sábado, 29 de julho de 2017


Um passeio pelo passado
Por: CARLOS ROBERTO DE MIRANDA GOMES, escritor.



Bom dia a todos, apesar deste sábado frio, onde o sol apontou, mas se recolheu cedo.
Minha conversa de hoje é para chamar a atenção dos meus leitores para uma coluna do jornal Tribuna do Norte, editada aos sábados, dentro do caderno “Autos&motores”, escrita por Aurino Araújo, denominada “Crônicas da Velha Ribeira”, já registrando a cronologia (72), onde oferece sempre um destaque para o tradicional bairro canguleiro, acompanhado de fotografias que nos fazem sonhar com aqueles dias ditosos (eta palavra esquecida).
Na edição de hoje ele retratada a Rua Dr. Barata, uma das mais frequentadas no passado, seja por se tratar de centro de vendas a grosso, localização de lojas famosas e dos escritórios dos profissionais mais respeitados e lugar onde desfilavam as autoridades e os artistas que por aqui passavam no tempo da guerra e se hospedavam no Grande Hotel.
Pois bem, Aurino passeia pelas calçadas famosas da cidade e relembra pessoas e lugares realmente inesquecíveis. Apenas, nesta oportunidade, gostaria de aguçar a sua lembrança para algumas peças desse tabuleiro que não foram citadas: O 2º Cartório de Seu Paulo Mesquita, a Livraria Ismael Pereira (do seu filho Walter Pereira), o arquiteto Souza Lelis, no alto da loja que fazia esquina com a Travessa Venezuela (na travessa seguinte, a Argentina, ficava a Oficina Brasil do meu sogro Rocco Rosso), o foto de João Alves exibindo fotografias famosas, o bilhar que ficava vizinho, onde eu ia à noite jogar com os colegas (todos menores), para fugir dos olhares dos Comissários de Menores, a mando do Juiz, que por sinal era o meu pai (com portas fechadas, naturalmente).


Mais adiante o jornal A ORDEM ( e lá o famoso encadernador Seu Bandeira), vizinho à Junta Comercial do poeta Luiz Patriota, a Casa Rubi, representante dos chapéus Ramenzoni. Sei que em próximas crônicas Aurino vai completar a plêiade de outros recantos e figuras da mitologia natalense.

Por enquanto, viva Aurino – e o livro quando vai sair????

Nenhum comentário:

Postar um comentário