, dentre outros. 
Não apenas para profissionais e estudiosos do Direito Tributário, o evento busca congregar temas de interesse de diversas outras áreas do Direito, sendo, portanto, importantíssimo para se estabelecer um saudável ambiente de debates, bem como se criar um vínculo interpessoal entre os mais diversos profissionais desse setor. 
Portanto, se você é profissional do Direito e pretende se atualizar com as principais inovações do Direito Tributário, a partir das discussões promovidas por quem elabora a doutrina e jurisprudência do nosso país, não pode perder essa oportunidade de apreensão de conhecimentos. 
Inscrições e maiores informações: C&M Produções


C&M Produções

De Agência Orbital

COPA DO MUNDO - RÚSSIA 2018

OITAVAS DE FINAL

DIA 02 DE JULHO

 


BRASIL  2  X  0  MÉXICO


 


BÉLGICA  3  X  2  JAPÃO



domingo, 1 de julho de 2018

COPA DO MUNDO 2018 - RÚSSIA



OITAVAS DE FINAL



DIA 01 DE JULHO

 



ESPANHA  3  X  4  RÚSSIA

  

(1 x 1)

CROÁCIA  2  X 3  DINAMARCA

MENSAGEM DE FÉ


Nossa!!!
Nunca tinha visto esta explicação....
Um aprendizado muito importante!
Que todos nós sejamos concientes do significado do sinal da cruz!

Se você soubesse a importância desta oração, garanto que você a colocaria mais em prática!

*(†) Pelo sinal da Santa Cruz,*
*(†) livrai-nos DEUS, nosso SENHOR,*
*(†) dos nossos inimigos!*
*(†) Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!*

Quando você acorda, você faz sobre si o “sinal da Cruz”?
E antes das refeições?
E quando vai dormir?
Ao menos alguma vez ao dia?
Não?!?!?!?
Se você soubesse a importância desta oração, garanto que você a colocaria mais em prática!
Muitas pessoas, não entendendo a importância dessa oração, a fazem de maneira displicente, ficando apenas no gesto, sem a efetiva invocação da Santíssima Trindade.

O “sinal da Cruz” não é um gesto ritualístico, mas sim, uma verdadeira e poderosa oração! É o sinal dos cristãos! Por meio dele muitos santos invocaram a proteção do Altíssimo, e através dele pedimos a Deus que, pelos méritos da Santa Cruz de Seu Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, Ele nos livre dos nossos inimigos, e de todas as ciladas do mal, que atentam contra a nossa saúde física e espiritual.

Mas você sabe fazer o “sinal da Cruz”?
De forma solene, sem pressa, e com a maior devoção e respeito:

*(†) Pelo sinal da Santa Cruz (na testa)*:
- Pedimos a Deus que nos dê bons pensamentos, nobres e puros.
E que Ele afaste de nós os pensamentos ruins, que só nos causam mal.

*(†) Livrai-nos Deus, Nosso Senhor (na boca)*:
- Pedimos a Deus que de nossos lábios só saiam louvores. Que o nosso falar seja sempre para a edificação do Reino de Deus e para o bem estar do próximo.

*(†) Dos nossos inimigos (sobre o coração)*:
- Para que em nosso coração só reine o amor e a lei do Senhor, afastando-nos, pois, de todos os maus sentimentos, como o ódio, a avareza, a luxúria…..fazendo-nos verdadeiros adoradores.

*(†) Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!*
- É o ato livramento e deve ser feito com a maior reverência, consciência, fé e amor, pois expressa nossa fé no Mistério da Santíssima Trindade, cerne de nossa fé cristã, Deus em si mesmo. Deve ser feito com a mão direita, levando-a da testa à barriga, e do ombro esquerdo ao direito.

Agora que você já sabe a importância do “sinal da Cruz”!
Faça-o antes de sair de casa, antes de qualquer trabalho, nas horas difíceis e nas horas de alegria também!
Faça-o sobre si, e, sempre que possível, na testa de seu filho, de seu marido, de sua esposa, de seu irmão, de seu sobrinho…..
Peça a Deus, sempre, para que Ele te livre e aos seus, de todos os males, afim de fazermos tudo, acordar, comer, estudar, trabalhar, dormir, viajar…
*Em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo! Amém!*

O valor do sinal da cruz


O valor do sinal da cruz

*(†) Pelo sinal da Santa Cruz,* *(†) livrai-nos DEUS, nosso SENHOR,* *(†) dos nossos inimigos!* *(†) Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!* Quando você acorda, você faz sobre si o “si…



Que lição, que reflexão lindíssima!!!
____________
Colaboração do Grupo da PROMOVEC