quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Cultura
 
   Coletivo Aboio inaugura exposição ‘Uma Parte de Nós’, na Pinacoteca do Estado

Clarissa Torres, Rodolfo Fernandes e Viviane Fugiwara unem seus estilos e trabalham em conjunto na exposição coletiva


Por Assessoria da FJA
Com a licença poética das artes visuais, o Coletivo Aboio pensou na definição de Câmara Cascudo sobre o trabalho do vaqueiro, para nomear a pequena quantidade de pessoas que se reúne para discutir referências artísticas, desenhar no mesmo esboço e pintar trabalhos a seis mãos. O trio composto pelos artistas visuais Clarissa Torres, e Rodrigo Fernandes e Viviani Fujiwara  realiza a primeira exposição dos trabalhos produzidos em coletividade. O vernissage de Uma Parte de Nós será nesta quinta, às 18h, na Pinacoteca do Estado. A mostra permanecerá em cartaz até o dia 7 de dezembro.
Exposição permanece em cartaz até 7 de dezembro
Exposição permanece em cartaz até 7 de dezembro
Cada qual com uma linguagem visual marcante, desenvolvida dentro de muito estudo e seguindo referências que guiaram os artistas à marca registrada de cada um, sejam personagens femininas, animais ou figuras geométricas, todos têm seus trabalhos elaborados dentro de um estilo peculiar. A ideia do grupo é experimentar e explorar novas técnicas pesquisadas em trabalhos de outros artistas que são referências para o trabalho individual, procurar novos suportes de pintura e desenho, sentir o outro e complementar o traço já feito na obra, criar novas personagens e universos artísticos em cada tela.
“A ideia mesmo era sair do comodismo do estilo de cada um e criar uma nova assinatura a seis mãos. Nosso grito é visual, nossa linguagem é urbana, nossa produção é coletiva”, declara Clarissa Torres. Ela e os colegas explicam que o título da mostra, Uma Parte de Nós, faz referência à natureza e a interação com ela. “Somos parte da natureza, viemos dela e, no final, nos juntaremos a ela. Essa é a essência dos trabalhos, onde algumas vezes, homem e bicho e plantas se confundem e se unem, se mutam num único ser”, afirma Viviane. Os trabalhos trazem, para o contexto emocional e atual, cores e reflexões visuais da busca dos artistas pela evolução. Mostra com sensibilidade e poesia a relação do ser humano com a natureza e seus ensinamentos.
Significado da palavra Aboio, do Dicionário do Folclore Brasileiro de Luís Da Câmara Cascudo:
1) canto entoado, sem palavras, pelos vaqueiros enquanto conduzem o gado. Os vaqueiros aboiam quando querem orientar os companheiros dispersos durante as pegas de gado.
2) Canto em versos, modalidade de origem moura, berbere, da África Setentrional; veio para o Brasil, possivelmente da Ilha da Madeira… Para “aboiar” o vaqueiro gera sons – música! – compreensíveis dentro do grupo, o trabalho é em conjunto e o desafio é se manter e manter o gado unido.
Serviço:
Uma Parte de Nós – Coletivo Aboio – Vernissage, quinta-feira, 7, às 18h, Pinacoteca do Estado. Visitação: de terça a domingo, das 8h às 17h, até 7 de dezembro. Entrada franca. Tel.: (84) 3201-3498.

Nenhum comentário:

Postar um comentário