segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

 

Cartas de Cotovelo – Verão de 2023 – 3

Por: Carlos Roberto de Miranda Gomes

VOLTANDO À ROTINA

        Até que enfim pude gozar das dádivas da natureza. Fui à praia para receber as bênçãos do sol e me banhar nas águas límpidas da Praia de Cotovelo, comungando com alguns moradores e veranistas que, palidamente, armaram as suas sombrinhas e guardavam atenção para com a meninada que se deleitava na maré enchente.

No almoço, como estou em casa somente com meu filho Rocco e meu neto Guilherme, preferi ir a Rosinha de Dona Helena, onde degustei uma maravilhosa posta de peixe, com caldo e outros acompanhamentos.

No mesmo recinto a alegria de um reencontro – João Maria Cavalcanti Nogueira, filho dos meus saudosos vizinhos Milton e Lourdinha, cuja casa de moradia eu comprei para resguardar a memória dos bons amigos que partiram. Ele estava com sua esposa e dois filhos adolescentes.

Muitas rememorações de um tempo lúdico na Travessa Coronel João Gomes, Barro Vermelho, em especial, das peladas e peladeiros de um tempo retalhado, desde quando ainda era o sítio do Coronel que dá nome à rua e travessa, que chamávamos o campo das goiabeiras, com suas mangueiras, coqueiros, goiabeiras e pitangueiras que ficavam em sua extensão, dando sombra e nos ensinando, desde então, a jogar contornando aqueles obstáculos naturais.

Pouco depois, quando então construí ali a minha casa, as peladas passaram para o quintal da casa do Dr. Ricardo Guedes (Cadinho), das quais guardo, ainda, a lembrança de um vidro rachado, intercalado com outro campinho próximo, na rua Meira e Sá, que chamávamos de campo do turco (local descampado onde eram armados os circos).

E foram surgindo os nomes dos jogadores – alguns já perto de Deus e outros, agora vetustos ou jovens senhores.

Da primeira geração foram lembrados dos doutores Moacyr e Clovis Gomes, João Charuto, Renato Praxedes, eu, Osman (vizinho), Dôta, Serginho, Gustavo, Zezinho, Maeterlink, Cuca Benfica, Abimael Morais ... iiiii, a memória falhou para lembrar os demais. Depois, já sob o comando de Cadinho, João Maria, Roquinho, Marcos Tejeba, Carlinho, Serginho, João perna santa, Fábio, Jonas rato, Jorginho, Fábio China, Janaí, Gustavo Paiva, Lívio, Nogueira, Mário Júnior, Pixinga, Adriano e vários outros.

É sempre bom lembrar coisas passadas, principalmente quando elas são do bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário