sábado, 30 de maio de 2015

PADRÃO FIFA? Pois sim ...
Carlos Roberto de Miranda Gomes, escritor e blogueiro

Durante alguns anos, mais insistentemente nos dias que antecederam o último campeonato mundial de futebol, vinham sendo alardeados os “legados da copa”, para justificar tanto gasto com a construção da Arena das Dunas, em detrimento de outros equipamentos públicos de maior necessidade.
Demoliram o nosso Poema de Concreto, empastelamos o Centro Administrativo que ficou refém daquela construção elefântica, agredimos a paisagem das dunas, diferentemente do velho Machadão, que se conformava com a geografia física do local e acalentava a alegria do povo em suas domingueiras de futebol. Nesse clima de extermínio também sucumbiram a creche Kátia Fagundes e o Ginásio Poliesportivo Humberto Nesi. Estes e mais o velho Joca Macho ficaram sem homenagem.
Em todo esse tempo, como um vigilante da cidadania, reclamei e publiquei na imprensa e em meu Blog críticas e advertências para o possível engodo do “Padrão Fifa”, notadamente pelos episódios já registrados de copas anteriores, com suspeita de corrupção.
Afinal, o fato foi consumado, a Arena foi erguida e o legado não chegou da forma como preconizado. Quantidade ínfima de público nos eventos pós-copa, negociação da OAS em relação aos seus direitos de exploração daquela praça esportiva, mercê de dificuldades financeiras decorrentes de entraves decorrentes de sua participação em ações deletérias e o grande perigo da execução do fundo garantidor.
Agora eclode o escândalo da FIFA, num padrão muito alto (verdadeiro Padrão FIFA), ainda não desvendado convenientemente, pois ainda não apareceu o Ricardo Teixeira e outros sujeitos ainda ocultos.
Não pretendo tripudiar sobre a desgraça de ninguém, mas precisamos aprender a lição pela nossa ingenuidade em acreditar numa propaganda enganosa. (ou conhecimento de causa pelos governantes?).

Ainda esperamos, mesmo que a destempo, os tão decantados legados da copa ou teremos que reconhecer uma “propaganda enganosa”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário