sexta-feira, 18 de janeiro de 2019




CARTAS DE COTOVELO (VERÃO DE 2018/2019)
Por: Carlos Roberto de Miranda Gomes (nº 07) 

            Hoje é um dia especial para mim, pois irei lançar mais um livro para registro da posteridade.
            O livro representa, cada vez que é apresentado à sociedade, mais um ser colocado no mundo para o conhecimento das coisas, da natureza, da história e dos sentimentos.
            Neste ensejo estou a oferecer uma breve notícia do surgimento do Município de Parnamirim, seu desenvolvimento e, um toque especial, para os seus distritos litorâneos – Pirangi, Pium/Cotovelo e Barreira do Inferno, dando conta de algumas de suas características, locais/atividades de maior relevo e as atrações que oferecem.
            Todas essas considerações iniciais conduzem o leitor para o aspecto principal do livro, que é contar o surgimento da ideia de se criar uma associação dos proprietários, moradores e veranistas de Cotovelo, atribuída a José Augusto Bezerra de Medeiros Sobrinho e concretizada através da PROMOVEC, com finalidades diversificadas de apoio às reivindicações da comunidade em suas múltiplas necessidades: estruturais, sociais, educacionais e de lazer.
            Assim, são registrados seus fundadores, dirigentes e as ações desenvolvidas ao longo desses 31 anos, que nos legaram melhorias como a feirinha de Pium, água e esgoto, urbanização, coleta de lixo, iluminação e segurança, dentre outros melhoramentos que vieram por decorrência.
            Para a realização deste trabalho contei com a colaboração de associados e moradores e ex-moradores como Regina Garcia (Recanto do Garcia), que me facilitaram documentos, fotografias e fundamentais informações sobre a comunidade, embora não seja uma obra definitiva, servindo como ponto de partida para outras iniciativas semelhantes, tornando este recanto do litoral sul mais conhecido e compartilhado com quem queira viver momentos maravilhosos de uma convivência fraterna, próximo da natureza, ainda presente em suas cercanias, de uma praia limpa, segura e de uma população ordeira e trabalhadora, que são motivações que se renovam a cada ano de veraneio.
            No meu caso particular, frequento Cotovelo há três décadas, com alguma regularidade, pois aqui consigo refazer as minhas forças e ganhar motivação para a missão de escritor, recebendo o frescor da brisa que nos é ofertada e um silêncio necessário a uma introspecção da vida.
            Claro que ainda existem algumas mazelas, principalmente em dia de festas em Pirangi, com um fluxo exagerado de veículos – coisas que o tempo indicará as melhores soluções.
            Conto com você na minha festa de lançamento, preparada com carinho pela PROMOVEC.
(Cotovelo/Natal, 18 de janeiro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário