quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

H O J E  - NO PALÁCIO DA CULTURA
ASAS SOBRE A FOTOGRAFIA POTIGUAR
RELÍQUIAS DO PIONEIRO DA FOTOGRAFIA Via Tribuna do Norte

Um dos acervos visuais mais preciosos sobre o período da aviação civil até a Segunda Guerra Mundial em Natal/RN será, enfim, publicado. Guardado há 50 anos pela família do fotógrafo, escritor e jornalista João Alves de Mello (1896-1989), o livro "Asas sobre Natal - Pioneiros da Aviação no RN" foi lançado ontem em Macaíba, no Solar Caxangá, e hoje ganha os salões do Palácio Potengi - Pinacoteca do Estado, às 20h, na Cidade Alta.

João Alves de Mello nasceu na fazenda Pitombeira, município de Macaíba - RN, no dia 19 de maio de 1896. Além de registrar os movimentos aéreos de 1920 até 1945, também captou a vida social e urbana natalense, com seus personagens, ruas e prédios públicos. A fotografia era para ele a própria vida!

A foto dos presidentes Roosevelt e Vargas no jipe, às margens do Potengi em 1943, é o clique mais famoso do fotógrafo. A obra póstuma de Alves de Mello pode, inclusive, responder uma das questões mais polêmicas do último século: afinal, o escritor e aviador Antoine de Saint-Exupéry (1900-1944), autor do célebre "O Pequeno Príncipe", esteve ou não em Natal? Pra saber mais? Visite o Potiguarte:
www.potiguarte.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário