quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Uma respeitável opinião


 CALDEIRÃO DO DIABO

Valério Mesquita*


Um Estado não é apenas o seu tamanho territorial. É o tamanho de suas lutas para existir como tal. O Rio Grande do Norte, ao longo do tempo, degradou-se administrativamente, vítima dos privilégios das suas elites. Hoje, ele é soma de todos os erros. O que o povo perdeu nesse fogo não será mais achado nas cinzas. O governante procura convencer permanentemente as pessoas daquilo que elas não precisam. A cirurgia a ser feita no corpo de delito é mais em cima. Vejam o somatório de eventos depressivos no Estado calamitoso: crise no sistema penitenciário, verdadeiro barril de pólvora; incertezas com relação a segurança da população face a colisão frontal do atraso que ainda persiste e que não vai sarar até o fim do governo; greve dos servidores da saúde por melhores salários e condições de trabalho, além do desabastecimento dos hospitais públicos; ausência de uma política efetiva de socorro aos municípios contra a estiagem pois dezenas deles já entraram em colapso de abastecimento; perseguição aos aposentados aumentando a contribuição de onze por cento para quatorze. Essa categoria funcional, que contempla todos os segmentos administrativos, teve o fundo previdenciário arrombado pelo gestor com o saque de um bilhão de reais. O governo vai pagar quando?
É urgente que as associações representativas dos inativos, compreendendo desembargadores, juízes, conselheiros, procuradores e outros setores do legislativo e do executivo civil e militar, se irmanem para protestar. A Assembleia Legislativa não pode coonestar dois assaltos seguidos ao bolso do aposentado que já percebe com atraso de dez, quinze, vinte e trinta dias os seus proventos.
A gordura da folha do Estado reside no excesso dos "auxílios" ativos, retroativos e putrefativos, ali e alhures, concedidos aos que percebem altos salários. Aliás, é de bom alvitre investigar sim, as licenciosas e gordas aposentadorias, sem critério e sem vergonha, concedidas nas órbitas dos planetas Saturno e Plutão. Inclusive, o portal da transparência do sistema já exibe os nomes dos que apostaram e continuam ganhando. Nesse particular, as distorções são gritantes e precisam ser reexaminadas, revisadas, se possível. É incontestável! Erros foram cometidos de forma intencional, graciosa e deliberadamente.
Quanto à suspensão do cessar-fogo entre o governo e os policiais, através da assinatura de um pacto, de um documento, apenas traduz o reconhecimento de que os agentes militares e civis tinham razão. Tanto é assim, que o governo não cogita punir ninguém, porque reconheceu que tinham razão. A situação era grave mas não era greve.
Faria já falhou antes, no início do governo, com essa categoria. Quero dizer que "bem estar o que bem acaba". Aliás, é o título de uma comédia de William Shakespeare. Não sou profeta, nem ave de mau agouro. Mas papel, com o tempo, ele se rasga no cartório, na igreja, no banheiro, na padaria, na loteca ou em qualquer parte. Tudo isso dependerá, da maturidade, da competência e da firmeza dos que assinaram o documento. Circunstância é circunstância. Nessa vida, a gente administrará sempre o tempo, as temperaturas e os temperamentos. O importante é que o Estado seja salvo, visto ser o que fica quando tudo passar. Governo vem, governo vai. É o ciclo natural da vida pública. Nela, jamais deixará de ferver o caldeirão do diabo porque é obra de César. Desde o tempo dos romanos.
Esperamos que os vinte e cinco itens apresentados pelos policiais sejam atendidos. Aguardamos a queda do índice de criminalidade no Rio Grande do Norte. E que o aposentado não pague a conta sozinho. Ele é sempre réu dos crimes imaginários. Desejo desarmar todos os meus presságios, dúvidas e dívidas. É preciso, contudo, desviver esse tempo mal assombrado. Porque terrível é ter que desamar os frutos.

(*) Escritor.
PÁGINA  PARA  MEDITAÇÃO NO  DIA  18.01.2018

(Dirigida, mais especialmente, aos Idosos)

É  comum  o aposentado receber os seguintes
conselhos:
- Agora você tem que pensar em você. Já criou
os   filhos,   já   ajudou  os  netos...   É  hora  de 
aproveitar.
Como assim, é hora de aproveitar?
Tudo  o  que  você  viveu  até  aqui faz parte da 
sua  vida também! Foram suas escolhas!  Aliás,
foi a maior parte dela. 
Valorize cada momento vivido.   

                                         Anabela  Sabino


PAZ!
______________
Colaboração da leitora Ana Paula.

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018


CARTAS DE COTOVELO versão 2018 - 05
CARLOS ROBERTO DE MIRANDA GOMES, veranista.
   
Com particular satisfação recebi no meu veraneio de Cotovelo, nesta última terça-feira, alguns componentes da ASSEJURIS, comandada pelo seu Presidente Pedro Marques Homem de Siqueira e mais os associados Albaniza Carvalho, ex-presidente, Neusa Mesquita, Diretora Administrativa,  Manoel Digézio e Múcio Amaral da Costa, do Conselho Fiscal, que vieram dividir comigo as preocupações com a atual situação pela qual atravessa o Estado do Rio Grande do Norte.
Após troca de informações e rememorarmos o episódio que ensejou a inserção constitucional da previsão da Assessoria Jurídica, ainda em 1989, chegamos a um consenso no sentido de que aos integrantes da entidade somente cabe, no momento, colaborar com o Governo para gestões visando à pacificação da situação, pondo-se em atenção permanente para qualquer convocação oficial.
Outro ponto comentado foi o bom relacionamento com os Poderes e com o Ministério Público através de sua longa trajetória, bem assim com a Ordem dos Advogados do Brasil no sentido do reforço da ordem jurídica e do estado democrático de direito.
O único aspecto colocado em apreciação para providências urgentes, foi a necessidade do andamento da Ação Civil Pública 2017.000140-6, que se encontra para julgamento no Tribunal de Justiça, da qual é Relatora a eminente Desembargadora Judith Nunes e que a ASSEJURIS acompanha com singular interesse, pois dela dependem as medidas de oxigenação da entidade, carente de reforço dos seus integrantes mediante abertura de concurso público e assunção efetiva e exclusiva da missão que lhe outorgou a Lei Complementar  518, DE 26 DE JUNHO DE 2014, presentemente fragilizada com a concorrência de assessores jurídicos comissionados, sem atribuições legais definidas para os encargos privativos da categoria.
Fiquei sensibilizado com a cortesia da visita e dos propósitos dos assessores jurídicos neste momento anômalo da vida administrativa do Estado, em colaborar para se reencontrar a plena ordem das coisas, para o que me ofereci a colaborar e manter contato com o Presidente da OAB/RN Paulo Coutinho para combinarmos ações emergenciais e futuras no mesmo sentido da proposição dos visitantes.

Afinal, diz a filosofia popular: não há males que sempre durem, nem desesperanças que perdurem. Vamos à luta na direção de novas vitórias.

Caro sócio,

Desejamos um bom ano de 2018 e anunciamos o retorno das nossas atividades.

Informamos que, em Reunião de Diretoria realizada em data de 17 de julho de 2017, o valor da anuidade ficou majorado para R$ 360,00 (trezentos e sessenta reais), a partir deste ano de 2018, o qual deverá ser liquidado até o dia 28 de março do corrente ano.
Entretanto, por decisão da presidência, o sócio que efetuar o pagamento, até o dia 28/02/2018, pagará apenas a quantia de R$ 300,00 (trezentos reais).
Solicitamos a compreensão de todos os sócios, para que efetuem o pagamento, o quanto antes, tendo em vista que a ANUIDADE é ÚNICA FONTE DE RENDA para as despesas correntes da instituição.

CALENDÁRIO CULTURAL
Aproveitamos o ensejo para informar a nossa programação cultural para o primeiro semestre de 2018 e anunciar que dentre em breve o nosso site estará no ar. Pedimos a todos que acompanhem as nossas atividades pelas redes sociais, Facebook e Instagram  curtam, compartilhem, comentem.

Nosso horário de funcionamento, infelizmente, por carência de pessoal, atualmente é apenas pela manhã, de segunda à sexta, 8h às 12h e aos sábados, 9h às 16h.

Sejam sempre bem vindos.

Atenciosamente,

Assessoria da Presidência


PROGRAMAÇÃO CULTURAL 2018.1

EVENTOS
25/01 – 17 h – Abertura dos trabalhos do ano de 2018 e lançamento do sítio do IHGRN.
22/02 – 17 h – Lançamento do Catálogo do IHGRN, o primeiro do gênero, nos 115 anos de existência do IHGRN.
28/03 – 19 h – Sessão solene de comemoração do Aniversário do IHGRN
    – Lançamento da Revista do IHGRN

PALESTRAS – QUINTA CULTURAL
22/02 – 17 h – PALESTRA - Câmara Cascudo e o Símbolo Jurídico do Pelorinho, ministrada pelo jornalista Vicente Serejo.
08/03 – 17 h – O IHGRN – ministrada pelo pesquisador Cláudio Galvão
19/04 – 17 h – Atol das Rosas – Ministrada pela professora Zélia Sena
17/05 – 17 h  História do Rio Grande do Norte, ministrada pelo historiador Luiz Eduardo Brandão Suassuna (Coquinho)
14/06 – 17 h  O arquipélago de São Pedro e São Paulo, ministrada pelo professor José Lins

EXPOSIÇÕES
08/02 – 17 h - Exposição de Pinturas do acervo particular do médico e artista plástico Iaperi Araújo

15/03 – 17 h - Exposição de Minérios do RN, com mostra da coleção particular de Pedro Simões Neto Segundo, com explicação e distribuição de catálogo sobre o assunto.

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

REVIVENDO A COPA – Berilo de Castro


REVIVENDO A COPA –  
A Copa do Mundo de Futebol de 2014, realizada em nosso país, nos deixou algumas boas lembranças, e momentos de alegria, apesar da grande decepção e do  fracasso abissal demonstrado pela nossa seleção diante da  organizada equipe  da Alemanha, quando fomos massacrados em pleno de Estádio do Mineirão, pelo escorre de 7×1.
Memorizei alguns lances, alguns momentos que bem marcaram aqueles instantes de alegria, tristeza e de congraçamento universal do futebol.
Vejamos:
—  O apagado desempenho do craque número um do mundo: Cristiano Ronaldo, da seleção portuguesa;
—  À ausência nos jogos do famoso atacante Balotelli da seleção italiana, embora presente em campo;
— A mordida canibalesca  de  Luis Soárez,  atacante da  seleção uruguaia no zagueiro da seleção italiana, Chiellini, em plena Arena das Dunas/ Natal;
— O “soprinho” do árbitro japonês ao apitar o pênalti inexistente para o Brasil contra a Croácia;
—  A grande  decepção da seleções da Espanha, Inglaterra e Itália;
—  A grata e a vibrante surpresa das boas seleções da Costa Rica e Colômbia;
—  À  beleza, à alegria, o colorido e a vibração das torcidas nas Arenas;
—  O belo exemplo e a fidalga impressão deixada pelos torcedores  japoneses nas Arenas( povo limpo é povo civilizado);
—  A beleza do futebol exibido pelo veterano Pirlo, meio campista da seleção italiana;
—  A genialidade, a elegância, a disciplina tática exibida pelo meio campista Schweinsteiger da equipe alemã;
—  A raça aliada ao belíssimo futebol do atacante Robben, da seleção holandesa e  o talento do jovem craque colombiano, James Rodríguez;
— O choro coletivo explicável ( um milagre), uma graça alcançada da nossa seleção pela vitória nos pênaltis contra o Chile;
— A estratégica irracional e “confortável” da seleção brasileira de treinar na granja Comary/ Teresópolis/RJ, com  clima de Europa  no inverno, para jogar em clima tropical com  32 graus à sombra;
— A insuportável  chatice  da transmissão apaixonada de Galvão Bueno;
—  A insistência( por falta de coadjuvante) do  craque Neymar em tentar, tentar e teimar  resolver sozinho o jogo para a nossa seleção;
—  Os  curiosos e hilários  nomes dos jogadores estrangeiros: Sissoko, Osako, Guardado, Vida, Pulido,  Caicedo, Mehrdad, Tranquilo, Cuadrado, Abate, Musa, Papastathopoulos, Koo Ja-Cheol, Altidore, Mavuba, Rimando, Immobile, Mejía, Schweinsteiger, Zemmamouche,Lukaku;
—  O alto nível técnico e a performance  dos goleiros das seleções ( A Copa dos Goleiros), destaque maior para Nauer da  seleção da Alemanha;
—  Os vazios, inconsistentes e  bisonhos comentários técnicos e táticos  de Ronaldo Nazário, na TV Globo;
—  A  figura alegre e simpática  do treinador da seleção mexicana e da sua histórica queda ao comemorar o gol da sua seleção;
—  A inusitada e corajosa substituição( que deu certo) do goleiro da seleção da Holanda contra a Costa Rica, no momento mágico da decisão por pênaltis;
— A brutalidade e a virilidade do corpulento  jogador da seleção Colombiana Zúniga, no nosso melhor e único  atacante Neymar, tirando-lhe da Copa;
—  A falta de conhecimento, o despreparo  e a imaturidade  de como foi feito o atendimento em campo de Neymar, vítima de um seríssimo traumatismo na coluna lombar;
— Do futebol jogado com inteligência, solidário, com seriedade, planejamento e muita organização, pela seleção da Alemanha;
— De admirar, aplaudir e assistir o craque Messi correr na vertical em velocidade e ter a bola literalmente colada à chuteira, não permitindo ao  adversário tomá-la. Impressionante! Coisa de gênio;
— A justa e merecida homenagem póstuma ao craque argentino Di Stefano ( que nunca disputou uma Copa do Mundo), com um minuto de silêncio e targa preta, no jogo entre a Argentina e Holanda. E o nosso craque Marinho Chagas ( falecido um pouco antes do início da Copa ), o melhor lateral-esquerdo do Mundo (1974) — nenhuma  homenagem. Lastimável e injusto.Berilo de Castro – Médico, escritor, membro do   IHGRN – berilodecastro@hotmail.com.br