quarta-feira, 22 de julho de 2015

O SEMPRE INSPIRADO HORÁCIO PAIVA


 
AQUELE SONHO
 
Tenha aquele sonho iluminado durante todo o seu dia
 
Precisou despertar? Sem problemas
Mas não esqueça aquele sonho
A salvação de seu dia está naquele sonho
 
O tempo está quente ou frio
Há turbulências no ar
E você não conseguiu sair
 
Não deixe que nada o perturbe
Que o grito insano o assuste
Não esqueça aquele sonho
 
Não se distraia e novamente
Não se perca no labirinto
Lembre-se que você tem aquele sonho
Não esqueça aquele sonho
 
                                   (HORÁCIO PAIVA)


NA PORTA MAIOR

No portal da transposição ou porta maior
por onde migram as almas
em busca dos Elísios
perguntam a José:

Quantos mortos carregais?

Nenhum
pois não me foi dado o tempo
do convívio humano.
Venho do Limbo
e nada tenho a confessar.

Perguntam a Pedro:

Quantos mortos carregais?

Muitos
pois muitos anos vivi:
dezenas de parentes e amigos
que se foram antes de mim
e mesmo alguns inimigos que perdi
perdendo a voz de sua volta
no íntimo desejada.

Mas ainda jovem
da sibila ouvi
que assim seria:
primeiro eu
ou eles
e escolha não haveria.

Ver ou não ver:
eis a questão ou
funesta profecia  -
quem vivesse ficaria
para ver partirem os demais.

A esses sobrevivi
e agora comigo os trago.

Perguntam a Antônio:

Quantos mortos carregais?

Na verdade
ainda não morri
e nem mesmo sei
o que faço aqui.

O desânimo talvez
ou a apatia
construiu o vazio
deste outro mundo
em que me encontro.

Podem chamar
se quiserem
de tédio ou depressão
o que ainda presos
mantém meus passos
no antigo chão.

Perguntam enfim à morte:

Quantos mortos carregais?

Todos
porque todos são
como se fossem
filhos meus.

-  E isto porque convém à morte
estar nos vivos e nos mortos
e com todos distribuir
suas responsabilidades.
 
                        (HORÁCIO PAIVA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário