sábado, 22 de dezembro de 2012



                               Réquiem para João Paulo de Souza
                Ciro José Tavares
            “Estou adormecido sobre finíssimas lâminas de ouro”.
            Deolindo Tavares, in O Encontro.

            O mar de Muriu está quieto, de repente. A areia da praia, lavada pelas águas, esfria como lágrima perdida, de repente. Fogueiras da Boca da Ilha, acesas em louvor de Santo Antônio não crepitam, de repente. O canavial do Engenho São Leopoldo não tremula ao vento, nem brilha sob o sol, de repente. Ruas das Rocas, Ribeira e Alecrim mergulham no silêncio, de repente.
            Sua voz está distante, seu rosário repousa entre seus dedos frios e ausentes. O corpo que pertencia a dois apóstolos, João, o amado de Jesus Cristo, e Paulo, o peregrino, está imóvel, esperando que os anjos venham para levá-lo à presença do Pai do Tempo a quem apresentará sua pureza e santidade. Volta às estrelas no Advento, o significado de um prêmio.
            Regressa para reencontrar a esposa amada que irá ajudá-lo a vestir a armadura de sua nobre origem e agora, diante de Deus ser sagrado  cavaleiro dos céus, andarilho da paz e dos Campos Elíseos.
            Os meus mortos queridos não envelheceram e permanecem vivos na aurora do tempo. Vencidos os caminhos, mãos entrelaçadas,ensinaram a esperar o momento do meu último ocaso doloroso.Os meus mortos queridos
como todos os mortos não falam. Olham-me sem enigmas, acenando durante a longa viagem de regresso.
            Este texto escrito na tristeza do dia 21 reflete minha saudade e a dor que sinto com a morte do meu inesquecível João Paulo de Souza. Tive o privilégio de escrever o livro A Sinfonia do Outono, publicado pela família, quando, em junho de 2002, comemoramos o centenário do seu nascimento. A obra é uma síntese biográfica dessa esplêndida figura que, ontem, à noite, nos deixou. No panorama comercial de Natal ninguém o substituirá. Seu maior legado à cidade é o Armazém Pará que fundou e, com a ajuda dos filhos Pedro e Rui, transformou numa atividade empresarial exemplar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário