terça-feira, 9 de julho de 2013

NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA DA UFRN



Núcleo de Prática Jurídica da UFRN comemora 50 anos neste mês de julho
8/Jul/2013 às 17:29

O Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), completou 50 anos, na última segunda-feira, dia 1º de julho.

O NPJ tem a finalidade de oferecer assistência jurídica gratuita para pessoas hipossuficientes na Cidade de Natal, além de ser o responsável pela coordenação, supervisão controle e acompanhamento dos atendimentos jurídicos prestados à população.

Criado por meio da iniciativa do professor e diretor da antiga Faculdade de Direito, Otto de Brito Guerra, o Departamento de Prática Jurídica tinha o objetivo de aproximar os estudantes à comunidade carente da cidade com assistência jurídica gratuita. O projeto se espelhava na prática judiciária da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Seus primeiros professores coordenadores foram Edgar Smith Filho e o advogado Diógenes da Cunha Lima. O seu funcionamento inicial aconteceu numa das salas do Antigo Prédio da Faculdade de Direito de Natal, na Ribeira.

No ano de 1974, com a transferência do Curso de Direito para o Campus Universitário, o Departamento foi reestruturado, passando a se chamar Setor de Prática Jurídica, estando vinculado ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). A partir do dia 7 de Abril de 1998, por meio da Resolução Nº 017/98 – CONSEPE foi reformulado o Núcleo de Prática Jurídica do Curso de Direito.

Em 2012, a reitora Ângela Maria Paiva Cruz inaugurou as novas instalações do Núcleo. Localizado no Setor I do Campus Universitário, o prédio conta agora com quatro pavimentos com 17 salas, banheiros de uso comum e com acessibilidade, auditório com 98 lugares, sala de pós-graduação e terraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário