segunda-feira, 2 de setembro de 2013


DR.JATENE  E  A  MEDICINA  DO  FUTURO

Geniberto Paiva Campos – Observatório da Saúde/DF – Agosto/2013

Voltar às salas de aula da UnB é uma emoção sempre  renovada. Uma espécie de pedágio afetivo que pagamos todos nós que vivemos a fase “heroica” da Universidade. Que por variados , e às vezes incompreensíveis motivos,  tornou-se uma espécie de símbolo da resistência ao regime autoritário pós 1964. E da qual foi cobrado um preço elevado pelas forças da repressão, na medida em que representava o ensino inovador e já comprometido com o “futuro”, à época uma velada ameaça à ordem vigente.
 Numa bela e ensolarada tarde de final de agosto/2013 estava marcada a Aula Magna do Curso Médico da UnB.  O tema, normal e coerente com os tempos de democracia plena:“ O Futuro da Medicina e a UnB do Futuro”, pelo dr. Adib Jatene, emérito cirurgião cardiovascular, educador de várias gerações, envolvido de forma permanente com a Saúde Pública. Um profissional que sempre atuou na tecnologia médica de ponta e que se tornou um incurável e admirado militante do chamado Partido Sanitarista do Brasil.
Na plateia a predominância era de jovens calouros do curso médico. De caras pintadas, alegres, educados e confiantes. Aquela confiança inabalável da juventude. Acredito que a maioria deles não sabia que estava ali para ouvir a palestra de um dos últimos professores catedráticos do ensino acadêmico. Uma espécie em extinção. E que não deixará sucessores. As grandes modificações ocorridas nas últimas décadas na forma e no conteúdo da Medicina, agora, baseada em evidências, na prática, acabou com saudosa e importante figura da “professor” que emanava sapiência, fruto da anos de experiência profissional, de grande tirocínio clínico. E que via, naturalmente, nos pacientes sob seus cuidados um ser humano que sofria, carente de cuidados, de solidariedade humana. E também de competência para diagnosticar e tratar a sua doença. Eram profissionais capacitados a vencer os desafios impostos pela clínica. Com um mínimo de recursos tecnológicos. Usando as palavras do dr. Adib ,eram médicos especialistas em gente.
Quem esperava ouvir na conferência do Mestre a defesa intransigente de modelos assistenciais baseados em hospitais de alta complexidade e de ilimitada incorporação tecnológica, deve ter ficado surpreso. O dr. Adib falou sobre a Estratégia Saúde da Família, o papel essencial do Agente Comunitário de Saúde. Condições em que o usuário passa a dialogar diretamente como sistema prestador de serviços. Que tem no núcleo familiar e suas diversas faixas de idade: criança, adolescente, adulto e idoso ,o foco da sua atenção em Saúde. Potencialmente capaz de resolver 80% dos casos. Com um mínimo de encaminhamentos para níveis assistenciais de maior complexidade. E de custos mais reduzidos. Com fortes investimentos em recursos humanos. Com gastos equilibrados em tecnologias diagnósticas e terapêuticas.
Essa, no entendimento do dr. Adib, a verdadeira revolução na organização dos serviços de saúde. E pela qual lutou e continua lutando, de acordo com o emocionante testemunho da dra. Maria de Fátima, sua assessora no Ministério d Saúde, atualmente professora da UnB. Ela também defensora intransigente e inteligente das ações básicas de saúde.
O dr. Jatene , em sua palestra, afirmou sua crença   no Sistema Único de Saúde/SUS. Não de forma retórica e ambígua. Descompromissada. Quando ministro da saúde, percebeu que a disponibilidade de recursos financeiros deve obrigatoriamente acompanhar os projetos e as propostas para que se transformem em ações concretas, promovendo as mudanças de  estruturas iníquas e injustas. Nesse sentido, decidiu lutar para que o setor saúde conseguisse ampliar o seu orçamento. Usando de todo o seu imenso prestígio pessoal conseguiu, sabe Deus como, junto aos níveis executivo  e legislativo, aprovar a Contribuição  Provisória sobre Movimentação Financeira/CPMF.  Que imaginou capaz de propiciar mais recursos para a saúde dos brasileiros.
Conseguido o seu intento, logo percebeu que o chamado “jogo político”, eufemismo para designar golpes baixos e espertezas, estava sub-repticiamente, retirando recursos orçamentários ordinários, para compensar as verbas adicionais obtidas com a CPMF. Mais adiante iria presenciar a extinção definitiva da contribuição, comemorada com grande entusiasmo pelos mesmos representantes do povo que a haviam aprovado anteriormente. Este, talvez, um dos exemplos mais evidentes da prática explícita do cinismo na esfera política.
O dr.Jatene, no entanto, não vê motivos para desânimo. Afirma com serena tranquilidade, para os jovens que se iniciam na vida acadêmica, que nada se consegue sem  luta e perseverança. Esta a mensagem do jovem dr. Jatene, que nas suas oito décadas de vida acredita, com fé inquebrantável, em sonhos e utopias.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário