quarta-feira, 5 de dezembro de 2012





Notícias
04 de dezembro de 2012
OAB/RN 80 ANOS: Carlos Gomes homenageado pela dedicação ao Direito e à Justiça

por Anne Medeiros
Foto: Elpídio Jr
Uma noite repleta de reconhecimento e homenagens. Assim foi a solenidade em comemoração aos 80 anos da OAB/RN realizada na noite de ontem (03) no auditório do Centro de Operações da Justiça Eleitoral (COJE) e que contou com a presença do presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcanti, e de presidentes de Seccionais do país. Na abertura, crianças e adolescentes do bairro de Felipe Camarão, da banda Ubaldo Medeiros, cantaram e encantaram os presentes. 


Na presença da governadora Rosalba Ciarline, vice-presidente OAB nacional, Alberto de Paula Machado; Secretário Geral Marcos Vinicius Coelho; presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande Norte, Judite Nunes; Procurador Geral de Justiça, Manoel Onofre Neto; desembargador do TRT 21ªRegião Eridson Medeiros e demais convidados, foi entregue a maior comenda da OAB/ RN, a Medalha Amaro Cavalcanti ao Membro Vitalício do Conselho Seccional Carlos Roberto de Miranda Gomes por sua dedicação à justiça. “Nessa trajetória foram muitas vitórias e percalços. Percorri nesta instituição um longo caminho”, destacou Carlos Gomes.

A Medalha Amaro Cavalcanti é a comenda máxima conferida pela OAB/RN, uma única vez no prazo do mandato do Conselho, à grande personalidade da Advocacia Potiguar a quem tenha consagrado sua vida ao direito e à justiça. Na solenidade, foi entregue pelo presidente da OAB/RN, Paulo Teixeira, e da OAB nacional, Ophir Cavalcanti.

CARLOS ROBERTO DE MIRANDA GOMES

Natalense nascido em setembro de 1939, filho do Magistrado José Gomes da Costa e D. Maria Ligia de Miranda Gomes, teve seus primeiros estudos com Professoras particulares em Angicos, Canguaretama e Macaíba.
Primário regular no Instituto Batista do Natal e 2º grau no Ginásio Natal, do saudoso Professor Severino Joaquim da Silva. Científico no Ateneu Norteriograndense e Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela tradicional Faculdade de Direito da Ribeira/UFRN, turma de 1968.
Especialização em Direito Civil e Comercial na UFRN, Mestre em Direito Público (Ordem Constitucional) pela Universidade Federal do Ceará-UFC, em convênio com a UNIPEC, hoje UnP e URRN.

Foi radialista, comerciário do SENAC; funcionário do Tribunal de Justiça; comerciante de 1960 a 1961, sócio da firma Gomes & Cia.; funcionário do TRE/RN, Chefe da 3ª Zona Eleitoral de 1962 até 1971. 
Provisionado da OAB/RN em 1965, Solicitador acadêmico de 1966 a 1968 e Advogado a partir de 1969.

Nomeado Promotor de Justiça Substituto, após aprovação em concurso, declinou de sua aceitação, preferindo o cargo de Auditor do TCE/RN, aprovado em 1º lugar, onde teve a oportunidade de várias vezes ser convocado como Conselheiro Substituto, depois passando a integrar a Procuradoria do mesmo Tribunal, que se transformou no Ministério Público Especial, de onde aposentou-se.
Presidente da OAB/RN. Ex-Juiz do TRE/RN. Primeiro Controlador Geral, da Controladoria Geral do Estado do Rio Grande do Norte. Foi Presidente da Comissão de Juristas da UFRN. Fundador e o primeiro Presidente do Nejur – Núcleo de Estudos Jurídicos e do Instituto Brasileiro de Tecnologia Jurídica-IBTJ. Integrou a composição do Primeiro Tribunal de Ética da OAB/RN. Ex-Diretor da Diretoria da Administração Indireta-DAI (TCE/RN).
Professor aposentado da UFRN, na cátedra de Direito Financeiro e Tributário e Professor autônomo, prestando eventuais serviços às Universidades particulares do Estado na pós-graduação e/ou orientação de monografias e participação. Atualmente é Membro Honorário Vitalício da OAB/RN, sócio efetivo do IHGRN e membro da Academia de Letras Jurídicas do Rio Grande do Norte e da Academia Macaibense de Letras, membro e Assessor de assuntos jurídicos da UBE/RN, sócio e Secretário da AMINN, sócio do Instituto Norte-riograndense de Genealogia, sócio efetivo do Rotary Club de Natal-Sul desde 1984.

Um comentário:

  1. Mestre Carlos:
    Dizia o grande poeta Nelson Cavaquinho: "quem quiser fazer por mim que faça agora/Dê-me as flores em vida/para aliviar meus ais/quando eu me chamar saudade/que preces e nada mais".Justa Homeangem!

    ResponderExcluir