ABC
Futebol Clube
O ABC Futebol Clube surgiu em 29 de junho de 1915 (Dia de São Pedro) através do anseio de um grupo de jovens atletas, ávidos para criar um clima desportivo capaz de alavancar novos tempos para uma província ainda em dificuldades econômicas decorrente do período de guerra no continente europeu, mas com reflexos na América do Sul.
O local foi a residência do Coronel Avelino Alves Freire, respeitado comerciante e presidente da Associação Comercial do RN, no bairro da Ribeira, logo no início do horário vespertino, pelas 3 horas, na avenida Rio Branco, aos fundos do Teatro Carlos Gomes, hoje Alberto Maranhão.
Concretizado o sonho, ficou igualmente aprovado o nome do novo clube: ABC FUTEBOL CLUBE, em homenagem ao Tratado Argentina, Brasil e Chile, aprovando sugestão do sócio-fundador José Potiguar Pinheiro e por proposta do filho do coronel Avelino Freire, João Emílio Freire, que as cores preto e branco seriam adotadas como oficias pelo clube a partir daquele momento. Com o passar do tempo conquistou o apelido de O mais querido.
O historiador potiguar Luís da Câmara
Cascudo criou uma frase antológica sobre o time: "Numa cidade chamada Natal existe um povo chamado ABS."
O Clube tem a data de 29 de junho declarada como "Dia do ABC Futebol Clube", através de lei municipal sancionada no dia 21 de julho de 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário