quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016


                   Poesias musicais

Por: BERILO DE CASTRO

           O que seria da vida se não existisse música?            A música, rejuvenesce a alma, alimenta o corpo e libera com certeza os hormônios saudáveis e estimulantes  da vida.

           Quem não se arrepia e, chega até a chorar ao ouvir os belos versos de uma poesia musical? Quem não voltou no tempo, e, se viu envolvido e agraciado diante de uma admirável e inesquecível canção musical?           
           A música é paz, é sonho, é vida!
           Pensando e envolvido nesse sonho, me vi diante de um desafio, o de registrar, de forma pura e literalmente  pessoal, algumas frases, estrofes e textos poéticos, que tanto tem enriquecido e encantado o mundo daqueles que admiram e vivem nesse belo cenário musical.
           Vejamos algumas dessas pérolas:

1-" Eu não faço questão de ser tudo/Só não quero e não vou ficar mudo/Pra falar de amor pra você".- (Pai - Fábio Júnior)

2-"Quando estou com você estou nos braços da paz".( Gostoso demais- Nando Cordel)

 3-"Você foi o caso mais antigo, o amor mais amigo que me apareceu". ( Outra vez-Isolda)

 4-"Quero a alegria de um barco voltando/Quero ternura de mãos se encontrando para enfeitar a noite o meu bem".-(  A noite do meu bem- Dolores Duran)

  5-"Tire o seu sorriso do caminho/ Que eu quero passar com a minha dor". ( A flor e o espinho- Nelson Cavaquinho)\         
         
  6-"Da dura poesia concreta de tuas esquinas/ Da deselegância discreta de tuas meninas".- ( Sampa-Caetano Veloso)

  7- "Se todos fossem iguais a você, que maravilha viver...( Se todos fossem iguais a você- Vinícius e Tom Jobim)

  8- "Abre os teus braços e canta a última esperança/ A esperança divina de amar em paz".- ( Se todos fossem iguais a você- Vinícius de Moraes e Tom Jobim)

  9-  Fico com a pureza das respostas das crianças: É a vida! É bonita e é bonita!...-( O que é o que é - Gonzaguinha)

 10-"A porta do barraco era sem trinco/E a lua furando nosso zinco/Salpicava de estrelas nosso chão".- (Chão de Estrelas- Silvio Caldas/ Orestes Barbosa).
      
  11-"Descansei, joguei,investi,desisti/Se há sorte eu não sei, nunca vi". - (Romaria - Renato Teixeira)

  12-"Você vai ficar marcada com certeza/Pois  o tempo não perdoa e destrói a beleza/O tempo é que nos faz todos iguais".- (Cara Cara- Nelson Gonçalves-autores:Lúcio Nascimento/Carlos Cola).

 13-"Quantos mistérios que você sondava/ Quantos você conseguiu entender?/ Quantos segredos que você guardava/ Hoje  são bobos ninguém quer saber?"- ( A Lista- Oswaldo Montenegro)

  14-"Quem vê, ao longe, passando/Uma vela, panda, ao vento/Não sabe quanto lamento vai nela soluçando/ A pátria procurando! " - ( Praieira- Eduardo Medeiros/ Otoniel Menezes)

  15-"Vem matar essa paixão que me devora o coração/ E  só assim então serei feliz, bem feliz...( Rosa - Pixinguinha/Orlando Silva)

  16-"As rosas não falam/As rosas exalam o perfume que roubam de ti". ( As Rosas não falam - Cartola)

  17-"Nossas curvas se acham/Nossas formas se encaixam na medida  perfeita". ( Côncavo e convexo- Roberto Carlos)

  18-"Se alguém tocar seu corpo como eu/ Não  diga nada/Não  vá dizer  meu nome sem querer/ A pessoa errada".( Detalhes- Roberto Carlos e Erasmo Carlos)

  19-"Ando devagar porque já tive pressa, e levo esse sorriso, porque já chorei de mais".- ( Ando devagar - Almir Sater).

  20-"Só levo a certeza que muito pouco eu sei, ou nada sei... (Ando de devagar-Almir Sater).

   21-"Eu bato o portão sem fazer alarde/Eu levo a carteira de identidade/ Uma saideira, muita saudade/ E a leve impressão de que já vou tarde". ( Trocando  em miúdo- Chico Buarque).

   22-"Perto de você me calo/Tudo penso e nada falo/ Tenho de medo de chorar".( Último desejo- Noel Rosa)

   23-"E assim, quando mais tarde me procure/Quem sabe a morte, angústia de quem vive/ Quem sabe a solidão,fim de quem ama/ Eu possa lhe dizer do amor( que tive): que não seja imortal, posto que é chama/ Mas que seja infinito enquanto dure".- (Soneto de fidelidade- Vinicius de Moraes).

   24-"A felicidade é como a pluma que o vento vai levando pelo ar/Voa tão leve/ Mas tem a vida breve/ Precisa que haja vento sem parar".( A felicidade- Vinícius de Moraes)

   25 -"A minha gente sofrida despediu-se da dor/ Pra ver a banda passar/ Cantando coisas de amor". ( A banda - Chico Buarque").

   26-"Quando o verde dos teus oios/Se espaiar na prantação/ Eu te asseguro não chore não, viu/ Que eu vortarei, viu, meu coração".( Asa Branca-Humberto Teixeira/ -Luiz Gonzaga)

   27-"O meu erro é bem humano/É um crime que não evitamos/ Este princípio alguém jamais destrói/ Errei... erramos". ( Errei... erramos- Ataulfo Alves)

   28-"Sou eu que vou seu colega/Seus problemas ajudar a resolver/Te acompanhar nas provas bimestrais você vai ver/ Serei, de você, confidente fiel/ Se seu pranto molhar meu papel".-( O caderno- Toquinho/ Mutinho )

  29-"Eu daria tudo que eu tivesse/Pra voltar aos dias de criança/Eu não sei pra que a gente cresce/Se não sai da gente essa lembrança".( Meus tempos  de criança - Ataulfo Alves)

   30-"Oh,minha serra, eis a hora do adeus vou embora/Deixo a luz do olhar no teu luar Adeus".-( Serra da Boa Esperança - Lamartine Babo)

   31-"Se ela preferiu ficar sozinha/Ou já tem outro bem/ Se ela me deixou a dor é minha/A dor é de quem tem".- ( De mais ninguém- Marisa Monte)

    32-"Sem um aceno/Ele pega na viola/E a lua por esmola/ Vem pro quintal desse moreno".-( Rancho Fundo- Lamartine Babo e Ary Barroso)

    33-"Aquela estrela é dela/Vida,vento,vela,leva-me daqui".- (As velas do Mucuripe- Belchior)

    34-"Tu és a forma ideal/ Estátua magistral Oh alma perenal/ Do meu amor, sublime amor"...( Rosa - Pixinguinha/ Orlando Silva)

    35-"Sinfonia, música divina, prece musical/Sinfonia,ritmo dolente e original/ Sinfonia, mística orquestração do criador".(Prelúdio de Sonata- César Cruz/Augusto Calheiros)

    36-"Olho a rosa na janela, sonho um sonho pequenino/ Se pudesse ser menino, eu roubava essa rosa/ E ofertava, todo prosa...( Modinha-Sérgio Bittencourt)

     37-"Atiraste uma pedra no peito de quem só de fez tanto bem/E quebraste um telhado, perdesse um abrigo/ Feriste um amigo...( Atiraste uma pedra- Herivelto Martins/ David Nasser)

     38-"Naquela mesa tá faltando ele e a saudade dele/Tá doendo em mim".- ( Naquela mesa - Sérgio Bittencourt)

      39-"Sei que amanhã /Quando eu morrer/ Os meus amigos vão dizer/Que eu tinha um bom coração/ Alguns até hão de chorar/ Querendo me homenagear/ Fazendo de ouro um Vilão".- ( Quando eu morrer-Jacob do Bandolin)

      40-"Você é como água de cacimba, limpa, doce e saborosa, todo mundo quer beber". -( Você endoideceu meu coração - Nando Cordel)

      39-"Eu quase não saio/Eu quase não tenho amigos/Eu quase que não consigo/ Ficar na cidade sem viver contrariado".( Lamento Sertanejo- Gilberto Gil-Dominguinhos)

     41-"Creia toda quimera se esfuma/ Como a beleza da espuma/Que se desmancha na areia". -(Risque - Ary Barroso)

      42-"Sou eu que vou ser seu amigo/Vou lhe dar abrigo/ Se você quiser/Quando surgirem seus primeiros raios de mulher".- ( O Caderno - Toquinho/ Mutinho)

      43-"Eu vi um menino correndo/Eu vi o tempo brincando ao redor/ Do caminho daquele menino...( Força Estranha - Caetano Veloso)

      44-" Meu coração,não sei por quê/ Bate feliz quando te vê/E os meus olhos ficam sorrindo/ E pelas ruas vão te seguindo/ Mas mesmo assim foges de mim".- (Carinhoso -Pixinguinha/ Orlando Silva)

      45-"Eu quero ser exorcizado/Pela água benta desse olhar infindo/Que bom é ser fotografado/ Mas pelas retinas desses olhos lindos".- ( Disritmia - Martinho da Vila)

     46-"Com a chave na mão/ Quer abrir a porta/Não existe porta/ Quer morrer no mar/Mas o mar secou/Quer ir para Minas/Minas há mais/José, e agora?- (José - Carlos Drummond de Andrade/Paulo Diniz)

     47-"Espelhos da minha mágua/ Meus olhos/ São poças d água/ Sonhando com seu olhar...( A deusa da minha rua- Newton Teixeira/Jorge Faraj - Nelson Gonçalves)

     48-"Ouça- me bem amor/Prestes atenção/ O mundo é um moinho/ Vai triturar teus sonhos/Tão mesquinhos / Vai reduzir as ilusões a pó".- ( O mundo é um moinho- Cartola)

    49-"A vida é amiga da arte/É a parte que o sol me ensinou/O sol que atravessa essa estrada que nunca passou...( Força estranha - Caetano Veloso)

     50-"A sorri/Eu pretendo levar a vida/Pois chorando/ Eu vi a mocidade perdida".- ( O Sol nascerá- Cartola)

      51-"Ranchinho de paia/Onde tudo é amor/A beleza da praia/O canto do pescador".- ( Ranchinho de paixão - Chico Elion)

      52-"Dormia/A nossa pátria mãe tão distraída/Sem perceber que era subtraída/Em tenebrosa transações".( Vai passar- Chico Buarque)

        53-"E eu que não creio/Peço a Deus por minha gente/É gente humilde/Que vontade de chorar".-( Canhoto,Vinicius de Moraes e Chico Buarque)

        54-"Sua ilusão entra em campo/No estádio vazio/Uma torcida de sonhos aplaude talvez...( Balada número 7- Moacyr Franco)

       55-"Feito louca, alucinada e criança/Sentindo o meu amor se derramando/Não dá mais pra segurar,/Explode  coração".(Explode coração - Gonzaguinha)

       56-" Quando agente se abraça/Tanta coisa se passa/Que não dá pra falar/ Nesse encontro perfeito/Entre o seu e o meu peito / Nossa roupa não dá".( Côncavo e Convexo- Roberto Carlos)

       57-"Este luar cá da cidade tão escuro/Não tem aquela saudade/ Do luar lá do sertão".- ( Luar do Sertão- Catulo da Paixão Cearense)

       58-"Assum preto veve solto /Mas não pode avuá/Mil vezes a sina de uma gaiola/Desde que o céu,ai, pudesse oiá".- ( Assum preto -Luiz Gonzaga)


       59" Felicidade foi-se  embora/E a saudade no meu peito ainda mora/E é por isso que eu gosto lá de fora/Porque  sei que a falsidade não vigora".- ( Felicidade- Lupicínio Rodrigues)

       60-"Coisa que gosto é poder partir/Sem planos/Melhor ainda é poder voltar/ Quando quero...( Encontros e despedidas - Fernando Brant/ Milton Nascimento)

      









     

Nenhum comentário:

Postar um comentário