sábado, 6 de julho de 2013

O NORDESTE EM DESTAQUE



 
O  RIO

MANOEL BANDEIRA




O Rio Ser como o rio que deflui
Silencioso dentro da noite.
Não temer as trevas da noite.
Se há estrelas nos céus, refletí-las.
E se os céus se pejam de nuvens,
Como o rio as nuvens são água,
Refleti-las também sem mágoa
Nas profundidades tranquilas.




Avoante  
Accioly Neto         

Quando o riacho vira caminho de pedra
E avoante vai embora procurar verde no chão
A terra seca fica só e no silêncio
Que mal comparando eu penso: tá igual meu coração
Que nem a chuva você veio na invernada
Perfumando a minha casa e alegrando meu viver
Mas quando o sol bebeu açude inté secar
Quem poderia imaginar que levaria inté você
(Bis)
Só resisti porque nasci num pé-de-serra
E quem vem da minha terra resistência é profissão
Que o nordesino é madeira de dar em doido
Que a vida enverga e não consegue quebrar não
Sobrevivi e estou aqui contando a história
Com aquela mesma viola que te fez apaixonar
Tua saudade deu um mote delicado
Que ajuda a juntar o gado toda vez que eu aboiar (2x)
Ê ê ê boi, ê ê saudade...
Só resisti porque nasci num pé-de-serra
E quem vem da minha terra resistência é profissão
Que o nordesino é madeira de dar em doido
Que a vida enverga e não consegue quebrar não
Sobrevivi e estou aqui contando a história
Com aquela mesma viola que te fez apaixonar
Tua saudade deu um mote delicado
Que ajuda a juntar o gado toda vez que eu aboiar (2x)

Ê ê ê boi, ê ê saudade...

(interpretação de Mastruz com Leite)

RECADO NA PRAÇA VIRTUAL
Ivam Pinheiro

Nas praças virtuais das redes de computadores
me encontro fazendo amigos, prosas e poesias.
E tantas alegrias chegam em abraços fraternais
... 
para superar adversidades e amenizar as dores.
Somos naves, navios ancorando paz e ousadias,
e na mente, barcos são políticas públicas no cais.
Que haja justiça no mundo com a social inclusão
e reflitas e ore a Deus - Nosso Pai com amor e fé
para o povo pobre, o acesso a terra, água e pão.
Saúde, lazer e esportes, segurança e habitação:
dignidade de direitos humanos, vida, riso e feijão.
E venha ao povo bons livros - educação e cultura:
poesias e literaturas e a auto estima nas alturas.

Natal, RN, Brasil, 06.07.2013.
10 h: 15 min - 10 h: 25 min

* Poema dedicado a magia boa da amizade conquistada, nas figuras das amigas integrantes do "Fórum do Livro , da Leitura, da Literatura e das Bibliotecas - RN" :
Do Carmo Silva, Maria Evania e Suely Marinho de Andrade e a todos bons amigos Poetas da SPVA representados nas figuras de Zé Martins, Ozany Gomes e Geralda Efigênia.

Livro e Criança - Imagem disponível no sítio:
http://odeliriodabruxa.blogspot.com.br/


EU NÃO TROCO MEU OXENTE 

Esse tal de rocambole
Esfirra, nissin, miojo
Quer-me ver cuspi com nojo
Ofereça-me um rizole
Prefiro uma fruta mole
Beliscada do vem-vem
Feijão de corda xerem
Canjica com leite quente
Eu não troco meu oxente
Pelo ok de ninguém
Tomar wiski importado
Na taça pra ser bacana
Sou mais um gole de cana
Num caneco enferrujado
Não sou muito refinado
Nem tenho inveja também
Druris conhaque almadem
Prefiro minha aguardente
Eu não troco meu oxente
Pelo ok de ninguém
Esses verbetes do inglês
Que usam no dia a dia
Não me trazem simpatia
Estragam meu português
Vou ser sincero a vocês
Sou muito mais meu quinem
Adonde, prumode, eim?
Acho mais inteligente
Eu não troco meu oxente
Pelo ok de ninguém
Eu não falo REDBUL
Prefiro touro vermelho
MIRROR pra mim é espelho
BLUE BIRD pássaro azul
Bonito e não BEAUTIFU
Falo dez em vez de TEN
BABY pra mim é neném
E HOT pra mim é quente
Eu não troco meu oxente
Pelo ok de ninguém
Não gosto de pancadão
Nem de RAP improvisado
HIP HOP  pé quebrado
Sem métrica e sem oração
Sou muito mais gonzagão
No forro do xem nhem, nhem
Gosto de aboio e também
De um baião de repente
Eu não troco meu oxente
Pelo ok de ninguém
 


LAMENTAÇÕES
Eduardo Gosson
I
Por que te aflinges, Raquel?
Basta de lamentação.
Em Belém já nasceu
O Salvador
Jesus
II
Senhor, 
amanuelaram o mundo
como previu o poeta José Bezerra Gomes
Senhor,
compadecei de nós




Nenhum comentário:

Postar um comentário