sábado, 11 de janeiro de 2020






Cartas de Cotovelo – 11/01/2020
Sexta Carta (com Saudade)

As andorinhas voltaram

Neste sábado, da nossa varanda da Rua Parnaíba chamou-me a atenção o fio engrossado por andorinhas, coisa que só lembro ter visto há uns 10 veraneios atrás, quando passeava com THEREZA pelas ruas de Cotovelo. Teriam vindo em reverência a ela?

Em vôos rasantes e rápidos como o do beija-flor, vieram até o jardim de Dona Socorro e em segundo subiram e desapareceram até não sei quando, pois as andorinhas são aves de pequenas dimensões, que possuem beleza, elegância e agilidade em seu vôo e realizam longas migrações. No Brasil se conhece a andorinha-pequena-de-casa (Notiochelidon cuanoleuca), que mede cerca de 12cm de comprimento e pesa apenas 12g.

Mutantes, abandonam os locais frios, a procura de alimentação farta e migram para locais mais amenos e no final do inverno voltam em bandos barulhentos à sua região natal. Este retorno anuncia que a primavera está chegando. Podem viver até oito anos, com exceção da andorinha-do-mar, que pode viver por vinte anos. Isso significa que uma andorinha-do-mar pode voar 20 vezes ao redor do mundo durante toda sua vida.

O acontecimento, circunstancialmente trivial, para mim foi uma visita a Cotovelo, aonde ainda resistem alguma coisa da mata atlântica e, ao mesmo tempo, outra oportunidade de relembrar minha THEREZA que adorava pássaros e não deixava passar suas presenças em nossos momentos de veraneio.

Foi um momento de beleza, comunhão com a natureza e de saudade daquela que foi a razão da minha existência.

Desculpem, mas Quem canta seus males espanta.


Um comentário:

  1. Que seriam das andorinhas sem o olhar atento de quem comunga a beleza soberana da mãe natureza ? 
    Seu olhar, querido amigo, hoje, é um duo de ternura sobre as belezas contempladas, visto que seus olhos são a extensão do olhar da sua amada. Feliz de quem, através do amor, alcança tão sublime graça !
    Dona Terezinha, certamente, agradece aos seus olhos, e às andorinhas, por eternizarem momentos que sempre foram seus.
    Um grande e fraterno abraço ! 

    ResponderExcluir