domingo, 18 de maio de 2014

MORRE UM HOMEM ILUSTRE DO RIO GRANDE DO NORTE
 
 



Com a idade de 88 anos, faleceu em Natal Hypérides Lamartine, mais conhecido na sociedade potiguar como “Pery Lamartine”.


O Caicoense ilustre, reconhecido pelo seu trabalho em favor da aviação em nosso Estado e pioneiro na área de turismo no agenciamento de viagens, atividade que dividia com a sua indiscutível veia literária, era filho do casal Clóvis Lamartine de Farias e Maria de Lourdes da Nóbrega.


O pranteado escritor deixou várias crônicas e cerca de 17 livros publicados, entre os quais “Velhas Oiticicas”, “Epopéia nos Ares”, “O Aeroplano”, “Personagens Serra-negrenses” e “Coronéis do Seridó”, o que lhe fez galgar uma cadeira na nossa Academia Norte-Rio-Grandense de Letras.


Pery era um dos ilustres sócios do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte e produziu trabalhos de pesquisas utilizando o rico acervo da Casa da Memória.
 
Um detalhe, a sua morte aconteceu precisamente na ocasião em que estavam em Natal pilotos franceses comemorando o Raid Latécoère, e nas solenidades realizadas o nome de Pery não foi esquecido, ainda sem se ter a notícia de sua morte, aliando-se com a própria história do Aeroclube de Natal, fundado em 1928 por Juvenal Lamartine, seu avô. Perde a sociedade potiguar o seu escritor, jornalista, empresário e piloto Pery Lamartine, que fez história na aviação potiguar e foi um dos responsáveis por elevar o nome do Aeroclube de Natal. 
Registra-se que em 1949, foram feitas imagens fotográficas do piloto Augusto Severo Neto mostrando o piloto Pery Lamartine nos comandos da aeronave PT-19 sobrevoando o “aeródromo perdido”, que se configura como um dos maiores mistérios da aviação norte-riograndense, com a localização do primeiro aeródromo da zona Norte de Natal, esquecido desde a década de 40.

Nenhum comentário:

Postar um comentário