domingo, 11 de fevereiro de 2018

HOJE É CARNAVAL

 Deliciosos na Folia - 1958

Vai longe o tempo da minha folia, mais de meio século. Isto é, da folia de bloco, sem régua nem compasso, quando compunha os Deliciosos na Folia, depois os Feras ou simples brincante das bagunças matinais e dos bailes inesquecíveis do Aero e do América.
Como os meninos do meu tempo, também usava algum vestido de mamãe e percorria a cidade com muitos grupos de "bagunceiros", no bom sentido, pois não se molestava ninguém.
Recordo que houve um ano de chuva torrencial e as bagunças se uniram e, simplesmente formaram um fila indiana interminável e organizadamente entrávamos em lugares diversos, boates, "buates" e equivalentes.  À tarde nos preparávamos para os "assaltos" devidamente programados em casas de amigos e em clubes da cidade, enquanto, à noite, estávamos nos tradicionais desfiles nos palanques oficiais.
Com o tempo, assumindo novas responsabilidades, mudamos o panorama da nossa alegria para agora acompanharmos nossas crianças nos bailes infantis, completando o ciclo de força física para suportar as jornadas, então com o devido compasso.
Hoje, quando beiramos as oito décadas, resumimos o nosso festejo nas residências, com a família e amigos, geralmente numa praia, tudo inteiramente "diet", fiscalizando a festa e revivendo as músicas do nosso tempo, que continuam íntegras e preferidas pelo público velho e novo, num fenômeno que demonstra que o passado era mais verdadeiro.
Não se faça de doido não, todos nós curtimos esse tempo maravilhoso e estamos longe de usarmos a Bandeira Branca, fiéis de usarmos as Vassourinhas para recolocarmos a casa em ordem para outros carnavais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário